sexta-feira, 31 de julho de 2009

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA: E. E. M. Gal. Hildebrando B. Melo.PROPOSTA CURRICULAR – Espaço de Conhecimento: MEC



Diretora Geral: Prof.Tereza de Fátima Machado



(Elaborado pelo MEC)

O currículo escolar é a construção da identidade do estudante e espaço de conflito dos interesses da sociedade, o planejamento precisa ser compreendido como processo coletivo e como ferramenta de diálogo em que se considere a participação de toda comunidade escolar.

* Educação Infantil



Considerando-se as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças de zero a seis anos, a qualidade das experiências oferecidas que podem contribuir para o exercício da cidadania devem estar embasadas nos seguintes princípios:
- O respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas, etc;
- O direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil;
- O acesso das crianças aos bens sócio-culturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética;
- A socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma;
- O atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade.

A estes princípios cabe acrescentar que as crianças têm direito, antes de tudo, de viver experiências prazerosas na escola.
O conjunto de propostas aqui expressas responde às necessidades de referências nacionais, como ficou explicitado em um estudo recente elaborado pelo Ministério da Educação e do Desporto, que resultou na publicação do documento “Proposta pedagógica e currículo em educação infantil: um diagnóstico e a construção de uma metodologia de análise”.
A observação das formas de expressão das crianças, de suas capacidades de concentração e envolvimento nas atividades, de satisfação com sua própria produção e com suas pequenas conquistas é um instrumento de acompanhamento do trabalho que poderá ajudar na avaliação e no replanejamento da ação educativa. Para que as observações não se percam e possam ser utilizadas como instrumento de trabalho, é necessário que sejam registradas.

* Ensino Fundamental – 1º Segmento (relativo ao PPP de 2009)


Os professores que atuam no 1º Segmento entendem a Educação como um processo de tomada de consciência do educando que possibilite o desenvolvimento de sua individualidade (a realização como pessoa, a autonomia, o espírito crítico, o relacionamento com o mundo e com o conhecimento) e das relações sociais (a relação com o outro, o respeito às diferenças inerentes à condição humana, a responsabilidade social).
Consideram também que a educação escolar deve garantir ao aluno a construção e o exercício da cidadania e o acesso à pluralidade cultural, capacitando-o não só a acompanhar as transformações do mundo como também a atuar neste mundo de maneira singular e criativa, intervindo com responsabilidade, espírito crítico e competência, buscando transformar a realidade.
Para nortear a ação didática, os professores elegeram os seguintes princípios:
- Garantia ao aluno de acesso ao conhecimento universal acumulado de forma global e mais integrada;
- Estabelecimento de relações entre a vida cotidiana e a vida escolar, associando as experiências vividas pelo aluno ao campo conceitual trabalhado na escola;
- Exercício da vivência cidadã visando à participação efetiva na construção de uma sociedade justa e democrática.
- Estabelecimento da prática dialógica como base para toda a ação pedagógica;
- Valorização da postura investigativa como caminho para a construção do conhecimento e leitura do mundo.
- Desenvolvimento do respeito a si mesmo e aos outros, na busca de uma sociedade onde as pessoas possam conviver com pensamentos semelhantes e/ou divergentes;
- Oferecimento ao aluno de condições e situações de aprendizagem que contribuam efetivamente para o desenvolvimento de autonomia e criatividade;
- O compromisso em oferecer uma educação de qualidade aos nossos alunos tem sido a característica do trabalho no Primeiro Segmento do Ensino Fundamental da nossa UE.
De fato, não é simples selecionar o que ensinar no ensino fundamental, mas precisamos refletir sobre quais saberes poderão ser mais relevantes para o convívio diário dos meninos e meninas que freqüentam a nossa escola e para a sua inserção cada vez mais plena nessa sociedade letrada, pois eles têm o direito de aprender conteúdos de diferentes áreas de conhecimento que lhes assegurem cidadania no convívio dentro e fora da escola.





CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE

No mundo atual, com a quantidade de informações que o educando recebe através dos diversos meios de comunicação, incluindo a Internet, entendemos que o processo ensino-aprendizagem deve ser trabalhado em associação com a realidade e inserido em um contexto, assim contribuindo para a construção não-fragmentada do conhecimento.
A interdisciplinaridade se baseia em uma concepção do conhecimento como algo que transcende os limites disciplinares. Ela surge do entendimento da necessidade de se reorganizar o processo ensino-aprendizagem no sentido de superar a fragmentação e a linearidade do conhecimento e de romper os limites que demarcam o território de cada disciplina, confinando-as e isolando-as em suas próprias fronteiras. Ela nos permite compreender e fazer compreender que o conhecimento é resultado de uma multiplicidade de fatores que não se excluem mutuamente, mas se explicam uns em relação aos outros.
Assim, a interdisciplinaridade pressupõe um trabalho de interação na construção do conhecimento e corresponde a uma nova maneira de se pensar a realidade, resultante do diálogo entre as diversas áreas do conhecimento. Ao contrário do trabalho com a disciplina fechada em si mesma, em que o conhecimento apreendido é compreendido e trabalhado como algo ordenado, fixo, absoluto, finito, isento de incertezas e dissociado do próprio sujeito que aprende, a interdisciplinaridade permite a elaboração de novos conceitos e idéias. Isso pode ser realizado através do estímulo à interpretação, comparação, dedução, inferência, síntese, problematização, desse modo propiciando a participação no processo de produção do conhecimento – e não apenas de sua reprodução – e o exercício de uma visão crítica da realidade e de nosso universo social.





E. E. M. Gal. Hildebrando B. Melo


Estrada Joaquim Fernandes, n.º21 – Ilha da Madeira


Cep: 23826-640


SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA: E.M.Vereador Américo Rodrigues Amorim.Lei 4483/08

Debate da Lei 4483, de 2008, alterando a Lei 9394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional respaldando por Lei as decisões do Conselho Escolar.



Considerações feitas pela equipe Técnica pedagógica e Conselho Escolar.

Levando em conta os anseios de toda comunidade escolar, a criação desta lei, vem para fortalecer o princípio da gestão democrática no ensino público.
Medidas que implementem o fortalecimento dos Conselhos Escolares respaldando por lei, só contribuirão para que a tão sonhada Educação de Excelência seja alcançada e efetivamente se torne responsabilidade de todos.
Quanto ao Gestor, a chegada do Conselho Escolar só vem para somar.
O Conselho Escolar se torna o aliado mais importante na busca da qualidade do ensino público, já que normalmente ele vem com representantes de todos os segmentos da comunidade escolar. Assim sendo, o Gestor se sente mais seguro, pois as decisões quase sempre são respaldadas pelo seu Conselho Escolar.
Acreditamos que cada Unidade de Ensino, que tenha seu Conselho Escolar atuante, sabendo que existem leis que amparam suas decisões, fará deste instrumento de participação popular, sua maior ferramenta para o crescimento e enriquecimento do ensino em sua Escola.
Em nossa Unidade de Ensino estamos procurando através de encontros periódicos, mostrar a comunidade à importância que a Escola tem no contexto da comunidade, frisando que esta união Escola/Comunidade, com certeza, é o que fará a diferença em todo o contexto social que estamos inseridos.

E.M.Vereador Américo Rodrigues Amorim

Sebastião Bruno Oliveira s/nº - Itimirim
3782-4261 (Sec) 2687-8845
Cep: 23826-320

E-mail:
escolaamericoamorim@itaguai.rj.gov.br


Diretora Geral: Profª.Selma Ferreira Faria

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA: ESCOLA MUNICIPAL FUSAO FUKAMATI

Membros do Conselho Escolar 2009/2010



ANÁLISE DO PROJETO DE LEI – 4483/08

A Cidadania demanda participação em todos os segmentos da sociedade e, sem sombra de dúvidas, a educação, base sólida na construção de cidadãos, exige participação de todos os atores sociais que dela fazem parte. O modelo arcaico da educação, onde a comunidade escolar era excluída, não tem sentido nesta época de globalização.
A comunidade escolar deve ter papel preponderante na educação. A participação de pais, alunos, professores e conselhos escolares asseguram o exercício da cidadania, oferecendo condições para que surjam lideranças ativas e críticas que possam contribuir para a busca da educação de excelência.
A gestão participativa tem como base a descentralização de poderes e decisões, oferecendo a cada indivíduo envolvido no processo, oportunidades de, junto a Direção, discutir questões inerentes ao bom funcionamento, facilitando assim a busca da escola de qualidade que todos almejamos.

ESCOLA MUNICIPAL FUSAO FUKAMATI

Rua 18 ,Qd..22 A, Gleba A - Chaperó - Itaguaí – RJ
CEP.: 23835-000 Tel: 2687-5477

Diretor Geral. Prof°.Francisco César Moutinho Pereira
Diretora Adjunta. Profª.Ronísia Machado da Silva

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA:ESCOLA ESTADUAL MUNICIPALIZADA PEDRO ANTÔNIO DE AGUIAR.

Considerações sobre a Lei nº4483/08

Nossas considerações sobre a matéria é que a Lei nº4483, de 2008 vem alterar a lei nº. 9.394, de 1996 no que tange a instituição de “Conselho de Escola” que tem como membros o Diretor e demais representantes da equipe técnico - pedagógica com a finalidade de tratar de assuntos de caráter em prol de uma educação básica de qualidade e que vise os interesses dos educandos e de um outro “Conselho de Representantes dos Conselhos de Escola” que tem a função deliberativa, fortalecendo a atuação dos “Conselhos de Escola” tornando efetivo a tomada de decisões do mesmo como garantindo os princípios de uma educação de qualidade como previsto no teor desta Lei no (art.14).

Os princípios norteadores da Lei nº. 9.394, de 1996 trata:

I- participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;

II- participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.


As atribuições destes “Conselhos” são mais abrangentes e tratam de um resgate de uma educação pública de qualidade pautada na gestão democrática com efetivos membros do corpo técnico-pedagógico.

E. E. M. PEDRO ANTÔNIO DE AGUIAR.

ESTRADA DA VALINHA, S/N CEP: 23855-000 PIRANEMA – ITAGUAÍ
TELEFONE: (21) 3781-2585 - CNPJ: 01923759/0001-09

EMAIL: ESCOLAPEDROANTONIO@ITAGUAI.RJ.GOV.BR

Diretora Geral: Profª.Jaqueline S. dos S. Ferreira

quinta-feira, 30 de julho de 2009

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA: Escola Municipal Prefeito Abeilard Goulart de Souza.

"A IMPORTÂNCIA DO CONSELHO ESCOLAR PARA A GESTÃO PARTICIPATIVA"


Diretora Geral: Profª.Marina Henrique B. Correa
Diretora Adjunta: Prof. Catarina Gorett de L. Santiago


Com as informações provenientes das avaliações com professores e responsáveis dos alunos desta U.E concluímos resultados satisfatórios com a implantação do Conselho Escolar, pois propicia a integração e realização das atividades com a participação efetiva nos projetos pedagógicos e reuniões necessários para corrigir falhas, propor alternativas para investir em aspectos positivos com buscas de novas estratégias em prol de resultados significativos.
É compreendido que a participação do Conselho Escolar em nossas reuniões, não é uma forma somente de transmitir informações ou estabelecer comunicação entre o emissor e o receptor de uma mensagem, mas como uma maneira de interação humana e como o lugar de constituição de relações sociais.

MISSÃO

Existimos para desenvolver soluções personalizadas de educação e desenvolvimento, buscando a superação das expectativas de alunos, pais, responsáveis, parceiros e comunidade.


VISÃO

Ser reconhecida como uma escola inovadora e excelente na prestação de serviços, capaz de fornecer soluções personalizadas de educação e desenvolvimento para alunos, pais, responsáveis, parceiros e comunidade.


Crenças e Valores:


• Qualidade contínua nos nossos serviços;


• Respeito às diferenças raciais, sexuais, religiosas, econômicas;


• Valorizar os nossos alunos e funcionários;


• União de todos para um objetivo comum: “Educação de Excelência”;


• Ética, o exercício contínuo dos valores como a verdade, a transparência, a honestidade, e a idoneidade em todas as relações da empresa.

Escola Municipal Prefeito Abeilard Goulart de Souza.



Rua Jonas Costa Pereira, s/nº - Parque Paraíso – Itaguaí
CEP.: 23.815-100 Tel.: (0xx21) 2688-5267

escolaabeilardgoulart@itaguai.rj.gov.br


Diretora Geral: Profª.Marina Henrique B. Correa
Diretora Adjunta: Prof. Catarina Gorett de L. Santiago

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA:Escola Municipal Prefeito Abeilard Goulart de Souza. Projetos desenvolvidos na U.E.

"Segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS, saúde é o mais completo estado de bem-estar físico, mental e social e não a simples ausência de doença."


Dia Mundial de Saúde (Dengue, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Pediculose)

Ações:

Conscientização e orientação sobre os hábitos higiênicos como fator primordial à saúde;
Palestra com agente de saúde.

Relatório : Alerta contra a dengue

Objetivos: Conscientizar a todos o perigo que o mosquito transmissor da dengue nos traz
Precauções para evitar a doença:

Ações:
  • Não deixar juntar água nos pratinhos das plantas, colocar um pouco de areia dentro deles


  • Eliminar pneus ou mantê-los secos e protegidos da chuva;


  • Lixeiras devem ser mantidas tampadas e secas;


  • Cisternas, tambores, caixas d´água devem ficar bem fechadas. etc...

    Conclusão: Foi um projeto bem trabalhado, pois os alunos junto aos funcionários participaram efetivamente, com explicações do vírus, sintomas e cuidados. Foi sugerido a procura de um Posto de Saúde mais próximo.

Projeto: Caça ao piolho

Objetivos: Palestra com agentes da saúde para alertar sobre a transmissão e as epidemias comuns em escolas, orientação sobre a importância da higiene adequada a ser realizada para a eliminação dos piolhos e das lêndeas.

Ações:

Distribuição de cartilhas explicativas, pentes finos e receita de xampu antipiolho caseiro.

Conclusão: Houve grande participação da comunidade escolar, alunos e funcionários onde ficou a mensagem que a pediculose é de fácil transmissão na escola por causa dos contatos constantes entre os colegas nas atividades, quando realizadas coletivamente.
Os responsáveis se comprometeram em reforçar a higiene neste sentido.

Semana da Biblioteca

Ações:

Divulgação e importância da biblioteca na comunidade;
Visita à biblioteca da cidade;

Dia Nacional da Poesia

A compreensão foi à idéia central das atividades que foram realizadas durante o 1º bimestre.
Para cada atividade proposta, houve uma grande preocupação em apresentar a maior variedade possível de tipos de textos (lendas, contos, poesias e narrativas curtas), o trabalho desenvolvido centrou-se na narração de histórias, pretendendo com isso que os alunos, centrados na história voltassem para o interior dos personagens e, por meio da leitura elaborassem suas próprias histórias a partir das emoções trazidas no texto

Ações

Divulgação dos poetas existentes no município
Concurso interno de poesias;
Declamação de poesias criadas pelos alunos.

Poesia

Não pense em pobreza

Não pense em pobreza
Ela só quer te trazer tristeza
Eu vou te dizer
Que a pobreza, você não vai querer
A pobreza vai te derrubar
Então levante, pense em se fartar.
A pobreza não quer deixar você se alimentar
Mas não pense em pobreza
A fartura vai te dar, o alimento que
Precisa, e nada vai faltar.
Agora vou terminar
Não pense em pobreza ela só quer te derrubar



“VIVENDO VALORES, SOMOS VENCEDORES”

Em virtude das discussões desenvolvidas, verificou-se a necessidade de retomar o projeto global para nortear as ações do coletivo. Embora existem vários projetos significativos: Sexualidade, limpeza da escola, meio ambiente, Gincana Interativa, Feira de Ciências etc desenvolvidos em sala de aula. O objetivo da Proposta Pedagógica da U.E. é a integração através dos Projetos trabalhados como eixo de ligação o qual ficou definido na elaboração do Projeto Político Pedagógico.
Escola Municipal Prefeito Abeilard Goulart de Souza.

Rua Jonas Costa Pereira, s/nº - Parque Paraíso – Itaguaí
CEP.: 23.815-100 Tel.: (0xx21) 2688-5267

escolaabeilardgoulart@itaguai.rj.gov.br

Diretora Geral: Profª.Marina Henrique B. Correa
Diretora Adjunta: Prof. Catarina Gorett de L. Santiago

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA: E. M. ABEILARD GOULART DE SOUZA: Parabéns U.E e Comunidade pelos seus 10 vitoriosos anos de existência!


Aniversário da Escola


Acreditando que o aprender com significado traz além de conhecimento, satisfação, nós da direção e equipe pedagógica aproveitamos o aniversário de dez anos da Escola ABEILARD GOULART DE SOUZA para criar oportunidades de aprendizado, através de vários trabalhos feitos com carinho para comemorar essa data importante para todos alunos, pais, professores, funcionários e comunidade.

Atividades pedagógicas relacionadas:


  • Fundação da UE

  • Patrono

  • Profissionais antigos e atuais da UE

  • Projetos

  • Comemoração de uma década com o resultado de todos os trabalhos

  • Pinturas nos tapumes com temas educativos, reaproveitamos os tapumes utilizados na construção da rampa de acesso ao 2º piso, a fim de transformar o que estava sem vida, em algo criado pelos próprios alunos. Os alunos ficaram entusiasmados. Observamos a criatividade dos educandos na confecção dos desenhos.

  • Durante a semana foram feitos cartazes, pintura no tapume com frases parabenizando a escola. Algumas turmas se prontificaram a fazer poesias, músicas homenageando os funcionários com interesse e motivação.

















Escola Municipal Prefeito Abeilard Goulart de Souza.

Rua Jonas Costa Pereira, s/nº - Parque Paraíso – Itaguaí
CEP.: 23.815-100 Tel.: (0xx21) 2688-5267

escolaabeilardgoulart@itaguai.rj.gov.br

Diretora Geral: Profª.Marina Henrique B. Correa
Diretora Adjunta: Prof. Catarina Gorett de L. Santiago

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA: E.M. Dr. Jorge Abrahão - TODOS PELA EDUCAÇÃO. Conselho Escola em Ação!!!

2ª Reunião Pedagógica realizada com toda Equipe da E. E. M. Dr. Jorge Abrahão com participação do Conselho Escolar da UE.
Quando foram apresentadas e discutidas as metas do Compromisso Todos Pela Educação.

Direção. A organização é reduto de um ambiente saudável e inovador, à medida que utiliza como primeira regra a “sabedoria” de como receber seus colaboradores.

Momento de Encerramento do encontro
Um grande abraço coletivo


Momento de avaliação do encontro - Srª Alessandra Amorim da S. Alves
Representante dos Funcionários
Local: Sítio cedido por um conselheiro
  • trabalho dividido por todos DA UE
Momento de apresentação dos trabalhos realizados nos grupos de estudo
Sr. Denerval Constantino da Silva - Representante da Comunidade
Srª Lidia de Moura Barbosa - Representante dos Professores


Dinâmica sobre trabalho em equipe dirigida pela Coordenadora Pedagógica

Momento cultural e de confraternização com
Caracterização e criação de uma quadrilha
Jacqueline Amorim da Silveira
Representante dos Pais - Conselho Escolar

Momento cultural e de confraternização com
criação de uma quadrilha improvisada



E.M. Dr. Jorge Abrahão

Estrada do Mazomba, n.º22-MAZOMBA Cep: 23800-000
Tel: (21)2688-9903 (212687-8319

Diretora Geral: Profª.Edínia Marques A. Esteves

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA: E. M. Dr. Jorge Abrahão - TODOS PELA EDUCAÇÃO.

Diretora Geral: Profª.Edínia Marques A. Esteves

"EDUCAÇÃO"

DEVER DE TODOS!!!

Situando as questões educacionais, não podemos entender, a qualidade da educação senão em uma ótica cujo foco seja a responsabilidade de criar situações para todos os indivíduos alcançarem melhores condições de vida e participarem de forma consciente na construção de uma sociedade mais justa, mais humana e mais democrática. Lutar para uma educação “eficaz” ao contexto histórico representado por todos os avanços trazidos pelo mundo do conhecimento. Que o acesso a esse “saber” deve ser comum a todos. Construindo instrumento facilitador para o mundo do trabalho e para a consolidação da cidadania.Uma educação que seja capaz de ajudar a transformar as condições sociais em que vivemos, possibilitando a construção de um país justo, solidário, sem miséria, sem violência e sem corrupção, respeitando o cidadão.

Acreditando no Conselho Escolar, que tem por objetivo marcante a valorização educacional.

Levando-nos a compreensão e garantia de uma educação eficaz no desenvolvimento de um trabalho sério por nossas escolas, para efetivação do princípio constitucional da gestão democrática da educação pública.Assim, o Conselho Escolar mostra uma democracia participativa como critério para desenvolver competências atribuídas aos órgãos de deliberação coletiva, instituindo como mecanismos à gestão democrática do ensino. Seguindo critério para desenvolvimento das competências a partir dos significados dos verbos usados, dotando-se para:

Decidir, deliberar, aprovar, elaborar, opinar, discutir, participar, fiscalizar, acompanhar, supervisionar, apoiar, avaliar, promover, estimular, ...

Por: Diretora Geral: Profª.Edínia Marques de Ataídes Esteves

E.M. Dr. Jorge Abrahão
Estrada do Mazomba,n.º22 MAZOMBA - CEP:23800-000

TEL: (21)2688-9903 - (21) 2687-8319

escolajorgeabrahao@itaguai.rj.gov.br

domingo, 26 de julho de 2009

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - Carta - Circular.001


Plano Nacional de Formação de Professores


Aos Professores (as) da rede pública de ensino

Senhores (as) Professores (as),


1. A Rede de Ensino a qual você pertence aderiu ao Plano de Metas do Plano de
Desenvolvimento da Educação (PDE) e muitas delas elaboraram seu Plano de Ações Articuladas (PAR), onde demonstraram as necessidades relacionadas à formação de seus professores, para assegurar a formação exigida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) a todos os educadores que nela atuam.


2. A Política Nacional de Formação dos Profissionais do Magistério da Educação
Básica, tem a finalidade de organizar, em regime de colaboração da União com os estados, Distrito Federal e municípios, a formação inicial e continuada desses profissionais.


3. Por meio desse Plano, caso você ainda não possua graduação ou possua
graduação em área distinta da que atua, poderá efetuar sua pré-inscrição em cursos de primeira licenciatura, de segunda licenciatura ou de formação pedagógica (para bacharéis sem licenciatura). Todas as licenciaturas das áreas de conhecimento da educação básica serão oferecidas no Plano, com cursos gratuitos para professores em exercício das escolas públicas, nas modalidades presencial e a distância. A pré-inscrição nos cursos será feita por você no sitio
do MEC, no espaço denominado Plataforma Paulo Freir(
http://freire.mec.gov.br), onde você,também, poderá cadastrar ou atualizar seu currículo.

4. A partir da sua pré-inscrição e da oferta de formação pelas Instituições de
Educação Superior (IES), as secretarias estaduais e municipais de educação deverão validar as inscrições na Plataforma Freire, com base em seu planejamento estratégico, visando adequar a oferta das IES à demanda dos professores e às necessidades reais das escolas de suas redes. As inscrições validadas serão submetidas às IES que após processo seletivo, caso necessário,
procederão à matrícula nos cursos.

5. Caso você já possua a formação adequada, incentive e mobilize os seus colegas
da rede a se inscreverem. Qualquer informação adicional pode ser acessada pelo sítio do MEC (www.mec.gov.br) ou solicitada pelo endereço eletrônico

plataformafreire@capes.gov.br.

Atenciosamente,

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO


SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA: Escola Municipal Padre Rafael Scarfó - Análise da Lei 4483/08.

Conforme solicitado pela C.I. Nº 169/09, encaminhamos a análise da Lei 4483/08 feita pela equipe Técnico Pedagógica desta Unidade Escolar.
A referida Lei possui um enfoque na gestão participativa, integrando a escola com a comunidade a qual está inserida, transformando a antiga visão de administração escolar, em uma gestão verdadeiramente participativa.
É de fundamental importância à participação de todos os segmentos no Conselho Escolar, os diferentes “olhares” sobre a mesma realidade, só tem a somar e contribuir para o desempenho da Unidade Escolar como um todo.
A garantia de participação efetiva da comunidade escolar juntamente a gestão, amplia e ratifica o papel social e educacional da escola, compartilhando das Propostas Pedagógicas, propiciando a participação democrática de toda a comunidade. Definindo e caracterizando metas e objetivos a serem trabalhados visando à melhoria do processo de ensino e aprendizagem e a melhoria dos serviços educacionais.
Buscando sempre atuar com ética e transparência, analisando as propostas encaminhadas por alunos, pais, professores e todos os demais segmentos da comunidade escolar. Trabalhando as relações interpessoais no âmbito escolar, com isso, sustentando as relações democráticas, auxiliando o processo de interação escola - família - comunidade.
O referido projeto conferiu importância à democratização do ensino público estipulando providências para sedimentação dos referidos conselhos. Entende-se que os conselhos interliguem-se entre todos os segmentos da escola, buscando uma educação eficaz e de excelência, com mecanismos que respalda o exercício da democracia na educação pública – L.D.B.


Por :Professor Lusmar Moraes Barboza
Professora Elizabeth Martins Gomes
Professora Sandra Helena Moreira de Paiva Corrêa – Diretora Geral


O Conselho Escolar tem um grande papel junto á escola, reafirmando e valorizando o papel da comunidade diante da educação de suas crianças. A formação escolar é papel de todos inclusive dos pais.

Diretora Geral: Profª. Sandra Helena Moreira de Paiva Corrêa
Diretora Adjunta: Profª. Cínthia Elian Coelho


SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA: E.E.M. Carmem Menezes Direito -

Análise sobre alteração da Lei 9394/96 pela Deputada Luiza Erundina.

Conforme solicitação através da C.I. nº 169/09 – DGE, informamos que os membros do Conselho Escolar da U.E., reuniram-se no dia 23/06/09, para apreciação da lei e suas respectivas alterações.
Após longo debate, concluímos que é de suma importância à existência do Conselho Escolar e dos “Conselhos” dos Conselhos de Escola, desde que o mesmo atue efetivamente (amparado por lei), com a participação efetiva da comunidade e representantes de diversos setores da sociedade.
Cabe ao governo, dirigentes, escolas, pais e sociedade à responsabilidade de uma sociedade mais democrática. Para isso, o conselho deve ter autonomia, dentro da constituição, e deve ser amparado por lei, para tomar decisões que possam promover a ordem, segurança e educação de boa qualidade.



E.E.M. Carmem Menezes Direito
Rua 24 - c/ Transversal I – Brisamar - Cep: 23830-000

escolacarmemenezes@itaguai.rj.gov.br

Diretora Geral. Profª. Cláudia Lúcia O. da Silva
Diretora Adjunta. Profª. Lúcia Barros

E.E.E.S.Joaquim da Silva Gomes apresenta:

Formatura 1º Semestre 2009
O sucesso é daqueles que batalham, e com toda certeza você é um dos merecedores desse sucesso. Parabéns pela formatura!
Que a alegria da formatura hoje,fique para sempre em você.
Pessoas grandes são aquelas que lutam por ideais,e hoje nesta formatura você prova ser parte desssas pessoas.
A sua conquista vai impulsionar outras buscas e abrir novos horizontes,sempre apontando para um futuro muito luminoso.Parabéns e muito sucesso!
Por acreditar que este dia chagaria,você se esforçou e buscou a cada dia o seu sonho.Merecidamente venceu, e hoje os aplausos são todos para você!
O que você alcançou hoje é uma pequena parte do que você ainda pode conquistar com o seu talento.
O talento, a força de vontade e a persistência trouxeram você até aqui.Parabéns!
Esperamos que esta vitória seja o início de muitas outras conquistas.
É o que deseja a equipe da E.E.E.S. Joaquim da Silva Gomes






































E.E.E.S. Joaquim da Silva Gomes

Av. Padre Guilherme Decaminada, s/nº - Santa Cruz – RJ
Diretora Geral: Valdilene Lourenço