sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA: Escola Estadual Municipalizada Pedro Antônio de Aguiar - Jubileu de Brilhante (1949 – 2009)

Como estava a Escola da Valinha...




...Como está a Escola Pedro Antônio de Aguiar

A Escola Estadual Valinha, nasceu há 60 anos em Piranema – Itaguaí, por um ato de amor do Sr. Pedro Antônio de Aguiar que doou uma parte de suas terras destinada a agricultura ao Governo do Estado, uma atitude de poucos, pois este homem já tinha uma visão de futuro que nos deixa muito orgulhosos de fazermos parte desta história. O Sr. Pedro Antônio, natural da cidade de Campos no Rio de Janeiro, parte de sua cidade natal com destino a Santa Cruz – RJ e em 1946 vai morar com toda a sua família em Piranema. Então começou a nossa história de sucesso com este homem iluminado que em relatos de seus filhos que num misto de ciúme e orgulho, contaram que seu pai, tinha um profundo carinho pela escola a ponto de tornar-se zelador da mesma, cuidando, preparando com suas próprias mãos alimento para os alunos “minguaus”, pois naquele período não havia merenda escolar. Além de cuidar da casa, das roupas da Diretora, que residia de segunda à sexta na unidade escolar e aos finais de semana retornava para a casa de seus familiares. Este homem não media esforços para que a “valinha”, fosse a melhor das escolas, não só para seus filhos, mais para toda aquela comunidade que necessitasse de uma ótima escola para seus filhos.
Em 19 de dezembro de 2009, decidimos registrar o momento especial que estamos vivendo neste sessenta anos de história da nossa Unidade Escolar. Nasceu em 12 de março de 1949, como Escola Estadual Valinha, os anos passaram e a nossa escola sofreu com a ação do tempo e como!!! Então em 1997, passa a ser administrada pelo município de Itaguaí. Mudanças significativas não ocorreram, somente em 2008 no governo do Prefeito Carlo Busatto Júnior – Charlinho e com o olhar carinhoso e o senso de justiça de nossa secretária de educação e cultura a Andréia Cristina Marcello Busatto, que entendem que todas as unidades escolares da rede municipal devem integrar as escolas de padrão de excelência deste governo. Que tudo mudou... E como se não bastasse esse belíssimo ato, também foi dado a oportunidade à comunidade de homenagear, com um prebiscito a uma pessoa que tenha feito a diferença na localidade e dar seu nome à unidade escolar. E por unanimidade a comunidade deu a vitória ao Sr. Pedro Antônio de Aguiar e tudo foi oficionalizado em 20 de fevereiro de 2008 na reinauguração da escola, que após cinquenta e nove anos deste grande feito é homenageado, para que a Escola Estadual Municipalizada Valinha, recebesse dignamente um nome a altura de sua importância. Mais uma realização do governo charlinho que democráticamente deu a oportunidade a esta comunidade de homenagear o Homem que começou tudo, sem pedir nada em troca!!!
Como amor é algo que contamina e acredito também que seja genético, surge o Sr. João Tavares de Aguiar, isso mesmo! Filho do Sr. Pedro Antônio que casa-se com a Sra. Araci Soma de Aguiar e passam a assumir a responsabilidade de “cuidar”. Entendam! São as pessoas que torcem e ajudam quando precisamos, pois são parceiros deste Governo que não mede esforços para dar o melhor a nossa comunidade.

Agradecimentos:

Ao Ilmo. Sr. Prefeito e a Secretária de Educação e Cultura;
Ao Departamento de Marketing, pela “brilhante” contribuição;
A minha “Equipe de Elite” da nossa escola que trabalhou duro para a realização deste nosso sonho;
Aos nossos alunos, pais, responsáveis, comunidade e membros do Conselho Escolar que compareceram ao evento.
E a todos que tornaram especial este dia!
O meu Muito Obrigada!!!

Jacqueline Silva dos Santos Ferreira
Dirigente Escolar

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa tarde,
estudei nesta escola entre 79 e 81, e é bom saber que a escola está bem cuidada.