quarta-feira, 1 de junho de 2011

SMEC - DGE - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA : ESCOLA MUNICIPAL SEVERINO SALUSTIANO DE FARIAS




Diretora Adjunta: Sônia Isabel Valentim Costa Moura

Coordenadora de Postagem: Ana Paula Xavier de Jesus

Coordenadora de Postagem: Ana Paula Xavier de Jesus



ESCOLA MUNICIPAL SEVERINO SALUSTIANO DE FARIAS

Endereço: estrada Raiz da Serra, s/nº, esq. com a rua 02, Teixeira, Itaguaí – RJ

Cep.: 23830-000 / Tel.: (21) 2687-6895 / Código do Inep: 33117365

E-mail da U.E.: escolaseverinosalustiano@itaguai.rj.gov.br

Diretora Geral: Valéria Porto Cezario

Diretora Adjunta: Sônia Isabel Valentim Costa Moura

Coordenadora de Postagem: Ana Paula Xavier de Jesus

III FEIRA DE MATEMÁTICA – 2011

-24/05/2011-

Durante anos a Matemática foi considerada uma disciplina de difícil aprendizagem. Para muitos, além de complexa a disciplina era também chata.

Com o objetivo de amenizar este tipo de problema, educadores de diversas escolas utilizam a criatividade para motivar seus alunos nos estudos de Matemática.

Foi também o que fizeram os professores da Escola Municipal Severino Salustiano de Farias, criaram o projeto que princípio denominou-se Olimpíadas de Matemática e hoje, Feira de Matemática, com o objetivo de incentivar os mesmos e propor-lhes novos desafios no estudo da disciplina. Com este projeto tentar-se transmitir um pouco de prazer no estudo da disciplina, propondo atividades e jogos desafiadores levando-os a descobrir diferentes caminhos para confirmar o que lhes é proposto pela disciplina.


JUSTIFICATIVA:


Quando os alunos brincam demonstram alegria e prazer em aprender. Eles têm a oportunidade de focar suas energias em busca de satisfação de seus sonhos. Deste modo é desejável uma satisfação de brincadeira com aprendizado escolar. A Matemática tem diversas relações com o lúdico (jogos e brincadeiras).

A Aprendizagem através de jogos e brincadeiras favorece a conscientização do trabalho em grupo, reforça as relações sociais, auxilia no desenvolvimento de criatividade e facilita também o aspecto afetivo que se encontra implícito no próprio ato de jogar.

O projeto busca desenvolver os alunos nas atividades, jogos e brincadeiras, que são utilizados como recursos para aprendizagem do conteúdo da disciplina.


OBJETIVOS:

0 Promover a aprendizagem dos conteúdos de Matemática através de jogos;

0 Motivar o interesse pela disciplina;

0 Estabelecer diferentes maneiras de jogos;

0 Desenvolver o raciocínio-lógico;

0 Ampliar a capacidade de calcular;

0 Desenvolver o gosto pela Matemática.


PÚBLICO ALVO:

Alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.


DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:

Todas, uma vez que no dia da culminância todos os professores auxuiliam e participam.


AVALIAÇÃO:

O processo de avaliação ocorrerá ao longo de todo o projeto. Levando em consideração o envolvimento e participação dos alunos nas atividades, nas apresentações que ocorreram na culminância do projeto.


PROFESSORES DE MATEMÁTICA:

0 Christiane Félix de Souza;

0 Andrea de Souza Pinto Silva;

0 José Carlos Rodrigues Alves.


REALIZAÇÃO:

0 Direção.

0 Corpo Docente e Discente.

0 Coordenadores Pedagógicos.

0 Servidores da U.E.

0 Comunidade Escolar

Colaboradores:

0 SMEC.

0 Coordenação de Matemática

0 Departamento Geral de Ensino.

0 Coordenação dos Anos Iniciais, Finais.

0 Coordenação da EJA

0 Coordenação da Ed. Infantil.

Toda ação educativa é marcada pela intencionalidade. O registro marca o delineamento dessa ação educativa e permite melhor organização da práxis docente.
No cotidiano o professor precisa estar inserido num amplo processo de
interação, onde o ensino e a aprendizagem de forma prazerosa e desafiadora requer a capacidade de planejar e decidir.

PARABÉNS ESCOLA MUNICIPAL SEVERINO SALUSTIANO DE FARIAS PELO EXCELENTE TRABALHO APRESENTADO!!

DGE

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