JARDIM DE INFÂNCIA MUNICIPALIZADO MONTEIRO LOBATO.
Rua são Domingos, n° 922 - São José - Itaguaí
CEP: 23811-000
Rua são Domingos, n° 922 - São José - Itaguaí
CEP: 23811-000
DIREÇÃO: PROFª - CLÉIA MACHADO FALEIRO
ALUNO:
TUTOR: Ezequiel Antônio Rezende Pereira Neves
É de fundamental importância à participação da comunidade, para proporcionar o bom rendimento dos alunos, para a preservação do espaço físico da escola e do ambiente em geral;
Como estratégia de mobilização social para a melhoria da gestão democrática e também para o sucesso dos projetos desenvolvidos nas Unidades Escolares.
Sendo a comunidade um fator fundamental que devemos conquistar, conscientizar e cativar, porque da sua interação dependerá o sucesso da educação, que é formar cidadãos críticos e plenamente conscientes de seus direitos e deveres.
Temos o compromisso de trabalharmos de mãos dadas com a comunidade e para tanto não deveremos medir esforços em promover e estimular qualquer tipo de participação. Podemos concluir, que quando se instala a gestão democrática, as respostas adequadas para lidar com pessoas diferentes e idéias divergentes surgem no cotidiano.
Só se aprende a participar, participando mas não por adivinhação, nem porque o grupo, só por ter se organizado., já tinha sabedoria implícita. As respostas surgem por que o que fica “no meio da roda”, ou no foco da atenção do grupo, é um problema de todos, que precisa ser resolvido. Na busca de soluções combinam-se as contribuições e fortalece-se a interação do grupo. Aprende-se também a explorar possibilidades, a respeitar e expandir limites, a buscar alianças e parcerias; daquilo que for decidido, cada um responde por seu pedaço nesse percurso, a comunidade escolar avança na conquista da cidadania, pois percebe e vivencia direitos e deveres, ampliando essas possibilidades para situações fora da escola.
Em conjunto, consegue-se resolver mais adequadamente problemas como a democratização do acesso. A reprovação evasão. As soluções surgem mais rapidamente quando a comunidade entra na escola; questões de vagas e critérios e a repetência e evasão tratadas em conjunto pela escola e pelas famílias, podem diminuir.
A comunidade percebe a relação entre gestão participativa e ensino de qualidade . Ao longo do processo, vão se envolvendo com o processo pedagógico. As famílias começam a perceber melhor o que seria um bom atendimento escolar, a escola aprende a ouvir sugestões e aceitar influências.
Quando a escola instala a gestão participativa os pais são muito presentes.
A aprendizagem mútua fortalece a conquista da autonomia da escola.
Como estratégia de mobilização social para a melhoria da gestão democrática e também para o sucesso dos projetos desenvolvidos nas Unidades Escolares.
Sendo a comunidade um fator fundamental que devemos conquistar, conscientizar e cativar, porque da sua interação dependerá o sucesso da educação, que é formar cidadãos críticos e plenamente conscientes de seus direitos e deveres.
Temos o compromisso de trabalharmos de mãos dadas com a comunidade e para tanto não deveremos medir esforços em promover e estimular qualquer tipo de participação. Podemos concluir, que quando se instala a gestão democrática, as respostas adequadas para lidar com pessoas diferentes e idéias divergentes surgem no cotidiano.
Só se aprende a participar, participando mas não por adivinhação, nem porque o grupo, só por ter se organizado., já tinha sabedoria implícita. As respostas surgem por que o que fica “no meio da roda”, ou no foco da atenção do grupo, é um problema de todos, que precisa ser resolvido. Na busca de soluções combinam-se as contribuições e fortalece-se a interação do grupo. Aprende-se também a explorar possibilidades, a respeitar e expandir limites, a buscar alianças e parcerias; daquilo que for decidido, cada um responde por seu pedaço nesse percurso, a comunidade escolar avança na conquista da cidadania, pois percebe e vivencia direitos e deveres, ampliando essas possibilidades para situações fora da escola.
Em conjunto, consegue-se resolver mais adequadamente problemas como a democratização do acesso. A reprovação evasão. As soluções surgem mais rapidamente quando a comunidade entra na escola; questões de vagas e critérios e a repetência e evasão tratadas em conjunto pela escola e pelas famílias, podem diminuir.
A comunidade percebe a relação entre gestão participativa e ensino de qualidade . Ao longo do processo, vão se envolvendo com o processo pedagógico. As famílias começam a perceber melhor o que seria um bom atendimento escolar, a escola aprende a ouvir sugestões e aceitar influências.
Quando a escola instala a gestão participativa os pais são muito presentes.
A aprendizagem mútua fortalece a conquista da autonomia da escola.
Feedback de Tutor
"Gestão democrática e participação da comunidade"
por
Nei!!!
Começamos com tudo!!!
O que você nos apresenta é de grande valia para a compreensão de nossa temática.Participação e democracia são indissociáveis e as duas juntas são fundamentais na construção de cidadãos que poderão mudar os rumos do país!!!
Valeu!!!
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