· Diretora Geral e Diretora Adjunta:
(Marleide Amorim de Oliveira Minono e Ana Maria Viana Soares)
· Representantes do corpo docente:
(Letízia Maria Venâncio Góes – Efetiva)
(Ana Cristina da Silva – suplente)
· Representantes de funcionários (técnico administrativo/apoio):
(Eliane Batista da Silva – efetiva)
(Queila dos Santos Mendes - suplente)
· Representantes dos pais de alunos:
(Márcia Fernanda Cardoso de Morais-efetiva)
(Adriana Maria de Morais - suplente)
· Representantes da Comunidade local:
(Maria Ermelinda dos Santos Couto – efetiva)
(Jonatas Alves da Silva – suplente)
· Representantes do corpo discente:
(Nelson Lima da Silva - efetivo)
(Alberto Minono Neto – suplente)
O Conselho Escolar tem participado de todas as tomadas de decisões que visam planejar as ações que serão desenvolvidas por nós. Ações essas relacionadas abaixo:
Ø Reunião para planejamento da homenagem as mães;
Ø Eleição da comissão de formatura;
Ø Organização da formatura;
Ø Planejamento das atividades em comemoração ao dia dos namorados, com o Projeto O amor estar no ar;
Ø Sugestões de fazer uma oficina de chocolate para atendermos aos alunos em comemoração à Páscoa;
Ø Tomada de decisões quanto ao desfile cívico;
Ø Tomada de decisões quanto a possibilidade de usarmos a oficina de culinária da Escola Aberta para ensinar aos alunos formandos e alguns responsáveis a fazer salgadinhos;
Ø Reunião para avaliação do desfile e tomada de decisões para a organização da Festa da Primavera que tem por objetivo arrecadar fundos para Festa do Dia das Crianças;
Ø Tomada de decisões quanto ao planejamento da participação na Festa Junina Municipal;
Ø Tomada de decisões quanto à participação na Festa Junina na Gleba A
Ø Tomada de decisões quanto a ações para a melhoria de disciplina dos alunos, Participação de reuniões com responsável, Conselho de Classe;
Ø Elaboração das propostas para o CONAE 2010;
Ø Reunião para avaliação e atualização do Projeto Político Pedagógico.
Nossa Missão
Promover a inclusão de todos, incentivando e viabilizando o desenvolvimento da leitura e escrita, e aplicando os espaços de aquisição e expansão dos conhecimentos.
Promover a inclusão de todos, incentivando e viabilizando o desenvolvimento da leitura e escrita, e aplicando os espaços de aquisição e expansão dos conhecimentos.
Nossa Visão
Ser reconhecida com uma Instituição que busca oferecer oportunidades educacionais garantindo uma educação básica de qualidade para todos.
Ser reconhecida com uma Instituição que busca oferecer oportunidades educacionais garantindo uma educação básica de qualidade para todos.
Crenças e Valores
Ø O princípio da excelência de que não existe nada tão bom que não possa ser melhorado;
Ø Melhorar a si próprio para servir ao outra com mais eficiência;
Ø Buscar os pensamentos e feitos bons;
Ø Esperança não perca jamais;
Ø Se houver qualquer coisa virtuosa, amável ou louvável nós a procuraremos;
Ø Apoio mútuo, sem você não é a mesma coisa;
Ø Dar o devido crédito ao trabalho alheio;
Ø Crescimento e satisfação e maior poder para servir aos outros, são as recompensas decorrentes do cumprimento dos desafios de busca de excelência;
Ø Cultivar a paciência, tolerância e amor ao próximo;
Ø Abertura a crítica e sugestões;
Ø Espírito de coletividade;
Ø Saber acatar as decisões de consenso;
Ø Ter iniciativa;
Ø Comprometimento (sem envolvimento não há compromisso);
Ø Prezar três coisas: dignidade do indivíduo, excelência e dedicação.
Proposta Pedagógica
Nossa proposta Pedagógica é fundamentada na teoria da Tendência Progressista Libertadora de Paulo Freire, pois desenvolvemos nossa prática sempre baseada numa relação de igual para igual com nossos educando. Baseado nesta proposta desenvolve a dinâmica social que visa conseguir uma participação efetiva dos interessados nos resultados escolares, ou seja, os alunos, pais de alunos familiares professores e funcionários.
A escola tem como premissa a tender uma comunidade inclusiva, buscando envolver as pessoas de modo a fazê-las tomarem parte no processo educativo, reconhecendo adversidades entre seus membros e em nome do principio de inclusão abre as portas à participação visando levar as pessoas a sentir-se parte integrante desta comunidade.
Unidade Escolar.
A inauguração da escola se deu em primeiro de julho de mil novecentos e noventa e dois, na ocasião com cento e noventa e nove alunos, atualmente conta com o quantitativo de seiscentos e quarenta e dois alunos que são atendidos em três turnos
(1º e 2º turno e EJA). Conta com uma equipe técnica administrativa: Direção e Adjunto, Supervisão, Orientação- Educacional, Coordenação Pedagógica, Secretária. Conselho Escolar composto com (Diretor, Funcionários, Docentes, Discentes e comunidade)
Níveis e modalidades de ensino oferecidos:
· Ensino fundamental (do 1º ao 9º ano)
· Educação Especial
· EJA (Educação de Jovens e Adultos)
· Curso presencial com avaliação no processo
· Sala de recursos
· Laboratório de Informática
· Sala de Leitura
· Sala de Livros para consultas
· Aula de reforço escolar
E.E.M. CHAPERÓ
Rua 16, S/N – Gleba B – Chaperó.
Cep:23835-00 - 2687-4973 -2687-6244(Sec)
escolachapero@itaguai.rj.gov.br
Diretora Geral. Profª. Marleide A. de O. Minono
Diretora Adjunta Profª. Ana Maria Viana Soares
Ø O princípio da excelência de que não existe nada tão bom que não possa ser melhorado;
Ø Melhorar a si próprio para servir ao outra com mais eficiência;
Ø Buscar os pensamentos e feitos bons;
Ø Esperança não perca jamais;
Ø Se houver qualquer coisa virtuosa, amável ou louvável nós a procuraremos;
Ø Apoio mútuo, sem você não é a mesma coisa;
Ø Dar o devido crédito ao trabalho alheio;
Ø Crescimento e satisfação e maior poder para servir aos outros, são as recompensas decorrentes do cumprimento dos desafios de busca de excelência;
Ø Cultivar a paciência, tolerância e amor ao próximo;
Ø Abertura a crítica e sugestões;
Ø Espírito de coletividade;
Ø Saber acatar as decisões de consenso;
Ø Ter iniciativa;
Ø Comprometimento (sem envolvimento não há compromisso);
Ø Prezar três coisas: dignidade do indivíduo, excelência e dedicação.
Proposta Pedagógica
Nossa proposta Pedagógica é fundamentada na teoria da Tendência Progressista Libertadora de Paulo Freire, pois desenvolvemos nossa prática sempre baseada numa relação de igual para igual com nossos educando. Baseado nesta proposta desenvolve a dinâmica social que visa conseguir uma participação efetiva dos interessados nos resultados escolares, ou seja, os alunos, pais de alunos familiares professores e funcionários.
A escola tem como premissa a tender uma comunidade inclusiva, buscando envolver as pessoas de modo a fazê-las tomarem parte no processo educativo, reconhecendo adversidades entre seus membros e em nome do principio de inclusão abre as portas à participação visando levar as pessoas a sentir-se parte integrante desta comunidade.
Unidade Escolar.
A inauguração da escola se deu em primeiro de julho de mil novecentos e noventa e dois, na ocasião com cento e noventa e nove alunos, atualmente conta com o quantitativo de seiscentos e quarenta e dois alunos que são atendidos em três turnos
(1º e 2º turno e EJA). Conta com uma equipe técnica administrativa: Direção e Adjunto, Supervisão, Orientação- Educacional, Coordenação Pedagógica, Secretária. Conselho Escolar composto com (Diretor, Funcionários, Docentes, Discentes e comunidade)
Níveis e modalidades de ensino oferecidos:
· Ensino fundamental (do 1º ao 9º ano)
· Educação Especial
· EJA (Educação de Jovens e Adultos)
· Curso presencial com avaliação no processo
· Sala de recursos
· Laboratório de Informática
· Sala de Leitura
· Sala de Livros para consultas
· Aula de reforço escolar
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Rua 16, S/N – Gleba B – Chaperó.
Cep:23835-00 - 2687-4973 -2687-6244(Sec)
escolachapero@itaguai.rj.gov.br
Diretora Geral. Profª. Marleide A. de O. Minono
Diretora Adjunta Profª. Ana Maria Viana Soares
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