Estiveram presentes toda equipe escolar, representantes da Unidade Executora, Conselho Escolar e responsáveis de alunos.
Café da Manhã.
Estudos e Debates.
Propostas e sugestões dos presentes na reunião sobre cada eixo:
EIXO I
Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de Qualidade: Organização e Regulação da Educação Nacional
Estiveram presentes para debater sobre o Eixo I: as professoras Andréa, Elisabete e Marilene e as funcionárias: Marilene Alves e Auxiliadora e a representante do Conselho Escolar e Unidade Executora e representante dos pais de alunos Cristina Amado.
· Interação e integração entre os Estados e os Municípios;
· Criar um órgão fiscalizador para acompanhar a garantia de qualidade na educação nos Municípios;
· Democratizar a construção da proposta curricular da escola, com a participação dos pais;
· Implantar projetos educacionais para pessoas que não tiveram oportunidades escolares (analfabetismo);
· Estabelecer a nível nacional um modelo de promoção do aluno(etapas, ciclos ou série), dando garantia a progressão de aprendizagem adequada;
EIXO II
Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação.
Estiveram presentes para debater sobre o Eixo II: a professora Eliane, as funcionárias Marilda e Cátia, a orientadora educacional Cristina e a Representante do Conselho Escolar e representante dos pais de alunos Beatriz .
· Qualidade de Educação Isonomia salarial para dedicação integral, reestruturação e modernização da formação de professores e ensino médio superior (Plano de Carreira incentivo através de bolsas para Pós e Mestrado).
· Construção de quadras Poliesportivas em todas Unidades Escolares.
· Educação integral no Ensino Fundamental e médio com preparação para o trabalho, autonomia de escola dos estudantes curriculares, podendo fazer até duas ou três escolhas entre as opções de atividades extra classes oferecidas (língua estrangeira, musica, dança, artes plásticas e etc).
· Gestão democrática: O Diretor por não ser cargo vitalício e não sofrer com a política partidária deve passar por uma eleição em toda rede nacional com a participação de toda a comunidade escolar (alunos, professores, comunidade, funcionários e etc).
· Disponibilizar espaço físico adequado e recursos materiais para atender a demanda é fundamental para a melhoria do desempenho escolar, compatibilizando-o com o número de alunos.
· Avaliação externa e auto avaliação da escola, instituir a auto avaliação da Infraestrutura das redes de ensino e da relação professor/aluno.
· Avaliação permanente e monitoramento do Estado, respeitando os diferentes fatores extra escolares (moradia, saneamento, alimentação, família,etc) que interferem nos resultados.
EIXO III
Formação e Valorização dos Trabalhadores em Educação.
Estiveram presentes para debater sobre o Eixo IV: a coordenadora pedagógica Ednalva, a professora Marcia, a funcionária Nildete, a digitadora Carina e a representante da Unidade Executora Jacira.
· Profissionalização de todos aqueles que atuam na educação que não tem formação especifica (professor leigo).
· Além do aperfeiçoamento, realização de processos de formação inicial e continuada dos docentes e demais funcionários que atuam na escola.
· Garantir a qualidade da formação de professores em todas as instituições de ensino superior.
· Acompanhamento, fiscalização e avaliação permanente dos cursos de formação de professores, curso superior, licenciatura e bacharelado.
· Instituir programas de incentivo para professores e estudantes dos cursos de licenciatura e ampliar vagas nas instituições de ensino superior públicas para cursos de licenciatura, pós-graduação e formação permanente na forma presencial, com garantia de financiamento público.
· Articulada à formação inicial e continuada, faz-se necessária à criação de um plano de carreira específico para todos os profissionais de educação.
EIXO V
EIXO I
Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de Qualidade: Organização e Regulação da Educação Nacional
Estiveram presentes para debater sobre o Eixo I: as professoras Andréa, Elisabete e Marilene e as funcionárias: Marilene Alves e Auxiliadora e a representante do Conselho Escolar e Unidade Executora e representante dos pais de alunos Cristina Amado.
· Interação e integração entre os Estados e os Municípios;
· Criar um órgão fiscalizador para acompanhar a garantia de qualidade na educação nos Municípios;
· Democratizar a construção da proposta curricular da escola, com a participação dos pais;
· Implantar projetos educacionais para pessoas que não tiveram oportunidades escolares (analfabetismo);
· Estabelecer a nível nacional um modelo de promoção do aluno(etapas, ciclos ou série), dando garantia a progressão de aprendizagem adequada;
EIXO II
Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação.
Estiveram presentes para debater sobre o Eixo II: a professora Eliane, as funcionárias Marilda e Cátia, a orientadora educacional Cristina e a Representante do Conselho Escolar e representante dos pais de alunos Beatriz .
· Qualidade de Educação Isonomia salarial para dedicação integral, reestruturação e modernização da formação de professores e ensino médio superior (Plano de Carreira incentivo através de bolsas para Pós e Mestrado).
· Construção de quadras Poliesportivas em todas Unidades Escolares.
· Educação integral no Ensino Fundamental e médio com preparação para o trabalho, autonomia de escola dos estudantes curriculares, podendo fazer até duas ou três escolhas entre as opções de atividades extra classes oferecidas (língua estrangeira, musica, dança, artes plásticas e etc).
· Gestão democrática: O Diretor por não ser cargo vitalício e não sofrer com a política partidária deve passar por uma eleição em toda rede nacional com a participação de toda a comunidade escolar (alunos, professores, comunidade, funcionários e etc).
· Disponibilizar espaço físico adequado e recursos materiais para atender a demanda é fundamental para a melhoria do desempenho escolar, compatibilizando-o com o número de alunos.
· Avaliação externa e auto avaliação da escola, instituir a auto avaliação da Infraestrutura das redes de ensino e da relação professor/aluno.
· Avaliação permanente e monitoramento do Estado, respeitando os diferentes fatores extra escolares (moradia, saneamento, alimentação, família,etc) que interferem nos resultados.
EIXO III
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar.
Estiveram presentes para debater sobre o Eixo III: a coordenadora pedagógica Valéria, as professoras Regina e Marcela, a secretária escolar Claudia e o funcionário Vanderlei.
· Garantir a permanência do aluno na escola com ensino de qualidade e com envolvimento de pais, comunidade, alunos, profissionais de educação, colaboradores locais e Poder público.
· Garantir a obrigatoriedade para a educação infantil e o ensino médio.
· Democratização do acesso de alunos de escolas públicas em universidades públicas.
· Efetivar as ações do Conselho Escolar na comunidade e na escola.
· Implementar a utilização das tecnologias, tornando a escola um ambiente de inclusão digital.
EIXO IV
Estiveram presentes para debater sobre o Eixo III: a coordenadora pedagógica Valéria, as professoras Regina e Marcela, a secretária escolar Claudia e o funcionário Vanderlei.
· Garantir a permanência do aluno na escola com ensino de qualidade e com envolvimento de pais, comunidade, alunos, profissionais de educação, colaboradores locais e Poder público.
· Garantir a obrigatoriedade para a educação infantil e o ensino médio.
· Democratização do acesso de alunos de escolas públicas em universidades públicas.
· Efetivar as ações do Conselho Escolar na comunidade e na escola.
· Implementar a utilização das tecnologias, tornando a escola um ambiente de inclusão digital.
EIXO IV
Formação e Valorização dos Trabalhadores em Educação.
Estiveram presentes para debater sobre o Eixo IV: a coordenadora pedagógica Ednalva, a professora Marcia, a funcionária Nildete, a digitadora Carina e a representante da Unidade Executora Jacira.
· Profissionalização de todos aqueles que atuam na educação que não tem formação especifica (professor leigo).
· Além do aperfeiçoamento, realização de processos de formação inicial e continuada dos docentes e demais funcionários que atuam na escola.
· Garantir a qualidade da formação de professores em todas as instituições de ensino superior.
· Acompanhamento, fiscalização e avaliação permanente dos cursos de formação de professores, curso superior, licenciatura e bacharelado.
· Instituir programas de incentivo para professores e estudantes dos cursos de licenciatura e ampliar vagas nas instituições de ensino superior públicas para cursos de licenciatura, pós-graduação e formação permanente na forma presencial, com garantia de financiamento público.
· Articulada à formação inicial e continuada, faz-se necessária à criação de um plano de carreira específico para todos os profissionais de educação.
EIXO V
Financiamento da Educação e Controle Social.
Estiveram presentes para debater sobre o Eixo V: as professoras Cristiane Machado e Carla, as funcionárias Leila e Benedita e o digitador Alexandre.
· Ampliar incentivos fiscais para que empresas se vinculem com as escolas dando condições para que os alunos aprendam uma profissão;
· Criar um órgão fiscalizador para que através do CAQ todas as escolas sem distinção, tenham acesso a laboratório de Ciências e Informática e recursos necessários para melhorar a aprendizagem;
· Ampliar os programas sociais como bolsa família, porém com duração definida. Nesse período a família deverá ser qualificada para o mercado de trabalho para não ser constantemente dependente de programas sociais;
· Realizar com universidades públicas convênios afim de qualificar os profissionais da educação a nível superior, criando mecanismo de auxilio financeiro para a permanência na mesma (alimentação , material didático e transporte);
· Criar efetivamente sala de recursos para a atender os alunos com necessidades especiais, oferecendo acessibilidade para a permanência na escola.
EIXO VI
Estiveram presentes para debater sobre o Eixo V: as professoras Cristiane Machado e Carla, as funcionárias Leila e Benedita e o digitador Alexandre.
· Ampliar incentivos fiscais para que empresas se vinculem com as escolas dando condições para que os alunos aprendam uma profissão;
· Criar um órgão fiscalizador para que através do CAQ todas as escolas sem distinção, tenham acesso a laboratório de Ciências e Informática e recursos necessários para melhorar a aprendizagem;
· Ampliar os programas sociais como bolsa família, porém com duração definida. Nesse período a família deverá ser qualificada para o mercado de trabalho para não ser constantemente dependente de programas sociais;
· Realizar com universidades públicas convênios afim de qualificar os profissionais da educação a nível superior, criando mecanismo de auxilio financeiro para a permanência na mesma (alimentação , material didático e transporte);
· Criar efetivamente sala de recursos para a atender os alunos com necessidades especiais, oferecendo acessibilidade para a permanência na escola.
EIXO VI
Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade.
Estiveram presentes para debater sobre o Eixo VI: a diretora Tereza, as professoras Cristiane Novellino e Josiane, a inspetora de alunos Lucineide e a funcionária Cecilia.
· Elaboração de objetivos específicos e estratégias de avaliação diferenciadas para alunos que apresentam laudo médico ou necessidades especiais, alem da constante promoção do respeito às diferenças e da boa convivência entre todos;
· Mais investimento na capacitação dos profissionais da educação para os conteúdos relacionados à inclusão digital, relações étnico raciais, inclusão de alunos portadores de necessidades especiais e orientação sexual.
· Praticar solidariedade social (campanhas de doações de alimento e agasalho, encaminhar os alunos para tratamento médico quando preciso,etc.);
· Viabilizar a formação de valores com ações que incluam sondagens sobre os valores construídos pelos jovens nas diferentes áreas (sexualidade, hábitos saudáveis, drogas lícitas e ilícitas, tolerância e convivência ambiental);
· Criar ambiente e estratégias favoráveis para que todas as crianças e adolescentes sejam respeitados em suas especificidades, características étnico raciais, posição religiosa e histórias de vida;
· Garantir o direito à educação para adolescentes que estão em medidas sócio educativas e para as pessoas privadas de liberdade.
· Oferecer e garantir ensino técnico de qualidade para formação de todos os jovens sem discriminação.
· Promover a educação de qualidade para pessoas com deficiências físicas e mentais, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/super dotação.
Estiveram presentes para debater sobre o Eixo VI: a diretora Tereza, as professoras Cristiane Novellino e Josiane, a inspetora de alunos Lucineide e a funcionária Cecilia.
· Elaboração de objetivos específicos e estratégias de avaliação diferenciadas para alunos que apresentam laudo médico ou necessidades especiais, alem da constante promoção do respeito às diferenças e da boa convivência entre todos;
· Mais investimento na capacitação dos profissionais da educação para os conteúdos relacionados à inclusão digital, relações étnico raciais, inclusão de alunos portadores de necessidades especiais e orientação sexual.
· Praticar solidariedade social (campanhas de doações de alimento e agasalho, encaminhar os alunos para tratamento médico quando preciso,etc.);
· Viabilizar a formação de valores com ações que incluam sondagens sobre os valores construídos pelos jovens nas diferentes áreas (sexualidade, hábitos saudáveis, drogas lícitas e ilícitas, tolerância e convivência ambiental);
· Criar ambiente e estratégias favoráveis para que todas as crianças e adolescentes sejam respeitados em suas especificidades, características étnico raciais, posição religiosa e histórias de vida;
· Garantir o direito à educação para adolescentes que estão em medidas sócio educativas e para as pessoas privadas de liberdade.
· Oferecer e garantir ensino técnico de qualidade para formação de todos os jovens sem discriminação.
· Promover a educação de qualidade para pessoas com deficiências físicas e mentais, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/super dotação.
E. E. M. Gal. Hildebrando B. Melo
Estrada Joaquim Fernandes, n.º21
Estrada Joaquim Fernandes, n.º21
Ilha da Madeira - Cep: 23826-640
Nenhum comentário:
Postar um comentário