quinta-feira, 7 de maio de 2009

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA: E. E. Municipalizada Taciano Basílio.

Ata do Conselho Escolar - 2009


Em oito de abril de dois mil e nove dando continuidade as nossas atividades e agora sinto que melhor a cada dia, porque nossa Unidade Escolar foi uma das privilegiadas com o “Programa Tempo Integral”, oferecendo aos nossos alunos atividades pedagógicas e esportivas, além da alimentação reforçada elaborada por nutricionistas proporcionando um melhor desenvolvimento físico e mental. Realizamos nossa primeira reunião desse ano letivo em 8 de abril de 2009 com a finalidade de substituir alguns membros desse conselho, como representante dos docentes e representante administrativo por motivo de mudança. Onde a professora Giovanna será substituída pela professora Marilene Távora da Costa e administrativo Walmir de Oliveira por Clarete de Oliveira Teixeira. Aproveitamos para montar o cronograma de nossas reuniões desse ano letivo, sendo que poderá sofrer alterações. Em 16/04, 07/05, 10/06, 10/07, 07/08, 11/09, 09/10, 06/11 e 11/12 no horário das 14 horas. Onde pretendemos continuar com o Projeto “Fazendo com amor” e terminar de montar nosso pequeno livro de receitas ou melhor dizendo uma cartilha partilhando nossas habilidades culinárias. Esse ano também estamos sendo agraciados com a reforma e ampliação de nossa Unidade Escolar, um sonho de anos e nesse ano abençoado governado por pessoas que realmente fazem a diferença como a nossa Secretária de Educação Andréia Cristina Busatto e equipe e o nosso prefeito Charlinho que por sua vez está bem assessorado. Vamos ver nosso sonho virar realidade. Quando digo nosso é porque alunos,funcionários, comunidade e eu como dirigente nesta Unidade há nove anos. Essa reunião durou um pouco mais do que de costume, mas valeu a pena, falamos também sobre o projeto Ecologia que será de grande importância para todos. Logo após encerramos com a leitura e assinatura dos presentes membros do Conselho Escolar.






"ESCOLA PARA VIDA"





Artesanato: Momento especial de criação!!!










Artesanato: Páscoa!!! É VIDA!!!!!





Horta!!! Coisa séria em nossa comunidade.



Mão na massa!!!! Membro do Conselho Escolar.



Nossos alunos.


Capoeira: A capoeira é uma alternativa interessante para este fim ao se
considerar que esta modalidade é oriunda da cultura popular e que carrega consigo um
exuberante acervo de informações, uma riqueza simbólica e seus movimentos.




Capoeira: A capoeira foi criada pelos escravos africanos no período colonial brasileiro.



Coral: A importância da vivência musical da criança dentro e fora da escola.


Antigamente as crianças brincavam na rua. Cantávamos desde muito pequenos estimulados por mães, pais e avós. As parlendas faziam parte da vida de qualquer bebê, que desde cedo sentia o ritmo das palavras e dos movimentos como em “serra, serra, serrador, quantos papos já serrou?...” Ou “rei, capitão, soldado, ladrão...”. Depois, as amarelinhas, que trabalhavam além do ritmo, a coordenação motora, o equilíbrio. As canções e rodas que faziam parte do repertório das brincadeiras incitavam ao canto, trabalhando a afinação, o ritmo e a dança. Pular corda, ritmo novamente, esse ritmo tão indispensável para uma vida adulta mais coordenada em todos os sentidos. Fora da escola, como se sabe, todas essas brincadeiras já não são exercitadas. Na escola, a preocupação maior fica por conta do português, da matemática, dos cadernos cheios de exercícios desde os das crianças da mais tenra idade...Se todos soubessem que através da música essa aprendizagem seria melhor e mais agradável...



O horário integral em nossa U.E. visa aprimorar o intelectual e a cultural de nossos alunos. sendo benéficas também ao corpo e à saúde trabalhando seus aspectos motor, afetivo e cognitivo. Este trabalho garantirá aos beneficiados uma construção de aprendizado muito mais ampla onde o tempo será bem aproveitado para estudar e brincar.






Música


Utilizando-se desse tempo adicional concedido pela SMEC pela prática da Educação Integral, procuramos em nossa UE, formar o cidadão, aberto em uma identificação das práticas sociais corretas do ponto de vista moral e ético da sociedade, através da convivência harmoniosa e enriquecedora com os seus pares, guiado por uma proposta pedagógica bem elaborada e eficaz.
Saber aonde se quer chegar. O professor tem que realmente saber o que está fazendo e o que quer. Tem que ter amor, senso prático e estético, amor, cultura geral, amor, conhecimento profundo do que está ensinando, amor, conhecer as crianças, conhecer o ser humano, amar, amar, amar...


Por: Diretora / Profª: Fábia Teixeira da Conceição

Nenhum comentário: