quinta-feira, 18 de março de 2010

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA: Projeto: “Inclusão digital – Conselho Escolar”.


Justificativa.

A partir da formação do Conselho Escolar em nossas U.E no município de Itaguaí. Tornou-se necessário estarmos enviando, frequentemente, material de registro das ações realizadas, para o Blog do Conselho Escolar para serem postadas.
A responsabilidade desses registros coube ao Coordenador do Conselho, da U. E. e/ ou indicados por ele, que vêm encontrando dificuldades no envio por falta de conhecimento no uso do computador e seus aplicativos. Possibilitando assim, a participação social e promovendo a cultura da gestão democrática.

Objetivo da Proposta:
Oferecer aos responsáveis pelo processo, uma capacitação onde possam apropiar-se dos conhecimentos básicos do computador e seus aplicativos.
Carga Horária: 16h; distribuídas em sessões de 3h, cada; três vezes na semana (2ª, 3ª e 6ª feira), em 2 turnos.
Cada turno receberá 14 vagas, que serão distribuídas por grupos.

Grupo A (Manhã) – 8h às 11h – 05/04

CIEP 300 Munic. Pref. Vicente Cicarino
CIEP 496 Munic. Maestro Francisco Mignone
CIEP 497 Munic. Prof.ª Silvia Tupinambá
Creche Municipal Brisamar
E. M. de Educação Infantil Jardim América
E. E. M. Camilo Cuquejo
E. E. M. Fazenda Santa Cândida
E. E. M. Gal. Hildebrando B. Melo
Creche Municipal do Engenho
E. E. M. Taciano Basílio
E. E. M. Pedro Antônio de Aguiar

Grupo B (Tarde) – 13h às 16h – 05/04

C. M. Senador Teotônio Vilela
E. M. Alexandre Ignácio
E. M. Amauri Ferreira
E. M. Antônio Tupinambá
E. M. Coronel Alziro Santiago
E. M. Eider Ribeiro Dantas
E. M. Elmira Figueira
E. M. Elmo Baptista Coelho

Creche Municipal Aparecida Azedo
E. M. Oscar José de Souza
Creche Municipal Prof.ª M.ª Cristina Padela Cabral da Silva


Grupo C (Manhã) – 8h às 11h – 12/04

E. M. Prefeito Abeilard Goulart de Souza
E. M. Educação Infantil PrefeitoIsoldackson Cruz de Brito
E. M. Renato Gonçalves Martins
E. M. São Sebastião
E. M. Tereza de Araújo Sagário
E. M. Vereador Américo Rodrigues de Amorim
E. M. Prof.ª Severina dos Ramos de Sousa
E. M. Prefeito Wilson Pedro Francisco
E. M. Vereador Taciano Fernandes Nunes
Creche Municipal 26 de Dezembro
E. M. Jorge Flores da Silva

Grupo D (Tarde) – 13h às 16h – 12/04

Creche Municipal Professor Joaquim Inouê
E. E. M. Chaperó
E. M. Prof.ª M.ª Guilhermina de Souza Freire
E. M. Fusao Fukamati
E. E. M. Dr. Jorge Abrahão
Creche Municipal Edson Cruz Amado
E. M. Padre Rafael Scarfó
E. M. Severino Salustiano de Farias
E. E. M. Carmem Menezes Direito
E. M. Das Acácias

Coordenação de Informática / Profª Valéria Walchan

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA: Creche Municipal Professor Joaquim Inouê - Uma lição a ser seguida sempre.



Direção Geral: Profª. Ester Butler Lage do Amaral
A sabedoria da singularidade.
É importante inserir no espaço da escola, o amplo respeito de que o saber que cada um carrega ao longo da sua vida é de uma riqueza sem limites para o processo de formação do educando. A fruição do ato de educar é coletiva, está ancorada na aprendizagem de valores possíveis. Não cabe espaço para um educador ou mesmo uma instituição de formação que pensassem sempre em si mesmo. Suas obrigações são para além das fronteiras dos seus egoísmos e de suas vaidades.
Pensando assim, o Conselho Escolar é vital para o exercício da democracia participativa. Tudo que a gente fizer ainda é considerado pouco para a implantação de dois pilares fundamentais para a sociedade: democracia e cidadania.

Coordenadoras – SMEC

Profª. Luciana Leôncio do N. Da Mota
Profª. Tatiana Santos Pinto
"A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”.
Paulo Freire

Creche Municipal Professor Joaquim Inouê

Endereço: Rua 18,esquina com a rua 15,Qd 22 CEP:23815-000
Tel:3781-5279

Direção Geral: Profª.Ester Butler Lage do Amaral

Coordenador Responsável pela postagem: Daniele Silli

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA: Projeto: Trocando Ideias...

...através dos sentidos - 2010

O ver
O ouvir

O tocar

O sentir

O falar

Abril
A primeira etapa é a troca de um livro que apresenta, através de desenhos e textos, a escola e a realidade de toda a comunidade do seu entorno.

Maio
A segunda etapa se realizará com a troca de uma embalagem de garrafa pet contendo cartões, elaborados pelos alunos, apresentando problemáticas ambientais da comunidade na qual a escola está inserida.

Junho
A terceira etapa será a apresentação da escola através da gravação de sons comuns à comunidade escolar, ou seja, a troca de CDs com essas gravações. Os sons poderão apresentar problemáticas e pontos positivos da comunidade.

Julho
A quarta etapa possibilitará a troca de objetos que apresentam características locais da comunidade onde a escola está inserida.

Agosto
A quinta etapa é a troca de mensagem eletrônica. O texto será elaborado no coletivo e o seu envio poderá ser feito através do computador da escola ou de outro. O importante será a impressão dessas mensagens trocadas.

Setembro - Outubro
A sexta etapa é a troca de visitas, onde uma escola visita a outra e vivencia sentimentos variados através da relação estabelecida entre o que se idealizava e a realidade. Os sentidos se completam e a emoção é indescritível.

Novembro - Dezembro
A sétima e última etapa é a criação do livro final com desenho, fotos e textos. O livro apresentará as emoções e sentimentos sobre o que foi visto e vivido durante o projeto.
Projeto Trocando Idéias

Desde 2006 as escolas da rede municipal de Itaguaí participam deste projeto. Seu maior objetivo é possibilitar uma leitura de mundo mais consciente, provocando o relacionamento entre alunos de escolas diferentes para troca de informações e experiências. Esta iniciativa surgiu da coordenação do 1º segmento – Departamento Geral de Ensino- da SMEC de Itaguaí.
Sua justificativa está no desconhecimento da grande diversidade que há em nosso município, por parte da comunidade escolar, e da necessidade de conhecermos, valorizarmos o nosso espaço e vislumbrarmos melhoras na qualidade de vida da população, o que propícia aos alunos uma melhor compreensão do seu próprio município e do mundo que o cerca.
A dinâmica do projeto se dá na troca de correspondências e visitas entre escolas da rede local. As correspondências refletem o modo de ver, pensar e agir de cada realidade. Os alunos desenham e escrevem sobre si, sobre a escola e sobre a comunidade. Quando chega a hora da troca de visitas é uma grande felicidade, porque os alunos querem se conhecer e desfrutar do espaço visitado, que geralmente é bem diferente do seu, visto que nosso município possui serra, mar, cachoeira, cidade, campo e muitas outras paisagens encantadoras.

Coordenadoras do Projeto: SMEC
Profª. Fabiane Alves Valverde Vieira
Profª. Roseli Allemand Aniceto
Prof. waldemira Machado

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA: ESCOLA MUNICIPAL RENATO GONÇALVES - Carnaval. Contextualizando as Literaturas Africanas e Indígenas.

“A função do intelectual consiste em distinguir criticamente aquilo que se considera uma aproximação satisfatória do próprio concreto de verdade”.

(Umberto Eco)

tema: carnaval contextualizando as Literaturas Africanas e Indígenas.

Lei 10.639 modificada pela 11645/08; O Meio Ambiente com a Sustentabilidade e a Biodiversidade, a Prevenção do aedes aegypti.
A cada ano que passa, aumentam as respostas da natureza às ações predatórias do homem junto às visíveis mudanças no clima do planeta e suas conseqüências avassaladoras para a economia. E na sociedade vemos crescer, também uma nova consciência e as sementes de mudanças profundas e definitivas.
A Escola Municipal Renato Gonçalves Martins, envolveu neste trabalho a formação dos valores e atitudes, envolvendo valores vinculados a cidadania, ressaltando o respeito à diversidade e as diferenças.









E.M Renato Gonçalves Martins
Reta dos Oitocentos s/nº Chaperó Itaguai-RJ

Cep: 23855-000

Tel: 3782-4839

Direção: Ieda Maria B. da Silva

Coordenador responsável pela postagem da U.E . Patrícia de Gusmão

“Não há vida sem correção, sem retificação’’

(Paulo Freire)

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA: E.M Renato Gonçalves Martins - Dia da Mulher contextualizando as diferentes profissões.

“A poesia sensibiliza qualquer ser humano. É a fala da alma, do sentimento. E precisa ser cultivada”.
(Afonso Romano de Sant’Anna)

tema: Dia da Mulher contextualizando as diferentes profissões.

O foco desta atividade é enaltecer os valores da mulher.
Há anos atrás nesta mesma data, derramávamos lágrimas e o nosso coração transbordava de tristeza, pois várias tecelãs morreram queimadas inocentemente.
Hoje, depois de muita luta e persistência, conquistamos o nosso espaço na sociedade, com direito de ir e vir.
O bom de tudo isso, é que sempre somos lembradas em versos, prosas e músicas. Temos que, sempre lembrarmos que nossa conquista foi com muita garra e atualmente mostrar o valor dessa conquista com bravura, pois quem ousa, vence, e nós mulheres somos o referencial da sensibilidade humana.


Diretora Geral. Profª. : Ieda Maria B. da Silva








E.M Renato Gonçalves Martins

Reta dos Oitocentos s/nº - Chaperó Itaguai-RJ

Cep: 23855-000

Tel: 3782-4839

Direção:Profª. Ieda Maria B. da Silva

Coordenador responsável pela postagem da U.E . Patrícia de Gusmão

E-mail: escolarenatogonçalves@itaguai.rj.gov.br

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA: ESCOLA MUNICIPAL OSCAR JOSE DE SOUZA - Estudo de ações - Conselho Escolar. Projeto Escola Brasil

Aos doze dias do mês de Dezembro de 2009, foi realizado um encontro avaliativo com a comunidade na Escola Municipal Oscar José. Partindo do Projeto: Escola Brasil, cujo trabalho engloba pontos necessários para que a escola possa ter qualidade de ensino para seus alunos.

A característica deste encontro foi marcante, foram reunidos grupos em diversas salas da Unidade Escolar, cada grupo teve um assunto para discussão que englobava a evasão escolar, qualidade de ensino, comunicação com a comunidade, participação da família na escola, os temas foram desenvolvidos juntamente com os profissionais da U E, de forma que todos pudessem participar do trabalho e fazer uma articulação entre o que se pedia nas questões avaliativas e a realidade vivida na comunidade. Após todos os grupos terem feitos as avaliações com notas para os questionamentos foi aberta uma grande assembléia, sendo assim, registrada em uma plenária participativa.

A clareza do encontro não deixou dúvidas que todos devem participar ativamente das ações da Escola Municipal Oscar José. Em todos os momentos em que são chamados.

Foi observado que a comunidade precisa permanecer atenta aos problemas e soluções que são buscadas para atingir os objetivos de se haver uma nova escola, entende-se, portanto, que a participação do Conselho Escolar está diretamente ligada à qualidade de vida dos alunos e da comunidade escolar.







“transformar a comunidade em um ambiente de aprendizagem, ampliando os limites das salas de aulas, é o nosso desafio”.





Profª.Maria Margarida Santos Lima
Coordenadora responsável pela postagem do Conselho Escolar
Escola Municipal Oscar José de Souza.
Rua Lucia Tieme Hara, s/n° – Santana – Itaguaí-RJ

E-mail:escolaoscarjose@itaguai.rj.gov.br
Diretora Geral. Profª. Selma Candida de Lima

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA: ESCOLA MUNICIPAL OSCAR JOSÉ DE SOUZA - Conferência do PEB e reunião pedagógica.


Diretora Geral. Profª. Selma Candida de Lima







Escola Municipal Oscar José de Souza
Rua Lucia Tieme Hara, s/n° – Santana – Itaguaí-RJ
Diretora Geral. Profª. Selma Candida de Lima

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA: E. E. M. Pedro Antônio de Aguiar. Jubileu de Brilhante

Clima festivo!

Diretora Geral: Profª. Jaqueline S. dos S. Ferreira

Representantes da SMEC.
·Coordenadora. Profª. Fátima Lobato
·Coordenador. Prof°. João Marcelo

Acadêmicos de Santa Cruz com sua bateria mirim.


Coral da U.E



Capoeira em ação!



E. E. M. Pedro Antônio de Aguiar

Reta da Valinha, s/n.º - Cep: 23855-000 = Reta Piranema

E-mail-
escolapedroantonio@itaguai.rj.gov.br

Diretora Geral: Profª. Jaqueline S. dos S. Ferreira

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA: E. M. AMAURI FERREIRA. Evento realizado com a participação do Conselho Escolar.

No dia 27 de Fevereiro de 2010, na E.M. Amauri Ferreira, foi realizado um Baile de carnaval com a presença de alunos, pais/ responsáveis/ membros do Conselho Escolar e todos os funcionários da Unidade Escolar.
O Evento contou também, com a presença do Bloco do Marreco de Vila Geni, que emocionou e levantou a platéia com seu samba enredo de 2010. O mesmo homenageia o circo, cantado por todos.














E. M. Amauri Ferreira
Rua Adalgisa Lemos, s/n.ºCep: 23825-140 - Vila Geni
E-mail.
escolaamauriferreira@itaguai.rj.gov.br
Diretora Geral. Profª.Erigleide da Costa Barros Melo