quarta-feira, 20 de abril de 2011

SMEC - DGE - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA : E. E. Municipalizada Taciano Basílio - Valorizando a Cultura Indígena



Direção. Prof. Fábia Teixeira da Conceição

Coordenadora resp. pela postagem.
Alexandra Oliveira Barros

Vamos Trabalhar Juntos Aprendendo com os Índios

Justificativa

Essa idéia surgiu numa conversa entre os educadores em relação ao que temos que desenvolver esse ano em relação a cultura indígena,então, resolveram trabalhar começando pelas história de nosso município que tem o nome de origem indígena.


Objetivos Gerais

Refletir diariamente sobre nossos atos, tendo consciência de que só colhemos o que plantamos em todos os sentidos e significados buscando envolver a comunidade cada vez mais através das sementes que plantamos em nossos educandos de respeito e amor ao próximo e a si mesmo. A sinceridade, solidariedade, responsabilidade, justiça, confiança, perseverança, prudência e união para realização das tarefas, pois como diz o ditado a união faz a força.

Fortalecer os valores existentes que passam de geração para geração fazendo do aluno um cidadão capaz de tomar suas próprias decisões.


Iniciamos nossa proposta falando sobre os índios em geral, enfocando a lenda existente em nosso município: Quiva e Laya, envolvendo assim não somente um dia comemorativo, mais valorizando a cultura local, mostramos a influência indígena no nosso dia a dia, não só na fala, mas também na alimentação, dança, música, lutas, armas brincadeiras, artesanatos e transportes. Apresentamos ao educandos a importância de problematizar sobre suas necessidades reais buscando no mundo muito mais do que a aquisição material, mais sim novas relações com os outros, nova forma de tratar a diversidade numa crítica radical da cidadania e de uma ética ecológica em que o outro e a cultura indígena não seja esquecida e possam fazer parte do sonho de felicidade de todos nós. De qualquer forma, grande parte desse trabalho só faz sentido se buscarmos inserir a participação de todos, pois, é o grande pilar dos programas e projetos informais da cultura indígena.

O passeio à praia teve o objetivo de trabalhar a linguagem indígena e sua influência em nossa vida, preservação do meio ambiente, mudanças climáticas, comparar meios de transporte e localização.

O objetivo da visita ao museu do índio foi conhecer mais a fundo a cultura indígena de Oiapoque e Pernambuco e passar adiante as informações aos demais da Unidade Escolar com a presença do Conselho em nossa U.E.



Destacamos, ainda, que atividade interdisciplinar proporciona reflexões acerca da atual situação democrática do país, para que, em tempos vindouros, possamos ter uma nova história registrada nas páginas do nosso país.


E. E. Municipalizada Taciano Basílio

End: Estrada Bom Jardim nº953, Bairro Saco da Prata.

Ibituporanga-Itaguaí-RJ

Direção. Prof. Fábia Teixeira da Conceição

Coordenadora resp. pela postagem.
Alexandra Oliveira Barros

Nenhum comentário: