quarta-feira, 23 de abril de 2008

SMEC - ITAGUAÍ: Conselho Escolar em Parceria com SENAC!!!

O Ciep 300 Municipalizado Vicente Cicarino, localizado na Avenida Piranema S/ nº - Bairro Ponte Preta, Município de Itaguaí no Estado do Rio de Janeiro, fundado em 26 de Abril de 1993, estava sob a administração por Secretária Extraordinária de Educação do Estado do Rio de Janeiro,no qual existia um projeto padronizado das normas e procedimentos extensivos a todos os Cieps, subordinados a supra citada Secretaria. Devido à mudança de administração através da municipalização pela Prefeitura Municipal de Itaguaí, seu projeto inicial ficou descaracterizado, assumindo a unidade escolar e por conseguinte adequações e transformações na organização didático-pedagógico e curriculares, para atender as diretrizes educacionais da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. (SMEC).
Tem como seu patrono, a ilustre figura humana, o Sr. Vicente Cicarino, cuja vida foi dedicada a política deste Município, prestando inestimáveis serviços à educação.
A Unidade Escolar desenvolve suas atividades numa abordagem metodológica que envolve as áreas de atividades nas séries iniciais, áreas de estudos e disciplinas transversalizadas com os temas de relevância social, respeitando a fase e o desenvolvimento dos alunos e as opiniões da comunidade escolar.
Oferecemos os serviços de Educação Especial, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Fundamental Regular Noturno.

Com todo o potencial que a unidade apresenta, a criação do Conselho Escolar, tem como fundamento uma gestão democrática da Escola Pública, veio nos incentivar a termos uma prática democrática e participativa envolvendo a todos no mesmo objetivo.
O Conselho Escolar desta Unidade foi criado no dia 19 de Abril de 2007, com a participação da Comunidade Escolar em uma eleição na própria Unidade de Ensino. Compostos por 14 membros, sendo 7 membros efetivos e 7 membros suplentes.
As reuniões do Conselho Escolar são mensais. Durante as reuniões os membros do Conselho propuseram um Dia de Ação Social como ponta pé inicial do Conselho Escolar.Com isso um dos membros do Conselho Escolar contactou o SENAC de Campo Grande, Rio de Janeiro e no dia 23 de Agosto de 2007, foi realizado esta ação social, que atendeu a 110 pessoas da comunidade, com a participação de 23 profissionais, oferecendo o serviço de corte de cabelo. Com esta iniciativa o Conselho Escolar atendeu a um dos anseios da comunidade.
Cremos que quando ouvimos opiniões, compartilhamos decisões e dividimos responsabilidades, estamos constituindo a voz dos atores sociais a quem a escola pertence.

Membros do Conselho Escolar:
Luciana Leite de Souza Silva, Mônica Gouvêa da Silva, Cristiane Jurema Souza da Silva, Maria das Graças Almeida, Maria José Pereira Gomes, Ana Antônia da Silva, Adriana Pinto, Alecsandra Teixeira Batista, Zeni Alfredo Godêncio, Maria de Lourdes da Silva soares, Luiz Cláudio marques Rosa, Almira Vitoriana Rodrigues, Kelly Sá dos Santos e Marlene do Carmo de Oliveira.


PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DO “SENAC” E COMUNIDDADE


Em 23 de agosto de 2007 no CIEP 300 – Municipalizado Vicente Cicarino. No horário de 9:00hs às 15:00hs realizou-se a Ação Social com o Senac de Campo Grande, o qual foi promovido pelo Conselho Escolar desta Unidade de Ensino. Neste evento foram atendidos 110 pessoas, dentre eles, pais, alunos e funcionários.
A Equipe do Senac eram composta de 23 profissionais os quais manifestaram alegria em atender a esta comunidade. Agradeceram ao convite e parabenizaram ao Conselho Escolar por tal iniciativa.

Só temos a agradecer ao Conselho Escolar e aos membros da comunidade do CIEP - 300
pelo brilhante trabalho comunitário

Professoras/Gestoras: Luciana Leite de Souza Silva
Alecsandra Teixeira Batista

Nenhum comentário: