segunda-feira, 31 de agosto de 2009

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA: E. E. M. Gal. Hildebrando B. Melo. Conferência Nacional de Educação – CONAE 2010 - Conselho Escolar Presente!!

Diretora Geral: Profª. Tereza de Fátima Machado

Estiveram presentes toda equipe escolar, representantes da Unidade Executora, Conselho Escolar e responsáveis de alunos.


Café da Manhã.


Estudos e Debates.












Propostas e sugestões dos presentes na reunião sobre cada eixo:



EIXO I


Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de Qualidade: Organização e Regulação da Educação Nacional
Estiveram presentes para debater sobre o Eixo I: as professoras Andréa, Elisabete e Marilene e as funcionárias: Marilene Alves e Auxiliadora e a representante do Conselho Escolar e Unidade Executora e representante dos pais de alunos Cristina Amado.

· Interação e integração entre os Estados e os Municípios;

· Criar um órgão fiscalizador para acompanhar a garantia de qualidade na educação nos Municípios;

· Democratizar a construção da proposta curricular da escola, com a participação dos pais;

· Implantar projetos educacionais para pessoas que não tiveram oportunidades escolares (analfabetismo);

· Estabelecer a nível nacional um modelo de promoção do aluno(etapas, ciclos ou série), dando garantia a progressão de aprendizagem adequada;

EIXO II

Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação.

Estiveram presentes para debater sobre o Eixo II: a professora Eliane, as funcionárias Marilda e Cátia, a orientadora educacional Cristina e a Representante do Conselho Escolar e representante dos pais de alunos Beatriz .

· Qualidade de Educação Isonomia salarial para dedicação integral, reestruturação e modernização da formação de professores e ensino médio superior (Plano de Carreira incentivo através de bolsas para Pós e Mestrado).

· Construção de quadras Poliesportivas em todas Unidades Escolares.

· Educação integral no Ensino Fundamental e médio com preparação para o trabalho, autonomia de escola dos estudantes curriculares, podendo fazer até duas ou três escolhas entre as opções de atividades extra classes oferecidas (língua estrangeira, musica, dança, artes plásticas e etc).

· Gestão democrática: O Diretor por não ser cargo vitalício e não sofrer com a política partidária deve passar por uma eleição em toda rede nacional com a participação de toda a comunidade escolar (alunos, professores, comunidade, funcionários e etc).

· Disponibilizar espaço físico adequado e recursos materiais para atender a demanda é fundamental para a melhoria do desempenho escolar, compatibilizando-o com o número de alunos.

· Avaliação externa e auto avaliação da escola, instituir a auto avaliação da Infraestrutura das redes de ensino e da relação professor/aluno.

· Avaliação permanente e monitoramento do Estado, respeitando os diferentes fatores extra escolares (moradia, saneamento, alimentação, família,etc) que interferem nos resultados.

EIXO III

Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar.

Estiveram presentes para debater sobre o Eixo III: a coordenadora pedagógica Valéria, as professoras Regina e Marcela, a secretária escolar Claudia e o funcionário Vanderlei.

· Garantir a permanência do aluno na escola com ensino de qualidade e com envolvimento de pais, comunidade, alunos, profissionais de educação, colaboradores locais e Poder público.

· Garantir a obrigatoriedade para a educação infantil e o ensino médio.

· Democratização do acesso de alunos de escolas públicas em universidades públicas.

· Efetivar as ações do Conselho Escolar na comunidade e na escola.

· Implementar a utilização das tecnologias, tornando a escola um ambiente de inclusão digital.

EIXO IV

Formação e Valorização dos Trabalhadores em Educação.

Estiveram presentes para debater sobre o Eixo IV: a coordenadora pedagógica Ednalva, a professora Marcia, a funcionária Nildete, a digitadora Carina e a representante da Unidade Executora Jacira.

· Profissionalização de todos aqueles que atuam na educação que não tem formação especifica (professor leigo).

· Além do aperfeiçoamento, realização de processos de formação inicial e continuada dos docentes e demais funcionários que atuam na escola.

· Garantir a qualidade da formação de professores em todas as instituições de ensino superior.

· Acompanhamento, fiscalização e avaliação permanente dos cursos de formação de professores, curso superior, licenciatura e bacharelado.

· Instituir programas de incentivo para professores e estudantes dos cursos de licenciatura e ampliar vagas nas instituições de ensino superior públicas para cursos de licenciatura, pós-graduação e formação permanente na forma presencial, com garantia de financiamento público.

· Articulada à formação inicial e continuada, faz-se necessária à criação de um plano de carreira específico para todos os profissionais de educação.

EIXO V
Financiamento da Educação e Controle Social.

Estiveram presentes para debater sobre o Eixo V: as professoras Cristiane Machado e Carla, as funcionárias Leila e Benedita e o digitador Alexandre.

· Ampliar incentivos fiscais para que empresas se vinculem com as escolas dando condições para que os alunos aprendam uma profissão;

· Criar um órgão fiscalizador para que através do CAQ todas as escolas sem distinção, tenham acesso a laboratório de Ciências e Informática e recursos necessários para melhorar a aprendizagem;

· Ampliar os programas sociais como bolsa família, porém com duração definida. Nesse período a família deverá ser qualificada para o mercado de trabalho para não ser constantemente dependente de programas sociais;

· Realizar com universidades públicas convênios afim de qualificar os profissionais da educação a nível superior, criando mecanismo de auxilio financeiro para a permanência na mesma (alimentação , material didático e transporte);

· Criar efetivamente sala de recursos para a atender os alunos com necessidades especiais, oferecendo acessibilidade para a permanência na escola.

EIXO VI

Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade.

Estiveram presentes para debater sobre o Eixo VI: a diretora Tereza, as professoras Cristiane Novellino e Josiane, a inspetora de alunos Lucineide e a funcionária Cecilia.

· Elaboração de objetivos específicos e estratégias de avaliação diferenciadas para alunos que apresentam laudo médico ou necessidades especiais, alem da constante promoção do respeito às diferenças e da boa convivência entre todos;

· Mais investimento na capacitação dos profissionais da educação para os conteúdos relacionados à inclusão digital, relações étnico raciais, inclusão de alunos portadores de necessidades especiais e orientação sexual.

· Praticar solidariedade social (campanhas de doações de alimento e agasalho, encaminhar os alunos para tratamento médico quando preciso,etc.);

· Viabilizar a formação de valores com ações que incluam sondagens sobre os valores construídos pelos jovens nas diferentes áreas (sexualidade, hábitos saudáveis, drogas lícitas e ilícitas, tolerância e convivência ambiental);

· Criar ambiente e estratégias favoráveis para que todas as crianças e adolescentes sejam respeitados em suas especificidades, características étnico raciais, posição religiosa e histórias de vida;

· Garantir o direito à educação para adolescentes que estão em medidas sócio educativas e para as pessoas privadas de liberdade.

· Oferecer e garantir ensino técnico de qualidade para formação de todos os jovens sem discriminação.

· Promover a educação de qualidade para pessoas com deficiências físicas e mentais, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/super dotação.

E. E. M. Gal. Hildebrando B. Melo
Estrada Joaquim Fernandes, n.º21
Ilha da Madeira - Cep: 23826-640

escolahilderbrando@itaguai.rj.gov.br

Diretora Geral. Profª. Tereza de Fátima Machado

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