Diretora. Profª. Cláudia Lúcia O. da Silva
Diretora Adjunta. Profª. Lúcia Barros
Coordenadora de Postagem: Margô Catarina S.R. de Sousa
“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda”
(Paulo Freire)
A Escola Carmem Menezes Direito foi fundada em 1987, tendo como missão a aquisição aos conhecimentos, priorizando o domínio da escrita e da leitura, a fim de contribuir para o desenvolvimento sócio-educativo e cultural do aluno segundo Serner (2002,p.17).
Ensinar a ler e escrever é um desafio que transcende amplamente a alfabetização em seu sentido escrito. “O desafio que a escola enfrenta hoje é o de incorporar todos os alunos à cultura do escritor, é o de conseguir que todos seus ex-alunos cheguem a ser membros plenos da comunidade de leitores e escritores”.
Dessa forma, uma das tarefas mais importantes da instituição escolar é levar o aluno a aprender, sendo capaz de exercitar a atenção a memória, a criatividade e o senso crítico, construindo assim sua autonomia.
Portanto, a instituição terá como visão, ser reconhecida como uma instituição que integra os alunos no mercado de trabalho, dando ênfase a redução da evasão e repetência escolar, em busca de uma escola de excelência.
O Projeto Político Pedagógica da U.E. tem como tema: “Avançando na Prática mais Democrática”.
(...) “Para cumprir sua função humanista, a escola precisa mostrar aos alunos que existem outras culturas além da sua, outras perspectivas de vida, outras idéias (...). Por isso, a escola tem que ser local como ponto de partida, mas tem que ser internacional e intercultural como ponto de chegada”.
Godott (2003,p.3H)
“As estratégias de ação e os padrões de interação entre as pessoas, são definidos pelas práticas culturais, isto significa que a cultura é constitutiva dos processos de desenvolvimento e aprendizagem”.
(Currículo o Desenvolvimento Humano, p 25)
A Escola Carmem Menezes Direito em seu PPP, “Avançado na Prática Mais Democrática”, expressa as pretensões da comunidade escolar e local, onde as ações que serão desenvolvidas têm como objetivo obter uma escola de boa qualidade capaz de atender a comunidade local satisfatoriamente.
A elaboração do PPP não só atende a “Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional”, Lei Federal 9394/96, mas a necessidade expressa por um coletivo que vê que o ensino deve ser inovador, mas que não pode deixar de atender os preceitos legais, facilitando então a formação de cidadãos críticos capazes de participar positivamente das ações sociais.
A Escola Carmem Menezes Direito em 2011 desenvolverá o projeto intitulado “Brasil e sua diversidades culturais”, com a perspectiva de propiciar a conscientização dos nossos educandos quanto à valorização de suas origens e levá-los a construir uma nova sociedade liberta da opressão e do preconceito.
Para isto terão a oportunidade de conhecer através de fatos históricos, pesquisas de campo, experiências vivenciadas no seu dia-a-dia as inúmeras diversidades socioculturais e ambientais oferecido pelo nosso país.
E acima de tudo poderão reconhecer que a educação é essencialmente um ato de conhecimento, reflexão, compreensão, crítica e conscientização e que possam atuar com compromisso e precisão respeitando suas tradições, seus valores e sua cultura.
Enfim, que sejam cidadãos libertos da opressão e do preconceito e construam uma sociedade mais justa e responsável dos seus deveres e sabedoras de seus direitos.
“A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe.”
Jean Piaget
E.E.M. Carmem Menezes Direito
Rua 24 - c/ Transversal I – Brisamar - Cep: 23830-000
Diretora. Profª. Cláudia Lúcia O. da Silva
Diretora Adjunta. Profª. Lúcia Barros
Coordenadora de Postagem: Margô Catarina
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