Diretora geral: Profª. Ottilia Maria Guedes Medella
Nossa Missão.
“A Escola Municipal Professora Severina dos Ramos de Sousa, existe para oferecer educação comprometida com satisfação das necessidades dos alunos, pais e responsáveis, por meio do desenvolvimento de práticas pedagógicas que estimulam o espírito crítico , cooperação e criatividade”.
Nossa visão.
“Ser reconhecida no município de Itaguaí, pela excelência do projeto pedagógico, no atendimento às necessidades da comunidade, tendo com prazo final no ano 2012”.
Nossos Valores.
§ Trabalhamos para sermos os melhores em tudo que fazemos,
§ Espírito de coletividade,
§ Usar recursos com responsabilidades,
§ Eficiência – Integração,
§ Perseverança - Competência,
§ Profissionalismo – União,
§ Valorização.
Nossa Proposta.
Para Piaget, todo conhecimento é uma construção resultante das ações da criança., tendo origem nas ações do sujeito sobre o objeto.
(...) para conhecer os objetos o sujeito deve agir sobre eles e, portanto, transformá-los; deve deslocá-los, ligá-los, combiná-los, dissociá-los e reuni-los novamente.(PIAGET, 1977, P.72).
“A importância do Conselho Escolar para nossa Escola”
O Conselho Escolar, veio para firmar a possibilidade de construir uma escola voltada às necessidades daqueles que efetivamente, compõem seu fazer diário. Democracia e participação tramam a possibilidade de “empoderamento” da comunidade escolar na perspectiva da reinvenção da escola pública de qualidade social.
Sabe-se que os conselhos se constituem no Brasil, constitucionalmente, a partir de 1988, sendo, em última instância, a possibilidade mais concreta de se alargar o exercício da democracia.
A Democracia está em permanente construção e, se não estivesse, não seria democracia. O primeiro combate portanto, para quem quer fortalecer a democracia é derrotar os autoritarismos, a idéia de que tudo já está acabado e de que há o detentor único e exclusivo do poder.
Então a escola é uma instituição viável para que os sujeitos nela envolvidos experimentem recriá-la, acentuando as aprendizagens de convivência com o outro, que, efetivamente, exercitem a sua cidadania, tornando-se sujeitos de direito e plenamente capazes de brigar por eles, coletivamente. O exercício da cidadania corresponde diretamente ao poder de decidir.
O Conselho Escolar é, portanto, um dos instrumentos de democratização da escola pública.
Um elemento importante a ser destacado, é que não há uma fórmula mágica de se democratizar a escola. É necessário, sim, investir no desassossego e numa conseqüente dose de transgressão, mudar, não porque é permitido, mas porque é necessário, diria até, imprescindível.
Rua Evelina Reis com Geny Reis , s nº.
Vila Geny, Itaguaí, Rio de Janeiro.
Nossa Missão.
“A Escola Municipal Professora Severina dos Ramos de Sousa, existe para oferecer educação comprometida com satisfação das necessidades dos alunos, pais e responsáveis, por meio do desenvolvimento de práticas pedagógicas que estimulam o espírito crítico , cooperação e criatividade”.
Nossa visão.
“Ser reconhecida no município de Itaguaí, pela excelência do projeto pedagógico, no atendimento às necessidades da comunidade, tendo com prazo final no ano 2012”.
Nossos Valores.
§ Trabalhamos para sermos os melhores em tudo que fazemos,
§ Espírito de coletividade,
§ Usar recursos com responsabilidades,
§ Eficiência – Integração,
§ Perseverança - Competência,
§ Profissionalismo – União,
§ Valorização.
Nossa Proposta.
Acreditamos ser imprescindível orientar nossos alunos, enfatizando seus direitos e seus deveres de cidadãos e, ao mesmo tempo, fortalecendo sua capacidade criativa e sensível, como também na educação transformadora, contextualizada e integrada à sociedade em que vivemos.
Portanto canalizamos nosso trabalho para as questões afetiva e ativa, com um sujeito que pensa e interage, visto que são elas que impulsionam para frente ou o detém em seu desenvolvimento global.
Unimos nas Pedagogias afetiva e ativa, todos os objetivos pedagógicos da SMEC, que direcionam as ações administrativas e pedagógicas da escola.
O aprender deve estar ligado ao ato afetivo, pois o aluno está equilibrado emocionalmente, aprende com mais facilidade.
É agindo sobre os objetos que a criança estrutura e adquire o conhecimento.
É oferecido atividades pedagógicas que atendam aos alunos nos campos afetivo, cognitivo e psicomotor. Tais atividades devem levar ao aprendizado com alegria e prazer, habilitando o aluno com um método científico capaz de provocar o verdadeiro conhecimento.
Esse conhecimento vai garantir a inserção intelectual e afetiva do jovem entre os adultos.
Fatos da atualidade e os conteúdos transversais são incorporados aos conteúdos programáticos dando, assim, maior amplitude ao ensino.
A Proposta Pedagógica também, fundamenta-se numa perspectiva sócio-interacionista, baseada predominantemente nos estudos de Vigotsky, Wallon e Piaget, onde o biólogo e o social não estão dissociados e exercem influência mútua. Nessa dinâmica o homem age,interage e transforma a natureza, os outros homens e a si próprio.
Portanto canalizamos nosso trabalho para as questões afetiva e ativa, com um sujeito que pensa e interage, visto que são elas que impulsionam para frente ou o detém em seu desenvolvimento global.
Unimos nas Pedagogias afetiva e ativa, todos os objetivos pedagógicos da SMEC, que direcionam as ações administrativas e pedagógicas da escola.
O aprender deve estar ligado ao ato afetivo, pois o aluno está equilibrado emocionalmente, aprende com mais facilidade.
É agindo sobre os objetos que a criança estrutura e adquire o conhecimento.
É oferecido atividades pedagógicas que atendam aos alunos nos campos afetivo, cognitivo e psicomotor. Tais atividades devem levar ao aprendizado com alegria e prazer, habilitando o aluno com um método científico capaz de provocar o verdadeiro conhecimento.
Esse conhecimento vai garantir a inserção intelectual e afetiva do jovem entre os adultos.
Fatos da atualidade e os conteúdos transversais são incorporados aos conteúdos programáticos dando, assim, maior amplitude ao ensino.
A Proposta Pedagógica também, fundamenta-se numa perspectiva sócio-interacionista, baseada predominantemente nos estudos de Vigotsky, Wallon e Piaget, onde o biólogo e o social não estão dissociados e exercem influência mútua. Nessa dinâmica o homem age,interage e transforma a natureza, os outros homens e a si próprio.
Para Piaget, todo conhecimento é uma construção resultante das ações da criança., tendo origem nas ações do sujeito sobre o objeto.
(...) para conhecer os objetos o sujeito deve agir sobre eles e, portanto, transformá-los; deve deslocá-los, ligá-los, combiná-los, dissociá-los e reuni-los novamente.(PIAGET, 1977, P.72).
“A importância do Conselho Escolar para nossa Escola”
O Conselho Escolar, veio para firmar a possibilidade de construir uma escola voltada às necessidades daqueles que efetivamente, compõem seu fazer diário. Democracia e participação tramam a possibilidade de “empoderamento” da comunidade escolar na perspectiva da reinvenção da escola pública de qualidade social.
Sabe-se que os conselhos se constituem no Brasil, constitucionalmente, a partir de 1988, sendo, em última instância, a possibilidade mais concreta de se alargar o exercício da democracia.
A Democracia está em permanente construção e, se não estivesse, não seria democracia. O primeiro combate portanto, para quem quer fortalecer a democracia é derrotar os autoritarismos, a idéia de que tudo já está acabado e de que há o detentor único e exclusivo do poder.
Então a escola é uma instituição viável para que os sujeitos nela envolvidos experimentem recriá-la, acentuando as aprendizagens de convivência com o outro, que, efetivamente, exercitem a sua cidadania, tornando-se sujeitos de direito e plenamente capazes de brigar por eles, coletivamente. O exercício da cidadania corresponde diretamente ao poder de decidir.
O Conselho Escolar é, portanto, um dos instrumentos de democratização da escola pública.
Um elemento importante a ser destacado, é que não há uma fórmula mágica de se democratizar a escola. É necessário, sim, investir no desassossego e numa conseqüente dose de transgressão, mudar, não porque é permitido, mas porque é necessário, diria até, imprescindível.
Escola Municipal Profª Severina dos Ramos de Sousa
Rua Evelina Reis com Geny Reis , s nº.
Vila Geny, Itaguaí, Rio de Janeiro.
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