Diretora: Profª.Edínia Marques A. Esteves
Dia: 30/03/2011
Direção: Edínia Marques de Ataídes
Coordenadora Pedagógica: Silvia Letícia Mello da Silv
Membros do conselho que participaram:
Representantes dos professores:
Vilma do Nascimento R. de Toledo
Lídia de Moura Barbosa
Representantes dos pais:
Elaine Cristina Conforte Pacheco
Marlene de Souza Lage
Representantes dos técnico-administrativos:
Mônica Angélica S. da Silva
Maria Luiza Brito Silva
Representantes de apoios:
José Sotero Vidal
Alessandra Amorim as S. Bomfim
Representantes dos alunos:
Mayanne Moraes Mariano
MENSAGEM: A Escola (Paulo Freire)
REFLEXÃO:”“... A consciência de que é uma autoridade deve ser clara para o professor, para que faça jus a essa competência profissional, tendo domínio pleno do conteúdo a ensinar e de como ensinar; respeitando e fazendo-se respeitar; conseguindo exercer a sua autoridade sem ser autoritário e sem licenciosidade, o que muitas vezes acontece, porque o professor, querendo fugir do autoritarismo, perde a medida da relação democrática e acaba caindo no espontaneísmo que “nega a formação democrata, do homem e da mulher”
(FREIRE, 2000, p. 85):
”Porque recuso o autoritarismo não posso cair na licenciosidade da mesma forma como, rejeitando a licenciosidade, não posso me entregar ao autoritarismo”. Um não é o contrário positivo do outro.
(FREIRE, 2000, p. 86-87).”
Cabe ao professor a responsabilidade pelo ambiente sadio que deve servir de base às atividades didáticas. Ambiente sadio inclui a atitude responsável do docente e um diagnóstico cuidadoso da turma, para poder adequar o trabalho às reais necessidades e interesses do grupo.
Como denuncia o poeta Gabriel, o Pensador:
“Eu tô aqui, Pra quê? Será que é pra aprender? Ou será que é pra aceitar, me acomodar e obedecer? A maioria das matérias não raciocina. Não aprendo as causas e conseqüências, só decoro os fatos. Desse jeito até história fica chato. Eu sei que o estudo é coisa boa, o problema é que sem motivação a gente enjoa. Tá tudo errado e eu já tou de saco cheio. Agora me dá minha bola e deixa eu ir pro recreio...”
Com o texto acima como base, foi realizado com todos os participantes divididos em grupos, uma reflexão sobre a disciplina em sala de aula, relação professor / aluno, analisando casos "fictícios", conseqüência das ações e possíveis soluções. Logo após, sendo apresentado ao grupão. Tendo todos oportunidade de ouvir a opinião de cada segmento da unidade, incentivando assim a uma união na solução dos problemas que surgem no dia-a-dia da escola.
E.M. Dr. Jorge Abrahão
Estrada do Mazomba, n.º 22-MAZOMBA
Cep: 23800-000
2688-9903
2687-8319
Diretora: Profª.Edínia Marques A. Esteves
Diretora: Profª.Edínia Marques A. Esteves.Responsável pela postagem.
E-mail . escolajorgeabrahao@itaguai.rj.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário