terça-feira, 30 de novembro de 2010

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA : I FÓRUM DE NOVA IGUAÇU. O PRINCÍPIO DE UMA EDUCAÇÃO DE EXCELÊNCIA . CONSELHO ESCOLAR & ESCOLA



Como foi citado oportunamente pelo coordenador do programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares - MEC.

Prof°. José Roberto Júnio
.
no I FÓRUM DE NOVA IGUAÇU.

_Estamos num momento histórico, o que fizermos virará história e o que não fizermos também ficará na história.









NOVA IGUAÇU FAZENDO SUA HISTÓRIA COM SUCESSO!!!! Conselho Escolar - Uma Estratégia de Gestão Democrática.


O objetivo fundamental do encontro:
Subsidiar esses atores na temática da gestão democrática das escolas e na mobilização social pela educação.

Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu

Rua José Alvarez, 330—Bairro da Luz

Telefone: 2668-1200

Email: conselhoescolarsemed@gmail.com

Catia Griffo

Chefe de Gabinete

José Reginaldo Bastos da Cruz

Secretário Adjunto Pedagógico

Equipe Organizadora

Aparecida Alves dos Santos

Jacira de Fátima Lacerda

Equipe de Coordenação dos Conselhos Escolares e Mobilização Social pela Educação

Participação Especial.

Profº José Roberto Ribeiro Junior

Coordenador do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. MEC

Participação

Célia Bernardino

Josina Coelho

Márcia Brum

Marcos Souto

Parceria

GAFCE/RJ - Grupo de Articulação e Fortalecimento dos Conselhos Escolares do Estado do Rio de Janeiro

Contatos: Secretaria Municipal de Educação

Rua José Alvarez, 330—Bairro da Luz, Nova Iguaçu

Telefone:(21) 2668-1200


I Fórum dos Conselhos Escolares da Baixada Fluminense

“Tabulação”

Data: 19 de Novembro de 2010

Local: Cidade de Nova Iguaçu – Estado do Rio de Janeiro


Municípios

Participantes

Belford Roxo

09

Queimados

10

São João de Meriti

09

Mesquita

11

Nilópolis

10

Seropédica

09

Itaguaí

12

Paracambi

10

Volta Redonda

10

Japeri

02

São Gonçalo

03

Teresópolis

02

Macaé

03

Cabo Frio

02

Itaboraí

03

Niterói

02

Rio Bonito

02

Nova Friburgo

01

Metropolitana I Estado

01

Secretaria Estado de Educação

01

Nova Iguaçu

103

Total de Participantes

215



















Equipe Organizadora

Aparecida Alves dos Santos

Jacira de Fátima Lacerda

Equipe de Coordenação dos Conselhos Escolares e Mobilização Social pela Educação.

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA : PARTICIPAÇÃO DO I FÓRUM DO CONSELHO ESCOLAR - NOVA IGUAÇU






Projeto: Trocando Figurinha


Projeto: Fala Comunidade!!



















Obrigada Nova Iguaçu!!!!!!


Sonhamos com uma democracia social, popular e ecológica que reconcilie ser humano e natureza para garantir um futuro comum feliz para nós e para a humanidade que nos olha cheia de esperança.

“Leonardo Boff”

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA : CIEP 496 Municipalizado Maestro Francisco Mignone - Comentário da Direção.

GESTÃO PARTICIPATIVA E DEMOCRÁTICA


Verdadeiramente podemos afirmar que o 1º Fórum dos conselhos escolares da baixada fluminense foi um sucesso, pois desde a organização, abro espaço, para parabenizar as organizadoras Jussara e Aparecida pela acolhida, dinamismo e recepção de excelência. Sem contar com a interação que fizemos com os outros municípios participantes. Porém preciso ressaltar a presença e discurso contagiante do representante do MEC Sr. Roberto Júnior que com sua educação, inteligência, carisma e humildade nos conquistaram com tamanha simpatia e o sentimento de compartilhar a responsabilidade que cada um tem e precisa por em prática com a educação. Obrigada Coordenadora Eliete por mais essa conquista e oportunidade de aprendizado e crescimento profissional e humano.

Claudinha 496!

CIEP 496 Municipalizado Maestro Francisco Mignone

Rua Kaisse Abrão, snº CEP: 23810-560

Tel: 3781-2013

Direção: Claudia Valéria B. S. Matos.

Diretora Adjunta: Profª. Edna Campos Vanderley

Coordenador responsável pelas postagens:

José Augusto Pereira Pinto

Email: ciep496@itaguai.rj.gov.br

Site: http://sites.google.com/site/ciep496/home

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA : Creche Municipal Edson Cruz Amado - Comentário da Direção.


GESTÃO PARTICIPATIVA E DEMOCRÁTICA SEMPRE!!

Por: Diretora. Profª. Rogéria Cristine M. C. Yatebe Fukamati.

Participar do 1º Fórum em nova Iguaçu, do Conselho Escolar. Foi uma grande alegria e oportunidade de crescer ainda mais em relação à gestão democrática e participativa. A clareza e o comprometimento do Prof. Roberto Júnior, foi de extrema
importância. Uma vez que possibilitou a todos aprofundar suas idéias em relação ao Conselho Escolar. Deixando a certeza de ter uma escola com a participação da comunidade. É possível aprofundar conhecimentos sobre a gestão democrática; conhecer o cotidiano da escola pública através de visitas periódicas e observações de como estão sendo desenvolvidas às ações desempenhadas pela escola.

Na Creche Edson Cruz Amado, todos manifestos são democráticos. A participação da comunidade é íntegra, desenvolvemos estratégias de trabalho para nos facilitar e fortalecer a gestão compartilhada, como: liderar mudanças, identificar problemas, solucionar problemas da melhor maneira possível, monitorar resultados, desenvolver parcerias geradoras de novos recursos comunitários, entre outras. Estimulando a co-responsabilidade das lideranças locais para a sustentação dos processos de mudanças.

A melhoria das mudanças e a participação comunitária e de nossos pequeninos, tem acontecido constantemente com sucesso. Aprimoramos a cada dia o processo de ensino em nossa creche, estimulando-os a permanência de uma educação de qualidade fazendo que cada um deles, tenha suas decisões próprias, como, em cada ano que passa nossos alunos escolhem datas referentes à festa de formatura. Oportunizando-os a ter uma creche, a democracia participativa é fundamental, isso, agradeço aos meus nobres conselheiros escolares que cada ano crescem mais. A união da gestão é primordial, não importa que nossos educandos tenham três anos de idade...

Sabemos que a construção da escola democrática passa por longo período de conscientização que deve ser refletido entre gestor, equipe pedagógica,
professores, funcionários, alunos, pais de alunos, comunidade e Conselho Escolar, com objetivo principal de um papel mais participativo desses sujeitos a se comprometerem com o processo de mudança.

É impossível mudar a forma atual de gestão sem que se estabeleça a articulação entre a escola a comunidade e os membros do Conselho Escolar que a serve; pois a escola não é um órgão isolado e suas ações devem estar voltadas para atender as necessidades da comunidade, com dedicação, responsabilidade e participação, para se chegar ao objetivo da educação, que é promover o homem dentro de seu contexto social e político.

“Sonhamos com uma democracia social, popular e ecológica que reconcilie ser humano e natureza para garantir um futuro comum feliz para nós e para a humanidade que nos olha cheia de esperança.”

(Leonardo Boff)

Por: Diretora. Profª. Rogéria Cristine M. C. Yatebe Fukamati.

Creche Municipal Edson Cruz Amado

Rua Argentina, esquina com a Rua Bolívia.

Quadra 16 - Jardim América – Itaguaí – RJ.

CEP:23810-130 - TEL.(21) 2688-6466

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA : Escola. Municipal. Das Acácias - Comentário da Coordenadora - Conselho Escolar da U.E.


Gostaria de deixar meus agradecimentos à receptividade do município de Nova Iguaçu em sediar o I Fórum dos Conselhos Escolares da Baixada Fluminense. Este fórum foi uma demonstração de força que os municípios da Baixada e de outras regiões em se unir para um objetivo comum. Estamos de parabéns!! Ficou claro que mais do que um tema social importante, os Conselhos Escolares representam a diferença na educação de um município. Ainda há muito que caminhar, mas estamos dando passos largos em prol de uma educação de qualidade ou como gostamos de colocar em nosso município: uma educação de excelência. Que só é possível com uma gestão participativa e que foi ensinada, ensinada sim, por eu não dizer, já que era nova para todos; pelo governo do prefeito Carlos Busatto Junior, Charlinho e repassado de maneira clara e tranqüila pela nossa Secretária de Educação Andréia Cristina Marcello Busatto, que se preocupou em capacitar inicialmente os diretores, que compreenderam que estavam diretores e não eram donos das escolas. Depois soube cobrar em cada setor a participação das comunidades nas escolas. Acho que as palavras importantes dentro das unidades escolares de Itaguaí foram delegar responsabilidade. Essa divisão facilitou uma visão de escola gerenciada por uma pessoa, mas com um conselho diretor (Conselho Escolar + Conselho de Qualidade + Grêmio Estudantil), formado por membros eleitos. Não que não tínhamos problemas sérios na educação em Itaguaí, mas estamos certos que os acertos e os erros são ministrados de maneira mais madura e não acusações mútuas. Erramos? Vamos sentar e decidir o que faremos para melhorar. Deixo ainda, também, minhas impressões pela pessoa do Professor José Roberto Junior, coordenador do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. Que palestrou de maneira objetiva e suscita, mostrando que é possível uma ligação estreita entre os municípios e os órgãos federais, numa parceria mais humana e fora do pedestal como anteriormente eu via em gestões anteriores. E por último, mas não menos importante, quero ressaltar o trabalho e comprometimento da coordenadora dos Conselhos Escolares do Município de Itaguaí, Eliete Gomes que consegue manter o andamento dos trabalhos num ritmo satisfatório e compromissado com os objetivos traçados para os Conselhos Escolares. Dentro da minha unidade escolar tenho consciência que todo o trabalho só é possível graças a uma gestão democrática desenvolvida pelo nosso diretor Paulo César da Silva Santos e pelo empenho dos conselheiros. Como foi citado oportunamente pelo coordenador do MEC no Fórum: estamos num momento histórico, o que fizermos virará história e o que não fizermos também ficará na história.

Com carinho. Carla Simone

Coordenadora do Conselho Escolar da U.E.


Administrando para o futuro

Escola. Municipal. Das Acácias

Rua Das Camélias, S/Nº Qd: 131 - Parque Primavera – Itaguaí.

Código da U. E. – 33045151.

Diretor: Prof°. Paulo César da S. Santos

Diretora Adjunta: Profª. Agnéia Eccard de Souza


Coordenadora do Conselho Escolar da U.E.

Profª. Carla Simone da Mota Paes de Araújo

E-mail: escoladasacacias@itaguai.rj.gov.br

“Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”.

Paulo Freire

terça-feira, 16 de novembro de 2010

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA : Creche Municipal Edson Cruz Amado - A importância da educação infantil no contexto educacional e social.


A importância da educação infantil no contexto educacional e social

Quero demonstrar neste artigo através da pesquisa e de estudos feitos a partir de
experiências confirmadas por diversos estudiosos nesta área e que nos não suporte teórico
para entendermos melhor o que acontece com o ser humano nesta fase da vida.

A Educação Infantil primeira etapa da Educação Básica tem como finalidade o
desenvolvimento integral da criança até os seus seis anos de idade, em seus aspectos físicos,
psicológicos, intelectual e social.

A Educação Infantil deve tornar acessível a todas as crianças que a
freqüentam, indiscriminadamente, elementos da cultura que enriquecem o seu
desenvolvimento social.

As crianças com idade de zero a seis anos têm características e necessidades
diferenciadas das demais idades e é neste sentido que temos que nos preocupar.

Lutamos por uma educação de qualidade; porém, não devemos esquecer que ela
começa com o nascimento da criança.

A Educação Infantil no nosso país vem a mais de uma década expandindo-se e
ganhando expressão.

Isto se dá em vista de muitas discussões, integrações e interpretações de novas
definições legais sobre a Educação Infantil, falamos aqui da Constituição Federal de 1988, Lei
de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96, Estatuto da Criança e Adolescente de
1990 e a Lei Orgânica da Assistência Social de 1993.

Estas leis estabelecem e garantem a toda criança de zero a seis anos de idade o
direito a Educação Infantil em creches e pré-escolas.

A Constituição de 1980 doutrina a criança como sujeito de direito, legaliza e define
que os pais, a sociedade e o poder público têm que respeitar e garantir os direitos das crianças
definidos no artigo 227 que diz:

É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao
adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à
alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à
dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária,
além de colocá-los a salvo de toda a forma de negligência, discriminação,
exploração e violência.

Devemos tratar a criança como cidadão em desenvolvimento.

A Constituição Federal ainda define que trabalhadores homens e mulheres têm
direito à assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até os seis anos de
idade em creches e pré-escolas (art. 7°/XXV) e, em seu artigo 208, inciso IV, o dever do
Estado com a educação será efetivada mediante a garantia de atendimento em creches e pré escolas às crianças de zero a seis anos de idade”.

Isto significa que o ingresso de crianças em creches e pré-escolas é um direito da
criança e também de seus pais e deve ser em instituições de caráter educacional.

O Estatuto da Criança e do Adolescente, lei federal n° 8.069/1990 (ECA) explicita
muito bem cada um dos direitos da criança e do adolescente bem como os princípios
norteadores às políticas de atendimento. Determina a criação dos Conselhos da Criança e do
Adolescente e dos Conselhos Tutelares.

O Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente devem traçar as diretrizes
políticas e o Conselho Tutelar deve zelar pelo respeito aos direitos das crianças e dos
adolescentes, entre outros o direito à educação, que para a criança entre zero e seis anos
incluirá o direito a creche e pré - escola.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, LDB, regulamenta em seu artigo 21/1 da
educação básica, e que tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os seis
anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a
ação da família e da comunidade (art.29).

Entendemos que as creches e pré-escolas têm uma função de complementar e não de
substituir a família como na maioria das vezes é entendido. Juntas, família, escola e
comunidade poderão oferecer o que a criança necessita para o seu pleno desenvolvimento e
para a sua felicidade.

Com essas leis que acabamos de citar avançaram também o empenho teóricocientífico
para a elucidação dos conceitos e da prática pedagógica, às ações técnicas
administrativas com investimentos públicos e as da sociedade civil organizada.

Para SABINI (1993) a Infância é um período especial do desenvolvimento.
Durante séculos não se atribui a direito à infância, ela era, simplesmente, algo a
margem da família, considerada como um vir a ser. Só era considerado sujeito quando
chegava a idade da razão (ARROIO, 1994).

Ainda afirma que a infância não existe como categoria estática, mas como algo que
está em permanente construção.

Como vimos a Constituição evidencia a educação na infância no âmbito dos direitos
e garantias fundamentais em que se integram os princípios da legalidade e os da igualdade.

Conseqüentemente não assegurar esses direitos e ou agredi-los será indignidade
maior (DEMO, 1994).

Os primeiros anos de vida são anos verdadeiramente de educação. Segundo as
ciências que estudam o desenvolvimento infantil, a construção da inteligência e a aquisição da
aprendizagem, bem como a aquisição de habilidades, de valores e das atitudes, são
desenvolvidas nesta fase e servem para toda a vida.

Os esforços da Secretaria de Educação de Itaguaí tem sido significativos, especialmente no tocante a criação de creches.

Nossas crianças precisam viver a infância em ambientes enriquecedores que
favoreçam o brincar, o descobrir, o aprender, nos quais possam interagir com brinquedos e
objetos do conhecimento físico e social, me refiro aqui, principalmente, a crianças com idade
entre zero e seis anos.

Essa riqueza, não falta em nosso Município. Muito me orgulho de estar à frente da Creche Municipal Edson Cruz Amado com meus funcionários que a cada dia construimos a nossa história. Por uma educação de Excelência.

Por. Profª. ROGÉRIA CRISTIENE MONTEIRO C. FUKAMATI DAFLON.

Creche Municipal Edson Cruz Amado

Rua Argentina, esquina com a Rua Bolívia.

Quadra 16 - Jardim América – Itaguaí – RJ.

Diretora. Profª. Rogéria Cristine M. C. Yatebe Fukamati


SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA : Escola Municipal Das Acácias - Agenda 21 - O Desenvolvimento Sustentável do Planeta é um compromisso assumido!!


Administrando para o futuro

Diretor: Prof°. Paulo César da S. Santos
Diretora Adjunta: Profª. Agnéia Eccard de Souza





Coordenadora do Conselho Escolar da U.E.
Profª. Carla Simone da Mota Paes de Araújo


Agenda 21

A Agenda 21 é um programa de ação, baseado num documento de 40 capítulos, que se constituí na mais ousada e abrangente tentativa já realizada, em promover, em escala planetária, um novo padrão de desenvolvimento, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.

Trata-se, portanto, de um documento consensual resultante de uma série de encontros promovidos pela Organização das Nações Unidas, com o tema “Meio Ambiente e suas Relações com o Desenvolvimento”.

O ponto central nesse processo é o levantamento das prioridades do desenvolvimento de uma comunidade e a formulação de um plano de ação, tendo em vista a sustentabilidade e a integração dos aspectos sociais, econômicos, ambientais e culturais, dentro de uma visão abrangente, ou seja, em longo prazo.

A Agenda 21 é sem dúvida alguma, um importante instrumento nesse caminho de mudanças.


objetivo da Agenda 21.

Promover o Desenvolvimento Sustentável.

Isto significa que devemos melhorar a qualidade de vida do futuro, adotando iniciativas sociais, econômicas e ambientais que nos levem a um planejamento justo, com vistas a atender às necessidades humanas enquanto se planeja cuidadosamente os diferentes usos dos recursos naturais, possibilitando assim, o mesmo direito às gerações futuras.


Para atingir tal objetivo, a Escola Municipal Das Acáciass teve a responsabilidade de implementar a Agenda 21, através de um processo Participativo e Democrático, visando a elaboração de um plano de ação de qualidade de vida de toda população, sem comprometer as gerações futuras para o desenvolvimento sustentável do nosso Município.
A construção da Agenda 21 não é uma tarefa somente do poder público. É um pacto de toda a sociedade, um compromisso de cada cidadão com a qualidade de vida do seu bairro, da sua cidade, enfim, do nosso planeta.
A participação efetiva da sociedade de forma coletiva é, sem dúvida, o diferencial que poderá superar os desafios a serem enfrentados e, fundamentalmente, assegurar que esse resultado seja utilizado como um instrumento norteador para o desenvolvimento local de nosso Município.


Referências Bibliográficas:

A CAMINHO da Agenda 21 Brasileira - princípios e ações 1992/1997. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Amazônia Legal, 1997.
AGENDA 21 - Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, 1992 - Rio de Janeiro. Brasília: Senado Federal, 1996. 585p.

Administrando para o futuro

Escola. Municipal. Das Acácias
Rua Das Camélias, S/Nº Qd: 131 - Parque Primavera – Itaguaí.
Código da U. E. – 33045151.


Diretor: Prof°. Paulo César da S. Santos
Diretora Adjunta: Profª. Agnéia Eccard de Souza

Coordenadora do Conselho Escolar da U.E.
Profª. Carla Simone da Mota Paes de Araújo

E-mail: escoladasacacias@itaguai.rj.gov.br











"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."

( Paulo Freire )