quinta-feira, 24 de março de 2011

SMEC - DGE -ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA : Escola Municipal Elmira Figueira - PROJETO PEDAGÓGICO. Em Destaque.



Tema: Educar para a vida

Título: Construindo um futuro melhor

Escola Municipal Elmira Figueira

2010 / 2011

Apresentação

A EMEF visa oferecer uma educação voltada para a autonomia; uma cidadania ativa. Por isso, ressaltamos a importância de um Projeto Político Pedagógico.

Durante as Reuniões Pedagógicas a escola tem um momento de reflexão, realiza diagnóstico que segue de compromissos aceitos e firmados pela escola consigo mesma.

Essa elaboração se dá de forma participativa. Participação apresentará uma organização diferente das aulas e procurará alcançar o nosso objetivo maior. Formar cidadãos ativos e autônomos.

Na Reunião Pedagogia do dia 7/11/2009, os funcionários desta Unidade se reuniram e participaram da primeira fase da construção do P.P.P. que designou nome, temas transversais e discutiu atividades em comum a serem desenvolvidas durante os anos letivos de 2010/ 2011. Planejando os Subtemas do Projeto 2010.

Objetivos da Instituição

A instituição escolar tem como objetivo principal alcançar as metas de aprendizado a fim de contribuir para uma maior produção coletiva do conhecimento e da realidade através de uma interação com a comunidade e a realização de projetos.

A continuação da EMEF, portanto para uma sociedade melhor se concretiza numa educação comprometida com a cidadania, respeitando os direitos humanos, garantindo a necessidade de dignidade à participação de todos os envolvidos no processo educacional.

Nossa Missão: Existimos para estimular e integrar todos os componentes do universo escolar em torno de um ensino que atenda às necessidades e expectativas dos alunos, pais, responsáveis e comunidade.

Nossa Visão: Ser reconhecida como escola inovadora, para a conquista de desempenho superior e de excelência.

ASPECTO HISTÓRICO DA UNIDADE ESCOLAR

Diagnóstico?????

A instituição foi criada em homenagem a família Figueira, particularmente a Matriarca Elmira Luiza de Jesus Figueira, filha de imigrantes, que residiu durante toda sua vida na área rural de Itaocara, onde se casou e criou sues nove filhos.

De origem humilde, sem jamais ter cursado uma escola, tinha atitudes bondosas e as mãos estendidas para os necessitados. Convenceu seu marido a contratar professora para ensinar os filhos dos empregados, confeccionando com suas próprias mãos uniformes para os mais necessitados.

Com a formação do bairro Estrela do Céu, surgiu a necessidade de uma escola e nada mais justo do que conferir esse título a Ilustríssima senhora Elmira, como Patrona.

A organização edificada com a presença de seu filho mais jovem, na época Desembargador Ellis Hermydio Figueira, que se sentindo emocionado reforçou o propósito da Instituição na ordem de servir o seu próximo e promover desenvolvimento da cultura. A Escola Municipal Elmira Figueira foi inaugurada em vinte e oito de janeiro do ano de dois mil (28/1/2000) e recebida pela comunidade Estrela do Céu como um presente.

A Escola Municipal Elmira Figueira foi instituída em quinze de dezembro do ano de mil novecentos e noventa e nove (15/12/1999), sob a Lei 2066, Arts. 1° e 2°, sancionado pelo Prefeito Municipal de Itaguaí, na Câmara Municipal deste mesmo Município, localizado no Estado do Rio de Janeiro.

Atualmente a instituição é dirigida por Zimar da Rocha Silva Vieira e está endereçada na Rua Tocantins – S/n° no Bairro Estrela do Céu, cujo telefone: (21) 3782-4211, e e-mail escolaelmirafigueira@itaguaí.rj.gov.br.

A Comunidade Estrela do Céu está localizada próximo a Rodovia Rio – Santos, nela se encontram comércio de pequeno porte, residências de diversos tamanhos de classe baixa, possui Centro Comunitário e APAE. Possui Indústria: Consórcio Carioca Serving S/A: Duplicação da Rodovia Rio Santos, caracterizando o aumento de moradores no bairro.

E Escola tem atividade ligada à educação pré-escola, ao ensino fundamental (1° ao 9° anoS), além do Ensino de Jovens e Adultos.

Atualmente, a instituição dispõe de:

3.1- Recursos Humanos

Ø Quadro de funcionários 2009.

Divisão de áreas

Quantitativo

Professor Educação Infantil

8

Professor 1º Segmento

21

Professor 2° Segmento

26

Professor Sala de Leitura

2

Professor de Informática

4

Professor de Reforço Escolar

1

Administrativo

11

Assessoria Pedagógica

9

Pessoal de Apoio

30

TOTAL

112

Obs.: Os professores do Ensino de Jovens e Adultos (EJA),

São contados com o 1° e 2° segmentos.


Ø Quadro de alunos distribuídos em Educação infantil, Ensino Fundamental (1ª fase), Ensino Fundamental (2ª fase) e Educação de Jovens e Adultos (EJA) em turnos.

Modalidade de Ensino

Quantitativo

1° Turno

2° Turno

3° Turno

Educação Infantil

57

60

-

Ensino Fundamental (1ª fase)

354

105

-

Ensino Fundamental (2ª fase)

-

229


Educação de Jovens e Adultos

-

-

85

Sub - Total

411

394

85

Total Geral

890

A Educação Infantil é dividida em: Pré I (até 4 anos) e Pré II (até 5 anos), com duas turmas por modalidade.

3.2- Recursos Materiais


Ø Quadro de dependências da Escola

Dependências

Quantidade

Diretoria

01

Secretaria

01

Sala de professores

01

Sala de coordenação pedagógica

01

Sala de orientação educacional

01

Sala de leitura ou biblioteca

01

Sala de TV e vídeo

01

Sala de informática

01

Sala de multimeios

-

Sala de ciências / laboratório

-

Auditório

-

Sala de aula

16

Almoxarifado

-

Depósito de material de limpeza

01

Despensa

01

Refeitório

01

Recreio coberto

-

Quadra de esportes descoberta

-

Quadra de esportes coberta

-

Circulações internas

01

Cozinha

01

Área de serviço

01

Sanitário dos funcionários

04

Sanitário dos alunos

04

Vestiário dos alunos

-

Sanitário dos portadores de necessidades especiais

-

3.3- Recursos Financeiros

Ø Quadro PDDE / PDE

Ø

Fonte

Total





Estaduais/ Municipais

Secretaria de Educação

-

-

-

-

-

Subtotal

-

-

-

-

-

%Total geral

-

-

-

-

-

Federais

MEC

-

-

-

-

-

PDDE

7.817,97

-

1.203,00

-

-

PDE

43.000,00





PME

-

-

-

-

-

Outras

-

-

-

-

-

Subtotal

7.817,97

-

1203,00

-

-

%Total geral

-

-

-

-

-

Outras

APM

-

-

-

-

-

Subtotal

-

-

-

-

-

%total geral

-

-

-

-

-

Total Geral

50.817,97

-

1203,00

-

-

% Total Geral

-

-

-

-

-

Princípios e Diretrizes Pedagógicas

As Diretrizes Pedagógicas que permeias a nossa escola, baseam-se em uma prática educativa onde não há apenas transferência do conhecimento, mas oferece oportunidades para que o aluno tenha sua própria construção.

Baseando-se em Paulo Freire, no seu livro “Pedagogia da Autonomia”, no texto que retrata bem os princípios pedagógicos:

“É o meu bom senso que me adverte de que exercer a minha autoridade de professor na classe, tomando decisões, orientando atividades, estabelecendo tarefas, cobrando a produção individual e coletiva do grupo”... “Meu bom senso me diz. Saber que devo respeito à autonomia, à dignidade e a identidade do educando e, na prática, procurar coerência com esse saber”.

Sendo assim, o modo como se dá o ensino e a aprendizagem, isto é, as opções didáticas, os métodos, a organização do tempo e do espaço que retrata o dia a dia da nossa escola, ensina de modo que favoreça o desenvolvimento da autonomia e o aprendizado para o mundo. Essa perspectiva está incluída no ensino dos conteúdos das áreas de conhecimento escolar.

A Escola Municipal Elmira Figueira, utilizar-se de Programas de Alfabetização que se estende a toda 1ª fase do ensino fundamental.

Procedimentos Metodológicos da Instituição Escolar


Esta U.E acredita na participação da Comunidade escolar (pais, alunos, funcionários e Conselho Escolar) na educação do aluno. A escola realiza avaliações do desempenho e a partir daí procurar desenvolver trabalhos atividades a fim de conquistar a excelência.

A Escola desenvolve projetos, culminâncias, Mostra Pedagógica, realiza reuniões, busca a presença do Conselho Escolar, Promove Centro de Estudos, entre outros.

As nossas metas foram traçadas a partir de Reunião com todos os outros funcionários, avaliando as propostas e sugerindo novas atividades pedagógicas.

Consideramos assim, nossas metas a serem alcançadas, reais, que foram resultados de avaliações de dados do dia a dia do funcionamento da escola. Porque avaliar não à apenas um ato de mediação do erro, mas, sim um meio de melhorar o processo de ensino-aprendizagem bem como seus resultados. Segue em anexo os objetivos e os procedimentos das atividades propostas já vivenciadas e as novas propostas elaboradas por essa U.E.

Objetivos

Procedimentos

· Refletir e atuar na educação de valores e atividades em todas as áreas;

· Transformas a prática pedagógica.

· Permitir ampliar a relação professor x aluno; aluno x aluno x comunidade; escola x comunidade;

Eixos temáticos como fontes de projetos interdisciplinares.

· Contribuir para o processo ensino - aprendizagem através de jogos e brincadeiras que permitam auxiliar na fixação do conteúdo utilizado pelo professor.

Jogos e Brincadeiras.

Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.

Vídeos Educativos.

Questionar a realidade;

Formular problemas e resolve-los;

Utilizados o pensamento lógico, a criatividade, a intuição e a capacidade de análise crítica;

Mercadinho em sala de aula.

Promover a participação ativa de alunos;

Estabelecer as inter-relações entre conhecimento, aptidão, comportamento e atitude.

Gincana

Conhecer diferentes espaços que contribuem para a aprendizagem;

Respeitar e Valorizar diferentes usos / costumes de diferentes grupos.

Passeios.

Valorizar a participação da família na escola;

Levar conhecimento a família;

Compartilhar responsabilidade na participação da educação do aluno.

Família.

4.1.2- Da alfabetização

A metodologia do Programa de Alfabetização contempla todas as habilidades e competências que a criança precisa ter para ser alfabetizada.

O Programa tem compromisso com o sucesso do aluno. O aluno é aprimorado sempre que necessário, em função de avaliações de sugestões de seus usuários, visando sempre assegurar os resultados e sua atualização face às novas evidências cientificas.

O Programa de ensino é organizado em duas unidades, que podem ser implementadas em um ou dois anos letivos, a critério da escola ou do sistema escolar. A unidade I (1° Ano de Escolaridade) contém conteúdos que seriam típicos de experiências e programas de ensino de pré-escola. A unidade II (2° Ano de Escolaridade) contém conteúdos típicos de um programa de alfabetização propriamente dito.

O programa de alfabetização oferece um Programa de Ensino completo, articulado e organizado incluindo a proposta pedagógica, planos de curso e planos de aula. O Programa abrange todas as competências necessárias e suficientes para alfabetizar o aluno como:

v Fundamentos – consciência fonética, familiaridade com texto impressos, metalinguagem;

v Pré-requisitos – consciência fonética, princípio alfabético;

v Requisitos – Decodificação, fluências;

v Desenvolvimento da Escrita.

4.1.3- Do Ensino Fundamental (Anos Iniciais)

Síntese da Metodologia do Projeto de Alfabetização.

Destina-se aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental e seus professores. Pressupõe que o aluno já tenha sido alfabetizado a que possua alguma autonomia para ler e escrever.

E a introdução geral a estrutura e aos usos da Língua Portuguesa, mas especialmente, incluem as capacidades de leitura, escrita e expressão oral.

As competências de leitura incluem: Desenvolvimento da fluência; desenvolvimento de vocabulário; desenvolvimento de estratégias de compreensão.

As competências de leitura incluem: Caligrafia; Ortografia; Sintaxe e compreensão.

As Competências da Expressão oral incluem: Saber ouvir, Expressar-se com desembaraço e Prosódias adequadas a idade, saber como e quando falar em diversas situações.

Conteúdos incluem o domínio dos seguintes conhecimentos: Orografia; Sintaxe; Semântica; Tipos de texto; Gêneros e processo da escrita.

O programa A, B, C, D se apóia numa concepção de ensino da língua que contempla de forma equilibrada e balanceada.

4.1.4- Do Ensino Fundamental (Anos Finais)

4.1.5- Da Educação de Jovens e Adultos.

4.2 – Princípios da Avaliação

Utilizamos diversos tipos de avaliação do aluno dos quais se encontram inseridos em Prova (60); Testes (20); Trabalho (20). No item trabalho, aparecerão diversas atividades, culminância de projetos trabalhados em grupo, individual, debate, seminário.

As provas são aplicadas com o objetivo de auxiliar em relação à média de como o aluno está em relação à média da classe ou se é necessário retomar o conteúdo pela maioria da turma errar uma questão na prova. Nas avaliações oferece-se um espaço do aluno expor seus pensamentos, habilidades e interpretação.

Nos trabalhos podemos ver se o aluno tem a oralidade desenvolvida e expões as informações que conhece, também, através dos trabalhos passamos a ver características pessoais de aluno para saber como apoiá-lo nas suas principais dificuldades.

Oferecendo participação de todos os alunos a fim de priorizar o fluxo de informações através de debates e conversas sobre um tema desenvolvido em sala de aula.

Empregando os Centros de Estudos, as Reuniões Pedagógicas como ferramenta de autoanálise da Prática diária no currículo e na dinâmica escolar, mudando sempre que necessário esta prática a fim de que o aluno obtenha um aprendizado de qualidade.

I- Projeto Político Pedagógico

O Projeto Político Pedagógico foi montado a partir da Reunião Pedagógica dos profissionais de educação dos diversos segmentos de ensino da escola.

Cada segmento propôs as atividades, os temas e os temas transversais a serem desenhados. As propostas dos segmentos foram apresentadas e escolhidas por todos os presentes na Reunião Pedagógica (Comunidade Escolar).

O resultado foi à definição do tema, titulo, tema transversal, subtemas. As atividades propostas serão planejadas especialmente em Reunião Pedagógica, bem como a avaliação/culminância dos projetos.

Pois, a avaliação do nosso Projeto ocorrerá no dia das apresentações e os principais critérios são: a participação do grupo, as diversidades de trabalhos realizados, o surgimento de novas propostas de ação e / ou permanência de uma ou outra atividade no decorrer do projeto.

É importante ressaltar que os temas: Africanidade, Cultura Indígena e Inclusão Social serão desenvolvidas durante o ano todo. A Comunidade local está sendo representada com membros do Conselho Escolar durante as Reuniões que norteiam todo o Projeto Político Pedagógico e durante as Culminâncias dos Projetos toda comunidade será convidada a participar.

Com base nas últimas Reuniões Pedagógicas nosso Projeto está sendo apresentado desta forma:


Projeto Político Pedagógico 2010

Tema: Educar para a vida

Título: Construindo um futuro melhor.

Bimestres

PCN’s

Tema

Atividades

1° Bim.

Família e Meio Ambiente

Família, Escola e suas responsabilidades

Serão elaborados e apresentados na próxima Reunião Pedagógica

2° Bim.

Pluralidade Cultural

Copa do Mundo

Serão elaborados e apresentados na próxima Reunião Pedagógica

3° Bim.

Cidadania

Educar para Cidadania

Serão elaborados e apresentados na próxima Reunião Pedagógica

4° Bim.

Trabalho e Consumo

O homem e mundo do trabalho

Serão elaborados e apresentados na próxima Reunião Pedagógica

Obs.: Os temas Africanidade, Cultura Indígena e Inclusão Social serão desenvolvidos o ano todo.


5.1- Família, Escola e suas responsabilidades.

Este tema tem como objetivo maior buscar formas da família estar mais presentes no cotidiano escolar, dividindo as responsabilidades em relação à formação do educando, aumentando a frequência dos alunos faltosos.

Representa uma maneira de resgatar o aluno e ampliar a produção coletiva de conhecimento e da realidade. Deste modo a escoa, os estudantes e os profissionais possam se envolver em atividades voltadas para o bem-estar de comunidade escolar, desenvolvendo projetos que vão para além dos muros da escola.

Procedimentos.

Próxima R.P.


5.2- Pluralidade Cultural

Este tema transversal tem como objetivo principal valorizar as diversas culturas presentes nos diferentes países que participarão da Copa do Mundo/ 2010. Além de, reconhecer as qualidades da própria cultura, valorizando-as criticando-as, enriquecendo o processo de construção de cidadania.

Procedimentos.

Próxima RP.

5.3- Educar para Cidadania.

O caráter social da vida dos seres humanos é um processo, uma construção da qual participa para cada indivíduo na relação com os outros. A cidadania é também construída de acordo com contextos e situações diferentes.

O objetivo maior do tema é trabalhar o caráter político da participação dos indivíduos na sociedade, visto que 2010 é um ano de eleição para Presidência da República do Brasil.

Procedimentos.

Próxima R.P.


5.4- Trabalho e Consumo.

O objetivo maior de desenvolver este tema na unidade é auxiliar os jovens sobre o mercado de trabalho: suas expectativas; o processo de inserção no trabalho/ ocupação ou profissão incentivando a pensar; descobrir e criar novas possibilidades de realizar os trabalhos conhecidos e já praticados.

Procedimentos

Próximo R.P.

II- Considerações

A Escola Municipal Elmira Figueira junto à comunidade desenvolveu este projeto com uma programação de atividade que teve esta forma concreta documental.

Foi aqui as proposta de ação tomaram corpo, foram definidas a partir de levantamento de dados a respeito da realidade e são atividades possíveis de ser realizadas.

Temos ciência de que nem todas as necessidades da Instituição serão satisfatoriamente realizadas por meio de ações concretas. Pois como diz Paulo Freire não existe ser “acabado”, ou seja, “exercitaremos de aprender e ensinar”, pois somo sujeitos do processo de construção, elaboração e execução do Projeto Político Pedagógico.

Concluímos esta etapa esta etapa, deixando em aberto a liberdade de opção, de decisão a todos da comunidade escolar para a construção de um mundo melhor, onde os alunos se tornarão seres conscientes do seu papel na sociedade.

Bibliografia

PADILHA, Paulo Roberto; Planejamento Diálogo: como construir o PPP da escola; editora Cortez.

FREIRE, Paulo; Pedagogia da Autonomia; Saberes necessários à prática educativa; editora Paz e Terra.

LUCKESI, Cipriano C.; Avaliação da Aprendizagem Escolar, editora Cortez.

BRASIL, Secretaria de Ed. Fundamental, PCN’s – Brasília: MEC/SEF, 1998.

(ORG) Velga, Ilma Passos, Projeto Político Pedagógico da Escola. Uma construção possível; editora Papirus.

MARQUES, Luciana Rosa; editora Soc. Campinas, vol. 24, agosto 2003.

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