Diretor. Prof°. Luis Carlos Santos
Diretora Adjunta. Profª. Márcia Valéria L. dos Santos
Responsável pela postagem: Luciana Ramos
Foto com a responsável da Agenda 21 Escolar. Profª. Viviane J. dos Santos. Durante uma das atividades da Agenda 21 com o 6º ano no entorno da U.E. |
AGENDA 21 ESCOLAR: EIDER DANTAS CONSCIENTIZANDO O PRESENTE EM BUSCA DE UM FUTURO, QUE DEPENDE DE MIM E DE VOCÊ, PARA UM PLANETA SUSTENTÁVEL.
Agosto/2010
Créditos
Equipe de Direção:
Diretor Geral. Prof. Luis Carlos Santos
Profª. Sidinéia Maria Ramos Muniz - 2011. Diretora Adjunta. Profª. Márcia Valéria L. dos Santos
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Cursistas:
· Profª. Viviane J. dos Santos;
· Thais Silva (aluna do 9º ano);
· Jéssica Aparecida (aluna do 9º ano)
Membros do Elo 21:
· Valtinéa de Castro Costa (mãe representante);
· Daniele Cabral Rosa de Souza (suplente);
· Sandra de Souza Vieira (representante da comunidade local);
· Simone de Souza Vieira (representante do corpo discente);
· Ana Caroline Conceição de Oliveira (suplente)
Parceiros:
· Profª. Sandra da Silva Jardim (Ciências);
· Profª. Maria Luiza Silva Hastenreiter de Oliveira (Artes);
· Profª. Márcia Valéria L. dos Santos (Sala de Leitura);
· Profª. Gláucia S. de Oliveira (Sala de Leitura);
· Profª. Ana Cláudia do Espírito Santo (Inglês);
· Profª. Joana Regina Nogueira Flausino (Ciências);
· Patrícia Shinagawa (Coordenadora).
Contextualização
A Escola Municipal Eider Ribeiro Dantas é uma unidade pública mantida pela Prefeitura Municipal de Itaguaí localizada à Rua Praia da Salina, s/n°, Qd: 52, Lt: 11 no Bairro Brisamar, Itaguaí, RJ, CEP: 23826-000. A mesma foi fundada em 5 de março de 2007 e é composta atualmente por 80 funcionários e 630 alunos distribuídos da seguinte forma: 56 alunos na Educação Infantil, 359 alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental e 215 alunos nos anos finais do Ensino Fundamental.
Brisamar é um bairro tipicamente residencial, onde está localizada uma estação de manobras da Mineradora MRS. As casas, em sua maioria são de alvenaria, sendo algumas muito pequenas. A comunidade é formada por pessoas carentes, porém solidárias quando estimuladas a participar de ações sociais. É uma comunidade fechada onde todos se conhecem, o que facilita muito a solução de problemas escolares. O acesso aos meios de comunicação se restringe às casas que possuem televisão, telefone, rádio e computador.
Quanto ao lazer, não há opções dentro do bairro, o que faz com que as festas escolares e as festas de rua sejam as únicas opções de lazer. É um bairro com manifestações culturais bastante diversificadas indo das festas religiosas aos bailes de forró. A escola funciona em dois turnos assim distribuídos:
· 1° turno: 7h30m às 12h15m com turmas de Educação Infantil, 6° ao 9° ano de escolaridade do Ensino Fundamental;
· 2° turno: 12h45m às 17h15m com turmas de 1° ao 5° ano de escolaridade do Ensino Fundamental.
O entorno da U.E apresenta uma vista privilegiada com serras cobertas pela mata nativa propiciando um belo visual e também fácil e rápido acesso à Rodovia Rio Santos que conduz às belas praias da Costa Verde. A U.E se fundamenta na necessidade de ser um agente transformador nesta localidade, valorizando o indivíduo e o preparando para o exercício de sua cidadania plena, através da participação e comprometimento de todos os envolvidos no resgate da auto-estima e de valores essenciais à vida em sociedade tais como respeito, amor e solidariedade para que as práticas educativas sejam inseridas e aprimoradas constantemente, buscando uma qualidade educacional efetiva e sólida, visando o sucesso escolar dos discentes envolvidos no processo.
Mobilização
O processo de mobilização da comunidade se deu a partir de uma organização interna de toda a equipe pedagógica (Direção, Coordenação, Orientação e Professores) onde foram elaboradas frases de incentivo e chamadas para as reuniões. Estas chamadas foram afixadas nos portões da U.E e também no interior da mesma. O Jornal Mural foi elaborado a partir de idéias conjuntas: comunidade-alunos-funcionários onde o nome “De olho no Meio Ambiente” foi escolhido através de votação e a manutenção do mesmo teve colaborações das professoras da Sala de Leitura Márcia e Gláucia, professora Joana de Ciências e alunos que sugeriam informações e recortes recolhidos pelas alunas Jéssica e Thais (9° ano) membros da Agenda 21 e selecionados em equipe.
O Elo 21 foi criado através de reunião com a comunidade onde os membros foram sugeridos e aceitos com espontaneidade e sempre atuando com afinco nas atividades propostas e procurando interagir de forma produtiva com a escola em prol de melhorias ambientais locais e sempre presentes quando solicitados.
Acreditando que a união seja um fator estratégico para o desenvolvimento socioeconômico e cultural de qualquer grupo e que a integração de todos os elementos envolvidos com a qualidade de trabalho na U.E são critérios relevantes para o sucesso do Elo é que democraticamente houve uma real mobilização do grupão (escola-comunidade) em busca da formação oficial do Elo 21 onde cada membro desempenha seu papel buscando inovar, usando de ética e transparência organizando-se para o alcance dos objetivos.
Durante todo o processo de mobilização, prevaleceu o respeito às individualidades, o trabalho em prol da ambiência familiar para nortear estratégias que pudessem sensibilizar a todos os envolvidos para a efetivação do Elo em busca de um desfecho bem sucedido do trabalho em questão.
Elo 21
O Elo 21 da U.E recebeu o nome “Amigos do Meio Ambiente de Brisamar”- AMAB, produzido e escolhido em reunião com a comunidade realizada no refeitório da escola à tarde onde os presentes tomaram ciência do papel do Elo, seu significado e também da Agenda 21, puderam organizar suas idéias, tiveram liberdade de expor suas opiniões, participaram de dinâmicas e elegeram seus membros e ajudaram na escolha do nome do Jornal.
Os encontros com o grupo após o início das atividades se deram de forma espontânea e quase que semanalmente mas nem sempre com todo o grupo tendo em vista a incompatibilidade de horários e compromissos dos membros, impedimentos estes que jamais invalidaram o trabalho visto que todas as decisões e informações eram sempre transmitidas aos demais que por um motivo ou outro encontravam-se ausentes.
Sendo assim, as atividades sempre ocorreram de forma concreta e produtiva tendo sido o Projeto de Intervenção e a Agenda 21 abraçados por todos da escola.
Diagnóstico socioambiental
Para a realização do diagnóstico socioambiental da realidade local, foi realizada na U.E uma reunião com os grupos: Elo (todo o grupo participou relatando suas experiências locais e seu conhecimento da região), professores (os que estavam presentes no dia, colocaram suas opiniões e observações de acordo com sua realidade visto que nem todos moram no bairro, mas contribuíram com sua análise levando em conta sua vivência local) e alunos (foram escolhidos alguns alunos de turmas variadas para relatarem suas observações considerando-se que os mesmos são em sua maioria membros da comunidade desde que nasceram) em dias alternados onde dados a respeito do assunto foram coletados e após as reuniões, foram analisadas e escolhidas as informações que mais se repetiam. Baseado nestas informações foi confeccionado o quadro de diagnóstico abaixo:
Problema | Nível | Observações |
A questão do acúmulo de lixo | médio | Se faz necessária uma conscientização da comunidade com relação ao destino dado ao lixo residencial. |
Potencialidade
A variedade da natureza de mata nativa | Nível
alto | Observações
Todos os grupos ressaltaram este ponto positivo do local |
Foram citadas pela comunidade algumas prioridades e metas depois de uma prévia análise do diagnóstico socioambiental e debate sobre as mesmas questões relatadas tendo sido realizada uma reflexão chegando às seguintes conclusões:
Problema | Meta | Prazo | Parceiros |
Acúmulo de lixo | Reduzir a quantidade de lixo e respeitar os horários e dias da coleta | Trabalho e resultado a médio prazo | Toda a comunidade escolar |
Potencialidade | Meta | Prazo | Parceiros |
A variedade da natureza de mata nativa | Valorizar a natureza local e conscientizar quanto à preservação da mesma mostrando seu valor para a saúde e também para o turismo na região | Trabalho e resultado a médio prazo | Toda a comunidade escolar |
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Referências Bibliográfic |
· AHLGREN, Andrew; RUTHERFORD, F.James. Ciência para todos. 1. Ed. Lisboa: Gradiva, 1995;
· KRASILCHIK, Miriam (coord.). Ciência Integrada. São Paulo: Hamburg, 1974. (Projeto MEC-PREMEN-CECISP);
· SCARLATO, F.C.; PONTIN, J. Do nicho ao lixo: ambiente, sociedade e educação. São Paulo: Atual, 1992;
· AB’Saber, A.N. Os domínios da natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003;
· CAPOBIANCO, J.P.R.; VEÍSSIMO, A.; MOREIRA, A,; SAWYER, D. e PINTO, L.P. (orgs). Biodiversidade na Amazônia brasileira: avaliação e ações prioritárias para a conservação, uso sustentável e repartição de benefícios. São Paulo: Estação Liberdade e Instituto Socioambiental, 2001.
E.M.Eider Ribeiro Dantas
Rua Praia da Salinas /n Qd 52 Lt 11 – Brisamar
3781-9638
Diretor. Prof°. Luis Carlos Santos
Diretora Adjunta. Profª. Márcia Valéria L. dos Santos
Responsável pela postagem: Luciana Ramos
E-mail.: escolaeiderdantas@itaguai.rj.gov.br
“Não existe no aprendizado, fórmula definida para alcançar o topo de competência, e sim a sensibilização na humanização.”
(Profº Luís Carlos Santos)
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