Diretor: Prof°. Paulo César da S. Santos
Diretora Adjunta: Profª. Agnéia Eccard de Souza
Coordenadora do Conselho Escolar da U.E.
Profª. Carla Simone da Mota Paes de Araújo
Projeto Interpretando a Vida de incentivo a leitura e interpretação da Sala de Leitura da E. M. Das Acácias 2011.
A escola como instituição social deve levar em conta a contribuição de um projeto de trabalho que resuma as concepções, crenças e aspirações do grupo, bem como a posição assumida a partir do confronto entre a realidade existente e desejada. Dessa forma, as praticas de leitura desenvolvidas no interior da escola serão reflexo da tensão entre o que quer verdadeiramente se realizar e o projeto da sociedade, da escola e de cidadão que se almeja alcançar.
A leitura deve dar lugar às praticas intertextuais em que os alunos possam interagir com os diversos textos e gêneros discursivos.
Ensinar a ler é, antes de tudo, ensinar a escolher. Mais do que submeter o aluno a uma lista interminável de leitura recomendada, obrigando-o a torna-se leitor, o professor poderá favorecer o encontro dos alunos com diversos textos, de modo que possam, a partir da pratica, selecionar o quê, como, porque e quando querem ler.
O trabalho pedagógico relacionado à leitura precisa, portanto, estar compromissado com o prazer e a sedução. É fundamental que a escola possibilite as trocas entre a leitura e outros textos de circulação social, contribuindo para a formação de leitores críticos, capazes de reconhecer que condições de enunciação deferentes geram textos diferentes e supõem diferentes pactos de leitura.
Com o objetivo de fornecer mais aos seus alunos, a escola deve tornar acessível, várias formas de leitura. Leitura de mundo, de sociedade, de ideologias, de vida. Isso se faz através das diversas formas de expressão. Não só as expressões literárias em seus diversos tipos e gêneros, mas sim, a arte visual, teatro, música filmes, documentos, em suma, tudo que possa ajudar ao aluno a ter uma visão crítica e consciente na compreensão desta sociedade, de cidadania.
Metodologia de trabalho
O projeto consiste na realização de mini-projetos para cada segmento com a finalidade de incentivar, promover, facilitar e desenvolver o gosto pela leitura e a facilidade da interpretação, não apenas de textos, mas de mundo. Dando assim suporte para o aluno consiga ter uma visão ampla e crítica do que ler, do que escreve e do que vive.
Administrando para o futuro
Escola. Municipal. Das Acácias
Rua Das Camélias, S/Nº Qd: 131 - Parque Primavera – Itaguaí.
Código da U. E. – 33045151.
Diretor: Prof°. Paulo César da S. Santos
Diretora Adjunta: Profª. Agnéia Eccard de Souza
Coordenadora do Conselho Escolar da U.E.
Profª. Carla Simone da Mota Paes de Araújo
E-mail: escoladasacacias@itaguai.rj.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário