RUA LÚCIA TIEME HARA - s/n° PONTE PRETA - ITAGUAÍ -RJ
Aluna: Maria Margarida Santos Lima
Curso: Conselho Escolar
Tutora: Mariana Nepomuceno
A participação do Conselho Escolar está sendo implantada de maneira bem expressiva, uma demonstração desta realidade é “A Escola Aberta”, onde se tem um espaço para a comunidade que ali está no entorno dela.
Tenho associado também a estas minhas pesquisas sobre a atuação do Conselho Escolar em nossa escola as vivências em muitos projetos que são experimentados com a comunidade.
Tendo também que enumerar algumas ações que demonstram estes episódios:
I-Participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto político pedagógico da escola;
II - Participação das comunidades escolar e local em Conselhos Escolares ou equivalentes.
Os conselhos Escolares foram fortalecidos e contam com a participação direta de pais, profissionais, alunos, da comunidade escolar como um todo, o que possibilita maior autonomia pedagógica e administrativa nas escolas, no entanto percebe-se que a Educação Infantil ainda não conta com a gestão democrática e que mesmo tendo a participação direta dos profissionais e da comunidade escolar na elaboração do seu Regimento e do projeto político pedagógico, ainda não realizam a eleição para diretor, coordenador pedagógico e não possuem conhecimento sobre os Conselhos Escolares e as formas para a implantação, ou seja, não contam com o mesmo atuante e participativo, estando ainda em processo de formação e também de atuação.
Por esse motivo não houve uma sensibilização de fato para que o Conselho funcione em sua totalidade.
Este curso que estamos realizando é de fundamental importância para a capacitação dos conselheiros, pois através desta poderemos transformar esta visão existente nas nossas escolas.
Após leitura, concluo que o proposto na constituição, na LDB e no PNE esta em vigor neste município e que aplicabilidade da legislação Federal é uma realidade, alem dessas documentações que os conselhos deste município possuem o seu próprio ESTATUTO, registrado em cartório na qual da legalidade junto as demais legislações em vigor, consta nos regimento escolar e no Projeto Político Pedagógico das escolas tanto da rede municipal como estadual.
O artigo 211 da constituição Federal expressa que união, os Estados, o Distrito Federal e os municípios organizarão em regime e colaboração seus sistemas de ensino. Sendo assim, a secretaria de educação Básica do Ministério da Educação, por meio de Coordenação-geral de Articulação e Desenvolvimento dos Sistemas de Ensino, resolve criar, mediante a portaria Ministral n. 2.896/2004, o PROGRAMA NACIONAL DE FORTALECIMENTODOS CONSELHOS ESCOLARES. Esse programa visa desenvolver ações de fomento à implantação e ao fortalecimento de Conselhos Escolares nas escolas publica de educação básica.
Por: Profª: Maria Margarida Santos Lima
Parabéns professora!!!
A SMEC agradece por sua brilhante participação.
"Esse curso tem como objetivo desenvolver competências e qualificar a atuação de técnicos das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação na promoção de ações para a formação continuada de conselheiros escolares. Nesse sentido, os técnicos estarão habilitados para atuar nas escolas e com a sociedade na disseminação dos temas abordados no material didático-pedagógico do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares"
Maria Margarida,Parabéns, sua participação foi excelente. Você desempenhou a atividades com atenção, foi participativa, teve curiosidade em seus acessos à plataforma.
Continue sendo uma importante colaboradora para este curso e para a educação brasileira!
Tutora do Conselho Escolar: Mariana Nepomuceno
2 comentários:
Boa Noite,
Gostaria aqui de tecer um comentário que tenho feito sempre na minha escola, todos deveriam fazer este curso sobre Conselho Escolar, é maravilhoso e nos dar a oportunidade de conhecer e aproveitar todas as diretrizes que são passadas no curso em beneficio de toda a sociedade e comunidade.
Meu nome é Margarida,
Gostei muito de estar nesta escola, amo lecionar, faço faculdade online e quero sempre estar disponível com a graça de Deus para estudar. Esta rede municipal em que atuo, está em pleno desenvolvimento a atuação do Conselho Escolar, com a participação de todos, deveremos ser sempre a mola principal que faz a diferença na educação, que irá transformar não somente nossa escola, mas o país.
Postar um comentário