terça-feira, 6 de maio de 2008

SMEC - ITAGUAÍ - CRECHE MUNICIPAL 26 DE DEZEMBRO


EDUCADORAS COMPROMETIDAS COM A EDUCAÇÃO DO NOSSO MUNICÍPIO

PERFIL DA CRECHE
A Creche Municipal 26 de Dezembro localiza-se na Rua A – Qd 06, Lote 26 de Dezembro, em Itaguaí-RJ.
É uma Instituição Pública Educacional do Município de Itaguaí. Foi inaugurada no dia 17 de fevereiro de 2006 e construída com recursos do Governo Municipal, legalmente reconhecida pelo ofício n° 1698.
Atende diretamente a comunidade local e entorno que se constitui de famílias de baixa renda, baixa escolaridade e trabalhadores do lixão existente no bairro.
Recebendo um total de 148 crianças, estando subdivididos em seis grupos que correspondem a dois berçários - compostos por crianças de 04 meses a 1 ano, 11meses e 29 dias; duas turmas de Nível II – compostas por crianças de 2 anos e duas turmas de Nível III – compostas por crianças de 3 anos.
A entidade mantenedora é a prefeitura Municipal de Itaguaí, sendo administrada e assistida pela SMEC, que oferece um atendimento de qualidade, desenvolvendo a capacidade de aprendizagem, conhecimentos e a formação de valores.
O atendimento às crianças da creche se constitui o projeto desta unidade, porque ele é o resultado de todas as ações propostas no Projeto Político Pedagógico da instituição.
A força de trabalho é constituída de 43 funcionários, sendo distribuídos da seguinte forma: 1 diretor, 2 agentes administrativos, 1 responsável de merenda, 19 auxiliares de creche, 6 auxiliares de serviços gerais, 8 professores e 6 merendeiras, que são estimulados a buscar a qualidade profissional por meio de capacitações, visando a melhoria do atendimento.
Contamos também com 4 vigias (guarda municipal) que fazem a segurança desta unidade.
É feita a coleta seletiva, sendo um diferencial na atuação da creche. Temos o apoio da SMEC em relação aos requisitos necessários para a segurança e saúde dos clientes e da força de trabalho.
Contamos com a equipe da nutrição (SMEC) que é composta por uma supervisora de merenda, uma nutricionista.
A creche identifica os anseios dos clientes (pais / responsáveis e alunos) através de reuniões entre equipe e família onde são discutidas as necessidades, pontos positivos e negativos para que as atividades sejam cumpridas em tempo previsto.
O principal ramo de atuação da instituição é educação infantil com especialidade em creche.
As maiores necessidades dos nossos clientes são: Cuidados relacionados com a higienização, alimentação, desenvolvimento sócio-educativo, desenvolvimento de práticas de lazer e integração na educação infantil.
A cadeia de suprimentos da Creche 26 de Dezembro é composta por fornecedores como a SMEC, PMI E MEC que oferecem os seguintes insumos: material didático e de limpeza, merenda, uniformes. Estes insumos não podem sofrer interferência da direção da creche, visto que são gerenciados pelos fornecedores.
São realizados parcerias com outras creches do município para possíveis transferências das crianças.
Há também parcerias com as escolas do município, que atuam na educação infantil, com reservas de vagas para alunos concluintes no situação de creche. Sendo estes, os que completam quatro anos no dia 30 de abril, data base da instituição


Justificativa do projeto desenvolvido pela creche 26 de Dezembro para atuação do Conselho Escolar

Projeto "Quem ama cuida: a família a criança e o meio ambiente."

A Creche Municipal 26 de Dezembro atende às crianças e suas familias, sendo estas possuidoras de baixa renda e baixo nível de escolaridade.
Percebemos através de observações cotidianas no que diz respeito à relação entre as crianças, suas famílias e o meio ambiente o quão precarizadas são estas relações, causando danos à formação e desenvolvimento para ambos.
O presente projeto"Quem ama cuida: a família, a criança e o meio ambiente" revela-se pertinente no intuito de aproximação das famílias com o espaço institucional que seus filhos estão inseridos, assim como criar um ambiente saudável e boas relações, visando um bom desenvolvimento infantil e ambiental do espaço de inserção destas.

MISSÃO
A creche municipal 26 de dezembro existe para aplicar inovações, técnicas e melhorias constantes no atendimento às crianças e pais, através de processos administrativos e métodos pedagógicos que visam melhorar a qualidade de nossos serviços.

VISÃO
Ser uma instituição que efetivamente colabora na promoção da vida e na construção da cidadania.

CRENÇAS E VALORES

A Creche Municipal 26 de Dezembro acredita:
Comprometimento da equipe, com
Respeito mútuo.
Existindo união
Com organização,
Harmonia no trabalho
E discernimento para lidar com os conflitos e diversidades.

POR: PROFESSORA/GESTORA - MARIA REGINA B. DE OLIVEIRA

2 comentários:

Unknown disse...

estudo na ufrrj e faço pedagogia,mas já fiz o curso normal!Gostaria muito de trabalhar com vocês pois estou sentindo falta de trabalhar com as crianças.Sou de Volta Redonda e residindo por causa da faculdade em Seropédica.Gostaria de uma oportunidade!
Beijosss
Nathalia 24 81249238

Unknown disse...

escrevi meu numero errado!
Meu numero é 24 81259238
beeijos