Diretor. Prof°.Francisco César Moutinho Pereira
Diretora Adjunta. Profª. Lúcia Helena Pereira do Nascimento
Justificativa
Partindo do pressuposto que a educação é fator preponderante para a transformação da realidade social de uma nação e que através dela podemos galgar os mais altos patamares impostos por uma sociedade cada vez mais, tecnologicamente, exigente é que buscamos como eixo condutor do nosso trabalho os princípios filosóficos de Paulo Freire, endossa por Moacir Gadoti, que apresentam em suas linhas de pensamentos, a construção dos de saberes autônomos e de valores fundamentais para a transformação de uma sociedade justa, inclusiva e igualitária, onde todos, sem restrições, possam gozar de oportunidades. Nesta premissa, a educação deve ser vista não somente como dever do Estado, mas, principalmente, como compromisso de toda a sociedade pois, se faz mister, uma educação de qualidade onde os diferentes saberes possam oportunizar nossos educandos a repensar e interagir ativamente na transformação de todo o seu contexto social.
Entendemos que seremos sempre resultado da educação que praticamos e que repassamos a nossos alunos pois, segundo Paulo Freire, não é a escola que muda o mundo, a escola muda pessoas e pessoas é que mudam o mundo.
Objetivo Geral
Propiciar ao educando uma ação educativa que possibilite o acesso aos bens culturais e ao mercado de trabalho, assim como possibilitar uma ampla discussão a respeito dos problemas sociais existentes tais como: a degradação do meio ambiente, da saúde, as injustiças sociais, as diferenças étnico - raciais e também ao pleno exercício da cidadania.
Objetivos Específicos
Propiciar discussão sobre:
* A valorização do meio ambiente em que estamos inseridos e as consequência dos problemas ambientais causados pela sua degradação.
* Os problemas educacionais e a valorização da qualidade do ensino.
* Os problemas causados pela falta de saneamento básico e de saúde.
* Sobre ética, valores, direitos e cidadania.
* As diferenças culturais, étnicas e sociais existentes.
Perfil Escola Municipal Fusao Fukamati
A Escola Municipal Fusao Fukamati (EMFF) é uma instituição pública fundada em 27 de fevereiro de 2007 pelo Decreto de Criação n°3229 de 23/01/07, no município de Itaguaí, estado do Rio de Janeiro.
Está localizada no Bairro Agrovila Chaperó cerca de 15 km do centro de Itaguaí. Chaperó é uma região tipicamente agrícola, que, no início de seu surgimento, aproximadamente 30 anos, foi habitado majoritariamente por funcionários estaduais que receberam os terrenos, com aproximadamente 1000 m/quadrados, para o incentivo a agricultura de subsistência; cultivo de hortaliças, verduras e legumes, devido a sua terra, tida como muito produtiva. Por algum tempo, a região realmente produziu bastante e, a proximadamente10 ou 15 anos, sua finalidade inicial foi diminuindo gradativamente e hoje, poucas famílias vivem realmente da agricultura.
É um bairro residencial com imensa área verde. A infra-estrutura ainda não é a ideal, pois ainda existem ruas sem pavimentação e sem sistema de esgoto. Porém, muitas melhorias podem ser observadas nos últimos anos; construção de novas escolas, posto de saúde e creche com ótimo padrão de qualidade. O transporte coletivo também melhorou bastante.
A comunidade na sua maioria é composta, economicamente, de famílias de baixo a baixíssimo poder aquisitivo. As famílias nem sempre seguem o padrão tradicional com pai e mãe, em vários casos os alunos moram com avós ou tios e nem todos os irmãos moram sob o mesmo teto. Em muitas famílias há mais de cinco filhos. O grau de escolaridade varia muito, sendo predominantemente o ensino fundamental. Há casos de pessoas que possuem o curso superior.
A maioria se conhece, pois moram desde o início no bairro, que é formado por três imensas glebas.
A violência é o fator que mais assusta a comunidade atualmente. A rede municipal de ensino tem um bom nível, com escolas novas e bem equipadas, inclusive com laboratório de informática, o que vem promovendo a inclusão digital.
Não há muitas opções de lazer no bairro, com exceção de alguns pagodes, forrós e funks em bares e pequenos clubes.
Há cinco escolas na região, sendo que apenas uma oferece o ensino médio, pois é de âmbito estadual. Uma unidade escolar da rede municipal atende somente ao pré – escolar. A Escola Municipal Fusao Fukamati atende aos seguintes segmentos de ensino: pré – escolar, ensino fundamental diurno e noturno (do 1° ao 9° Ano de Escolaridade).
A evasão escolar é um pouco elevada, principalmente no horário noturno, pois a maioria dos alunos trabalham e não consegue acompanhar o ritmo do ano letivo; muitos até desistem em função do horário de saída do trabalho, não compatível com o horário escolar.
A Escola Municipal Fusao Fukamati orienta sua força de trabalho de forma que perceba a importância de nossos clientes fortalecidos assim, as relações no ambiente de trabalho. Bem como, destacando a importância do trabalho em equipe.
Organização Pedagógica
Proposta :
Desenvolveremos um processo de ensino aprendizagem autônomo que possa promover a formação de cidadãos críticos, responsáveis e conscientes.
O exercício do nosso trabalho será embasado no cumprimento de regras e atitudes que visem ao melhor funcionamento desta unidade escolar, tais como: responsabilidade, respeito, cooperação, dedicação, solidariedade, amor e perseverança, ou seja: trabalharemos constantemente para resgatar os valores e bons costumes tão banalizados atualmente em nossa sociedade, promovendo sempre a interação e organização de todos os setores da unidade; tratando a todos com respeito, contribuindo, assim, para que permeie em nosso dia a dia um clima harmonioso. Priorizaremos, também, em nossa proposta de trabalho, a valorização da auto-estima, o respeito as diferenças e às individualidades buscando efetivamente o verdadeiro processo de inclusão.
Avaliação
No processo avaliativo levar-se-ão em conta os aspectos contínuos e qualitativos, para oportunizar uma avaliação coerente e de qualidade.
- Da Educação Infantil e 1° ano de escolaridade do Ensino Fundamental:
Deverá ser contínua e diversificada, registrando-se em relatórios bimestrais o fazer pedagógico, através da observação no desempenho do aluno, na realização das atividades propostas, sem fins de reprovação em acordo com o artigo 31 da LDB 9394/96.
- Do 2° ao 9° ano do Ensino Fundamental:
Os aspectos qualitativos deverão, sempre, prevalecer aos quantitativos sendo utilizados para isso, no mínimo, três instrumentos avaliativos que somem 100 pontos e sejam totalizados de forma que a prova tenha peso 60 e os 40 pontos restantes, sejam distribuídos entre os demais instrumentos utilizados (trabalhos, pesquisas, testes,etc.), de modo que ao final do ano letivo, o aluno perfaça no mínimo 240 pontos para fazer-se apto.
Recuperação Paralela
Será oferecida de forma paralela aos conteúdos propostos, com atividades diversificadas e avaliações periódicas, que busquem recuperar os conteúdos, até então, não assimilados.
Progressão Parcial
Far-se-á através de módulos ou plano de estudos preparados pelo professor do ano de escolaridade em questão, com atividades diversificadas e avaliações periódicas até que o aprendizados venha a se completar e o aluno possa fazer-se apto.
Projetos
* Resgatando Valores
* Resgatando Origens
* Representantes de turma
* Fale sempre, mas fale baixinho
* Família na escola
* Gravidez na adolescência
* Profissionalização
* Apoio a aprendizagem
* Reforço escolar
* Palestras (DST, Aids, etc...)
* Conselho Escolar
* Africanidade
* Meio Ambiente
Atividades Comemorativas
Dias das Mães
Dia do índio
Páscoa
Dia dos Pais
Consciência Negra
Natal
Plano de Ação:
* Buscar sempre a interação dos vários setores.
* Assumir o processo educativo imbuídos de valores que permitem a prática de referencias, tais como: amor, igualdade, empatia, reconhecimento, respeito e senso crítico.
* Priorizar e incentivar a leitura, a interpretação e a produção de textos.
* Estimular as pesquisas e projetos.
* Oferecer e estimular o acesso à informática utilizando aulas estimulantes, práticas e criativas.
* Utilizar as várias formas de recursos na implementação das aulas.
* Garantir uma gestão participativa.
* Aprimorar a relação família-escola garantindo maior participação da comunidade.
* Valorizar os profissionais dentro do âmbito escolar.
* Propiciar atividades extra-curriculares que ampliem os conhecimento de nossos alunos em todas as disciplinas.
* Oferecer encaminhamentos quando necessários, nas áreas psicológicas e neurológicas na busca de melhor qualidade de vida.
* Promover mudanças comportamentais através do serviço de Orientação Pedagógica.
* Promover a socialização através de atividades lúdicas.
* Garantir a inclusão de forma integral através de uma avaliação diferenciada.
* Garantir o acesso ao mundo literário através da diversidade Literária oferecida pela sala de leitura e Literatura.
* Estimular o trabalho em equipe.
* Promover mudanças comportamentais relativas ao meio ambiente através de atividades variadas.
* Estimular a diminuição do nível do ruído dentro e fora da unidade escolar promovendo a mudança de comportamento.
* Repensar o mal uso da voz como forma de melhor qualidade de vida.
* Oferecer ensino de qualidade em todas as modalidades e disciplinas.
Parcerias
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria de Saúde Municipal
CRAS
AABB
Secretaria Municipal de Segurança Pública
Secretaria de Esporte e Lazer
Governo Federal (FNDE, PDE)
Missão
A Escola Municipal Fusao Fukamati (EMFF) existe para cumprir com seu papel social, oferecendo ensino de qualidade que contribua para o sucesso escolar do educando, assim como, oferecer condições para o efetivo exercício da cidadania e estabelecer compromissos coerentes com uma concepção de educação voltada para atender às suas reais necessidades.
Visão
A Escola Municipal Fusao Fukamati (EMFF) quer ser reconhecida como colaboradora na ascensão social dos nossos clientes, ministrando ensino de excelência num ambiente propício, harmônico e prazeroso, reduzindo a taxa de evasão e repetência oferecendo, assim, condições para superação dos desafios do atual mercado de trabalho.
Crenças e Valores
Eficiência
Qualidade
Relações Èticas e Morais
Trabalho em Equipe
Responsabilidade Social
ESCOLA MUNICIPAL FUSAO FUKAMATI
Rua 18 ,Qd..22 A, Gleba A - Chaperó - Itaguaí – RJ
CEP.: 23835-000 Tel: 2687-5477
Para Freire, o diálogo restabelece o direito do ser humano pronunciar o mundo, transformá-lo e se humanizar. O diálogo pressupõe compromisso com os homens, um compromisso amoroso, ético, humilde, grávido de fé e de esperança na humanidade e nas suas possibilidades de libertação e de democratização. Pois, “Ao fundar-se no amor, na humildade, na fé nos homens, o diálogo se faz uma relação horizontal, em que a confiança de um pólo no outro é conseqüência óbvia” (Freire, 1981, p.96).
Diretor. Prof°.Francisco César Moutinho Pereira
Diretora Adjunta. Profª. Lúcia Helena Pereira do Nascimento
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