quinta-feira, 11 de novembro de 2010

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA : Escola Municipal Amauri Ferreira - Agente Mirim do Trânsito. Por uma educação de qualidade.





Depoimento

Dirigente Escolar : Profª. Erigleide da Costa Barros de Mello

Enquanto Dirigente Escolar sinto-me imensamente feliz que a escola esteja integrada num projeto construído pelos alunos, professora e coordenadora pedagógica, principalmente pela iniciativa dos envolvidos, pois vejo que o comprometimento tem como base o respeito pela qualidade na educação e que sejam estimulados na capacidade dos alunos de compreender e valorizar as diferenças.
E assim fazer da nossa escola uma referência de ensino.




Agente Mirim do Trânsito

O Projeto "Agentes do Trânsito" foi desenvolvido na Escola Municipal Amauri Ferreira, em Itaguaí, RJ, no mês de agosto /2010.
Com o objetivo de conscientizar os alunos sobre o que é certo ou errado no trânsito e fazer com que através deles os pais dos mesmos, se sensibilizem.
Várias ações tem sido promovidas, debatidas e desenvolvidas por eles com a orientação da professora envolvida neste projeto, Roselene, pelo qual é responsável. Esta responsabilidade tem sido uma constante surpresa diante da acolhida por todos de forma tão entusiasta e prazerosa o que reforça a certeza de que os resultados positivos serão alcançados e será um reflexo da grande participação da comunidade escolar.
Com início em 03 de agosto, o Projeto ‘Agente Mirim do Trânsito’, que contou com a parceria da Secretaria de Educação e Cultura juntamente com a Secretaria de Trânsito e Segurança continua despertando o interesse dos alunos. O projeto tem o intuito de promover aulas interativas e lúdicas para os alunos do 4º ano , visa educar e alertar as crianças sobre os perigos que ocorrem frequentemente nas vias públicas. As aulas foram ministradas todas as terças e quintas feiras, no períodode 03/08 à 30 de agosto.

A escola recebeu a visita do guarda municipal Rogério, no dia 10 de agosto, que orientou as crianças através de aulas e palestras sobre o comportamento no trânsito, as infrações mais cometidas, o modo de como devem se comportar no banco traseiro do veículo e o uso de cinto de segurança, desenvolvendo conhecimentos sobre os primeiros passos no trânsito.
Os alunos saíram a campo, nas imediações da escola, com orientação da professora e da coordenadora para fazer contagem e verificar itens como: motorista sem cinto de segurança, excesso de velocidade, ao celular enquanto dirigia, criança no banco da frente, falta de sinalização, dentre inúmeras outras, e o campeão dos erros tem sido a falta do uso do cinto de segurança. Esta pesquisa foi tabulada e mostrada em gráficos na disciplina de Matemática. Todo o resultado está sendo documentado e posteriormente mostrado em uma Feira Cultural sobre Trânsito.

OBJETIVOS

- Transmitir os princípios básicos de segurança no trânsito aos escolares do ensino público e particular, procurando conscientizá-los sobre a importância de manterem preservadas as suas integridades físicas e a de seus semelhantes, quando estiverem utilizando as vias públicas como pedestres ou passageiros, contribuindo para a formação de uma consciência cidadã;
- Promover a filosofia da Polícia Comunitária;
- Estimular a educação continuada dos educadores;
- Que as crianças sejam multiplicadoras passando aos pais orientações e cobrando atitudes de educação.
- Desenvolver na criança uma compreensão de seu papel e da sociedade nas questões relacionadas ao trânsito;
- Propiciar a vivência e debates de situações que possibilitem ter uma consciência mais aprofundada sobre as questões do trânsito;
- Divulgar não só as regras de trânsito, mas também possibilitar a assimilação destas;
- Criar condições para que as crianças associem educação de trânsito à qualidade de vida;
- Agregar valores éticos, sociais e de trânsito, envolvendo a família neste processo;
- Desenvolver uma cultura de preservação ao meio ambiente e à vida.
- Trabalhar os temas transversais como meio ambiente, solidariedade, respeito aos idosos e segurança no trânsito.

1ª Feira Cultural do Trânsito



No dia 17 de Setembro, foi realizado na Escola Municipal Amauri Ferreira, situada em Vila Geni – Itaguaí, a 1ª Feira Cultural do Trânsito pelos alunos do 4º Ano, com objetivo de apresentar as demais turmas da Unidade Escolar, pais e responsáveis e Conselho Escolar.
Neste dia foram apresentados todos os trabalhos realizados até este mês. Como placas de sinalizações, maquetes e textos informativos, além da peça teatral “Amigos do Trânsito”, com danças, poemas e rap. Ressaltando aqui que tudo foi construído pelos alunos, professora da turma Roselene da Silva e a Coordenadora Pedagógica Ingrid Correia.
Foi muito gratificante, pois todos ficaram impressionados ao ver a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.

Agradecemos a presença de pessoas muito queridas prestigiando o que nossos queridos alunos apresentaram, também a Coordenadora da Sala de Leitura Gláucia e a Coordenadora de Ensino Religioso Sonia que vieram representando a Secretaria de Educação e Cultura. O Agente de Trânsito Rogério da Silva que teve uma grande participação no processo do projeto, representando a Secretaria do Trânsito.
Escolhemos essa data para realizar a Feira Cultural do Trânsito, pois neste período 18 à 25 de Setembro, que se comemora a Semana Nacional do Trânsito.

Depoimento da Coordenadora Ingrid

Foi um trabalho que proporcionou-me , uma imensa alegria, pois pude envolver o pedagógico em cima de um tema tão importante.
Para realizar esse projeto contei com ajuda de nossos queridos alunos, que são as peças chaves, pois sem eles seria impossível realizar qualquer coisa e não posso esquecer da professora Roselene da Silva que se empenhou e batalhou muito para que tudo acontecesse da melhor forma possível. Trata-se de uma educadora dinâmica e participativa.
Não podemos esquecer do Programa Estrada para Cidadania da CCR Nova Dutra que foi a base de tudo, ou seja, o alicerce. Lembro que o trabalho não parou por aqui, pois o Programa segue adiante ampliando nossos conhecimentos.
Agradeço muito ao digitador Filipe de Castro que nos ajudou elaborando esse convite lindo e a filmagem brilhante do evento e a minha Diretora Erigleide da Costa Barros Melo, que é a responsável abaixo de Deus de tudo que sou no lado profissional, uma pesssoa que sempre apoiou minhas idéias.
Em fim alcançamos os objetivos propostos que é de conscientizar nossos alunos a importância da prevenção no Trânsito.
Todo trabalho tem proporcionado a troca de saberes entre educador e educando.



Escola Municipal Amauri Ferreira

Rua Adalgisa Lemos, s/n.ºCep: 23825-140 - Vila Geni

Diretora. Profª.Erigleide da Costa Barros Melo

Coordenadora responsável pela postagem.
Profª: Roselene da Silva

Nenhum comentário: