Fotos:Comunidade do Teixeira.
E. M. Severino Salustiano de Farias
Apresentação.
O Projeto político pedagógico do Município de Itaguaí tem como base o trabalho em conjunto com os Conselhos Escolares, a direção, professores, famílias, orientadores, coordenadores e funcionário em busca de sua finalização.
Deste modo, este documento será para direcionar o projeto pedagógico de modo aos estudantes sua integração no mundo atual, com necessidade de buscar uma melhor qualidade de vida e a cidadania. Educar resgatando a idéia prática de formar um cidadão inserido dentro das dimensões da atualidade, com os olhos no futuro e capaz de ser um multiplicador da prevenção, consciente das situações de risco presentes na vida das crianças, jovens e adultos, da valorização pessoal e da construção da identidade e de seu projeto de vida. Mundialmente o alto consumo de drogas psicoativas vem exigindo formulações de uma política preventiva e esclarecedora da realidade concernente as drogas e o estabelecimento de princípios sólidos para uma reflexão sobre as reais condições propiciatórias desses fenômenos sociais. Neste sentido a Secretaria Municipal de Educação delegou funções a Equipe Técnica para criar, executar e acompanhar o Projeto: Curso da Capacitação ao Uso/Abuso de Drogas que é o princípio norteador para a real aplicação da disciplina a que se objetiva este material.
Atos Oficiais da Implantação.
A um certo período o cenário educacional era eminentemente tradicional, os conceitos e fatos tinham grande peso no processo ensino-aprendizagem, enquanto o professor era franqueado o direito de ser autoritário, não permitindo aos alunos o questionamento ou a divergência de pensamento e até mesmo os castigos corporais eram autorizados e vistos como necessários ao trabalho educacional. Os educadores americanos foram os responsáveis pelas as inovações na educação das primeiras décadas do Brasil republicano, incluindo o anúncio de que, em suas escolas, o uso da palmatória, varadas e puxões de orelhas estavam abolidos e que o ensino obedeceria a métodos intuitivos e objetivos. Atualmente a pedagogia brasileira aponta caminhos em que a formação das novas gerações precisa contar com propostas que agilizem a capacidade do cidadão em aprender. Sabemos que, aprender não significa apenas desenvolver aspectos cognitivos, mas abrange uma gama de necessidades que estão agrupadas nos quatros pilares da educação: Aprender a conhecer, a fazer, a viver com os outros e a ser.
Assim os Poderes Executivos e Legislativos uniram-se e criaram a Lei Municipal nº2. 491, de 31 de Maio de 2005, que institui no Município de Itaguaí a Disciplina Escolar Prevenção ao uso/Abuso de Drogas (Tóxicos, Substâncias causadoras de dependência química ou física).Assim sendo, a equipe técnica, iniciará o trabalho de educação preventiva sendo instrutores do curso de capacitação para professores da rede municipal de ensino em todos os níveis e classes, os quais estarão aptos para lecionarem na disciplina de Prevenção ao Uso/Abuso de Drogas e, capacitarão os demais interessados para atuarem junto ás comunidades de bairros, conforme prevê a legislação pertinente.
Estrutura Pedagógica e Princípios norteadores para a aplicação da Disciplina.
A visão ampliada do que seja ensinar e aprender modifica a visão tradicional do que seja a escola, favorecendo transformações positivas nas relações entre alunos e entre estes e seus educadores. Sendo a autonomia moral e intelectual é o objetivo principal do trabalho educacional favorecendo o posicionamento crítico, dando-se oportunidade á troca de experiências, exposições de pontos de vista divergentes e divisão de tarefas coletivamente, apoiando-se na solução mútua de problemas, incentivando-se a iniciação á pesquisa, experimentação e o trabalho por meio de projetos. Novas idéias e criatividade serão bem-vindas e terão lugar de destaque na metodologia desenvolvida pela rede municipal de ensino, sendo dialético, flexível e participativo.
Trabalhar respeitando o limite de faixa etária, para a adequação da disciplina: PREVENÇÕA AO USO/ABUSO DE DROGAS.
A disciplina entrará na Matriz Curricular, na parte diversificada, a exemplo das disciplinas de Educação Cristã (Ensino Religioso), Língua Estrangeira. Devendo conforme previsto na Lei 2.491/05, contar com a carga horária de 8(oito) horas, aulas semestrais, em cada série do ensino fundamental.
A capacitação, orientação e supervisão dos professores, ficará a cargo da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
Qualificar o corpo docente e equipe através de cursos de aperfeiçoamento e intercâmbios culturais e instituições afins, objetivando parcerias que viabilizem nossa práxis educativa.
Promover o diálogo sempre aberto entre famílias e a instituição educativa, educando e educadores, visando à busca de parcerias para o encontro de soluções necessárias ao aprimoramento do ensino e alcance dos objetivos educacionais.
Proporcionar momentos criativos por meio de experiências, de maneira que a música, a arte, o teatro e outras formas de expressão interajam com os diferentes conteúdos, abrindo oportunidade para o desenvolvimento do ser humano total.
Desenvolver integralmente o educando em seus aspectos afetivos, intelectuais, físicos, morais e éticos sociais, para que possa desenvolver a verdadeira cidadania, sem discriminação baseada em diferenças culturais, classe social, crenças, sexo, cor, etnia ou outras características individuais e sociais.
Os conteúdos abarcarão os procedimentos, valores, normas, conceitos, classificação, efeitos, consequências e outros que sejam necessários para a melhor aprendizagem. Tais como: o conhecimento de conceito, a construção ativa das capacidades, idéias, imagens e representações sentido á realidade, a valorização da vida, ética, da saúde física e mental. Seguindo sempre os Temas: Sensibilização; Drogas; Classificação; Efeitos e Consequências; A Adolescência e as Drogas; O papel da família no processo de Prevenção; DST/AIDS e Drogas; Aspectos Legais e Justiça Terapêutica. Sempre de forma lúdica e dinâmica.
A Assessoria de Divisão de Saúde Escolar e a Coordenação de Saúde Escolar, através da Secretaria Municipal de Educação, ficam responsáveis pela elaboração, planejamento, organização e desenvolvimento de eventos que possam propiciar aos educadores, um estudo contínuo, através de grupos estudos, seminários e outros que venham a ser facultados pela Secretaria Municipal de Educação e suas parcerias.
A visão ampliada do que seja ensinar e aprender modifica a visão tradicional do que seja a escola, favorecendo transformações positivas nas relações entre alunos e entre estes e seus educadores. Sendo a autonomia moral e intelectual é o objetivo principal do trabalho educacional favorecendo o posicionamento crítico, dando-se oportunidade á troca de experiências, exposições de pontos de vista divergentes e divisão de tarefas coletivamente, apoiando-se na solução mútua de problemas, incentivando-se a iniciação á pesquisa, experimentação e o trabalho por meio de projetos. Novas idéias e criatividade serão bem-vindas e terão lugar de destaque na metodologia desenvolvida pela rede municipal de ensino, sendo dialético, flexível e participativo.
Trabalhar respeitando o limite de faixa etária, para a adequação da disciplina: PREVENÇÕA AO USO/ABUSO DE DROGAS.
A disciplina entrará na Matriz Curricular, na parte diversificada, a exemplo das disciplinas de Educação Cristã (Ensino Religioso), Língua Estrangeira. Devendo conforme previsto na Lei 2.491/05, contar com a carga horária de 8(oito) horas, aulas semestrais, em cada série do ensino fundamental.
A capacitação, orientação e supervisão dos professores, ficará a cargo da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
Qualificar o corpo docente e equipe através de cursos de aperfeiçoamento e intercâmbios culturais e instituições afins, objetivando parcerias que viabilizem nossa práxis educativa.
Promover o diálogo sempre aberto entre famílias e a instituição educativa, educando e educadores, visando à busca de parcerias para o encontro de soluções necessárias ao aprimoramento do ensino e alcance dos objetivos educacionais.
Proporcionar momentos criativos por meio de experiências, de maneira que a música, a arte, o teatro e outras formas de expressão interajam com os diferentes conteúdos, abrindo oportunidade para o desenvolvimento do ser humano total.
Desenvolver integralmente o educando em seus aspectos afetivos, intelectuais, físicos, morais e éticos sociais, para que possa desenvolver a verdadeira cidadania, sem discriminação baseada em diferenças culturais, classe social, crenças, sexo, cor, etnia ou outras características individuais e sociais.
Os conteúdos abarcarão os procedimentos, valores, normas, conceitos, classificação, efeitos, consequências e outros que sejam necessários para a melhor aprendizagem. Tais como: o conhecimento de conceito, a construção ativa das capacidades, idéias, imagens e representações sentido á realidade, a valorização da vida, ética, da saúde física e mental. Seguindo sempre os Temas: Sensibilização; Drogas; Classificação; Efeitos e Consequências; A Adolescência e as Drogas; O papel da família no processo de Prevenção; DST/AIDS e Drogas; Aspectos Legais e Justiça Terapêutica. Sempre de forma lúdica e dinâmica.
A Assessoria de Divisão de Saúde Escolar e a Coordenação de Saúde Escolar, através da Secretaria Municipal de Educação, ficam responsáveis pela elaboração, planejamento, organização e desenvolvimento de eventos que possam propiciar aos educadores, um estudo contínuo, através de grupos estudos, seminários e outros que venham a ser facultados pela Secretaria Municipal de Educação e suas parcerias.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA.
DEPARTAMENTO GERAL DE ENSINO.
ASSESSORIA DA DIVISÃO DE SAÚDE ESCOLAR.
COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO PREVENTIVA.
Atualmente temos em ITAGUAÌ , mais de MIL MULTIPLICADORES capacitados pela Equipe responsável pela IMPLANTAÇÃO da DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO PREVENTIVA , iniciada no ano de 2005:
Por:Profissionais da Educação:
Edinel Medeiros e Nancy Lino .
Nenhum comentário:
Postar um comentário