DIRETORA: PROFª JAQUELINE S. DOS S. FERREIRA
Cursista: Jacqueline Silva dos Santos Ferreira
Turma: E (CE FASE 2)
Tutora: Cláudia Gomes da Silva Babinski
A importância do envolvimento dos segmentos relacionados com administração escolar,Pessoal de Secretaria, Merendeiras, Vigias, Pessoal de Limpeza, outros.
A participação destes segmentos é um direito legítimo,inclusive nas decisões do seu ambiente de trabalho. E essencial e imprescindível ouvir estas pessoas que além de serem nossa força de trabalho conseguem ver atrás dos "bastidores", fato que nem sempre é perceptível aos olhares da direção e do corpo docente. Todos somos educadores e para tal agentes de transformações, de mudanças... Como queremos uma gestão democrática se excluímos... E para termos um Conselho Escolar de "Verdade" a palavra de ordem tem que ser Incluir... Nosso conselho Escolar tem em seu regimento a constituição de conselheiros de todos estes segmentos e de outros não mencionados. E após a criação do Conselho Escolar e desta participação, a escola tem outro valor para eles, pois tem o direito a opinarem e suas sugestões são ouvidas e quando são colocadas em prática. A experiência de vida e o conhecimento da comunidade. Foi de suma importância ao convidarmos representantes da comunidade que eram conhecidos destes nossos funcionários. Bem assim pudemos tê-los como referencia para estas pessoas que antes nunca tinham sido convidados para nenhuma formação de órgãos colegiados pela nossa escola. Concluo que só tivemos até o presente momento benefícios com o envolvimento destes segmentos.
A participação destes segmentos é um direito legítimo,inclusive nas decisões do seu ambiente de trabalho. E essencial e imprescindível ouvir estas pessoas que além de serem nossa força de trabalho conseguem ver atrás dos "bastidores", fato que nem sempre é perceptível aos olhares da direção e do corpo docente. Todos somos educadores e para tal agentes de transformações, de mudanças... Como queremos uma gestão democrática se excluímos... E para termos um Conselho Escolar de "Verdade" a palavra de ordem tem que ser Incluir... Nosso conselho Escolar tem em seu regimento a constituição de conselheiros de todos estes segmentos e de outros não mencionados. E após a criação do Conselho Escolar e desta participação, a escola tem outro valor para eles, pois tem o direito a opinarem e suas sugestões são ouvidas e quando são colocadas em prática. A experiência de vida e o conhecimento da comunidade. Foi de suma importância ao convidarmos representantes da comunidade que eram conhecidos destes nossos funcionários. Bem assim pudemos tê-los como referencia para estas pessoas que antes nunca tinham sido convidados para nenhuma formação de órgãos colegiados pela nossa escola. Concluo que só tivemos até o presente momento benefícios com o envolvimento destes segmentos.
percebemos a grande importância da união da equipe e que poucas são as suas particularidades, pois caminhamos para uma gestão muito mais democrática e oportunizadora de crescimento para todo o coletivo. Hoje nos sentimos mais fortalecidos, pois podemos partilhar todas as nossas dificuldades e realizações.
A IMPORTÂNCIA DO CÍRCULO DE CULTURA.
Os instrumentos que devem nortear os Círculos de Cultura no trato da identificação de problemas e na busca de soluções. E tais são divididos em três momentos:
Investigação - momento no qual se levantam as situações-problemas;
Tematização - momento no qual se discutem as situações-problemas, situando-as no seu contexto e buscando ampliar a compreensão do problema;
Proposição - momento no qual se definem as alternativas de solução ou projeto de ação a ser empreendido.
O Conselho Escolar discutiu a temática apresentada e por unanimidade optou pela Proposição, pois nos remete a pôr em prática o que foi investigado e discutido pelo conselho nos tornando mais engajados e próximos de nossa comunidade. Mostrando as partes interessadas que essa parceria nos torna fortes e entendedores de que crescemos com a diversidade e a com os pontos positivos e negativos, que podem surgir nesta busca pela melhoria do nosso grupo e de toda a coletividade. E quando as questões necessitam do poder público, o mesmo é acionado e prontamente até o presente momento somos atendidos com presteza ou encaminhados a quem é de competência solucionar.
"Comentando o Caderno nove do Conselho escolar"
Estava aguardando com muita ansiedade este caderno, pois atuo como profissional de educação numa escola rural e gostaria de entender todas as questões que envolvem esta temática. No meu município não há diferenciação somos tratados como todas as demais escolas. Nossos alunos tem todos os recursos que os da área urbana. Não há divisão, somente a geográfica e a relativa forma peculiar de viver ligado a natureza e as coisas simples da vida. Sem deixar é claro de ter acesso a modernidade e a tecnologia.Também sei infelizmente esta realidade não ocorre em outros estados e municípios o que muito nos deixa penalizados. Mas a mudança tem que ocorrer do executivo do nosso país para então todos se tornarem co-responsáveis por estas ações que irão dar iguais direitos as escolas do campo não para competir e sim para agregar as urbanas todos os conhecimentos que ambas possuem para uma educação transformadora e democrática. Será que é porque o campo não dá a visibilidade necessária para se alcançar outros interesses???
Comentem!!!!!!
Parabéns profª Jaqueline por sua brilhante participação!!!!
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