Elisabete Fernandes Correa Viana
Dirigente Escolar
Equipe Técnico Pedagógica e Direção
Débora Cristina Mendes Cordeiro
Coordenadora Responsável pela postagem
Tema Gerador:
“Integração: Escola, Comunidade e Saberes”
Objetivos Gerais:
Espera-se com a construção deste Projeto atingir os seguintes objetivos abaixo relacionados.
Demonstrar estar se desenvolvendo globalmente, não só no âmbito cognitivo, mas também incluindo as capacidades de equilíbrio pessoal, de inserção social e de relação interpessoal;
Apropriar-se de conhecimento científicos, tecnológicos, humanísticos e estéticos, de forma contínua e atualizada, a fim de inserir-se como pessoa produtiva no mundo do trabalho. Além disso, comprometer-se com o seu auto-conhecimento e com o desenvolvimento das suas pontecialidades, expressando naturalmente idéias e sentimentos;
Utilizar os conhecimentos construídos, de forma criativa, crítica e autônoma, de maneira a aplicá-los para a melhoria da realidade em que vive;
Demonstrar ter iniciativa, persistência, confiança e segurança para poder interagir satisfatoriamente em sociedade e em seu projeto pessoal;
Construir um vínculo forte com o conhecimento, com o desejo de aprender, investido de sentido o trabalho escolar e desenvolver a capacidade de autoria e auto-avaliação;
Utilizar as novas tecnologias para interagir com o mundo, selecionando-as e adequando-as às novas situações;
Trabalhar em equipe, cooperando e auxiliando o crescimento do grupo;
Perspectiva para 2011
Nossa perspectiva para 2011 é permitir uma nova ação docente na qual professores, alunos e comunidade, através de uma gestão participativa façam parte de um processo para aprendizagem de forma criativa, dinâmica e encorajadora, e que tenha como base o diálogo e descobertas. E que através dos Projetos que tem como titulo “Construindo um Brasil Gentil”, fazer com que valores perdidos e/ou adormecidos sejam resgatados através de atividades significativas e prazerosas tanto para o educando quanto para o educador, motivando amizade, o companheirismo, a admiração e a valorização do individuo, ser singular.
Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo.
Pássaros engaiolados são pássaros sob controle.
Engaiolados, o seu dono pode levá-lo para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono.
Deixaram de ser pássaros, porque a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados.
O que elas amam são pássaros em vôo.
Existem para dar aos pássaros coragem para voar.
Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros.
O vôo não pode ser ensinado.
Só pode ser encorajado.
Rubem Alves
APRESENTAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR
Histórico
A Escola Municipal Coronel Alziro Santiago está localizada na comunidade de Mazombinha, município de Itaguaí.
Foi inaugurada em 5 de julho de 1966, na gestão do Prefeito Isoldakson Cruz de Brito.
Contam os moradores, que na época da inauguração não havia estrada e o acesso era por uma trilha na mata.
Em 2006, na gestão do prefeito Carlos Busatto Júnior a escola passou por uma grande reforma sendo reinaugurada no dia 27 de fevereiro de 2007.
Atualmente o bairro de Mazombinha, possui estrada asfaltada e uma linha de ônibus. As belas cachoeiras que fazem parte do entorno, é o grande atrativo dessa comunidade, acolhendo turista de várias localidades.
Nossa Missão
Atender a comunidade de maneira eficiente, como uma instituição capaz de oferecer e propiciar condições para o desenvolvimento, conhecimento e respeito mútuo.
Nossa Visão
Ser referência em educação, visando harmonia constante entre escola e comunidade, proporcionando o desenvolvimento e a integração de todos.
Crenças e Valores
A Escola Municipal Coronel Alziro Santiago acredita:
Ø No comprometimento para alcançarmos os resultados propostos;
Ø Nas ações inovadoras e criativas frente aos problemas ou a situações imprevistas;
Ø Nas críticas construtivas, para que a equipe possa contribuir nas decisões;
Ø No espírito de competição saudável;
Ø No fortalecimento das relações interpessoais;
Ø Em profissionais comprometidos e relizados.
Recursos Humanos
Ø 01 Dirigente Escolar
Ø 01 Supervisora Escolar
Ø 01 Orientadora Educacional
Ø 01 Secretária Escolar
Ø 01 Coordenadora Pedagógica
Ø 13 Professores
Ø 03 Professores de Sala de Leitura
Ø 01 Professora de Sala de informática
Ø 04 Agentes Administrativos
Ø 01 Digitadora
Ø 05 Merendeiras
Ø 01 Chefe de Merenda
Ø 03 Inspetores de Alunos
Ø 06 Auxiliar de Limpeza
Ø 04 vigias
Estrutura Física: (1 pavimento)
Ø 05 Salas
Ø 03 Banheiros
Ø 01 Almoxarifado
Ø 01 Secretaria
Ø 01 Refeitório
Ø 01 Cozinha
Ø 01 Depósito
Ø 01 Sala de Professores
Ø 01 Sala de Coordenação e Orientação
Ø 01 Laboratório de Informática
Ø 01 Sala de Leitura e Vídeo
Diagnóstico
Caracterização da Comunidade
A Escola Municipal Coronel Alziro Santiago atende a uma clientela de alunos, moradores da comunidade local. A renda familiar tem origem na agricultura. Lutando com muita dificuldade para a sobrevivência, muitos dos pequenos alunos, ajudam na mão de obra para somar a renda familiar.
Os pais possuem em sua maioria, apenas o ensino fundamental, pouco se envolvendo na educação escolar dos filhos.
A maior dificuldade encontrada pelos professores em sala de aula, está no desenvolvimento da leitura e escrita, bem como pouca concentração e compreensão diante a apresentação dos conteúdos.
O PROJETO
A efetiva realização do Projeto Político e Pedagógico, ocorre e se evidencia por meio de ações e atividades que levem à melhoria contínua da qualidade na educação, a partir de um trabalho com partilhado em equipe e com a participação de membros da comunidade interna e externa.
Não há construção do PP se não houvera participação ativa de todos os elementos envolvidos no processo ensino-aprendizagem e a elaboração e discussão da proposta pedagógica.
É importante que o projeto parta da escola real, conhecendo a própria realidade que se renova a cada ano, criando canais efetivos de divulgação e discussões dessa realidade.
É preciso acreditar no poder das ideias, na liberdade de expressão e na capacidade de entendimento entre as pessoas.
O desenvolvimento escolar do aluno pode ser conhecido em diversos âmbitos, mas é necessário que se trabalhe com a informação mais pertinente a sua realidade. Tem que haver um vínculo entre o aluno, para favorecer o bom desempenho cognitivo emocional e interpessoal, assim como planejar com realismo o trabalho de cada série e avaliar em conjunto as ações didáticas.
Tema Gerador:
“Integração: Escola, Comunidade e Saberes”
Proposta Pedagógica
O Projeto Político e Pedagógico da Escola
Municipal Coronel Alziro Santiago, traduz a importância do comprometimento da comunidade escolar na construção de uma proposta educativa que torne a aprendizagem mais significativa e crítica.
Essa proposta se institui em ações democráticas, com base em uma identidade para a educação escolar.
O desafio passa por criar e permitir uma nova ação docente na qual professores e alunos participem de um processo para aprender de forma criativa, dinâmica e encorajadora, que tenha como base o diálogo e as descobertas.
Uma proposta voltada para reflexão e ação sobre a escolar, promovendo a integração e a participação na tomada de decisões e nas atividades a serem realizadas durante o ano letivo.
Objetivos Gerais:
Espera-se com a construção deste Projeto atingir os seguintes objetivos abaixo relacionados.
Demonstrar estar se desenvolvendo globalmente, não só no âmbito cognitivo, mas também incluindo as capacidades de equilíbrio pessoal, de inserção social e de relação interpessoal;
Apropriar-se de conhecimento científicos, tecnológicos, humanísticos e estéticos, de forma contínua e atualizada, a fim de inserir-se como pessoa produtiva no mundo do trabalho. Além disso, comprometer-se com o seu auto-conhecimento e com o desenvolvimento das suas pontecialidades, expressando naturalmente idéias e sentimentos;
Utilizar os conhecimentos construídos, de forma criativa, crítica e autônoma, de maneira a aplicá-los para a melhoria da realidade em que vive;
Demonstrar ter iniciativa, persistência, confiança e segurança para poder interagir satisfatoriamente em sociedade e em seu projeto pessoal;
Construir um vínculo forte com o conhecimento, com o desejo de aprender, investido de sentido o trabalho escolar e desenvolver a capacidade de autoria e auto-avaliação;
Utilizar as novas tecnologias para interagir com o mundo, selecionando-as e adequando-as às novas situações;
Trabalhar em equipe, cooperando e auxiliando o crescimento do grupo;
Enfrentar desafios, administrar crises e conflitos, procurando novos meios de solução, de forma criativa, prática e eficiente.
Metodologia
Os princípios piagetianos e vygotskyanos pressupõem uma pedagogia ativa e cooperativa em sala de aula, centrada no indivíduo, onde o conhecimento se dá através de sua interação com meio, pressupostos estes dos quais compartilhamos.
Assim sendo, acreditamos em uma metodologia onde o papel do aluno seja implicar-se, participar da construção do seu conhecimento e do conhecimento do outro, desenvolvendo habilidades e adquirindo competências.
Esta concepção é elaborando pelo próprio trabalho do aluno e pela vivência em grupo, de maneira que os conhecimentos sejam mobilizados para a resolução de problemas.
Fundamentação Teórica
As Invariantes Pedagógicas de Freinet serão o Norte para a Prática Pedagógica
§ A criança é da mesma natureza que o adulto.
§ Ser maior não significa necessariamente estar acima dos outros.
§ O comportamento escolar de uma criança depende do seu estado fisiológico,orgânico e constitucional.
§ A criança e o adulto não gostam disciplina rígida, quando isto significa obedecer passivamente uma ordem externa.
§ Cada um gosta de escolher o seu trabalho mesmo que essa escolha não seja a mais vantajosa.
§ Ninguém gosta de trabalhar sem objetivo, atuar como máquina, sujeitando-se a rotinas quais não participa.
§ É fundamental a motivação para o trabalho.
§ É necessário abolir a escolástica.
Todos querem ser bem sucedidos. O fracasso inibe, destrói o ânimo e o entusiasmo. Não é o jogo que é natural na criança mas sim o trabalho.
§ Não são a observação, explicação e demonstração processos essenciais da escola-únicas vias normais de aquisição de conhecimento, mas a experiência tateante, que é uma conduta natural e Universal.
§ A memória, tão preconizada pela escola, não é válida, nem preciosa, a não ser quando está integrada no tateamento experimental, onde se encontra verdadeiramente a serviço da vida.
§ A inteligência não é uma faculdade especifica, que funciona como um circuito fechado, independente dos demais elementos vitais do indivíduo, como ensina a escolástica.
§ A criança não se cansa de um trabalho funcional, ou seja que atende os rumos de sua vida.
§ A ordem e a disciplina são necessárias na aula.
§ Os castigos são sempre um erro. São humilhantes, não conduzem ao fim desejado e não passam de paliativo.
§ A nova vida da escola supõe a cooperação escolar, isto é, a gestão da vida pelo trabalho escolar pelos que a praticam, incluindo o educador.
§ A democracia de amanhã prepara-se na escola. Um regime autoritário na escola não seria capaz de formar cidadãos democratas.
§ Uma das primeiras condições da renovação da escola é o respeito à criança e por sua vez, criança ter respeito aos seus professores; só assim é possível educar dentro da dignidade.
§ É preciso ter esperanças otimistas na vida.
Paulo Freire
Paulo Freire marcou uma ruptura na história pedagógica do Brasil e da América Latina. Através da criação da concepção de educação popular ele consolidou um dos paradigmas mais ricos da pedagogia contemporânea rompendo radicalmente com a educação elitista e comprometendo-se verdadeiramente com homens e mulheres. Num contexto de massificação, de exclusão, de desarticulação da escola com a sociedade, Freire dá sua efetiva contribuição para a formação de uma sociedade democrática ao construir um projeto educacional radicalmente democrático e libertador. Assim sendo, seu pensamento e sua obra é, e continuará sendo, um marco na pedagogia nacional e internacional.
Ao longo de sua militância educacional, social e política, Freire jamais deixou de lutar pela superação da opressão e desigualdades sociais entendo que um dos fatores determinantes para que ela se dê é o desenvolvimento do consciência crítica através da consciência histórica. Seu projeto educacional sempre contemplou essa prática, construindo sua teoria do conhecimento com base no respeito pelo educando, na conquista da autonomia e na dialogicidade enquanto princípios metodológicos.
Esse pensar crítico e libertador que permeia sua obra, serve como inspiração para educadores do mundo inteiro que acreditam ser possível unir as pessoas numa sociedade com equidade e justiça. Isso faz com que Paulo Freire seja hoje um dos educadores mais lindos do mundo.
Nas últimas décadas, temos, presenciado a evolução e recriação de suas teses epistemológicas, ou seja, sua teoria conhecimento, que apontam para a construção de novos paradigmas educacionais e constante recriação da práxis pedagógica libertadora.
09
Ações dos Membros da Comunidade Escolar
Direção
A Direção da Escola terá sua atuação voltada para:
_ Mediação entre o corpo docente e discente, para que as propostas pedagógica e curriculares possam ser desenvolvidas de forma eficaz;
_ Promover a integração do processo ensino-aprendizagem à realidade e às necessidades do educando;
_ Atuar junto aos conselhos de classe, detectando problemas e auxiliando em possíveis soluções;
_ Reuniões Pedagógicas voltadas para a troca de experiências e informações, onde os docentes possam aproveitar a teoria, aplicando-a no exercício do cotidiano;
Em síntese: Desenvolver atividades que garantam o bom funcionamento da escola em todos os segmentos, para melhor desempenho de toda a equipe escolar.
Equipe Técnico-Pedagógico
_ Acompanhamento e avaliação da proposta Pedagógica da escola;
_ Participar ativamente da elaboração e discussão da proposta pedagógica;
_ Atualizar materiais didáticos e subsidiar os professores na busca: Incentivo/Motivação;
_ Disponibilizar horário semanal para troca de opiniões e propostas para uma prática docente e relacionamento professor-aluno, satisfatórios;
_ Organizar o processo de educação continuada da equipe;
_ Planejar e avaliar, em conjunto, as ações didáticas;
Administrativo
_ Apoiar administrativamente o processo educacional e a direção da escola através de atividades pertinentes a:
_ Documentação e escrituração escolar e de pessoal;
_ Organização e atualização de arquivos;
_ Expedição, registro e controle de expediente;
_ Registro e controle de bens patrimoniais, bem como da aquisição e conservação e uso de materiais;
_ Serviços gerais de secretaria;
_ Atendimento ao público;
Conselho Escolar
_ Garantir a participação efetiva da comunidade escolar na gestão;
_ Avaliar os resultados alcançados no processo de ensino-aprendizagem e sugerir soluções para sua melhoria;
_ Auxiliar a direção na gestão, pronunciando-se sobre questões de natureza disciplinar e pedagógica que lhes sejam submetidas;
_ Analisar as representações que lhes forem encaminhadas por alunos, pais, professores, técnicos, especialistas, e demais segmentos da comunidade escolar;
_ Consultar membros da comunidade escolar para esclarecimentos em matérias de sua competência;
_ Aprovar e fiscalizar o cumprimento do calendário Escolar no que se refere a dias letivos e carga-horária previstos em lei, bem como aos eventos previstos;
_ Auxiliar o processo de integração escola-família comunidade;
_ Registrar, em livro próprio, suas reuniões e decisões e publicar em local visível, em murais acessíveis à comunidade escolar, as convocações, calendários, eventos e deliberações;
_ Denunciar às autoridades competentes ações e procedimentos inadequados que lhe cheguem ao conhecimento;
_ Aprovar a realização de eventos culturais, científicos, civis, comunitários e pedagógicos não previstos no calendário escolar, na Proposta Pedagógica ou no Plano de Ação Administrativa da Escola;
_ Convocar Assembléia Geral Escolar dos segmentos para subsidiar o posicionamento do conselho;
_ Estabelecer relação de cooperação, interação, informação com as organizações que representam os segmentos de base de sustentação da democracia, tais como: Universidade, Faculdades, Associações Sócio/Culturais e Entidades Públicas;
_ Promover atividades culturais e recreativas, em conjunto com a Direção;
_ Administrar com transparência, junto à comunidade escolar, o processo pedagógico, visando o aprimoramento da qualidade do ensino;
_ Estabelecer em conjunto com a Direção, Coordenação Pedagógica e Orientação Educacional, critério para o funcionamento do Conselho de Classe;
_ Avaliar e contribuir para o aperfeiçoamento das relações interpessoais no âmbito escolar;
_ Ter relação de cooperação e colaboração com instituições da sociedade civil.
Políticas e Estratégias
Ø Que a Educação seja assumida em todos os segmentos da Escola Coronel Alziro Santiago de maneira consciente, coerente e ética.
Ø Que a ação educativa da escola oportunize a prática de metodologias ativas e participativas.
Obs: Parte do Projeto Pedagógico.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Luckesi Cipriano Carlos, Avaliação Educacional Escolar.
Demo Pedro, Avaliação Qualitativa.
Candon Maria Vera, Reinventa a escola.
Biz Oswaldo Pedroso Elisabeth, Participação Política, Limites e avanços – Ed. Porto Alegre.
Revistas Consultadas:
_ Nova Escola – Fevereiro 2003.
_ Educação e Família – Deficiência – A diversidade faz parte da vida.
_ Gestão em Rede – Projeto Político Pedagógico – Setembro/06 – nº 72.
Sites:
_ http://espacompartilhado.blogspot.com
_ http://www.pensando.info/autor/rubem
ESCOLA MUNICIPAL CORONEL ALZIRO SANTIAGO
Estrada do Mazomba, s/nº, Mazombinha CEP: 23830-250
Tel: 2687-9647
Diretora: Profª. Elisabete Fernandes Correa Viana
Débora Cristina Mendes Cordeiro
Coordenadora responsável pelas postagens
E-mail: escolazlirosantiago@itaguai.rj.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário