terça-feira, 19 de abril de 2011

SMEC - DGE - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA : E.M.Eider Ribeiro Dantas - Agenda 21 Escolar.





Diretor. Prof°. Luis Carlos Santos

Diretora Adjunta. Profª. Márcia Valéria L. dos Santos

Responsável pela postagem: Luciana Ramos


Foto com a responsável da Agenda 21 Escolar. Profª. Viviane J. dos Santos. Durante uma das atividades da Agenda 21 com o 6º ano no entorno da U.E.

AGENDA 21 ESCOLAR: EIDER DANTAS CONSCIENTIZANDO O PRESENTE EM BUSCA DE UM FUTURO, QUE DEPENDE DE MIM E DE VOCÊ, PARA UM PLANETA SUSTENTÁVEL.



Agosto/2010

Créditos

Equipe de Direção:

Diretor Geral. Prof. Luis Carlos Santos

Profª. Sidinéia Maria Ramos Muniz - 2011. Diretora Adjunta. Profª. Márcia Valéria L. dos Santos

·

Cursistas:

· Profª. Viviane J. dos Santos;

· Thais Silva (aluna do 9º ano);

· Jéssica Aparecida (aluna do 9º ano)

Membros do Elo 21:

· Valtinéa de Castro Costa (mãe representante);

· Daniele Cabral Rosa de Souza (suplente);

· Sandra de Souza Vieira (representante da comunidade local);

· Simone de Souza Vieira (representante do corpo discente);

· Ana Caroline Conceição de Oliveira (suplente)

Parceiros:

· Profª. Sandra da Silva Jardim (Ciências);

· Profª. Maria Luiza Silva Hastenreiter de Oliveira (Artes);

· Profª. Márcia Valéria L. dos Santos (Sala de Leitura);

· Profª. Gláucia S. de Oliveira (Sala de Leitura);

· Profª. Ana Cláudia do Espírito Santo (Inglês);

· Profª. Joana Regina Nogueira Flausino (Ciências);

· Patrícia Shinagawa (Coordenadora).



Contextualização

A Escola Municipal Eider Ribeiro Dantas é uma unidade pública mantida pela Prefeitura Municipal de Itaguaí localizada à Rua Praia da Salina, s/n°, Qd: 52, Lt: 11 no Bairro Brisamar, Itaguaí, RJ, CEP: 23826-000. A mesma foi fundada em 5 de março de 2007 e é composta atualmente por 80 funcionários e 630 alunos distribuídos da seguinte forma: 56 alunos na Educação Infantil, 359 alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental e 215 alunos nos anos finais do Ensino Fundamental.

Brisamar é um bairro tipicamente residencial, onde está localizada uma estação de manobras da Mineradora MRS. As casas, em sua maioria são de alvenaria, sendo algumas muito pequenas. A comunidade é formada por pessoas carentes, porém solidárias quando estimuladas a participar de ações sociais. É uma comunidade fechada onde todos se conhecem, o que facilita muito a solução de problemas escolares. O acesso aos meios de comunicação se restringe às casas que possuem televisão, telefone, rádio e computador.

Quanto ao lazer, não há opções dentro do bairro, o que faz com que as festas escolares e as festas de rua sejam as únicas opções de lazer. É um bairro com manifestações culturais bastante diversificadas indo das festas religiosas aos bailes de forró. A escola funciona em dois turnos assim distribuídos:

· 1° turno: 7h30m às 12h15m com turmas de Educação Infantil, 6° ao 9° ano de escolaridade do Ensino Fundamental;

· 2° turno: 12h45m às 17h15m com turmas de 1° ao 5° ano de escolaridade do Ensino Fundamental.

O entorno da U.E apresenta uma vista privilegiada com serras cobertas pela mata nativa propiciando um belo visual e também fácil e rápido acesso à Rodovia Rio Santos que conduz às belas praias da Costa Verde. A U.E se fundamenta na necessidade de ser um agente transformador nesta localidade, valorizando o indivíduo e o preparando para o exercício de sua cidadania plena, através da participação e comprometimento de todos os envolvidos no resgate da auto-estima e de valores essenciais à vida em sociedade tais como respeito, amor e solidariedade para que as práticas educativas sejam inseridas e aprimoradas constantemente, buscando uma qualidade educacional efetiva e sólida, visando o sucesso escolar dos discentes envolvidos no processo.


Mobilização

O processo de mobilização da comunidade se deu a partir de uma organização interna de toda a equipe pedagógica (Direção, Coordenação, Orientação e Professores) onde foram elaboradas frases de incentivo e chamadas para as reuniões. Estas chamadas foram afixadas nos portões da U.E e também no interior da mesma. O Jornal Mural foi elaborado a partir de idéias conjuntas: comunidade-alunos-funcionários onde o nome “De olho no Meio Ambiente” foi escolhido através de votação e a manutenção do mesmo teve colaborações das professoras da Sala de Leitura Márcia e Gláucia, professora Joana de Ciências e alunos que sugeriam informações e recortes recolhidos pelas alunas Jéssica e Thais (9° ano) membros da Agenda 21 e selecionados em equipe.

O Elo 21 foi criado através de reunião com a comunidade onde os membros foram sugeridos e aceitos com espontaneidade e sempre atuando com afinco nas atividades propostas e procurando interagir de forma produtiva com a escola em prol de melhorias ambientais locais e sempre presentes quando solicitados.

Acreditando que a união seja um fator estratégico para o desenvolvimento socioeconômico e cultural de qualquer grupo e que a integração de todos os elementos envolvidos com a qualidade de trabalho na U.E são critérios relevantes para o sucesso do Elo é que democraticamente houve uma real mobilização do grupão (escola-comunidade) em busca da formação oficial do Elo 21 onde cada membro desempenha seu papel buscando inovar, usando de ética e transparência organizando-se para o alcance dos objetivos.

Durante todo o processo de mobilização, prevaleceu o respeito às individualidades, o trabalho em prol da ambiência familiar para nortear estratégias que pudessem sensibilizar a todos os envolvidos para a efetivação do Elo em busca de um desfecho bem sucedido do trabalho em questão.


Elo 21

O Elo 21 da U.E recebeu o nome “Amigos do Meio Ambiente de Brisamar”- AMAB, produzido e escolhido em reunião com a comunidade realizada no refeitório da escola à tarde onde os presentes tomaram ciência do papel do Elo, seu significado e também da Agenda 21, puderam organizar suas idéias, tiveram liberdade de expor suas opiniões, participaram de dinâmicas e elegeram seus membros e ajudaram na escolha do nome do Jornal.

Os encontros com o grupo após o início das atividades se deram de forma espontânea e quase que semanalmente mas nem sempre com todo o grupo tendo em vista a incompatibilidade de horários e compromissos dos membros, impedimentos estes que jamais invalidaram o trabalho visto que todas as decisões e informações eram sempre transmitidas aos demais que por um motivo ou outro encontravam-se ausentes.

Sendo assim, as atividades sempre ocorreram de forma concreta e produtiva tendo sido o Projeto de Intervenção e a Agenda 21 abraçados por todos da escola.


Diagnóstico socioambiental

Para a realização do diagnóstico socioambiental da realidade local, foi realizada na U.E uma reunião com os grupos: Elo (todo o grupo participou relatando suas experiências locais e seu conhecimento da região), professores (os que estavam presentes no dia, colocaram suas opiniões e observações de acordo com sua realidade visto que nem todos moram no bairro, mas contribuíram com sua análise levando em conta sua vivência local) e alunos (foram escolhidos alguns alunos de turmas variadas para relatarem suas observações considerando-se que os mesmos são em sua maioria membros da comunidade desde que nasceram) em dias alternados onde dados a respeito do assunto foram coletados e após as reuniões, foram analisadas e escolhidas as informações que mais se repetiam. Baseado nestas informações foi confeccionado o quadro de diagnóstico abaixo:



Problema

Nível

Observações

A questão do acúmulo de lixo

médio

Se faz necessária uma conscientização da comunidade com relação ao destino dado ao lixo residencial.

Potencialidade

A variedade da natureza de mata nativa

Nível

alto

Observações

Todos os grupos ressaltaram este ponto positivo do local



Estabelecendo Prioridades e Metas


Foram citadas pela comunidade algumas prioridades e metas depois de uma prévia análise do diagnóstico socioambiental e debate sobre as mesmas questões relatadas tendo sido realizada uma reflexão chegando às seguintes conclusões:



Problema

Meta

Prazo

Parceiros

Acúmulo de lixo

Reduzir a quantidade de lixo e respeitar os horários e dias da coleta

Trabalho e resultado a médio prazo

Toda a comunidade escolar

Potencialidade

Meta

Prazo

Parceiros

A variedade da natureza de mata nativa

Valorizar a natureza local e conscientizar quanto à preservação da mesma mostrando seu valor para a saúde e também para o turismo na região

Trabalho e resultado a médio prazo

Toda a comunidade escolar



Referências Bibliográfic

· AHLGREN, Andrew; RUTHERFORD, F.James. Ciência para todos. 1. Ed. Lisboa: Gradiva, 1995;

· KRASILCHIK, Miriam (coord.). Ciência Integrada. São Paulo: Hamburg, 1974. (Projeto MEC-PREMEN-CECISP);

· SCARLATO, F.C.; PONTIN, J. Do nicho ao lixo: ambiente, sociedade e educação. São Paulo: Atual, 1992;

· AB’Saber, A.N. Os domínios da natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003;

· CAPOBIANCO, J.P.R.; VEÍSSIMO, A.; MOREIRA, A,; SAWYER, D. e PINTO, L.P. (orgs). Biodiversidade na Amazônia brasileira: avaliação e ações prioritárias para a conservação, uso sustentável e repartição de benefícios. São Paulo: Estação Liberdade e Instituto Socioambiental, 2001.


E.M.Eider Ribeiro Dantas

Rua Praia da Salinas /n Qd 52 Lt 11 – Brisamar

3781-9638

Diretor. Prof°. Luis Carlos Santos

Diretora Adjunta. Profª. Márcia Valéria L. dos Santos

Responsável pela postagem: Luciana Ramos

E-mail.: escolaeiderdantas@itaguai.rj.gov.br


“Não existe no aprendizado, fórmula definida para alcançar o topo de competência, e sim a sensibilização na humanização.”

(Profº Luís Carlos Santos)

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