Inaugurada em 30 de Junho de 2008 esta creche tem como patrono o ilustríssimo professor Joaquim inouê, que nasceu em quatro de julho de 1942, no Município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, mais no ano seguinte ao seu nascimento se tornou um cidadão itaguaiense ao vir para o município com seus pais.
Nome português, sobrenome e descendência japonesa e coração brasileiro, Joaquim talvez não tivesse sido compreendido por alguns itaguaienses, mas, posso garantir, foi respeitado por todos. Respeitado por suas atitudes. Pelas atitudes que se espera de um grande homem. Sua estatura era baixa, sei disso. E ele, franzino, com olhar enigmático e expressivo, muito expressivo. Mas sua personalidade era forte, maior, muito maior que ele. Quem o conhecia sabia o que ele queria dizer apenas no olhar. Professor de Educação Física por formação, um grande líder por essência. Seu projeto de vida parecia estar ligado à formação dos outros. Decano de Educação Física da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, foi na Escola Jonosake, em Santa Cândida, Itaguaí, que, entre as décadas de 80 e 90, formou atletas-cidadãos ao lado da esposa, a também saudosa, Norma Okasaki Inouê. Ali, muitos itaguaienses escolheram a profissão do mestre é o caso da hoje diretora Ester Butler Lage do Amaral, que em outra hora era aluna desse honrável professor e honra a memória de seu mestre dirigindo a Unidade que recebeu o seu nome.
Muitos jovens se notabilizaram no esporte e, principalmente, aprenderam à lição de que disciplina, o amor e o respeito è algo fundamental para a sua formação enquanto homem-cidadão.
Joaquim inouê faleceu em 27 de setembro de 2007, aos 65 anos e deixou um legado maravilhoso para todas as gerações.
Direção. Profª. Ester Butler Lage do Amaral
MISSÃO
Construir um ambiente acolhedor que favoreça o vinculo como facilitadores de uma adaptação harmônica, propiciando um espaço de segurança, controle e acompanhamento, visando o bem estar do aluno, promovendo situações lúdicas integradoras que possibilitem a comunicação, o descobrimento, a exploração e o conhecimento dos outros e de si mesma.
VISÃO
Ser uma Unidade que acompanhe e acolha a crianças durante o processo de integração e amparando os pais com sua bagagem de sentimentos pessoais.
Propiciando e favorecendo uma aceitação prazerosa, por parte da criança ,na ausência da mãe adulto significativo e na construção de novos vínculos.
CRENÇAS E VALORES
A Creche Municipal Professor Joaquim Inouê acredita:
No respeito;
diálogo;
solidariedade;
compreensão;
expressão;
sinceridade;
liberdade;
honestidade e espiritualidade mútuas;
· Integração da família;
· Na auto-estima;
· Na aprendizagem eficiente
· No desenvolvimento das crianças em todos os aspectos;
· Na integração da comunidade com a Unidade de Ensino.
· Na participação ativa do Conselho Escolar, nas decisões.
· Na inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
Construir um ambiente acolhedor que favoreça o vinculo como facilitadores de uma adaptação harmônica, propiciando um espaço de segurança, controle e acompanhamento, visando o bem estar do aluno, promovendo situações lúdicas integradoras que possibilitem a comunicação, o descobrimento, a exploração e o conhecimento dos outros e de si mesma.
VISÃO
Ser uma Unidade que acompanhe e acolha a crianças durante o processo de integração e amparando os pais com sua bagagem de sentimentos pessoais.
Propiciando e favorecendo uma aceitação prazerosa, por parte da criança ,na ausência da mãe adulto significativo e na construção de novos vínculos.
CRENÇAS E VALORES
A Creche Municipal Professor Joaquim Inouê acredita:
No respeito;
diálogo;
solidariedade;
compreensão;
expressão;
sinceridade;
liberdade;
honestidade e espiritualidade mútuas;
· Integração da família;
· Na auto-estima;
· Na aprendizagem eficiente
· No desenvolvimento das crianças em todos os aspectos;
· Na integração da comunidade com a Unidade de Ensino.
· Na participação ativa do Conselho Escolar, nas decisões.
· Na inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
Representantes do Conselho Escolar
Nenhum comentário:
Postar um comentário