Reunião Pedagógica - 2010
Espaço de formação de professores.
Transformando conhecimento em experiência.
Reflexão.
A experiência, a possibilidade de que algo nos passe ou nos aconteça ou nos toque, requer um gesto de observação, um gesto que é quase impossível nos tempos que correm: requer parar para pensar, para olhar, parar para escutar, pensar mais devagar, olhar mais devagar e escutar mais devagar; parar para sentir, sentir mais devagar, demorar-se nos detalhes, suspender a opinião, suspender o juízo, suspender a vontade, suspender o automatismo da ação, cultivar a atenção e a delicadeza, abrir os olhos e os ouvidos, falar sobre o que nos acontece, aprender a lentidão, escutar os outros, cultivar a arte do encontro, calar muito, ter paciência e dar-se tempo e espaço.
(LARROSA BONDIA, J. 2004,p160)
Assim, ao nos referirmos a uma "reunião pedagógica da experiência", pensamos na produção de um sujeito da experiência, que é algo como um território de passagem, algo como uma superfície de sensibilidade na qual aquilo que passa afeta de algum modo, produz alguns afetos, inscreve algumas marcas, deixa alguns vestígios, alguns efeitos.
(LARROSA,2004, p. 160).
O que está em jogo nessa proposta de formação é o pensamento, e não a razão, pois, "pensar não é somente 'raciocinar' ou 'calcular' ou 'argumentar', como nos tem sido ensinado algumas vezes, mas é, sobretudo, dar sentido ao que somos e nos acontece"
(LARROSA, 2004).
Nesse sentido, a formação deve acontecer pensando no sujeito criado a partir da experiência que "nos aconteceu" e "nos passou".
Procuramos tratar de temas que freqüentemente observamos nas escolas como:
avaliação, planejamento, rotina, disciplina, aluno, professor e escrita, por meio de textos de autores que discutem essas questões a partir dos referenciais teóricos da escola, poemas, filmes e outros fragmentos de textos.
As discussões não têm como objetivo desvelar uma nova forma de agir, não pensamos no "fazer", pensamos no "pensar". É um espaço criado para as incertezas, para um saber que nos escapa quando tentamos defini-lo.
Apresento uma proposta que se utiliza de três estratégias que podem nos guiar nesse processo formativo e estão apoiadas, principalmente, em textos teóricos e nas relações indescritíveis que cada professor pode ter e estabelecer com o seu caminho de vida.
Leitura, Escrita e Conversas são os dispositivos que controlam e produzem esse professor "não mensurável".
"A dialética não liberta o diferente; ela garante, ao contrário, que ele será sempre recuperado"
(Foucault)
Rua Adalgisa Lemos, s/n.ºCep: 23825-140 - Vila Geni
E-mail. escolaamauriferreira@itaguai.rj.gov.br
Diretora Geral. Profª.Erigleide da Costa Barros Melo
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