segunda-feira, 28 de março de 2011

SMEC - DGE - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA : ESCOLA MUNICIPAL FUSAO FUKAMATI - Parte do Projeto Pedagógico.



Diretor. Prof°.Francisco César Moutinho Pereira

Diretora Adjunta. Profª. Lúcia Helena Pereira do Nascimento




Justificativa

Partindo do pressuposto que a educação é fator preponderante para a transformação da realidade social de uma nação e que através dela podemos galgar os mais altos patamares impostos por uma sociedade cada vez mais, tecnologicamente, exigente é que buscamos como eixo condutor do nosso trabalho os princípios filosóficos de Paulo Freire, endossa por Moacir Gadoti, que apresentam em suas linhas de pensamentos, a construção dos de saberes autônomos e de valores fundamentais para a transformação de uma sociedade justa, inclusiva e igualitária, onde todos, sem restrições, possam gozar de oportunidades. Nesta premissa, a educação deve ser vista não somente como dever do Estado, mas, principalmente, como compromisso de toda a sociedade pois, se faz mister, uma educação de qualidade onde os diferentes saberes possam oportunizar nossos educandos a repensar e interagir ativamente na transformação de todo o seu contexto social.

Entendemos que seremos sempre resultado da educação que praticamos e que repassamos a nossos alunos pois, segundo Paulo Freire, não é a escola que muda o mundo, a escola muda pessoas e pessoas é que mudam o mundo.

Objetivo Geral

Propiciar ao educando uma ação educativa que possibilite o acesso aos bens culturais e ao mercado de trabalho, assim como possibilitar uma ampla discussão a respeito dos problemas sociais existentes tais como: a degradação do meio ambiente, da saúde, as injustiças sociais, as diferenças étnico - raciais e também ao pleno exercício da cidadania.

Objetivos Específicos

Propiciar discussão sobre:

* A valorização do meio ambiente em que estamos inseridos e as consequência dos problemas ambientais causados pela sua degradação.

* Os problemas educacionais e a valorização da qualidade do ensino.

* Os problemas causados pela falta de saneamento básico e de saúde.

* Sobre ética, valores, direitos e cidadania.

* As diferenças culturais, étnicas e sociais existentes.

Perfil Escola Municipal Fusao Fukamati

A Escola Municipal Fusao Fukamati (EMFF) é uma instituição pública fundada em 27 de fevereiro de 2007 pelo Decreto de Criação n°3229 de 23/01/07, no município de Itaguaí, estado do Rio de Janeiro.

Está localizada no Bairro Agrovila Chaperó cerca de 15 km do centro de Itaguaí. Chaperó é uma região tipicamente agrícola, que, no início de seu surgimento, aproximadamente 30 anos, foi habitado majoritariamente por funcionários estaduais que receberam os terrenos, com aproximadamente 1000 m/quadrados, para o incentivo a agricultura de subsistência; cultivo de hortaliças, verduras e legumes, devido a sua terra, tida como muito produtiva. Por algum tempo, a região realmente produziu bastante e, a proximadamente10 ou 15 anos, sua finalidade inicial foi diminuindo gradativamente e hoje, poucas famílias vivem realmente da agricultura.

É um bairro residencial com imensa área verde. A infra-estrutura ainda não é a ideal, pois ainda existem ruas sem pavimentação e sem sistema de esgoto. Porém, muitas melhorias podem ser observadas nos últimos anos; construção de novas escolas, posto de saúde e creche com ótimo padrão de qualidade. O transporte coletivo também melhorou bastante.

A comunidade na sua maioria é composta, economicamente, de famílias de baixo a baixíssimo poder aquisitivo. As famílias nem sempre seguem o padrão tradicional com pai e mãe, em vários casos os alunos moram com avós ou tios e nem todos os irmãos moram sob o mesmo teto. Em muitas famílias há mais de cinco filhos. O grau de escolaridade varia muito, sendo predominantemente o ensino fundamental. Há casos de pessoas que possuem o curso superior.

A maioria se conhece, pois moram desde o início no bairro, que é formado por três imensas glebas.

A violência é o fator que mais assusta a comunidade atualmente. A rede municipal de ensino tem um bom nível, com escolas novas e bem equipadas, inclusive com laboratório de informática, o que vem promovendo a inclusão digital.

Não há muitas opções de lazer no bairro, com exceção de alguns pagodes, forrós e funks em bares e pequenos clubes.

Há cinco escolas na região, sendo que apenas uma oferece o ensino médio, pois é de âmbito estadual. Uma unidade escolar da rede municipal atende somente ao pré – escolar. A Escola Municipal Fusao Fukamati atende aos seguintes segmentos de ensino: pré – escolar, ensino fundamental diurno e noturno (do 1° ao 9° Ano de Escolaridade).

A evasão escolar é um pouco elevada, principalmente no horário noturno, pois a maioria dos alunos trabalham e não consegue acompanhar o ritmo do ano letivo; muitos até desistem em função do horário de saída do trabalho, não compatível com o horário escolar.

A Escola Municipal Fusao Fukamati orienta sua força de trabalho de forma que perceba a importância de nossos clientes fortalecidos assim, as relações no ambiente de trabalho. Bem como, destacando a importância do trabalho em equipe.

Organização Pedagógica

Proposta :

Desenvolveremos um processo de ensino aprendizagem autônomo que possa promover a formação de cidadãos críticos, responsáveis e conscientes.

O exercício do nosso trabalho será embasado no cumprimento de regras e atitudes que visem ao melhor funcionamento desta unidade escolar, tais como: responsabilidade, respeito, cooperação, dedicação, solidariedade, amor e perseverança, ou seja: trabalharemos constantemente para resgatar os valores e bons costumes tão banalizados atualmente em nossa sociedade, promovendo sempre a interação e organização de todos os setores da unidade; tratando a todos com respeito, contribuindo, assim, para que permeie em nosso dia a dia um clima harmonioso. Priorizaremos, também, em nossa proposta de trabalho, a valorização da auto-estima, o respeito as diferenças e às individualidades buscando efetivamente o verdadeiro processo de inclusão.

Avaliação

No processo avaliativo levar-se-ão em conta os aspectos contínuos e qualitativos, para oportunizar uma avaliação coerente e de qualidade.

- Da Educação Infantil e 1° ano de escolaridade do Ensino Fundamental:

Deverá ser contínua e diversificada, registrando-se em relatórios bimestrais o fazer pedagógico, através da observação no desempenho do aluno, na realização das atividades propostas, sem fins de reprovação em acordo com o artigo 31 da LDB 9394/96.

- Do 2° ao 9° ano do Ensino Fundamental:

Os aspectos qualitativos deverão, sempre, prevalecer aos quantitativos sendo utilizados para isso, no mínimo, três instrumentos avaliativos que somem 100 pontos e sejam totalizados de forma que a prova tenha peso 60 e os 40 pontos restantes, sejam distribuídos entre os demais instrumentos utilizados (trabalhos, pesquisas, testes,etc.), de modo que ao final do ano letivo, o aluno perfaça no mínimo 240 pontos para fazer-se apto.

Recuperação Paralela

Será oferecida de forma paralela aos conteúdos propostos, com atividades diversificadas e avaliações periódicas, que busquem recuperar os conteúdos, até então, não assimilados.

Progressão Parcial

Far-se-á através de módulos ou plano de estudos preparados pelo professor do ano de escolaridade em questão, com atividades diversificadas e avaliações periódicas até que o aprendizados venha a se completar e o aluno possa fazer-se apto.

Projetos

* Resgatando Valores

* Resgatando Origens

* Representantes de turma

* Fale sempre, mas fale baixinho

* Família na escola

* Gravidez na adolescência

* Profissionalização

* Apoio a aprendizagem

* Reforço escolar

* Palestras (DST, Aids, etc...)

* Conselho Escolar

* Africanidade

* Meio Ambiente

Atividades Comemorativas

Dias das Mães

Dia do índio

Páscoa

Dia dos Pais

Consciência Negra

Natal

Plano de Ação:

* Buscar sempre a interação dos vários setores.

* Assumir o processo educativo imbuídos de valores que permitem a prática de referencias, tais como: amor, igualdade, empatia, reconhecimento, respeito e senso crítico.

* Priorizar e incentivar a leitura, a interpretação e a produção de textos.

* Estimular as pesquisas e projetos.

* Oferecer e estimular o acesso à informática utilizando aulas estimulantes, práticas e criativas.

* Utilizar as várias formas de recursos na implementação das aulas.

* Garantir uma gestão participativa.

* Aprimorar a relação família-escola garantindo maior participação da comunidade.

* Valorizar os profissionais dentro do âmbito escolar.

* Propiciar atividades extra-curriculares que ampliem os conhecimento de nossos alunos em todas as disciplinas.

* Oferecer encaminhamentos quando necessários, nas áreas psicológicas e neurológicas na busca de melhor qualidade de vida.

* Promover mudanças comportamentais através do serviço de Orientação Pedagógica.

* Promover a socialização através de atividades lúdicas.

* Garantir a inclusão de forma integral através de uma avaliação diferenciada.

* Garantir o acesso ao mundo literário através da diversidade Literária oferecida pela sala de leitura e Literatura.

* Estimular o trabalho em equipe.

* Promover mudanças comportamentais relativas ao meio ambiente através de atividades variadas.

* Estimular a diminuição do nível do ruído dentro e fora da unidade escolar promovendo a mudança de comportamento.

* Repensar o mal uso da voz como forma de melhor qualidade de vida.

* Oferecer ensino de qualidade em todas as modalidades e disciplinas.

Parcerias

Secretaria Municipal de Educação

Secretaria de Saúde Municipal

CRAS

AABB

Secretaria Municipal de Segurança Pública

Secretaria de Esporte e Lazer

Governo Federal (FNDE, PDE)

Missão

A Escola Municipal Fusao Fukamati (EMFF) existe para cumprir com seu papel social, oferecendo ensino de qualidade que contribua para o sucesso escolar do educando, assim como, oferecer condições para o efetivo exercício da cidadania e estabelecer compromissos coerentes com uma concepção de educação voltada para atender às suas reais necessidades.

Visão

A Escola Municipal Fusao Fukamati (EMFF) quer ser reconhecida como colaboradora na ascensão social dos nossos clientes, ministrando ensino de excelência num ambiente propício, harmônico e prazeroso, reduzindo a taxa de evasão e repetência oferecendo, assim, condições para superação dos desafios do atual mercado de trabalho.

Crenças e Valores

Eficiência

Qualidade

Relações Èticas e Morais

Trabalho em Equipe

Responsabilidade Social


ESCOLA MUNICIPAL FUSAO FUKAMATI

Rua 18 ,Qd..22 A, Gleba A - Chaperó - Itaguaí – RJ

CEP.: 23835-000 Tel: 2687-5477

Para Freire, o diálogo restabelece o direito do ser humano pronunciar o mundo, transformá-lo e se humanizar. O diálogo pressupõe compromisso com os homens, um compromisso amoroso, ético, humilde, grávido de fé e de esperança na humanidade e nas suas possibilidades de libertação e de democratização. Pois, “Ao fundar-se no amor, na humildade, na fé nos homens, o diálogo se faz uma relação horizontal, em que a confiança de um pólo no outro é conseqüência óbvia” (Freire, 1981, p.96).


Diretor. Prof°.Francisco César Moutinho Pereira

Diretora Adjunta. Profª. Lúcia Helena Pereira do Nascimento

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