domingo, 30 de maio de 2010

EM DESTAQUE - SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA:E.M. PREFEITO WILSON PEDRO FRANCISCO - Implementação do Conselho Escolar


DIRETORA GERAL. PROFª. MÔNICA GARCIA DE CASTRO S. DA ROCHA


MISSÃO

Promover ao alunado o acesso ao conhecimento em um âmbito geral para que no futuro a nação seja efetivamente composta por pessoas capazes de desenvolver o ato da cidadania opinando, refletindo e atuando numa sociedade democrática e justa.


VISÃO

A Escola Municipal Prefeito Wilson Pedro Francisco aspira em ser uma unidade de referência aa rede Municipal de ensino voltada para a motivação e valorização do processo ensino aprendizagem tornando o ambiente escolar acolhedor, agradável, educativo, e eficaz tendo em vista o resgate de uma trajetória escolar, familiar e tonsequentemente refletida em uma sociedade que caminha para um mundo melhor e assim elevando o
índice de aprovação.


Crenças e Valores

Considerando a importância da implementação do horário integral no convívio escolar, oferecendo ao alunado uma oportunidade de experimentar e vivenciar coisas novas e promover uma educação participativa, acreditamos que:


- Com comprometimento, dedicação, planejamento coletivo e diversificado alcançaremos os objetivos.
- A união de idéias comuns trabalhando com as
inteligências múltiplas, a criatividade e o esforço coletivo, conduz ao sucesso.
- A ética nas relações interpessoais, visando os aspectos moral, comportamental e profissional, transforma a família, o bairro, a escola, a cidade e o país.
- Constribuir para um aprendizado significativo, comprometido com a transformação de homens capazes de mudar uma geração, descobrindo talentos e trabalhando com as diferenças faremos um mundo melhor.

“Caminhando para um Mundo Melhor”

A importância do Conselho Escolar em nossa Escola.

A importância do Conselho Escolar é principalmente a de promover uma Gestão Democrática que se constrói através da atuação de todos, definindo caminhos para tomar decisões com responsabilidade, representadas por um lugar de participação, decisão, espaço para discussão, negociação e encaminhamentos das demandas educacionais. Por ser uma escola de horário integral e possuir várias atividades diversificadas, o Conselho Escolar se torna primordial para a sustentação dos projetos políticos-pedagógicos que permitem a definição dos rumos e das prioridades da Unidade Escolar numa perspectiva emancipadora, que leva em consideração os interesses e necessidades da maioria e representa os anseios da comunidade escolar.


E.M. PREFEITO WILSON PEDRO FRANCISCO

Estrada do Teixeira e Rua América, Lt. 22, 23, 24, 25, 34 e 36 Qd. 6,
Vista Alegre

DIRETORA. PROFª. MÔNICA GARCIA DE CASTRO S. DA ROCHA

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA: E.M. PREFEITO WILSON PEDRO FRANCISCO - Reunião Pedagógica 2010

E.M. PREFEITO WILSON PEDRO FRANCISCO VALORIZANDO QUEM EDUCA!!!


A alegria e receptividade do grupo, assim como a clara presença da direção e coordenação pedagógica fizeram com que o encontro tivesse uma qualidade bem especial nas relações e aprofundamento no trabalho, dentro do tempo possível. Educadores apresentaram suas propostas, gerando experiências em comum que incentivaram a troca e a firmeza em relação a uma prática educativa clara e significativa.
E.M. PREFEITO WILSON PEDRO FRANCISCO

Estrada do Teixeira e Rua América, Lt. 22, 23, 24, 25, 34 e 36 Qd. 6,
Vista Alegre - Itaguaí

DIRETORA. PROFª. MÔNICA GARCIA DE CASTRO S. DA ROCHA

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA: ESCOLA MUNICIPAL RENATO GONÇALVES - Atividades com a participação do Conselho Escolar

Dia do Circo

Esta atividade contemplou a preocupação com a formação de valores e das atitudes. Envolvendo valores vinculados à cidadania, ressaltando a importância das virtudes cidadãs, tais como: o diálogo, a conscientização, o respeito, a solidariedade, a responsabilidade e a tolerância.
Enfocamos através de Pesquisa e Leitura, a importância e a contribuição da Cultura Circense na sociedade. Ao Som de Músicas engraçadas retratamos a alegria, o contexto Familiar e foi possível explorar atividades corporais, tais como: Cambalhotas, Estrelinhas, Bananeira, Pirueta, homenageando as profissões circense com as crianças caracterizadas de Palhaço, dançando e coreografando ao Som “O Circo já chegou” (Xuxa5) e “Os saltimbancos” (Os trapalhões).
Sendo assim, em tais virtudes, destaca-se o respeito à diversidade e às diferenças, o desenvolvimento de hábitos adequados para a Saúde e o Respeito ao Meio Ambiente.
Sensibilizamos o nosso aluno, ou seja, toda clientela para a percepção do cotidiano da cultura Circense. Valorizando e Reconhecendo as dificuldades de deslocamentos para viajar em todo o território brasileiro e sua evolução nos dias atuais, como exemplo o CIRCO DE´SOLEIR. Relacionando as diferentes profissões, a importância do trabalho em equipe. Percebendo a diferença entre os animais domésticos e selvagens e a importância do cuidado diário com todos os animais.
Reconhecendo o trabalho em família, estimulando a importância das Cores para o impacto visual, tornando o ambiente bem atrativo.







Páscoa

Todos nós buscamos, adquirir bens para motivar nossa felicidade.
Até que em um determinado momento da vida, começamos por perceber que nós, é que fazemos as mudanças internas.
Cristo nosso mestre há muito já nós convidava para uma mudança continua em busca de Paz, Harmonia, União e Fraternidade.
Está ai a chave para vivermos melhor.
Que bom seria se nos propusessemos a todos os dias mudarmos gradativamente.
Procurando sentir o valor verdadeiro da vida, que se apresenta a todos nós,é tudo muito simples.
Desejamos que todos nós iniciemos nossa busca por este ideal sempre, deixando que a Páscoa seja mais que o simbolo de um dia e se transforme numa forma de vida para toda humanidade.

Conselho Escolar - 2010







E.M Renato Gonçalves Martins
Reta dos Oitocentos s/nº Chaperó Itaguai-RJ
Cep: 23855-000
Tel: 3782-4839:
Direção: Profª. Ieda Maria B. da Silva
Coordenador responsável pela postagem da U.E . Patrícia de Gusmão
E-mail: escolarenatogonçalves@itaguai.rj.gov.br

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA: E.M. PREFEITO WILSON PEDRO FRANCISCO - Atividades pedagógicas - 2009. Ações que Fizeram da escola um espaço social


ALUNOS DE EXCELÊNCIA.




Formatura dos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental



VISITA AO MUSEU DA VIDA




PALESTRA SOBRE PREVENÇÃO DA GRIPE (H1N1)


MOSTRA DE DANÇA



FESTA JUNINA






FESTA DAS CRIANÇAS




PÁSCOA







E.M. PREFEITO WILSON PEDRO FRANCISCO

Estrada do Teixeira e Rua América, Lt. 22, 23, 24, 25, 34 e 36 Qd. 6,
Vista Alegre

DIRETORA. PROFª. MÔNICA GARCIA DE CASTRO S. DA ROCHA

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA: E.M. Antonio Tupinambá - Ainda (texto para reflexão)


E.M. Antonio Tupinambá

Rua Júlio Verne s/nº Qd. 45, Vila Margarida
Tel.: 2688-1892 CEP.: 23821-170

Direção:Profª. Naldete Aparecida Pereira

Diretora Adjunta. Profª. Edenir Rodrigues Maia dos Santos

Coordenação: Sônia Iara Amaral Figueirêdo

E-mail:
escolaantoniotupinamba@itaguai.rj.gov.br


“ E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e tivesse caridade, nada seria”.
1 Co13.2

Ainda

Ainda, não amamos o suficiente;
Ainda, não fazemos o bastante;
Ainda, não queremos com toda a nossa força;
Ainda, não somos o que queremos ser;
Ainda, não passamos o verdadeiro sentido das coisas;
Ainda, somos seres humanos;
Ainda, deixamos calar a voz do espírito;
Ainda, desejamos o que está longe, quando o que importa realmente é o que está bem perto;
Ainda, desejamos o luxo, quando o simples é que nos satisfaz;
Ainda, não valorizamos o Criador como devemos e necessitamos;
Pois, ainda, nos conformamos em sermos criaturas, e não filhos do Altíssimo.

Contribuição da coordenadora do Conselho Escolar. Sônia Iara

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA: E.M. PREFEITO WILSON PEDRO FRANCISCO - ESTUDO - GESTÃO PARTICIPATIVA



O presente estudo tem como objetivo mostrar a importância da concretização da gestão participativa na escola. No entanto, apesar de existir mecanismos para sua viabilização,muitas vezes a mesma não se concretiza por falta de participação dos indivíduos que compõem a escola. Cabe aos profissionais da educação entenderem sobre a importância da gestão participativa.

Permitir que a comunidade exerça seu direito a informação e à participação deve fazer parte dos objetivos de uma unidade escolar que se comprometa com a solidificação da democracia. Democratizar a gestão da educação requer,
fundamentalmente, que a comunidade possa participar no processo de
formulação e avaliação da política de educação e na fiscalização de sua
execução, através de mecanismos institucionais. Esta presença da comunidade
materializa-se através da incorporação de categorias e grupos sociais envolvidos diretamente no processo educativo, como: (pais, alunos, funcionários, professores e Conselho Escolar).

A gestão participativa nas escolas é, percebida como sendo um meio capaz de possibilitar maior envolvimento dos profissionais na democratização da gestão escolar. Há ampla literatura sobre o efeito da democratização da educação no planejamento e na tomada de decisões na prática cotidiana. Desse modo, o foco na escola e no aluno e a probabilidade de autonomia e sucesso da escola são aumentados a cada dia.

Como espaço de formação,a gestão participativa é creditada o alargamento de
espaços para incorporar a capacidade criativa e solidária das comunidades
escolares. Tal prática favorece o despertar de iniciativas e programas a partir das interlocuções, dos diálogos, das críticas e da reflexão, como resposta
aos anseios e às necessidades da escola e da comunidade.

Lopes (1997) afirma que a organização escolar do próximo século terá que possuir uma postura de responsabilidade, presteza de decisões, propósitos claros e visão eventualista como forma de pensar em existir... agilidade, maleabilidade e suas proposições bem definidas pelo consenso do coletivo.

Paro (1995) credita à atividade gestão educacional a mediação do processo de coordenação das ações administrativas e pedagógicas. O pensamento corrente é que a ação pedagógica de qualidade constitui a finalidade primeira da escola. A participação na gestão da escola será facilitada pela conquista de crescente autonomia pela escola nos domínios da gestão financeira, pedagógica, administrativa e cultural.

Segundo Weffort ( 1995 )
[...] a escola que se abre à participação dos cidadãos não educa apenas às crianças que estão na escola. A escola cria comunidade e ajuda a educar o cidadão que participa da escola, a escola passa a ser um agente institucional fundamental do processo da organização da sociedade civil (p. 99).

A descentralização e a autonomia poderão liderar a iniciativa
criadora da escola, permitir que ela se insira mais harmoniosamente no
contexto sócio-cultural da comunidade e reduzir os controles burocráticos
inúteis que a fazem perder tempo. Para isso, é imprescindível que o poder
descentralizado transferido oficialmente a responsabilidade das unidades
escolares seja respeitado pelas autoridades dos níveis superiores.

A descentralização e autonomia efetiva das escolas criam a condição facilitadora
básica da possibilidade de sua gestão colegiada. Sua prática constitui a
garantia de uma inserção dinâmica do sistema escolar no sistema social global,
assegurando a supressão das disfunções burocráticas entre os participantes do
ensino e transformando-se numa relação de colegialidade.

Através da autonomia, criam-se novas relações sociais opostas às relações autoritárias pré-existentes. A autonomia nega a uniformização e celebra a diferença, valorizando a originalidade e o novo, também buscando o
intercâmbio com outras experiências sociais. Autonomia, democracia e
cidadania são conceitos que implicam mutuamente. Cidadão é aquele que
participa; aquele que tem poder, liberdade e autonomia para exercê-lo.

A autonomia das escolas abrem espaço para participação e democratização do sistema público de ensino. Estas formas práticas de formação para cidadania se dão de modo privilegiado na participação, no processo de tomada de decisão dentro do colegiado da escola.

Segundo Gadotti (1995) [...] descentralização e autonomia caminham juntos. A luta pela autonomia da escola insere-se numa luta maior pela autonomia no
seio da própria sociedade. Portanto, é uma luta dentro do instituído, contra o instituído, para instituir outra coisa. A eficácia dessa luta depende muito da ousadia de cada escola em experimentar o novo caminho de construção da confiança na escola e na capacidade dela resolver seus problemas por ela mesma, confiança na capacidade de autogoverna-se (p. 202)

É preciso que a participação de pais e membros da comunidade no colegiado da escola se constitua numa estratégia explícita da administração. Para facilitar a
participação é preciso conscientizar os pais de seus direitos de participação,
programar as reuniões para horários adequados e realizá-las em locais
confortáveis.

Devemos sempre lembrar que a tarefa educativa essencial da escola é educar os alunos para os valores da democracia.

O processo democrático pode assegurar a participação das pessoas envolvidas e seu conseqüente comprometimento com decisões tomadas. Uma segunda razão para a escola incorporar o espírito democrático é que os valores de inclusão, justiça, participação e diálogo, essenciais à democracia, também são inerentes às escolas. Uma democracia é uma comunidade inclusiva, ou seja,procura fazer as pessoas tomarem parte do processo, reconhece a diversidade entre seus membros e, em nome do princípio de exclusividade, abre as portas à participação e faz as pessoas se sentirem parte da comunidade. Em nome deste princípio, o colegiado escolar precisa abrir-se ao debate de tópicos importantes para sua comunidade, discutir todos os lados das questões, alocar tempo suficiente para discussão dos problemas e abrir espaços para a participação de pais e alunos no debate das questões básica da escola.

Numa sociedade democrática, cada pessoa se sente responsável por si e pelos outros. Na democracia há lugar para os interesses individuais, sem exclusão de uma agenda comum para a sociedade. Uma sociedade democrática estabelece elos entre os interesses individuais e os coletivos. Sem interesses coletivos não há sociedade ou comunidade. Neste contexto, cada membro da sociedade ou comunidade precisa perguntar-se que pode fazer para aprimorar seu ambiente ou comunidade. Ensinar a responsabilidade para com a comunidade é tarefa de todos os membros da escola.

A democracia promove o discurso e o debate num ambiente civilizado.
Numa democracia todos podem concordar, discordar e debater os problemas
até chegar a certo consenso. Este debate precisa ser conduzido com civilidade,
o que não exclui paixão. Mas, uma vez encerrado, deverá haver respeito pelas
diferentes opiniões e um envolvimento construtivo. No contexto da escola, a
civilidade significa a capacidade de ouvir e promover o discurso de todos os
grupos, independentemente de suas posições.

Por fim, as escolas éticas e democráticas são lugares onde prevalece a justiça; onde se cultiva a eqüidade; onde a integridade é a força motriz em todos os relacionamentos. Onde a plena participação de pais, alunos, comunidade e Conselho Escolar, enfim, é a expectativa onde a inclusão é a norma que
distribui os recursos eqüitativamente; e que permitem os recursos dos membros corrigirem as injustiças.

REFERÊNCIAS:

PARO V.H. Administração Escolar: introdução crítica. São Paulo: Cortez,
2002.


GADOTTI, M. A autonomia como estratégia da qualidade de ensino e a
nova organização do trabalho na escola. Petrópolis: Vozes, 1995.


E.M. PREFEITO WILSON PEDRO FRANCISCO

Estrada do Teixeira e Rua América, Lt. 22, 23, 24, 25, 34 e 36 Qd. 6,
Vista Alegre

DIRETORA. PROFª. MÔNICA GARCIA DE CASTRO S. DA ROCHA

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA: CRECHE MUNICIPAL APARECIDA AZEDO


Diretora. Profª. Joselma Tobias Paixão

PROJETO CARNAVAL

Tema: Festejando na Creche com: alegria, humor, brilhos, flores, carinho e união.

Público alvo: Comunidade escolar.

Duração: De 08 à 11/02/2010.

Justificativa: A comemoração do carnaval tem um significado importante em nosso país por ser uma festa tradicional.

Objetivo:

* Identificar músicas de carnaval;
* Cantar e dançar marchinhas carnavalescas e outros ritmos;
* Produzir Trabalhos de artes como pinturas, desenhos, recortes e colagens.

Desenvolvimento:

* Elaborar mural comunitário;
* Dialogando com as crianças:
- Pedir que as crianças relatem se seus pais brincam carnaval e se eles gostam, se sentem medo e se irão pular carnaval e onde.
- Solicitar aos pais/responsáveis para que tragam fotos de aniversário ou de outros carnavais no qual as crianças estejam trajando fantasias.

* Oficinas:

Confeccionar com EVA e material de sucatas: máscaras, cordões e instrumentos musicais.

* Oficina de música:

Apresentar marchinhas carnavalescas para trabalhar rimas completando-as oralmente.

Recursos:

EVA, TNT, som, revistas, jornais, sucatas, cola, tesoura, fantoches, CDs, barbante.

Culminância:

Promover o baile de carnaval na Creche com danças, marchinhas, samba,...

Data: 11/02/2010.



Painel “Festejando"

Professores confeccionando máscaras


Auxiliares confeccionando máscaras e painel

Alegria continua!!!!


Creche Aparecida Azedo
Estrada do Teixeira, 02, Cep. 23820-270


Bairro Vista Alegre – Itaguaí/RJ
Tel. 37824533

Diretora Joselma Tobias Paixão
Responsável pela postagem: Taciano Luiz Nunes (Ag. Adm.)

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA: CIEP 300 MUNICIPALIZADO PREF. VICENTE CICARINO Incentivo a Leitura. Boa Ideia!!

A prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a "compreender" o mundo à nossa volta.

Diretora Geral. Profª. Rita Monteiro
Diretor Adjunto. Prof°. Nilo Porto


A leitura nos leva à reflexão.

E refletir, sabemos, é o que permite ao homem abrir as portas de sua percepção. Quando movido por curiosidade, pelo desejo de crescer, o homem se renova constantemente, tornando-se cada dia mais apto a estar no mundo, capaz de compreender até as entrelinhas daquilo que ouve e vê, do sistema em que está inserido. Assim, tem ampliada sua visão de mundo e seu horizonte de expectativas.

Desse modo, a leitura se configura como um poderoso e essencial instrumento libertário para a sobrevivência do homem.


A leitura passa a ser um imã que atrai e prende o leitor, numa relação de amor da qual ele, por sua vez, não deseja desprender-se.
CIEP 300 MUNICIPALIZADO PREF. VICENTE CICARINO

AV. PIRANEMA, S/Nº - SANTANA – ITAGUAÍ – RJ
CEP: 23.800-080 - TEL.: (21) 2687-4072

E-MAIL:
ciep300@itaguai.rj.gov.br / ciep300@yahoo.com.br

Direção. Profª. Rita Monteiro
Diretor Adjunto. Prof°. Nilo Porto

Secretário do Conselho Escolar e Coordenador responsável pelas postagens.
Luiz Claudio

sexta-feira, 21 de maio de 2010

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA: Escola Municipal Elmira Figueira . Participação dos Membros do Conselho Escolar nos Projetos.

Aprender sempre é uma necessidade do ser humano, somos seres sociais e sabemos que durante a troca de experiências há engrandecimento, porque há crescimento de todos os participantes. Por isso,o Conselho Escolar atuante é tão importante, pois estreita os laços do conhecimento, trocando idéias,implementando normas, ou seja vivenciando a escola, praticando o saber e multiplicando o entendimento.


Projeto Páscoa


Projeto Descobrimento do Brasil

Projeto Família


Projeto Pirulito





Projeto Carnaval


Projeto Circo




Projeto Índio

Projeto Água


Escola Municipal Elmira Figueira

Rua Tocantins s/nº Bairro Estrela do Céu Itaguai RJ
CEP: 23.811-130 Tel: 3782-4211

Direção: Profª. Zimar da Rocha
Diretora Adjunta. Profª. Lúcia Helena Pereira da Silva

Coordenador Responsável pela postagem da U.E
Profª. Ana Carla Breta Braz

Site:
www.elmirafigueira@itaguai.rjgov.br
E-mail: escolaelmirafigueira@itaguai.rj.gov.br
E-mail:elmirafigueira@yahoo.com.br