terça-feira, 16 de novembro de 2010

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA : Escola Municipal Das Acácias - Agenda 21 - O Desenvolvimento Sustentável do Planeta é um compromisso assumido!!


Administrando para o futuro

Diretor: Prof°. Paulo César da S. Santos
Diretora Adjunta: Profª. Agnéia Eccard de Souza





Coordenadora do Conselho Escolar da U.E.
Profª. Carla Simone da Mota Paes de Araújo


Agenda 21

A Agenda 21 é um programa de ação, baseado num documento de 40 capítulos, que se constituí na mais ousada e abrangente tentativa já realizada, em promover, em escala planetária, um novo padrão de desenvolvimento, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.

Trata-se, portanto, de um documento consensual resultante de uma série de encontros promovidos pela Organização das Nações Unidas, com o tema “Meio Ambiente e suas Relações com o Desenvolvimento”.

O ponto central nesse processo é o levantamento das prioridades do desenvolvimento de uma comunidade e a formulação de um plano de ação, tendo em vista a sustentabilidade e a integração dos aspectos sociais, econômicos, ambientais e culturais, dentro de uma visão abrangente, ou seja, em longo prazo.

A Agenda 21 é sem dúvida alguma, um importante instrumento nesse caminho de mudanças.


objetivo da Agenda 21.

Promover o Desenvolvimento Sustentável.

Isto significa que devemos melhorar a qualidade de vida do futuro, adotando iniciativas sociais, econômicas e ambientais que nos levem a um planejamento justo, com vistas a atender às necessidades humanas enquanto se planeja cuidadosamente os diferentes usos dos recursos naturais, possibilitando assim, o mesmo direito às gerações futuras.


Para atingir tal objetivo, a Escola Municipal Das Acáciass teve a responsabilidade de implementar a Agenda 21, através de um processo Participativo e Democrático, visando a elaboração de um plano de ação de qualidade de vida de toda população, sem comprometer as gerações futuras para o desenvolvimento sustentável do nosso Município.
A construção da Agenda 21 não é uma tarefa somente do poder público. É um pacto de toda a sociedade, um compromisso de cada cidadão com a qualidade de vida do seu bairro, da sua cidade, enfim, do nosso planeta.
A participação efetiva da sociedade de forma coletiva é, sem dúvida, o diferencial que poderá superar os desafios a serem enfrentados e, fundamentalmente, assegurar que esse resultado seja utilizado como um instrumento norteador para o desenvolvimento local de nosso Município.


Referências Bibliográficas:

A CAMINHO da Agenda 21 Brasileira - princípios e ações 1992/1997. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Amazônia Legal, 1997.
AGENDA 21 - Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, 1992 - Rio de Janeiro. Brasília: Senado Federal, 1996. 585p.

Administrando para o futuro

Escola. Municipal. Das Acácias
Rua Das Camélias, S/Nº Qd: 131 - Parque Primavera – Itaguaí.
Código da U. E. – 33045151.


Diretor: Prof°. Paulo César da S. Santos
Diretora Adjunta: Profª. Agnéia Eccard de Souza

Coordenadora do Conselho Escolar da U.E.
Profª. Carla Simone da Mota Paes de Araújo

E-mail: escoladasacacias@itaguai.rj.gov.br











"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."

( Paulo Freire )

2 comentários:

israel batista disse...

muito bom o seu blog parabéns assim a gente fica conhecendo as atividades desse seu colegio agora visite o meu blog www.blogdoisraelbatista.blogspot.com abraços

Anônimo disse...

Com certeza Israel um espaço para divulgar os nosso trabalhos contribuem para o crescimento de todos. Um abraço.Carla Simone