quarta-feira, 20 de abril de 2011

SMEC - DGE - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA : Escola Estadual Municipalizada Santa Rosa. Projeto Pedagógico com a participação do Conselho Escolar





DIRETORA. Profª. TÂNIA KÁTIA TAKAKI DE OLIVEIRA




Coordenadora responsável pela postagem. Maria das Graças de S. Estrela.

Justificativa do tema

O tema norteador do Projeto Político Pedagógico do ano de 2011 visa conscientizar a comunidade Escolar, Conselho Escolar, pais e responsáveis de alunos sobre a necessidade de atuar na preservação do espaço físico da escola, do relacionamento interpessoal, da higiene e saúde, do meio ambiente...

Esse tema é oportuno pois contempla as diversas formas de convivência e facilita a harmonia que deve permear o cotidiano escolar. E também sinaliza para uma compreensão global do ser humano que é o principal foco de toda e qualquer ação social que busca manter relações saudáveis entre seus membros.

Justificativa do Projeto Pedagógico

O Projeto Político Pedagógico é um espaço de construção de propostas inovadoras, criando e definindo políticas de uma educação transformadora e de gestão democrática.

A elaboração da proposta pedagógica da escola deve contar com a participação de todas as instâncias da comunidade escolar (professores, diretor, pedagogos, funcionários, alunos, pais, comunidade e Conselho Escolar) procurando ampliar o debate político acerca das práticas sociais e culturais, assegurando possibilidades democráticas de socialização do saber, visando a qualidade da aprendizagem para todos, visto ser esta uma condição necessária ao exercício da cidadania.

Por se tratar de um momento de síntese, integração, organização e construção, a elaboração do Projeto Político Pedagógico propicia instrumento para um trabalho coletivo, em busca de soluções aos problemas enfrentados pela instituição escolar, para que esta possa partir em busca de uma educação de qualidade.

Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de:

I - elaborar e executar sua proposta pedagógica.

(Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9394/96 – artigo 12 – inciso I).

Os docentes incumbir-se-ão de:

I- participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino. (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9394/96 – artigo 13 – inciso I).

Missão

A Escola Estadual Municipalizada Santa Rosa existe para oferecer uma Educação comprometida com a integração escola/sociedade.

Visão

Ser reconhecida como um espaço onde os projetos e ações sejam elaborados e realizados através de uma gestão participativa.

Crenças e valores

A escola Estadual Municipalizada Santa Rosa acredita que deve haver:

· Integração com aluno e comunidade;

· Respeito mútuo entre a equipe;

· Com seriedade e dedicação todos são capazes de crescer profissionalmente;

· Diálogo deve nortear todas as nossas ações diárias;

· Através de planejamento, organização e esforço coletivo todos os objetivos são alcançados;

· O ambiente de trabalho é um espaço onde deve haver harmonia e cooperação;

· A dignidade, justiça, solidariedade e ética é a base para os relacionamentos interpessoais.


Identificação

A E. E. M. Santa Rosa está situada à Rua Santa Rosa nº 2587 funcionando num regime de 1º ao 5º ano do Ensino fundamental. Atende as seguintes comunidades:

· Santa Rosa

· Seropédica

· Chaperó

· Piranema

Está localizada no bairro de Santa Rosa. É um bairro tipicamente rural, com sítios, chácaras e fazendas onde residem e trabalham os pais e responsáveis dos alunos, constituindo uma comunidade de baixa renda, empregados do setor rural e prestadores de serviço autônomo. O nível de instrução dos pais é de Ensino Fundamental incompleto, o número de filhos por família varia em média de 3. Alguns alunos têm como responsáveis os avós devido à desestruturação familiar. O meio de transporte mais utilizado pelos alunos é a bicicleta.

Quanto ao lazer não há opções no bairro, o que faz com que as festas escolares sejam fonte de diversão e entretenimento.


Histórico

A E. E. M. Santa Rosa foi criada com decreto nº 3582 de 14/12/49, porém a instalação foi no ano de 1951. Durante o período de 1951 a 1989 a Escola teve os seguintes nomes:

· Escola Rural de Santa Rosa

· Escola Reunida Santa Rosa

· Escola Santa Rosa nº 5

· Escola Estadual Santa Rosa

Até o ano de 1992 a Entidade Proprietária da Escola era

o Estado, a partir do ano de 1993 passou a ser municipalizada, passando a chamar-se Escola Estadual Municipalizada Santa Rosa.


Perfil da Unidade Escolar

A escola funciona em horário integral. O prédio consta de 01 secretaria, 01 sala de leitura, 03 salas de aula, 01 laboratório de informática, 01 cozinha, 01 refeitório, 02 depósitos sendo 01 de alimentos e 01 de limpeza, 01 sala de arquivos de documentação, 03 banheiros sendo 01 para funcionários e 02 para alunos.

Organização administrativa da Escola:

Iniciamos o ano letivo com 22 alunos, 08 educadores culturais e 16 funcionários lotados nesta Unidade Escolar sendo:

03 professores;

01 Coordenador Pedagógico;

01 Auxiliar administrativo;

01 Diretor;

03 merendeiras;

02 Auxiliar de serviço escolar;

01 Inspetor;

04 Guardas;

08 Educadores culturais.

Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano:

Total de alunos –

1º ano – 03

2º ano – 06

3º ano – 03

4º ano – 06

5º ano – 04

Número de turmas – 05

1º turno – 7h30 min às 12h.

2º turno (oficinas) – 12h30min às 17h.





Objetivos gerais

A proposta do Projeto Político Pedagógico Quem ama cuida ao longo do seu desenvolvimento é alcançar as seguintes metas e objetivos:

Ø Valorizar o conhecimento nas diferentes disciplinas, ensinando o aluno a ler, a escrever e a usar números para lidar com problemas do mundo real;

Ø envolver o Conselho Escolar e a comunidade na realização de projetos e eventos;

Ø incentivar os pais e responsáveis dos alunos, para que sejam parceiros no processo educacional, acompanhando seu filho, verificando as tarefas, assiduidade, desempenho, comparecendo à escola nas reuniões bimestrais ou quando solicitados, nas entregas de boletins... tarefas básicas e imprescindíveis da família;

Ø diminuir o índice de reprovação e evasão escolar.

Objetivos específicos

Ø Possibilitar o crescimento do educando como pessoa e cidadão;

Ø respeitar o diferente, aceitando-o e valorizando-o;

Ø facilitar e estimular a participação ativa e crítica dos alunos nas diferentes tarefas que se desenvolvem na sala de aula;

Ø estimular a leitura;

Ø realizar mostra Pedagógica dos projetos desenvolvidos.


Organização Pedagógica

O Plano Curricular é organizado com base na metodologia do Programa de Alfabetização – método fônico para o 1º ano.

Do 2º ao 5º ano: - Editora Positivo:

A disciplina de Língua Portuguesa é aplicada através da coleção Linhas e Entrelinhas – Editora Positivo.

A Coleção Hoje é dia de... atende às disciplinas de matemática, geografia e História.

E a disciplina de Ciências da Natureza é aplicada através da coleção Ciências para você.

As disciplinas de arte, Ensino religioso e Ed. Física estão sempre presentes na organização curricular de acordo com lei 9394/96 nos respectivos artigos 26, parágrafo II e III e artigo 33.

O Conselho Municipal de Educação de Itaguaí, regulamentou através da Lei Municipal 2401/2005, a disciplina de Educação Preventiva como parte da matriz curricular com obrigatoriedade para o Ensino Fundamental.

A Lei 11645, altera a Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996, modificada pela lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394 de 20 de dezembro de 1996 capítulo V Art. 58, Art 59 e Art. 60, assegura na rede regular de ensino, atendimento capaz de promover integração e socialização aos educandos portadores de necessidades especiais.

De acordo com o artigo 58, parágrafos: “1º Haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da Clientela de Educação especial.”

“2º O atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular”.

Buscando a realização dessas propostas, a U. E vai utilizar recursos físicos, materiais e humanos que devem ser perfeitamente adaptáveis à realidade e necessidade de bem atender a que se destina.

A interdisciplinaridade e os temas transversais serão o ponto de partida para as diversas áreas do conhecimento, cuja avaliação vai ser estruturada sobre aspectos qualitativo, valorizando o raciocínio lógico, a

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construção do saber, a reflexão, a análise e a aprendizagem como resultado do somatório desses fatores.

Através da avaliação global, o aluno será assim avaliado:


Pontuação

Prova

60

Teste

10

Fluência de Leitura

10

Produção textual

10

Progressão da aprendizagem

10

Total

100

Atendendo ao Estatuto da Criança e do Adolescente e corroborando com a LDB em seu artigo 87, & 5º, apóia a formação integral de crianças, jovens e adolescentes e a ampliação do tempo de permanência e do espaço educativo, assim essa Unidade Escolar funciona em horário Integral e oferece oficinas ministradas por Educadores culturais.

Essas oficinas são realizadas de forma integrada com o Projeto Pedagógico da Unidade Escolar e tem por objetivo apoiar, dinamizar e facilitar a aprendizagem dos alunos em todas as áreas, dos diversos conteúdos.

As oficinas realizadas e seus respectivos nomes são os seguintes:

· Música – “Canta, canta minha gente”...

· Dança – “Nos passos da dança”.

· Teatro – RepresentARTE.

· Percussão – Som e vida.

· Capoeira – Ação e movimento.

· Educação Física – Aprendendo brincando.

· Sala de Leitura e contação de história – HistoriARTE.

· Apoio a Aprendizagem – Aprendizagem Divertida

· Informática – Mundo digital.

· Artesanato – ReciclARTE.

Além das oficinas, a Unidade Escolar desenvolve Projetos que tem por objetivo estimular de forma lúdica a dinâmica a participação do aluno e apoiá-lo na construção do saber.

Os projetos estão integrados e são trabalhados da seguinte forma:

Projeto

Ação

Objetivos

* Verde é saúde

* Construção da horta escolar.

* reconhecer a importância dos vegetais para uma alimentação saudável.

* Frutificar

* Plantação de árvores frutíferas.

* Perceber que as frutas são importantes fontes de vitaminas;

* motivar o plantio de árvores.

* Árvore Literária

* Apresentação dos diversos gêneros textuais.

* Trabalhar a leitura e a escrita através da produção de textos.

* Diferenciar os gêneros textuais.

* Sessão Tudo a ver

* Exibição de filmes.

*Promover debates;

* conscientizar sobre a mensagem;

* desenho;

* dramatização.


Capacitação profissional

Considerando que o aperfeiçoamento profissional continuado está presente na LDB artigo 87, parágrafo 3º: “Cada município e, supletivamente, o Estado e a União, deverá:”

Inciso III – realizar programas de capacitação para todos os profissionais em exercício, utilizando também, para isto, os recursos da educação à distância, “a SMEC do município de Itaguaí oferece cursos e capacitação aos docentes visando promover o conhecimento, o enriquecimento das práticas de sala de aula através da troca de experiências e a dinâmica necessária a uma Educação de qualidade”.

O Plano municipal de Educação 2010-2020 – Itaguaí, no Ensino Fundamental – cap. II – parágrafo 25 – pág: 17 tem como objetivo e meta:

25 – “Incentivar a continuidade de estudos de todos os profissionais envolvidos no processo educativo, investindo em formação continuada, valorizando a ação docente, assegurando que as ações de sucesso das redes de ensino público sejam objetos de estudo, discussão e socialização.”

E ainda acontece na Unidade Escolar, reuniões quinzenais denominadas Centro de Estudo, que tem por objetivo levar o professor a ler, discutir e debater assuntos relacionados à Educação, ao currículo escolar, a interdisciplinaridade...

Já as reuniões Pedagógicas são realizadas bimestralmente para avaliar o desempenho das turmas, o planejamento e para analisar se as estratégias aplicadas no bimestre alcançaram os objetivos propostos anteriormente dessa forma é possível perceber as estratégias que foram eficientes, e as estratégias que precisam ser reformadas para um melhor aproveitamento dos conteúdos.

Os encontros e reuniões entre os professores são de extrema importância uma vez que oportuniza ao docente a articulação entre teoria e prática.


Avaliação

Este Projeto Político Pedagógico será desenvolvido no prazo máximo de 01 ano, avaliado e replanejado sempre que houver necessidade, dependendo o seu desenvolvimento dos resultados obtidos, de acordo com as propostas e objetivos traçados anteriormente, depois de lido e aprovado vai ser assinado pelo Conselho Escolar e responsáveis de alunos.



Fechamento

Assim concluímos esse Projeto Político Pedagógico do ano de 2011, que em todo o momento buscou “mostrar” de forma clara e objetiva a realidade sócio-cultural/pedagógica da Unidade e da comunidade da qual faz parte.

Para a sua realização com sucesso precisamos da parceria e apoio da comunidade, pais/responsáveis, do Conselho Escolar... pois escola e comunidade de mãos dadas, com um só objetivo, construirão com ações concretas um espaço onde o educando terá oportunidade de desenvolver suas plenas potencialidades.

Agradecemos a todos que participaram com empenho e dedicação desse projeto.

Equipe Pedagógica.


Bibliografia

Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

Parâmetros Curriculares Nacional (PCN)

Plano Municipal de Educação


Escola Estadual Municipalizada Santa Rosa

Estrada Santa Rosa nº 2587

Santa Rosa - Itaguaí - RJ

Cep: 23855-000.

DIRETORA. Profª. TÂNIA KÁTIA TAKAKI DE OLIVEIRA

Coordenadora responsável pela postagem. Maria das Graças de S. Estrela.

Um comentário:

Vera Lucia da Silva disse...

Ola! Eu ja fui aluna desta escola + ou - entre 1987 e 1991, sou Vera Lucia a Diretora atual ja foi minha professora .