quinta-feira, 28 de maio de 2009

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA: E. M. Amauri Ferreira - Visita ao Museu Do Índio.























Em 1º de abril de 2009, foi realizada uma visita ao Museu do Índio.
Esta visita teve como finalidade conhecer a cultura indígena e levar os alunos a adquirir conhecimento que até o momento não haviam tido.
Ao chegarmos ao Museu, na rua das Palmeiras, nº. 55, no bairro de Botafogo – RJ, tivemos a companhia de uma monitora que acompanhou e orientou o grupo na visita.
Observamos como é feita a tinta com jenipapo e carvão, que os índios utilizavam em seus eventos, pintando o corpo com pequenas paletas confeccionadas de bambu e também uma bebida de polpa de abacaxi e mandioca, que por ser considerada energética os deixam acordados durante 3 dias seguidos.
A parte da mitologia e cosmologia do povo indígena chamou muito a atenção dos alunos pela sua beleza.
As armas, os objetivos de cerâmica de corda e bambu são lindos e bem elaborados, apesar das dificuldades, pois são feitos artesanalmente.
Várias fotos foram tiradas, mostrando a chegada do grupo ao Museu e o percurso da visita.
A saída da Unidade Escolar se deu às 7h e 30min, com o retorno às 12h 30min.




Registra-se o agradecimento ao desempenho dos pais dos alunos, membros do Conselho Escolar, SMEC e Secretaria Municipal de Transportes.


* Relação dos professores envolvidos na visita:

· Mercedes Soares Cabral dos Santos – Professora do 5º ano – 502;


· Jacqueline Franco Fernandes – Professora da Sala de Leitura - 1º turno;


· Maria Cristina de Mendonça – Professora da Sala de Leitura – 2º turno;


· Com a participação de 28 alunos do 5º ano de escolaridade.

E. M. Amauri Ferreira

Rua Adalgisa Lemos, s/n.º
Cep: 23825-140 - Vila Geni


Por - Diretora Geral. Profª. Erigleide da Costa Barros Melo











SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA: E. M. Amauri Ferreira - Visita à TV Brasil. Melhores Momentos.


E. M. Amauri Ferreira
Rua Adalgisa Lemos, s/n.º Vila Geni
Cep: 23825-140































A TV Brasil é uma rede de televisão pública brasileira pertencente à Empresa Brasil de Comunicação (EBC), uma sociedade de economia mista criada pelo governo federal brasileiro. O canal estreou sua programação no dia 2 de dezembro de 2007, ao meio-dia, mesma data que se iniciaram as transmissões de TV digital no território brasileiro.

A TV Brasil nasceu da criação, por meio de decreto publicado no Diário Oficial da União, da Empresa Brasil de Comunicação, em 25 de outubro de 2007. A empresa nasceu da fusão dos patrimônios da Empresa Brasileira de Comunicação (Radiobrás) e da Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp), que coordenava a TVE Brasil.
A falta de equipamentos impediu o lançamento em rede nacional da TV Brasil, que entrou no ar no dia 2 de dezembro apenas nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, São Luís, Salvador e Juiz de Fora.
O ano de 2009 da TV Brasil começa com a primeira afiliação, ao ganhar cobertura no estado de Tocantins: a TV Palmas, em 1º de janeiro, depois de se afiliar à TV Cultura por quase 12 anos (1996-2008).


Diretora Geral. Profª.Erigleide da Costa Barros Melo

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA: Escola Municipal Educ. Inf. Pref. Isoldacson C. de Brito. Conselho Escolar - 2009




Diretora Geral. Profª. Sheila de F. da S. Machado



Proposta Pedagógica.



Considerando a Lei de Diretrizes e Bases – 9394/96 – e o Estatuto da Criança e do Adolescente, a escola se propõe a um trabalho baseado nas diferenças individuais e na consideração das peculiaridades das crianças na faixa etária atendida pela Educação Infantil.
Nosso Projeto educativo parte do pressuposto que aprender não é simplesmente reproduzir um conhecimento dado, mas sim, um processo interior de construção de significados. As situações de ensino são planejadas a partir do diagnóstico sobre conhecimentos prévios dos alunos, prevendo sempre o estímulo das operações de pensamento, porque é através de processos de comparação, identificação com semelhanças e diferenças, deduções e hierarquização das informações que se promove a contínua ampliação da rede de conhecimentos de cada indivíduo.
Respeitar à diversidade dos alunos é parte integrante de nossa proposta. Para que seja incorporada pelas crianças, a atitude de aceitação do outro em suas diferenças e particularidades precisa estar presente nos atos e atitudes dos adultos com os quais convivem na instituição. Começando pelas diferenças de temperamento, de habilidades e de conhecimentos, até as diferenças de gênero, de etnia e de credo religioso, o respeito a essa diversidade deve permear as relações cotidianas.
Acreditamos que o processo de aprendizagem funciona com uma engrenagem, uma cadeia em que toda a comunidade escolar deve estar em sintonia. E que o ensino eficaz envolve professores capacitados e comprometidos com o processo de aprendizagem dos alunos, bem como pais presentes, atuantes e parceiros da escola.
Com inspiração na pedagogia inspirada na psicogenética de Jean Piaget e nas propostas educacionais de Maria Montessori, buscamos a integração da criança através do desenvolvimento dos aspectos biológicos,psicológicos e sócio-culturais, de onde são originados todas as atividades dos currículos de cada curso, desenvolvidos mês a mês, semana a semana, através de planejamentos.
Na Educação Infantil o Pré-Escolar para atendimento de crianças de quatro a cinco anos, onze meses e vinte e nove dias. Nessa fase, visamos o desenvolvimento integral da criança através de uma evolução harmoniosa nos aspectos biológicos, físico-motor, cognitivo e afetivo-emocional, dando realce à coordenação motora e ao preparo para a escrita (período preparatório).
Buscamos o desenvolvimento da linguagem como forma de comunicação e ampliação do pensamento. Temos a preocupação com a pronúncia correta dos fonemas (prontidão para a alfabetização).
Procuramos desenvolver conceitos básicos de cidadania, respeito mútuo, cooperação e colaboração com os colegas e todos os funcionários da escola, bem como a importância e o cuidado com a natureza. Através de conceitos básicos e material concreto buscamos o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático e o domínio das quantidades numéricas.




Educadores da UE.





“ A E. M. Educ. Inf. Pref. Isoldackson Cruz de Brito acredita.”


MISSÃO

A E. M. Ed. Inf. Pref. Isoldackson Cruz de Brito é uma empresa com foco em atividades lúdicas, que busca satisfazer as necessidades dos clientes, alunos de 4 e 5 anos, e criar vínculo afetivo, comprometida com a realização das pessoas e com o desenvolvimento da sociedade.

Visão

A E. M. Ed. Inf. Pref. Isoldackson Cruz de Brito quer ser reconhecida como uma escola inteiramente democrática, na qual a comunidade tenha poder de participação.


CRENÇAS E VALORES


1- Na mudança, positiva, do ser humano;

2- Na liderança democrática e transparente;

3- No amor ao próximo;

4- No relacionamento baseado no diálogo franco;

5- No trabalho conjunto com os alunos, professores, fornecedores e comunidade;

6- No resgate e valorização do ser humano através das atividades lúdicas;

7- No convívio harmonioso entre a escola e a comunidade;

8- Que todos (funcionários e alunos) devem ser avaliados periodicamente.






Coordenação Pedagógica.




Conselho Escolar - 2009



Reunião do Conselho escolar 2009



Importância do Conselho Escolar para a gestão participativa.


Por: Professora Edivane Cabral de Lima.

· O Conselho Escolar contribui para a criação de um novo cotidiano escolar com a participação da comunidade, contribuindo para o alcance dos objetivos e participando dos debates sobre os principais problemas da escola, atuando nas decisões importantes que são tomadas dentro da Unidade Escolar.

Por: Professora Sandra Cristina Cristiano de Souza.

· O Conselho Escolar tem um grande papel junto à escola, reafirmando e valorizando o papel da comunidade diante da educação de suas crianças. A formação escolar é papel de todos, inclusive dos pais que freqüentemente depositam exclusividade deste papel à escola. Sendo assim, os maiores beneficiados são os alunos, que nós educadores, lutamos sempre para a integrar a comunidade na escola.

A importância do Conselho Escolar para o Representante da Comunidade.



"Senhor Juvenal Pereira da Silva".

· O Conselho Escolar é de grande importância pois apóia na definição dos rumos e das prioridades da escola. Une a escola e a comunidade, fazendo com que ambos trabalhem juntos para uma melhor educação e convívio social.



Escola & Comunidade


O QUE É O CONSELHO ESCOLAR?



É o órgão colegiado responsável pela gestão da escola, em conjunto com a direção, representado pelos segmentos da comunidade escolar, pais, alunos, professores e funcionários.



QUAIS AS FUNÇÕES DO CONSELHO ESCOLAR?


Consultiva – quando é consultado sobre questões importantes da escola;


Deliberativa – quando aprova, decide e vota sobre assuntos pertinentes às ações da escola nos âmbitos administrativo, pedagógico e financeiro;


Normativa – quando elabora seu regimento, avalia e define diretrizes e metas de ações pertinentes à dinâmica do processo educativo, para um bom funcionamento da escola;



Fiscalizadora / avaliativa – quando exerce o papel de controle, ficando subordinado apenas à ASSEMBLÉIA GERAL, fórum máximo de decisão da comunidade escolar.




Por: Diretora Geral - Profª. Sheila de F. da S. Machado

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA: Escola Municipal Educ. Inf. Pref. Isoldacson C. de Brito. Em suas atividades Pedagógicas - 2009











Atualmente, o trabalho comunitário tem sido valorizado em várias instâncias em nossa UE.





Projeto Mãe.


Objetivos: ·

· Valorizar e reconhecer o trabalho das mães;
· Socializar;
· Reconhecer a importância da mãe na família;
· Reconhecer a diferença de comportamentos e relacionamentos entre diferentes famílias;
· Propiciar à criança a reflexão de sua estrutura familiar e o relacionamento entre as pessoas de sua família.








Projeto Índio.


Objetivos:

· Conhecer a história dos índios;
· Conhecer os hábitos e costumes indígenas;
· Conhecer a influência indígena na nossa vida;Aprender a respeitar os índios.












Baile de Carnaval no Jardim da Isoldackson.


Objetivos:

· Conhecer a história do carnaval;
· Desenvolver a linguagem oral;
· Desenvolver a criatividade e a imaginação;
· Trabalhar o raciocínio, a memória e o vocabulário.









Projeto: “O Tesouro da Páscoa no bosque da Isoldackson”















História Dramatizada - Sala de leitura






















Brincadeiras:
























Visita à Padaria - Membro Comunitário.


Habilidade desenvolvida: Observação:
· Os tipos de pães;
· Os tipos de biscoitos e guloseimas
· O aproveitamento do leite e seus derivados;
· Quem trabalha na padaria e o que faz;
· Demonstrar como se faz o pão.


Capoeira - movimento com o corpo.














“Programa de tempo Integral”, ampliando o tempo de permanência dos alunos nas escolas municipais e oferecendo atividades pedagógicas, esportivas e culturais.



O objetivo é formar cidadãos críticos e participativos






E. M. de Educação Infantil Prefeito Isoldackson Cruz de Brito



Gleba B - Cep: 23835-000 - Chaperó




O Trabalho Comunitário com a presença do Conselho Escolar tem sido valorizado em várias instâncias.



Objetivo do Grupo:




- Produzir conhecimento sobre a área (Família e Comunidade) adequado à demanda e aos contextos, e condizentes às necessidades de transformações vividas pela família em conseqüência dos movimentos e mudanças da sociedade atual.




- Específicos.


- Subsidiar intervenções nos níveis preventivos, visando a melhoria da qualidade de vida das famílias, tanto em seu cotidiano, como em situações de crise ou de risco.


- Fornecer dados que orientem o processo de formação do educando, tanto a nível de produção como de prática junto às famílias.




Objetivos e Proposta de Trabalho


-Estratégias



Reunir os educadores que trabalham com o mesmo foco temático: Família, para discutir linhas teóricas, procedimentos metodológicos, estratégias, compartilhar resultados, enfim, todas as informações de interesse comum para comunidade.



- Procedimento



Cada educador apresenta sua linha de projetos envolvidos, em andamento, bem como, trabalhos recém terminados.



A partir das apresentações procede-se às discussões, levantando novas questões a serem investigadas, dificuldades encontradas, estratégias desenvolvidas, buscando-se atualizar as informações para o levantamento do estudo apresentado ao Conselho Escolar.






Diretora Geral - Profª. Sheila de F. da S. Machado