terça-feira, 7 de junho de 2011

SMEC - DGE - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA : Creche Municipal Jardim Mar.Parte do PROJETO. Eu, a creche e o meio ambiente


Direção. Profª. Paula L. Nascimento Pereira




Justificativa

O projeto: Eu, a creche e o meio ambiente; visa trabalhar a identidade da criança através de meios fornecidos pelo convívio do dia-a-dia, na interação com o outro. Conhecendo sua auto-imagem, percebendo e tocando partes do seu corpo; através dos profissionais da unidade que lidam diretamente com as crianças e que servem como referência para o futuro.

Objetivo

Trabalhar identidade despertando o interesse quanto o cuidado com o meio ambiente, vivenciando brincadeiras com materiais recicláveis, desenvolvendo desta forma a ideia de sustentabilidade.

Desenvolvimento

No primeiro dia da criança na instituição a atenção do profissional deve está voltada para ela de maneira muito especial. Este dia deve ser muito bem planejado para que a criança possa ser bem acolhida, pois para ela é tudo muito novo até mesmo assustador porque estará saindo de sua casa, do meio familiar para um totalmente novo, com muitas cores e objetos e pessoas diferentes.

É recomendável receber poucas crianças por vez para que se possa atendê-las de forma individualizada. Com os bebês muito pequenos em especial ter o cuidado de organizar os berços.


A Identidade (eu)

Mãe, pessoa fundamental para a formação da identidade. No segundo domingo de maio é comemorado o dia das mães, mãe pessoa fundamental, pois foi ela quem o trouxe ao mundo e que faz tudo para ver o bem de seu filho. A mãe derrota e enfrenta um gigante se preciso for para defender o seu filho. Reforçar os laços “mãe e filho” e vice e versa com apresentação especial para elas. As crianças se apresentaram com músicas e saíram com tulipa de EVA, com uma lixa de unha envolvida em um papel celofane.

Objetivo Específico

· Despertar o amor maternal;

· Trabalhar a linguagem oral;

· Trabalhar a visão;

· Noção de valores religiosos;

· Trabalhar o paladar;

· Trabalhar a linguagem oral;


Meio Ambiente

Devemos nos conscientizar e também aos outros que dependemos muito do meio ambiente para termos uma vida longa e saudável, mostrando a criatividade com o nosso próprio lixo, através da reciclagem.


Conclusão

Vimos que a planta começa desde seu semear precisando de certos cuidados para que possa brotar, começar a crescer, se tornar adulta e ainda sim precisa de cuidados e também de carinho para que ela possa produzir muitos frutos. Assim como a planta somos nós, somos semeados no ventre materno, começamos a nos tornar um embrião que já dentro da barriga da mãe necessita de nutrientes que é levado pelo cordão umbilical para o nosso sustento. E quando nascemos precisamos ser cuidados, regados de carinho, amor, atenção, educação para nos tornarmos cidadãos formosos assim como uma linda e robusta árvore que quando passamos por ela nos chama atenção. Vamos cuidar do futuro de nossos filhos, cuidando agora do meio ambiente para que no futuro eles possam ter uma vida saudável.

Se cada um fizer a sua parte seja plantar uma árvore, jogando o lixo no devido lugar ou até mesmo separando para a reciclagem o futuro será muito melhor.

Creche Municipal Jardim Mar

Rua dos Coqueiros. Q.39 .

Bairro Jardim Mar. Itaguaí

TEL. 37823559

Direção. Profª. Paula L. Nascimento Pereira

Nenhum comentário: