terça-feira, 27 de julho de 2010

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA : CIEP 497 MUNICIPALIZADO PROFESSORA SÍLVIA TUPINAMBÁ - PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

OBJETIVOS E PRINCÍPIOS DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA UNIDADE ESCOLAR


Diretora Geral – Profª. Adriana Maria Marins
Diretora Adjunta – Profª. Mônica de Lima Drumond

O CIEP 497 Municipalizado Profª Sílvia Tupinambá objetiva sua ação educativa, fundamentada nos princípios da universalização de igualdade de acesso, permanência e sucesso, da obrigatoriedade da Educação Básica e da gratuidade escolar.


A proposta é uma Escola de qualidade, democrática, participativa e comunitária, como espaço cultural de socialização e desenvolvimento do/a educando/a visando também prepara-lo/a para o exercício da cidadania através da prática e cumprimento de direitos e deveres.


FINALIDADES


O CIEP 497 Municipalizado Profª Sílvia Tupinambá tem por finalidade: atender o disposto nas Constituições Federal e Estadual, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Estatuto da Criança e do Adolescente, ministrar a Educação Infantil, o Ensino Fundamental, o Plano Municipal de Educação e Educação de Jovens e Adultos observadas, em cada caso, a legislação e as normas especificamente aplicáveis.

Introdução


Desde 2007, o projeto político pedagógico vem sendo construído e propondo novos caminhos, para uma escola diferente. Todas as questões que envolvem o fazer pedagógico e as suas relações com o currículo, conhecimento e com a função social da escola, obriga a um pensar e uma reflexão contínua de todos que os envolvidos neste processo. Que Escola queremos construir?
Que conhecimentos nossos alunos/as precisarão ter para de fato, exercer a sua cidadania, nesta sociedade tão cheia de conflitos. Conflitos estes que estão presentes no espaço escolar, nas relações pessoais, no confronto das idéias, e também no surgimento de novas concepções, das dúvidas e da necessidade do diálogo entre os sujeitos aprendentes (comunidade escolar).
Tais situações serão apresentadas no decorrer deste documento, nas linhas e nas entrelinhas de cada parágrafo, resgatando o aspecto histórico de como cada momento foi sendo produzido e construído. Pois este documento é o resultado de um esforço conjunto dos profissionais da educação desta unidade escolar com o objetivo de respaldar as ações administrativas e pedagógicas no âmbito deste estabelecimento educativo.
Portanto, nossa reflexão continua baseada principalmente na prática pedagógica cotidiana e na discussão dos referenciais teóricos que nos encaminhem para uma “práxis” responsável e compromissada com uma escola pública de qualidade, em parceria com os projetos municipais, estaduais e federais, como a participação da comunidade através dos seus conselhos.


A Visão da U. E. é:

Ser reconhecida por ser uma escola inovadora pelos nossos clientes através das competências, habilidades e atitudes inerentes a SMEC.

A Missão da U. E. é:

Desenvolver em nossos clientes, competências e habilidades, que propiciem uma formação acadêmica que vise à ética sendo aptos a exercer a sua cidadania.

As Crenças e Valores são:

A Escola acredita no agir, no planejar e no executar, através: do compromisso, respeito mútuo e profissionalismo.

CIEP 497 MUNICIPALIZADO PROFESSORA SÍLVIA TUPINAMBÁ


Rua Manoel Soares da Costa, s/n.º - Engenho
Cep: 23815-000 - 2688-9838 - 2687-2114(Sec)

Diretora Geral – Profª. Adriana Maria Marins
Diretora Adjunta – Profª. Mônica de Lima Drumond

E.mail.
ciep497@itaguai.rj.gov.br

Nenhum comentário: