"Ai daqueles que pararem com sua capacidade de sonhar, de invejar sua coragem de anunciar e denunciar. Ai daqueles que, em lugar de visitar de vez em quando o amanhã pelo profundo engajamento com o hoje, com o aqui e o agora, se atrelarem a um passado de exploração e de rotina".
Paulo Freire
O radical, comprometido com a libertação dos homens, não se deixa prender em círculos de segurança', nos quais aprisione também a realidade. Tão mais radical, quanto mais se inscreve nesta realidade para, conhecendo-a melhor poder transformá-la.Não teme enfrentar, não teme ouvir, não teme o desfilamento do mundo.Não teme o encontro com o povo. Não teme o diálogo com ele, de que resulta o crescente saber de ambos. Não se sente dono do tempo, nem dono dos homens, nem libertador dos oprimidos. Com eles se compromete, dentro do tempo, para com eles lutar.
Marcio Moreira Alves ( em conversa com Paulo Freire)
Marcio Moreira Alves ( em conversa com Paulo Freire)
Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes.
Paulo Freire
Estrada Jair Pereira do Nascimento, s/n.º
Palmeiras - Cep: 23830-333
Diretora Geral. Profª. MARIA MADALENA DE FARIAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário