Diretora. Profª. Cláudia Lúcia O. da Silva
Diretora Adjunta. Profª. Lúcia Barros
"AGENDA 21 ESCOLAR"
SOS NATUREZA
CRÉDITOS:
Equipe de Direção:
Claudia Lucia Oliveira da Silva.
Lucia Dias Lima Ortiz do Rego Barros.
Cursistas:
Anne de Oliveira Mazza.
Niara Maria Gaspar de Souza.
Membros do Elo 21:
Arthur Pereira Fernandes.
Cristiane Serafim de Brito.
Eliane Silva de Oliveira Lopes.
Gabriela Figueiredo de Jesus.
Juliana Moraes Dutra da Silva.
Mônica de Souza Chaves Staneck de Carvalho.
Wilter Malaquias da Silva Filho.
Winderson Alvarenga Teixeira.
Parceiros:
Coordenadora de Educação Ambiental: Drª.Vanderleia Cristina de Oliveira.
Direção da Unidade Escolar.
Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Itaguaí.
Tutora: Jucélia Rodrigues dos Santos.
UMA HISTÓRIA PARA SER CONTADA SEMPRE!!!
No ano de 1986 foi inaugurada a Escola Estadual Municipalizada Carmem Menezes Direito, localizada no Município de Itaguaí, na rua 24 com Transversal Um, no bairro chamado Brisamar. Hoje a escola possui cerca de 990 alunos e 150 profissionais.
A Unidade Escolar está localizada na região da Costa Verde, próxima a Rodovia Rio-Santos. É cercada por morros e belas paisagens ao entorno. A região faz parte de uma Unidade de Conservação, conhecida como Parque Estadual Cunhambebe, na qual está inserida a Bacia do rio Mazomba. (Estudos Técnicos para a criação de UCs).
Hoje a região está mais conhecida e recebe muitos visitantes, pois está dentro do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC, iniciado no ano de 2008. Nas suas proximidades existe a cachoeira de Mazomba, visitada pelos moradores e visitantes de outros municípios; a NUCLEP, empresa que fornece empregos e aperfeiçoamento aos jovens estudantes da região e de outros municípios; a Ilha da Madeira, conhecida por sua beleza e seus restaurantes; o Porto de Itaguaí, que é hoje uma das entradas e saídas de cargas do Rio de Janeiro; a CEFET, Escola Técnica Federal em Itaguaí, construída em 2009, que oferece diversos cursos aos nossos jovens; além de ser uma via de acesso para quem está indo à Mangaratiba, Angra dos Reis e Paraty.
MOBILIZAÇÃO DA COMUNIDADE
De imediato convidamos a comunidade para participar de uma palestra sobre “O que você quer melhorar na sua região?”. Muitos responsáveis compareceram e daí distribuímos questionários com perguntas como: “Você sabe o que é uma Agenda 21?”, “O que você acha que é um problema na região em que mora?”, “O que você acha que é um ponto positivo (potencialidade) na região em que mora?”. Depois que entregaram os questionários respondidos, começamos a explanar sobre as perguntas e ao final perguntamos quem queria fazer parte deste projeto. Os convites foram feitos pelos alunos que também fazem parte do Elo 21.
Logo no segundo encontro aproveitamos o ensejo de algumas apresentações que estavam acontecendo na Unidade Escolar e convidamos os participantes. Os mesmos assistiram a apresentação do coral da escola, com a música “Planeta Água”, a apresentação teatral “O Dia em que a Terra sorriu”, apresentação de jograis, teatro de fantoches entre outros.
O Jornal Mural SOS 21, nasceu logo no terceiro encontro com o Elo 21. Esse nome foi escolhido, pois SOS significa: pedido de socorro e 21 para haver uma ligação com a Agenda 21 SOS Natureza. Notamos que os participantes ficaram entusiasmados, pois perguntamos as opiniões deles em relação à região onde moram. Isso foi muito importante para a confecção de todas as ações realizadas até aqui.
Houve a participação ativa da comunidade em todas as atividades propostas, além de ideias diferenciadas criadas entre eles.
ELO 21 SOS NATUREZA
A escolha do nome do Elo 21 foi logo após a opção do nome da Agenda 21 SOS Natureza, e por esse motivo os membros decidiram que os dois tivessem o mesmo nome, por uma questão de identificação, um está ligado ao outro. Os componentes da equipe são:
Arthur Pereira Fernandes, aluno da turma 900 e coordenador mirim do Jornal Mural SOS 21, morador do local;
Cristiane Serafim de Brito, mãe de um aluno da turma 700, moradora do local;
Eliane Silva de Oliveira Lopes, inspetora da Unidade Escolar, moradora do local;
Gabriela Figueiredo de Jesus, aluna turma 602, moradora do local;
Juliana Moraes Dutra da Silva, professora de informática, coordenadora do Jornal Mural SOS 21;
Mônica de Souza Chaves Staneck de Carvalho, mãe de um aluno da turma 700, moradora do local;
Wilter Malaquias da Silva Filho, aluno da turma 601, morador do local;
Winderson Alvarenga Teixeira, aluno da turma 602, morador do local.
As reuniões foram feitas no refeitório da Unidade Escolar e na sala de aula do 9º ano, no horário de 10 hs e 45 min às 11 hs e 45 min, numa terça ou quarta feira.
As ações do Elo 21 SOS Natureza para a construção da Agenda foram incansáveis, como a pontualidade e organização nas reuniões, as ideias propostas pelos membros, as potencialidades e problemas apontados mais relevantes para serem logo trabalhados na escola, entre outros.
DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL
Esse diagnóstico foi feito pelos membros do Elo 21 SOS Natureza junto à comunidade do entorno da Unidade Escolar. No início das atividades de mobilização, estava sendo construída uma praça ao lado da escola (que hoje já está pronta), esta novidade foi colocada logo como uma potencialidade. A escola, as paisagens e a Quadra Municipal que existem no local também foram apontadas como potencialidades.
Os problemas identificados foram a falta de saneamento básico, que foi constatado pelo Elo 21 que poucos moradores sabem que existe a Lei Nacional do Saneamento Básico (Lei nº 11.445/07), que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico (http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/95020/lei-11445-07), que afirma que isso é um direito de todo o cidadão; a falta de segurança no local; a especulação imobiliária é muito grande; e a coleta de lixo é irregular; a falta de áreas de lazer, entre outros problemas existentes.
A técnica utilizada para fazer esse diagnóstico foi principalmente a entrevista. Os parceiros, sem dúvida alguma a direção da Unidade Escolar foi extraordinária dando todo o apoio possível e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura também nos apoiou. A coordenadora de Educação Ambiental Drª.Vanderleia Cristina de Oliveira, que sempre nos visitou e demonstrou interesse por todas as ações realizadas.
Todo esse processo de diagnóstico socioambiental foi realizado desde abril a julho do presente ano.
ESTABELECENDO PRIORIDADES E METAS
Vimos que as potencialidades e os problemas apontados são comuns em quase todos os locais aonde existem moradias, ou seja, em cada cantinho do nosso querido Rio de Janeiro. Sabemos que não iremos mudar o mundo com essas ações, mas sabemos que seremos exemplo em outros lugares, e quem sabe alcançaremos a metade dos nossos objetivos.
REFERÊNCIAS
http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/95020/lei-11445-07, acessado em 28 de julho de 2010, às 15h e 38min.
Estudos Técnicos para a criação de UCs. Instituto Terra – IEF – Aliança para a Conservação da Mata Atlântica – TNC – PMRC.
E.E.M. Carmem Menezes Direito
Rua 24 - c/ Transversal I – Brisamar - Cep: 23830-000
Diretora. Profª. Cláudia Lúcia O. da Silva
Diretora Adjunta. Profª. Lúcia Barros
Coordenadora de Postagem: Margô Catarina
E-mail. escolacarmemenezes@itaguai.rj.gov.br
“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tão pouco, a sociedade muda”.
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