Na perspectiva de atuação da escola como meio de formação de cidadãos e de cidadania, vale ressaltar que na articulação do trabalho escolar não se pode perder de vista os princípios norteadores da docência. O primeiro ponto importante nessa questão é a humanização, que aponta ao compromisso de valorização da pessoa enquanto ser que busca autonomia. O segundo é a democracia, que permite ações coletivas de construção e defesa dos interesses humanos voltados ao exercício da cidadania. O terceiro, e não menos interessante é a criatividade, que orienta a percepção de mundo tornando o educando participante ativo na construção de sua afirmação pessoal na sociedade. Desta forma, é imprescindível que a escola crie com os educandos uma relação de diálogo e de situações em que eles apresentem os entendimentos que lhes são inerentes, assimilados em sua leitura particular do meio que presenciam e emitem opiniões. Assim, a escola exerce uma função de integrar o ser humano ao meio de forma autêntica.
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3 comentários:
uma escola que falta agua todos os
dias e os alunos tem que voltar para casa é uma escola de 1º é ruim em?
ass jose de arimateia da silva
nesta escola tem até vigia estuprador
falta mais oque:?
uma escola que falta agua todos os
dias e os alunos tem que voltar para casa é uma escola de 1º é ruim em?
ass jose de arimateia da silva
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