terça-feira, 27 de julho de 2010

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA : ESCOLA MUNICIPAL SEVERINO SALUSTIANO DE FARIAS - Cidadania educação para a vida na globalização

PROJETO PEDAGÓGICO

Objetivos Gerais:

Buscar o desenvolvimento integral dos alunos numa realidade plural é necessário passarmos a considerar as questões e problemas enfrentados com os alunados e familiares; e que possamos obter uma vivência equilibrada e afetiva, respeitosa à diversidade cultural entre eles que a escola depara como tal, que não podemos desconsiderar na Unidade Pedagógica mostrando os alunos que eles fazem parte dos co-responsáveis pelo melhor desenvolvimento da Unidade e tornando um ambiente harmonioso.
Oferecer um norte aos alunados para obterem a cidadania plena, resgatando os mesmos e o docente sendo mediador das propostas, desenvolvendo na educação, incentivo a cultura, ética e a consciência crítica.

Objetivos Específicos:

I - Participação e cooperação da comunidade e família na unidade.

II - Despertar aos adolescentes um interesse profissional.

III - Esclarecer aos pais e alunos e comunidade as metas da Unidade Escolar, sendo feito através de reuniões, palestras, diálogo livre, redações de alunos como todos terão a liberdade de diálogo para o melhor desenvolvimento da Unidade.

IV - Desenvolver atividades de aprendizagem estimulativa e prazerosa.

V - Ressaltar o valor do uniforme e esclarecimento dos direitos e deveres dos menores, repudiando a violência em geral e suas conseqüências na vida do ser humano, melhoria do rendimento escolar. Palestras com professores e convidados da SMEC.


Perspectivas:

A proposta da escola está pautada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96, onde a educação é direito de todos e dever do Estado e da família, inspirada no princípio de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando sem preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
É papel da escola democratizar o acesso a educação, para que a mesma prepare e instrumentalize crianças, jovens e adultos para as possibilidades de inserção político e social, de uma forma crítica e participativa, com autonomia.
Há uma expectativa na sociedade para que a educação se posicione na linha de frente da luta contra as exclusões, as diferenças e indiferenças, contribuindo para a promoção e integração de todos, voltada a construção da cidadania como prática efetiva.
Propomos uma educação de qualidade que garanta as aprendizagens e conhecimentos, culturais, essenciais para a formação de cidadão autônomo, crítico e participativo capazes de atuar com competência, dignidade e responsabilidade na sociedade em que vive, onde se espera ver atitudes as necessidades individuais, sociais, políticas e econômicas.
Pode-se considerar a inclusão social como um dos aspectos mais importantes para a cidadania. Quer dizer, uma criança que é educada de forma a respeitar o outro, em suas habilidades e dificuldades, terá grandes chance de se tornar um adulto solidário e preocupado com o bem-estar comum. Neste sentido, a escola se constituir em um espaço fundamental de aprendizado para a vida. O convívio com a diversidade possibilita que a criança e adolescentes compreendam seu papel na sociedade, bem como estejam aptos a agir com consciência e responsabilidade.
Uma escola significativa para a democratização da sociedade, como também ser um lugar privilegiado para o exercício da democracia participativa para o exercício de uma sociedade consciente e comprometida, socialmente excluída ou dos grupos sociais privados dos bens culturais e materiais produzidos pelo trabalho dessa mesma maioria e participação fundamental da família.
Concluindo, temos como missão e visão:

Missão: Promover um ensino de excelência visando as perspectivas humanas, atendendo as mudanças técnicas, culturais e sociais.

Visão: Ser uma escola comprometida com a realidade social, integrada com os avanços tecnológicos, preparando assim os educandos para o exercício pleno da cidadania.


ESCOLA MUNICIPAL SEVERINO SALUSTIANO DE FARIAS

ESTRADA RAIZ DA SERRA, S/N, TEIXEIRA, ITAGUAÍ - RJ CEP 23830-000
TEL.: 2687-6895

DIREÇÃO: PROFª. VALÉRIA PORTO CEZÁRIO
DIRETORA ADJUNTA. PROFª. SÔNIA ISABEL VALENTIM COSTA MURA

COORDENADOR RESPONSÁVEL PELA POSTAGEM DA U.E.: ANA PAULA XAVIER


E-MAILS:
escolaseverinosalustiano@itaguai.rj.gov.br; emseverinosdefarias@ig.com.br

Nenhum comentário: