O QUE É UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE?
Professora: Otonilma S. C. Pimenta
Este tema exige uma discussão ampla. Proponho-me a uma reflexão partindo das seguintes questões: O que a sociedade moderna define como educação de qualidade? E o que é educação de qualidade na formação do homem cidadão?As novas formas de relações, adotadas pela sociedade humana nesta atual organização mundial têm provocado situações conflitantes. Enquanto o moderno e avançado sistema econômico globalizado tem gerado uma competição desenfreada pela conquista do mercado de trabalho, no setor social parece ter ocorrido uma regressão de valores. As últimas notícias verificadas nas diversas formas de imprensa: escrita, falada ou televisiva, demonstram um comportamento animalesco do homem, com atitudes primitivas e irracionais. Seria a luta pela sobrevivência? Quem não se lembra, da selvageria de ações corruptas ocorridas em Brasília no ano passado? Será a luta pela sobrevivência no poder? O amontoado de ações vergonhosas que diariamente tem acontecido diante dos nossos olhos é um caso de calamidade pública. Mas, quem vai decretar essa situação de calamidade pública? A realidade é preocupante. Que homens estamos formando? Se nas periferias das cidades, nas favelas, nas classes menos favorecidas encontramos homens que agem com instinto animal, e nas altas camadas sociais encontramos ações de selvageria, que tipo de educação ou formação está sendo oferecida? A corrupção dos eleitos pelo povo, homens que tem recebido do povo uma procuração para defender o interesse público e a realidade social das nossas cidades, nos permitem pensar que a mesma matéria das escolas dos menos favorecidos, tem sido ministrada nas escolas freqüentadas pelos mais favorecidos. Há corruptos em toda parte. Não seria hora de analisarmos que, enquanto o sistema de educação se preocupa em preparar um homem competitivo para o mercado de trabalho, tem negligenciado trabalhar o ser humano na sua essência, o ser justo, social, amigo e fraterno? Este homem competitivo na sua formação, nesta ou naquela instituição tem tido como modelo um ser individualista, praticante e proclamador de uma conduta de exclusão e injustiças sociais. É o caos da sociedade humana. Alerta, aos homens do poder. Seus filhos e seus netos farão parte desta sociedade que vocês hoje ajudam a construir. Ontem foi João, amanhã quem será? Filhos e netos de quem?Os educadores estão no meio do fogo cruzado. De um lado o clamor dos injustiçados e oprimidos, do outro lado à sensação da impotência de lutarmos contra tudo e contra todas as facetas desta sociedade de "faz de conta". Segundo Delors, (2002), a importância do papel do docente como agente de mudança é decisivo para o século XXI. A ele cabe formar o caráter e o espírito das novas gerações, priorizando os valores morais. O trabalho do professor não consiste só em transmitir informações ou conhecimentos, mas apresentá-los de maneira a resolver situações problemas, fazendo ligações entre a solução e outras situações que poderão surgir. Com certeza é necessário encontrar um caminho dosado e ousado, para assim termos a consciência do dever cumprido. Não nos propomos a salvar vidas mas a formar cidadãos que construam vidas. Homens aptos a construir uma sociedade justa e digna, onde os valores morais sejam baseados no amor ao semelhante. É bom lembrar o mandamento do mestre Jesus Cristo, escrito em João 13:34. "Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis". Que sociedade teríamos se este mandamento fosse observado?As escolas diante do desafio de construir uma sociedade verdadeiramente democrática e sustentável para todas as pessoas, necessitam ser redimensionadas, para realizar o compromisso de formar cidadãos capazes de transformar o mundo em beneficio da humanização de todos. Com certeza, uma escola politizadora para construir uma efetiva cidadania, necessita de práticas inovadoras, coletivas e organizadas, planejadas de forma multidimensional, flexíveis, inclusivistas e solidárias. Este é um processo de planejamento participativo das ações, dos equipamentos, da comunidade, e da dinâmica educacional que forma atitudes e constrói o caráter. E você que mundo está construindo? Pense nisso.
Publicado em 08/03/2007. RN.
No Jornal "O CORREIO DA TARDE ".
Após a leitura deste texto, reflita.
Seria o Conselho Escolar uma prática inovadora?
Um comentário:
Muito legal seu blog!
:)
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