terça-feira, 5 de outubro de 2010

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA : PROJETO - TROCANDO IDEIAS .E.M. PREFEITO WILSON PEDRO FRANCISCO & E.M.São Sebastião


















Projeto Trocando Ideias

Desde 2006 as escolas da rede municipal de Itaguaí participam deste projeto. Seu maior objetivo é possibilitar uma leitura de mundo mais consciente, provocando o relacionamento entre alunos de escolas diferentes para troca de informações e experiências. Esta iniciativa surgiu da coordenação do 1º segmento – Departamento Geral de Ensino- da SMEC de Itaguaí.
Sua justificativa está no desconhecimento da grande diversidade que há em nosso município, por parte da comunidade escolar, e da necessidade de conhecermos, valorizarmos o nosso espaço e vislumbrarmos melhoras na qualidade de vida da população, o que propícia aos alunos uma melhor compreensão do seu próprio município e do mundo que o cerca.
A dinâmica do projeto se dá na troca de correspondências e visitas entre escolas da rede local. As correspondências refletem o modo de ver, pensar e agir de cada realidade. Os alunos desenham e escrevem sobre si, sobre a escola e sobre a comunidade. Quando chega a hora da troca de visitas é uma grande felicidade, porque os alunos querem se conhecer e desfrutar do espaço visitado, que geralmente é bem diferente do seu, visto que nosso município possui serra, mar, cachoeira, cidade, campo e muitas outras paisagens encantadoras.




Coordenadoras do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Projeto Trocando Idéias.

Profª: Waldemira Machado Bessoni de Oliveira

Profª. Roseli Allemand Aniceto Chaves

Nenhum comentário: