sábado, 18 de abril de 2009

SMEC - Itaguaí - RJ Apresenta - Texto da Diretora: Profª: Erigleide da Costa Barros Melo.

“Uma lição valiosa”


"CONSELHO ESCOLAR NAS SOLUÇÕES E ALTERNATIVAS"





"Lixo"

"O mal do século do mundo civilizado"



"Natureza nada se perde tudo se transforma"


Toda matéria orgânica se decompõe com a ação de milhões de microrganismos de grudadores, dando origem aos nutrientes que vão alimentar novas espécies. Na natureza não existe lixo. Mas, com a industrialização, o crescimento demográfico, a concentração da poluição nas grandes cidades e a adoção de novos estilos de vida fizeram aumentar o consumo e conseqüentemente o aumento da produção de lixo.
Hoje sabemos que, se os países em desenvolvimento passarem a consumir
matérias-primas no mesmo rítimo dos países desenvolvidos, chegaremos rapidamente a um colapso ecológico, com o esgotamento dos recursos naturais e níveis altíssimos de contaminação provocada por lixo.
O desafio, de qualquer maneira, se impõe a todos, pobres e ricos. Consumir de forma sustentável implica em poupar os recursos naturais, conter o desperdício, reutilizar e reciclar a maior quantidade possível de resíduos. Só assim, conseguiremos diminuir a geração de lixo e prolongar o tempo de vida dos recursos naturais do planeta.
Além disso, precisamos reformular a nossa concepção a respeito do lixo. Não podemos continuar pensando que o saco de lixo é o fim do problema, quando é apenas o começo. Não podemos mais encarar o lixo como um “resto inútil”, e sim como algo a ser transformado em nova matéria-prima.


Por: Diretora: Profª: Erigleide da Costa Barros Melo.

SMEC - ITAGUAÍ - RJ. APRESENTA:Escola Municipal Amauri Ferreira. CONSELHO ESCOLA EM AÇÃO

EM BUSCA DA EXCELÊNCIA.

Escola Municipal Amauri Ferreira
Rua: Adalgisa Lemos, s/n, Vila Geni - Itaguaí – RJ
CEP: 23825 - 140 - Tel.: 2688 -2593 -Vila Geni




Diretora: Profª: Erigleide da Costa Barros Melo


Reunião do Conselho Escolar


Aos onze dias do mês de março do ano de 2009 às 13h e 30min, foi realizada a 1ª reunião do Conselho Escolar. Estavam presentes os seguintes membros: Roselene da Silva, Mercedes Soares C. dos Santos, Adriana Camilo Delanote, Maria da Graça Pareira Guimarães, Hiene dos Santos, mãe representante e Silvania José Ribeiro. Entre outros.

Pauta da Reunião:

1º - Assunto: Evasão: foi sugerido pela mãe Hiene visitas as famílias dos alunos não frequentes, com muito cuidado na abordagem;

2º - Uniforme: fazer a conscientização do uso do uniforme diariamente. (sempre limpo);

3º - Projeto com mais evidência em 2009 com a premiação em fevereiro de 2009/ referente ao Meio Ambiente, I Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, com a participação da profª Mercedes Soares Cabral dos Santos e aluna Paula Celeste Tenório dos Santos;

O Conselho Escolar programou visitas à casa dos responsáveis.
(Alunos faltosos)
A profª Roselene passou nas salas de aula e deixou ciente sobre a reunião do Conselho Escolar para todos da UE.
A reunião foi encerrada às 14h e 30min.










Relatório do Conselho Escolar

CONSELHO ESCOLA EM AÇÃO. PARCERIA QUE DÁ CERTO!!!!

Aos vinte e seis dias do mês de março do ano de dois mil e nove às 13h e 30min, realizou-se nesta U.E., reunião extraordinária com a participação dos seguintes membros: Roselene da Silva, professora do 1º ano; Wilma Regina Freitas Barros, coordenadora pedagógica; Silvania José Ribeiro, agente administrativo; Adriana Camilo, inspetor de alunos; Tatiana Santos da Silva, Iene dos Santos, ambas mães de alunos e a convidada Mônica Vieira da Silva, mãe do aluno da EU.
A coordenadora pedagógica Wilma, abriu a reunião explicando o motivo da reunião. Trata-se do comportamento do aluno em questão, que é uma criança problemática (o mesmo foi transferido no ano de 2007 não tendo vida escolar e retornou no ano de 2009).
O Conselho Escolar tomou conhecimento de toda a situação que envolve a vida do aluno na U.E., e para que o mesmo tome eventuais medidas caso o aluno citado prejudique o bom desenvolvimento escolar.
Tatiana Santos da Silva e Iene dos Santos, relataram o comportamento do aluno da U.E.:
.Os pais são ausentes.
A mãe Iene passou para a mãe a importância de sempre estar presente na vida do seu filho. A mãe do aluno Lucas informou que seu filho vai para lan house sozinho e que o mesmo foi criado pela avó desde pequeno e somente depois de uma certa idade veio morar com ela.
Todos os membros do Conselho Escolar ofereceram apoio e ajuda, à mãe prometeu sempre que possível participar das reuniões do Conselho Escolar.
A mãe do aluno (...) tem uma amiga, Sr.ª Maria, que está ajudando com relação ao seu filho.
A coordenadora pedagógica Wilma Regina agradeceu a presença da Sr.ª Mônica e de todos. A reunião foi encerrada às 14h e 30min. Com a esperança que tudo mude na vida desse educando.


Ao fundo a senhora Mônica, fazendo parte da reunião.

Os membros do Conselho Escolar discutindo metas; diretrizes e tomadas de decisões.Cabe o CONSELHO ESCOLAR em parceria com a UE, trabalhar a mudança deste quadro desde a simples idéia de ensinar a não violência e o preconceito. Deve, porém utilizar duas vias complementares, primeiro a descoberta progressiva do outro, segundo ao longo de toda vida a participação em projetos comuns que parece um método eficaz para evitar ou diminuir conflitos latentes.


O Conselho Escolar da UE tem participação ativa nas atividades desenvolvidas, apoiando e impulsionando a democratização da educação e da gestão escolar.


A educação é um ato de amor e, portanto, um ato de coragem. Não pode temer o debate, a analise da realidade, não pode fugir a discussão criadora, sob pena de uma farsa.
”Paulo Freire”









sexta-feira, 17 de abril de 2009

SMEC -Itaguaí - RJ - Apresenta: Profª-CRISTIANE JUREMA SOUZA SILVA - CIEP 300 MUNICIPALIZADO PREF. VICENTE CICARINO

FAZENDO A DIFERENÇA

COMPROMETIMENTO E DEDICAÇÃO DA PROFª: CRISTIANE JUREMA SOUZA SILVA COM O CONSELHO ESCOLAR DE SUA UE.








AÇÕES DO CONSELHO ESCOLAR - 2008

Como membro do Conselho Escolar do CIEP 300 Munic..Pref. Vicente Cicarino, a estrada RJ,s/n no Rio de Janeiro. Após várias reuniões e alguns projetos, sentimos que nos faltava o primordial. A essência de estarmos aqui realizando este trabalho que sem a aproximação plena com a comunidade, todo o trabalho realizado estaria incompleto.
Foi a partir daí que criamos parcerias e projetos a fim de atrair a comunidade para dentro da escola.
Em parceria com o SENAI, o Conselho Escolar desenvolveu o projeto “Corte de cabelo”, obtendo um grandioso número de pais e alunos.
Preocupados em conscientizar a comunidade sobre a importância da economia da água, reciclagem, coleta seletiva e proteção ambiental o Conselho Escolar promoveu uma palestra em parceria com o grupo Gerdau, abrangendo os jovens estudantes, os educadores e a comunidade local. Dando prosseguimento as atividades, o Conselho Escolar promoveu uma singela homenagem aos pais, onde diante da música “Pai” de Fábio Júnior e cartazes confeccionados pelos alunos, os pais se emocionaram ao ouvir, e cantar de mãos dadas com seus filhos, fazendo com que todas as pessoas presentes se sentissem comovidas e emocionadas.
Com o frio e a chuva, nos reunimos e promovemos um Bazar Beneficente já que a temperatura aqui geralmente é alta. Divulgamos para todos os funcionários e com a ajuda e contribuição de todos, montamos o Bazar Beneficente que além de atender a comunidade, também beneficiou os funcionários e alunos. E mesmo antes do término do evento, as pessoas presentes já pediam pelo próximo Bazar.
Visando incentivar e dar destaque, o Conselho criou o “Funcionário do mês”, onde o mesmo é avaliado por cada responsável de seu setor e os

critérios usados: assiduidade, compromisso, pontualidade, participação e etc... Ao longo do ano, vencendo as dificuldades e criando parcerias, não podemos deixar de citar o Corpo de Bombeiros por sua ajuda e cooperação pois em todos os momentos que a escola necessitou dos seus serviços, foi de pronto atendimento.
Não podemos deixar de citar a ajuda dos profissionais liberais, como a de um soldador que com sua habilidade e gentileza, mostrou toda a sua cordialidade, soldando as grades que estavam soltas na escola,contribuindo assim com o trabalho da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
Para finalizar, relato a vinda de Papai-Noel à escola. Ele chegou no carro do Corpo de Bombeiros, trazendo presentes, fascinando e encantando as crianças e a todas as pessoas presentes. Músicas de natal foram cantadas pelo coral da escola enquanto os presentes eram distribuídos. Considero este o maior evento realizado pelo Conselho Escolar, pois a comunidade em peso esteve presente e independente da faixa etária o ato em si foi emocionante e inesquecível para todos. Em virtude do sucesso obtido, este fato tornou-se um projeto onde a escola, a comunidade, o comércio e outras pessoas se mobilizaram para que o mesmo se repita e que todas as crianças sejam agraciadas com este gesto de amor e solidariedade.

Por: Profª: CRISTIANE JUREMA SOUZA SILVA

PARABÉNS PROFESSORA CRISTIANE POR SUA BRILHANTE PARTICIPAÇÃO!!!!

SMEC - ITAGUAÍ - APRESENTA: CIEP 300 MUNICIPALIZADO PREF. VICENTE CICARINO

AV. PIRANEMA, S/Nº - SANTANA – ITAGUAÍ – RJ – CEP: 23.800-080
TEL.: (21) 3781-3281

E-MAIL: ciep300@itaguai.rj.gov.br / ciep300@yahoo.com.br

CIEP 300 MUNICIPALIZADO PREF. VICENTE CICARINO.

Promove a gestão participativa na rede de ensino com a presença do Conselho Escolar

Encontro Realizado Dia 14 de Abril de 2009

mobilização da comunidade e do acompanhamento das metas de evolução


EVENTOS DO CONSELHO ESCOLAR PROPÓSTOS PARA O ANO 2009.


Ø 1º Evento (maio) – Homenagem do Dia das Mães


Ø 2º Evento (junho) – Breshoping


Ø 3º Evento (agosto) – Homenagem do Dia das Pais


Ø 4º Evento (outubro) – Homenagem do Dia das Crianças


Ø 5º Evento (dezembro) – Natal Solidário



A IMPORTÂNCIA DO CONSELHO ESCOLAR NAS UNIDADES ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE ITAGUAÍ.

A criação do Conselho Escolar traz para o interior das Escolas a possibilidade de democratizar as estruturas do poder escolar, pois permite a seus agentes a formulação de políticas de interesses locais, estabelecendo um processo de diálogo com a comunidade escolar, fazendo valer os direitos constitucionais de sua comunidade. A democracia, a liberdade, e a autonomia plena, são um processo de conquista conjunta, coletiva da sociedade que se organiza e se insere como sujeito da história. Traz a participação de pais para a formulação e gestão pedagógica.Todavia esse processo necessita, ainda, de maior democratização do poder escolar permitindo a participação e tomada de determinação por toda a comunidade. Dessa forma, diretores, professores, pais de alunos, merendeiras etc., enfim, toda a comunidade escolar tem direito a voz e voto nos conselhos escolares.

POR: Diretoras

Profª: Luciana Leite De Souza Silva

Profª: Alessandra Teixeira Batista

A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida. É um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida.


SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA - Escola Municipal Renato Gonçalves

"A vida é um constante ato de aprendizagem”

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Escola Municipal Renato Gonçalves
Estrada Reta dos 800 nº 2584 - Chaperó – Itaguaí / RJ
CP-23835 – 000


NOVA DIREÇÃO.




  • Dirigente Escolar: Ieda Maria Batista da Silva
  • Coordenadora Pedagógica: Vanir Paciencia Ignacio

Missão

A unidade escolar existe para viabilizar um serviço educacional com o propósito de preparar o educando para as demandas da sociedade, como também, promover de modo satisfatório a articulação com o professor/aluno/fornecedor e comunidade.

Visão

A escola Municipal Renato Gonçalves Martins quer se reconhecida no período de três anos como uma instituição que promove uma gestão participativa.

Crenças e Valores
Na unidade escolar Renato Gonçalves Martins acredita-se que:
- O consenso deverá permanecer nas decisões e atitudes;
- O trabalho deverá ser em prol das necessidades da unidade escolar e comunidade;
- O comportamento pacífico fornece um ambiente de segurança e respeito;
- É importante a participação da comunidade nos projetos da organização;
- É dever de cada funcionário trabalhar com motivação e prazer em prol à unidade escolar.
- A busca da solidariedade e pela união deve ser uma constante em nosso ambiente de trabalho.A busca pela ética deve ser constante em nossa relação interpessoal.

Objetivo Geral da UE :

Preparar o educando para o pleno exercício de sua cidadania. Para tal torna-se necessária uma parceria entre o corpo docente e toda a Comunidade escolar, visto que as transformações sociais deverão vir desta parceria e retornar a Comunidade como marco positivo para o seu amplo desenvolvimento, gerando assim um ambiente propício para o exercício daquela cidadania.

Objetivo Específico :

· Ressaltar as características sociais e culturais da Comunidade levando o educando a conhecer as estruturas que alicerçam seu cotidiano;
· Incentiva-lo a agir positivamente nas transformações sociais de seu meio;
· Desenvolver sua capacidade de interagir socialmente, aceitando-se como ser atuante no meio;
· Conscientizar-lhe da pluralidade cultural e da diversidade inerente aos convívios sociais;
· Resgatar ensinamentos de valores e formas distintas de solidariedade (imbuídas no contexto alfabetizar/conscientizar), visando o desenvolvimento de sua auto-estima, marco fundamental para o pleno exercício da cidadania.


ATA DE REUNIÃO PARA FORMAÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR

2009

Na Escola Municipal Renato Gonçalves Martins, na Reta dos 800, nº2584 Chaperó, Itaguaí, RJ. Onde reuniram-se pais, responsáveis, comunidade e pessoas interessadas nos problemas da educação para formação do conselho. Esta, realizada no dia onze de março de dois mil e nove. Com início às nove horas, com a fala da diretora Ieda Maria, agradecendo o comparecimento de todos.
Logo a seguir foi dado andamento aos trabalhos para a escolha dos membros dos Conselhos Deliberativos, Consultivos, Fiscais e mobilizadora para formação do conselho.
Ficando assim, composto de seus membros e suplentes. Ieda Maria Batista da Silva (Dirigente Escolar); Vanir Paciencia Ignácio (Coordenadora Pedagógica); Fernanda Pereira Medeiros (Professor); Danielle Batista da Silva (Professor); Maria Helena Cajui (Auxiliar de serviços escolares); Marcelo Manoel de Oliveira (Auxiliar de serviços gerais) (suplente); Ruth de Souza Lopes (mãe de aluno); Alessandra Menezes Fernandes (mãe de aluno) (suplente); Antônio Carlos Souza Ferreira (comunidade); Maria Cazuko Yamashita (comunidade) (suplente). Ficando assim formado o Conselho Escolar, com seus titulares e suplentes onde os mesmos foram empossados neste ato. Logo a seguir, a diretora passou aos presentes as datas das próximas reuniões;
11/03, 06/04 , 06/05, 10/06, 08/07, 06/08, 09/09, 09/10, 07/11, 09/12/2009 datas estas que poderão ser alteradas caso haja necessidade.
Não havendo mais nada a ser tratar demos por encerrada nossa reunião, às onze horas, com agradecimentos feito pela diretora a todos os presentes.


Comissão do Conselho Escolar
Equipe Escolar


Organização Pedagógica

Em nossa Ação Pedagógica lançamos mão de marcos norteadores retirados dos Parâmetros Curriculares Nacionais (Temas Transversais ) e do Programa difundido pela Secretaria Municipal de Educação do Município de Itaguaí ( “Programa de Alfabetização - Alfa e Beto 1° e 2° ano e Programa ABCD – 3° ao 5° ano” ), a fim de desenvolver em nossos alunos alfabetização de qualidade com leitura fluente e escrita ortográfica, além da percepção de sua capacidade de interagir positivamente no ambiente em que vive, com inclusão do Conselho Escolar.
São eles: Meio Ambiente, Saúde, Pluralidade Cultural, Ética e Cidadania. Além do desenvolvimento dos Programas acima mencionados.
Atividades Escolares
Através de Culminâncias dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula, tendo como pano de fundo as Datas Comemorativas, buscaremos traçar um paralelo entre os acontecimentos registrados no currículo nacional e os períodos de alta ou queda de produtividade inerentes à agricultura e pecuária, formando assim a interação entre fenômenos de diferentes naturezas e permitindo uma reflexão voltada especificamente para o interior da escola e da sala de aula. [1]
[1] PCN – Volume 10 – páginas 41 e 42







Trabalhos de aprimoramento, capacitação, avaliações do desempenho escolar do educando e dos profissionais desenvolvidos em Centro de Estudos, Reuniões Pedagógicas, Conselho de Classe. Reunimos para traçarmos metas para o início do ano letivo de 2009, em reunião decidimos quais caminhos pedagógicos utilizaremos para melhor desempenho escolar dos educandos e dos profissionais. Enfocamos o nosso PPP (Projeto Político Pedagógico), Avaliação Diagnóstica, Plana de Ação, Cronograma da U.E., Datas Comemorativas, Leituras de um texto para reflexão, a música Boa Sorte que foi cantada por todos e a leitura do nosso contrato escolar.
Utilizamos mensagens de reflexão “A lição do Bambu” (Eliete ver na Internete) e o livro”Minuto da Sabedoria” na qual utilizamos da sensibilização e amor da profissão para o exercício da mesma.


CONSELHO ESCOLAR PARTICIPANDO DA MONTAGEM DO
"PROJETO POLÍTICA PEDAGÓGICO"

Estando a Escola Municipal Renato Gonçalves Martins situada em uma região de difícil acesso dentro do Município de Itaguaí e sendo a cultura desta Comunidade tipicamente rural, buscaremos através do Projeto Político Pedagógico, desenvolver em nossos alunos a capacidade de conhecer sua cultura e fazer a diferença tornando-se um ser atuante em seu meio, aprendendo assim a conviver e interagir dentro da diversidade cultural inerente a relações sociais,cujo pleno exercício da cidadania o tornará preparado para vida no novo milênio.
O campo e a cidade ( rural / urbano ) propiciam às suas populações vivências e respostas culturais muito diferenciadas que implicam ritmos de vida, ensinamentos de valores e formas de solidariedade distintas.
[1] Respeitar esses valores e compartilhar conhecimentos, levando o aluno à reflexão sobre seu papel dentro da sociedade, assim como lhe facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social em condições de liberdade e de dignidade são Direitos assegurados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente .[2]
“O grande desafio proposto para a Educação é estabelecer conexões entre o que se aprende na escola e a vida... “
[3] Atentos a esse desafio, e consciente de que, ao despertarmos em nossos alunos a percepção de sua capacidade de posicionar-se criticamente ante a realidade em que vive assumi-la e transforma-la democrática e participativamente, estaremos buscando dentro dele a construção de sua aprendizagem através de um processo ativo de (auto) conhecimento[4]. Através de planejamentos, debates e trocas de experiências visamos objetivos comuns no desenvolvimento de nosso trabalho e transportamos para esse documento a necessidade urgente de estabelecer uma conexão entre a vida de nossos alunos e o que transmitimos a eles como fonte de conhecimento na formação de sua Identidade.

[1] PCN – Volume 10 – página 29
[2] ECA – Art. 3º
[3] PCN – Volume 10 – página 23
[4] Linha Pedagógica de Piaget



Dirigente Escolar : Ieda Maria Batista da Silva

Coordenadora Pedagógica: Vanir Paciencia Ignacio



"Quando alguém se interessa pelo que faz, é capaz de empreender esforços até o limite de sua resistência física".

Jean Piaget


quinta-feira, 12 de março de 2009

Eleição de Conselheiros Escolares em Osasco/SP

Gestão compartilhada – É de Osasco, em São Paulo, que vem um exemplo de como fortalecer o trabalho dos conselhos escolares. Do dia 10 ao dia 29 deste mês, a mobilização municipal envolve as 134 escolas de 1ª a 4ª série do ensino fundamental e as creches no preparo da eleição coletiva dos integrantes do conselho de cada escola. A eleição será nos dias 30 e 31 de março. De acordo com Paulo Sérgio Marcelino, chefe da divisão da secretaria municipal de educação de Osasco, em 2005 apenas 49 escolas tinham conselhos, mas a mobilização motivou pais, professores, diretores e alunos e hoje toda a rede – 134 escolas e 16 creches – tem conselho. A gestão compartilhada, explica Paulo Sérgio, valoriza o pensar coletivo, respeita a hierarquia, enriquece a escola e produz melhoria na qualidade da educação. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da rede municipal foi de 4,5 pontos em 2005 e subiu para 4,7 pontos em 2007.

Fonte: www.mec.gov.br

Nova publicação do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares

Mais de 83,7 mil escolas públicas da educação básica, com mais de 100 alunos, começam a receber este mês o caderno Conselho Escolar e Direitos Humanos. A publicação, produzida pelo Ministério da Educação em parceria com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, integra um conjunto de 11 cadernos criados para orientar as atividades dos conselhos escolares.

De acordo com Roberto Júnior, coordenador do programa nacional de fortalecimento dos conselhos escolares da Secretaria de Educação Básica (SEB), os conselhos são fóruns privilegiados para a discussão da temática dos direitos humanos. Por este motivo, diz, a publicação é enviada às escolas, que são o centro de atuação dos conselhos.

Com tiragem de 150 mil exemplares, o caderno também vai para todas as prefeituras, para a Undime e o Consed, para a Secretaria Especial de Direitos Humanos, conforme descrito na tabela.

Com apresentação de um texto do educador Paulo Freire, o caderno Conselho Escolar e Direitos Humanos divide as informações em três capítulos: Direitos Humanos e Educação; Educação em Direitos Humanos; e Conselho Escolar e Direitos Humanos. Roberto Júnior explica que a publicação encaminha o debate a partir da definição do que são, quais são e o que significam os direitos humanos. Em 103 páginas, o documento traz conteúdos, sugere como agir em casos de violação de direitos, informa sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos e os pactos e convenções assinados pelas nações nos últimos 61 anos.

No caso de violação de direitos, o caderno relaciona oito órgãos, com endereços, telefones e páginas eletrônicas, a quem o cidadão ou o conselho escolar devem procurar, entre eles, o Ministério Público, as secretarias de direitos humanos, o Poder Judiciário, a Ordem dos Advogados do Brasil.

Coleção – Criada em 2004, a coleção distribuiu naquele ano os cinco primeiros cadernos que tratam da democratização da escola e construção da cidadania; a aprendizagem na escola; o respeito e a valorização do saber e da cultura do estudante e da comunidade; o aproveitamento do tempo pedagógico; gestão democrática da educação e escolha do diretor. Em 2006, foram publicados os cadernos de seis a dez: o conselho escolar como espaço de formação humana; financiamento da educação; valorização dos trabalhadores em educação; educação do campo; relação entre escola e o desenvolvimento com igualdade social. Em 2008, foi produzido o caderno sobre direitos humanos e, em 2009, está previsto o volume nº 12 que vai tratar da organização dos conselhos escolares em fóruns.

Fonte: www.mec.gov.br