terça-feira, 3 de maio de 2011

SMEC - DGE - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA : CONSELHO ESCOLAR MIRIM – 2011 Projeto. Ideias!! Espaço democrático.



CONSELHO ESCOLAR MIRIM – 2011

Projeto. Ideias!! Espaço democrático

Construindo valores na escola e na sociedade

Apresentação

Esse projeto visa à formação de membros mirins do Conselho Escolar, estimulando a realização de atividades de seu interesse, proporcionando ações a serem desenvolvidas na escola e na comunidade.

O ponto de partida desse projeto é a própria escola, conscientizando a importância do Conselho Escolar. Cabem as escolas e aos seus profissionais assumirem o papel de protagonistas nesse processo democrático, certos de que, como um num circuito, cada mudança que se configure, por menor que seja, terá efeito adiante. E a transformação virá gradativamente e certa pela mudança das partes que constitui o todo e a todo assimilando novas relações entre suas partes.

Na medida em que conheçam a si mesma e a natureza das relações humana.

Estaremos dando um grande passo para criar as condições necessárias, visando minimizar os fatores que nos separam socialmente ou culturalmente, e potencializando aquilo que une e nos motiva.

As instruções se dão de maneira detalhada, para que não ocorra nenhuma dúvida na hora de escrever os relatos que terão de apresentar a coordenação da SMEC.

Objetivo.

Conscientizar o educando o princípio político dos direitos e deveres de cidadania, do exercício da criticidade, da ética e do respeito à ordem democrática.

Metas.

Escola, Conselho Escolar, Democracia e Cidadania.

Aprender a ser cidadão e a ser cidadã é, entre outras coisas, aprender a agir com respeito, solidadriedade, responsabilidade, justiça, não-violência, aprender a usar o diálogo nas mais deferentes situações e comprometer-se com o que acontece na vida coletiva da comunidade e do País, esses valores e essas atitudes precisam ser aprendidos e desenvolvidos pelo educando para que possam assumir os princípios éticos convivendo com sua prática e experiência de vida desenvolvendo a capacidade de autonomia moral.

Convivência Democrática.

Construção de relações interpessoais, mais democrática dentro da escola. Com o objetivo de introduzir o trabalho escolar a aproximação da escola com a comunidade e comunidade com a escola.

Direitos Humanos.

Construção de valores socialmente desejável, proposta de conhecer e desenvolver experiências educativas que tenham foco no Estatuto da Crianças e do Adolescentes.

Ética.

Levar ao cotidiano das escolas reflexões sobre a ética e a não violência e seus fundamentos e significados e a importância para o desenvolvimento dos seres humanos e suas relações com o mundo.

Inclusão Social.

Abertas as igualdades de oportunidades para todas as pessoas é um dos eixos principais as diversas formas de deficiências sociais, econômicas, psíquicas, físicas, culturais, ideológicas, religiosas e étinico-raciais serão foco de abordagem nesse projeto.


Composição dos membros do Conselho Escolar Mirim. Compõe-se de 12 membros e 12 suplentes. Representando:

  • Direção
  • Coordenação
  • Supervisão
  • Professor
  • Apoio
  • Merendeira
  • Alunos
  • Comunidade
  • Projeto Educar mais
  • Guarda da U.E
  • Inspetor
  • Auxiliar

O Projeto terá um portfólio, a ser montado pelos próprios membros do Conselho Escolar Mirim no decorrer do trabalho, orientado por um educador.

Final do Concurso de desenho para escolha do logotipo do projeto.

  • Participação. Conselheiros e Suplentes Mirins - Dia. 23/05/2011

Escolas que participarão do projeto.


· E. M. Renato Gonçalves Martins

· Direção. Profª. Ieda Maria Batista da Silva

· Jardim de Infância Municipalizado Monteiro Lobato

· Direção: Profª. Cleia Machado Faleiro

· E. M. de Educação Infantil Jardim América

· Direção: Profª. Ilza Célia da Cunha Vidal

· Creche Municipal Edson Cruz Amado

· Direção: Profª. Rogéria Cristine M. Claudino Yatebe

· E. E. M. Santa Rosa

· Tânia Kátia Takaki de Oliveira.



Departamento Geral de Ensino - DGE

Nenhum comentário: