CONSELHO ESCOLAR MIRIM – 2011
Projeto. Ideias!! Espaço democrático
Construindo valores na escola e na sociedade
Apresentação
Esse projeto visa à formação de membros mirins do Conselho Escolar, estimulando a realização de atividades de seu interesse, proporcionando ações a serem desenvolvidas na escola e na comunidade.
O ponto de partida desse projeto é a própria escola, conscientizando a importância do Conselho Escolar. Cabem as escolas e aos seus profissionais assumirem o papel de protagonistas nesse processo democrático, certos de que, como um num circuito, cada mudança que se configure, por menor que seja, terá efeito adiante. E a transformação virá gradativamente e certa pela mudança das partes que constitui o todo e a todo assimilando novas relações entre suas partes.
Na medida em que conheçam a si mesma e a natureza das relações humana.
Estaremos dando um grande passo para criar as condições necessárias, visando minimizar os fatores que nos separam socialmente ou culturalmente, e potencializando aquilo que une e nos motiva.
As instruções se dão de maneira detalhada, para que não ocorra nenhuma dúvida na hora de escrever os relatos que terão de apresentar a coordenação da SMEC.
Objetivo.
Conscientizar o educando o princípio político dos direitos e deveres de cidadania, do exercício da criticidade, da ética e do respeito à ordem democrática.
Metas.
Escola, Conselho Escolar, Democracia e Cidadania.
Aprender a ser cidadão e a ser cidadã é, entre outras coisas, aprender a agir com respeito, solidadriedade, responsabilidade, justiça, não-violência, aprender a usar o diálogo nas mais deferentes situações e comprometer-se com o que acontece na vida coletiva da comunidade e do País, esses valores e essas atitudes precisam ser aprendidos e desenvolvidos pelo educando para que possam assumir os princípios éticos convivendo com sua prática e experiência de vida desenvolvendo a capacidade de autonomia moral.
Convivência Democrática.
Construção de relações interpessoais, mais democrática dentro da escola. Com o objetivo de introduzir o trabalho escolar a aproximação da escola com a comunidade e comunidade com a escola.
Direitos Humanos.
Construção de valores socialmente desejável, proposta de conhecer e desenvolver experiências educativas que tenham foco no Estatuto da Crianças e do Adolescentes.
Ética.
Levar ao cotidiano das escolas reflexões sobre a ética e a não violência e seus fundamentos e significados e a importância para o desenvolvimento dos seres humanos e suas relações com o mundo.
Inclusão Social.
Abertas as igualdades de oportunidades para todas as pessoas é um dos eixos principais as diversas formas de deficiências sociais, econômicas, psíquicas, físicas, culturais, ideológicas, religiosas e étinico-raciais serão foco de abordagem nesse projeto.
Composição dos membros do Conselho Escolar Mirim. Compõe-se de 12 membros e 12 suplentes. Representando:
- Direção
- Coordenação
- Supervisão
- Professor
- Apoio
- Merendeira
- Alunos
- Comunidade
- Projeto Educar mais
- Guarda da U.E
- Inspetor
- Auxiliar
O Projeto terá um portfólio, a ser montado pelos próprios membros do Conselho Escolar Mirim no decorrer do trabalho, orientado por um educador.
Final do Concurso de desenho para escolha do logotipo do projeto.
- Participação. Conselheiros e Suplentes Mirins - Dia. 23/05/2011
Escolas que participarão do projeto.
· E. M. Renato Gonçalves Martins
· Direção. Profª. Ieda Maria Batista da Silva
· Jardim de Infância Municipalizado Monteiro Lobato
· Direção: Profª. Cleia Machado Faleiro
· E. M. de Educação Infantil Jardim América
· Direção: Profª. Ilza Célia da Cunha Vidal
· Creche Municipal Edson Cruz Amado
· Direção: Profª. Rogéria Cristine M. Claudino Yatebe
· E. E. M. Santa Rosa
· Tânia Kátia Takaki de Oliveira.
Departamento Geral de Ensino - DGE
Nenhum comentário:
Postar um comentário