A linha de ação de nosso trabalho está voltada para prática filosófica que visa sempre a realidade em que vivemos, embasados na linha de pensamento de Piaget, Paulo Freire e nos Parâmetros Curriculares Nacionais, “que são conjunto de documentos de temas transversais que discute a necessidade da escola considerar valores gerais e unificadores que definam seu posicionamento em relação à dignidade da pessoa, à igualdade de direitos, à participação e a co-responsabilidade de trabalhar pela efetivação do direito de todos, a cidadania” (PCN – MEC) sem preconceito e sem discriminação.
Procuramos desenvolver nossa proposta de trabalho com o apoio total da comunidade, considerada essencial como elemento de apoio, integrador, multiplicador de conhecimento e transmissor de questões que interferem na vida dos alunos os quais se vêem confrontado no seu dia-a-dia, nos possibilitando a adaptação das nossas ações educativas de acordo com a realidade à qual a Unidade Escolar está inserida.
Esta estratégia de procurar envolver a comunidade em nossos projetos está trazendo resultados maravilhosos. A escola passou realmente a fazer parte do bairro em todos os sentidos desde o papel voltado para educação formal como também o da “Escola Cidadã”, aquela que abrange tudo e todos com sabedoria, de modo que cada um ocupe o seu papel, com seriedade e responsabilidade.
Temos como principal aspecto que torna a escola eficaz , a Gestão Participativa: Todas as decisões tomadas têm participação de todos os envolvidos no processo educativo: professores, pais e alunos existentes nesta
U. E. o qual facilitou muito a formação do “Conselho Escolar” que está sendo um marco de grande valia no contexto desta escola. O conselho Escolar formado por representantes da comunidade escolar interna e externa visa garantir a cidadania, combater a retenção escolar, favorecer a educação cultural a todos os alunos desta comunidade na qual a escola está inserida, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais de classe , de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais, perceber-se integrante, transformadores de ambiente, identificando seus elementos e contribuindo ativamente para sua melhoria, reconhecer não apenas os direitos, mas também os deveres de um cidadão a fim de ser solidário e cooperativo. Assim, vemos a grande importância do Conselho Escolar com reuniões periódicas as 4ªs – feiras, 13 horas, onde traçamos metas que vêem estreitando cada vez mais a confiança da comunidade em relação à equipe Técnico- Pedagógica tornando prazeroso e dinâmico todos os momentos vividos pela Escola/Comunidade levando-nos a desenvolver estratégias magníficas como por exemplo a maquete do Conselho Escolar delineando todos os personagens, literalmente confeccionados por biscuit, retratando a prática vivida por esta Unidade Escolar, com isto todas as ações visam reforçar a integração e participação entre Escola e Comunidade.
Professora/Gestora: Selma Cândida de Lima
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário