segunda-feira, 10 de março de 2008

Eleição dos Conselhos Escolares de Vila Velha/ES terá urnas eletrônicas fornecidas pelo TRE

Nesta sexta-feira (14 de abril de 2008), a comunidade escolar de Vila Velha tem encontro marcado com a democracia. Nessa data, de 7 às 21 horas, ocorrerá a eleição para escolha dos conselheiros escolares e o pleito terá urnas eletrônicas fornecidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O TRE, inclusive, realizará um treinamento para os mesários nesta terça (11) e quarta-feira (12), das 9 às 12 horas, no Centro de Capacitação e Complementação do Ensino Fundamental (Titanic), que fica na praça Duque de Caxias, centro de Vila Velha.
Os eleitores – pais, alunos, professores e servidores – vão contar com 167 urnas eletrônicas e 170 não eletrônicas (lona) que serão distribuídas pelas 80 escolas da rede. “Nesse treinamento, vamos conhecer o funcionamento das urnas eletrônicas que serão usadas no pleito e montar o processo de apuração manual e eletrônica dos votos”, diz a coordenadora geral dos Conselhos de Escolas de Vila Velha, Leonor Barbosa Martins.

Eleição desde 2002

Desde 2002 que a comunidade da rede de ensino de Vila Velha escolhe o colegiado através do voto, sendo que, em 2004, a votação contou com urnas eletrônicas. Cada escola, segundo Leonor, elege oito titulares e suplentes para o Conselho Escolar, sendo que cada segmento conta com dois representantes. “Além disso, o conselho ainda é composto pelo diretor da unidade e uma liderança comunitária”, esclarece.
Com mandato de dois anos, os conselheiros podem ser reconduzidos ao cargo por mais um mandato. A eleição ocorre a cada dois anos. “O Conselho é um órgão importante na vida escola. Ele é o responsável pelas decisões tomadas em benefício da escola, como implementação de projetos, reformulação de políticas e o que mais precisar ser resolvido ou mudado”, conclui Leonor.

Fonte: http://www.vilavelha.es.gov.br/

Nenhum comentário: