A referida Lei possui um enfoque na gestão participativa, integrando a escola com a comunidade a qual está inserida, transformando a antiga visão de administração escolar, em uma gestão verdadeiramente participativa.
É de fundamental importância à participação de todos os segmentos no Conselho Escolar, os diferentes “olhares” sobre a mesma realidade, só tem a somar e contribuir para o desempenho da Unidade Escolar como um todo.
A garantia de participação efetiva da comunidade escolar juntamente a gestão, amplia e ratifica o papel social e educacional da escola, compartilhando das Propostas Pedagógicas, propiciando a participação democrática de toda a comunidade. Definindo e caracterizando metas e objetivos a serem trabalhados visando à melhoria do processo de ensino e aprendizagem e a melhoria dos serviços educacionais.
Buscando sempre atuar com ética e transparência, analisando as propostas encaminhadas por alunos, pais, professores e todos os demais segmentos da comunidade escolar. Trabalhando as relações interpessoais no âmbito escolar, com isso, sustentando as relações democráticas, auxiliando o processo de interação escola - família - comunidade.
O referido projeto conferiu importância à democratização do ensino público estipulando providências para sedimentação dos referidos conselhos. Entende-se que os conselhos interliguem-se entre todos os segmentos da escola, buscando uma educação eficaz e de excelência, com mecanismos que respalda o exercício da democracia na educação pública – L.D.B.
É de fundamental importância à participação de todos os segmentos no Conselho Escolar, os diferentes “olhares” sobre a mesma realidade, só tem a somar e contribuir para o desempenho da Unidade Escolar como um todo.
A garantia de participação efetiva da comunidade escolar juntamente a gestão, amplia e ratifica o papel social e educacional da escola, compartilhando das Propostas Pedagógicas, propiciando a participação democrática de toda a comunidade. Definindo e caracterizando metas e objetivos a serem trabalhados visando à melhoria do processo de ensino e aprendizagem e a melhoria dos serviços educacionais.
Buscando sempre atuar com ética e transparência, analisando as propostas encaminhadas por alunos, pais, professores e todos os demais segmentos da comunidade escolar. Trabalhando as relações interpessoais no âmbito escolar, com isso, sustentando as relações democráticas, auxiliando o processo de interação escola - família - comunidade.
O referido projeto conferiu importância à democratização do ensino público estipulando providências para sedimentação dos referidos conselhos. Entende-se que os conselhos interliguem-se entre todos os segmentos da escola, buscando uma educação eficaz e de excelência, com mecanismos que respalda o exercício da democracia na educação pública – L.D.B.
Por :Professor Lusmar Moraes Barboza
Professora Elizabeth Martins Gomes
Professora Sandra Helena Moreira de Paiva Corrêa – Diretora Geral
Professora Sandra Helena Moreira de Paiva Corrêa – Diretora Geral
Escola Municipal Padre Rafael Scarfó
R. Elvira Ciuffo Cicarino, nº 40 – B. Vila Margarida - Itaguaí
– CEP 23820-000 – tel: 2688-2833.
Diretora Geral: Profª.Sandra Helena Moreira de Paiva Corrêa
Diretora Adjunta: Profª. Cínthia Elian Coelho
Diretora Adjunta: Profª. Cínthia Elian Coelho
Nenhum comentário:
Postar um comentário