segunda-feira, 31 de agosto de 2009

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA: E. E. M. Gal. Hildebrando B. Melo. Conferência Nacional de Educação – CONAE 2010 - Conselho Escolar Presente!!

Diretora Geral: Profª. Tereza de Fátima Machado

Estiveram presentes toda equipe escolar, representantes da Unidade Executora, Conselho Escolar e responsáveis de alunos.


Café da Manhã.


Estudos e Debates.












Propostas e sugestões dos presentes na reunião sobre cada eixo:



EIXO I


Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de Qualidade: Organização e Regulação da Educação Nacional
Estiveram presentes para debater sobre o Eixo I: as professoras Andréa, Elisabete e Marilene e as funcionárias: Marilene Alves e Auxiliadora e a representante do Conselho Escolar e Unidade Executora e representante dos pais de alunos Cristina Amado.

· Interação e integração entre os Estados e os Municípios;

· Criar um órgão fiscalizador para acompanhar a garantia de qualidade na educação nos Municípios;

· Democratizar a construção da proposta curricular da escola, com a participação dos pais;

· Implantar projetos educacionais para pessoas que não tiveram oportunidades escolares (analfabetismo);

· Estabelecer a nível nacional um modelo de promoção do aluno(etapas, ciclos ou série), dando garantia a progressão de aprendizagem adequada;

EIXO II

Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação.

Estiveram presentes para debater sobre o Eixo II: a professora Eliane, as funcionárias Marilda e Cátia, a orientadora educacional Cristina e a Representante do Conselho Escolar e representante dos pais de alunos Beatriz .

· Qualidade de Educação Isonomia salarial para dedicação integral, reestruturação e modernização da formação de professores e ensino médio superior (Plano de Carreira incentivo através de bolsas para Pós e Mestrado).

· Construção de quadras Poliesportivas em todas Unidades Escolares.

· Educação integral no Ensino Fundamental e médio com preparação para o trabalho, autonomia de escola dos estudantes curriculares, podendo fazer até duas ou três escolhas entre as opções de atividades extra classes oferecidas (língua estrangeira, musica, dança, artes plásticas e etc).

· Gestão democrática: O Diretor por não ser cargo vitalício e não sofrer com a política partidária deve passar por uma eleição em toda rede nacional com a participação de toda a comunidade escolar (alunos, professores, comunidade, funcionários e etc).

· Disponibilizar espaço físico adequado e recursos materiais para atender a demanda é fundamental para a melhoria do desempenho escolar, compatibilizando-o com o número de alunos.

· Avaliação externa e auto avaliação da escola, instituir a auto avaliação da Infraestrutura das redes de ensino e da relação professor/aluno.

· Avaliação permanente e monitoramento do Estado, respeitando os diferentes fatores extra escolares (moradia, saneamento, alimentação, família,etc) que interferem nos resultados.

EIXO III

Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar.

Estiveram presentes para debater sobre o Eixo III: a coordenadora pedagógica Valéria, as professoras Regina e Marcela, a secretária escolar Claudia e o funcionário Vanderlei.

· Garantir a permanência do aluno na escola com ensino de qualidade e com envolvimento de pais, comunidade, alunos, profissionais de educação, colaboradores locais e Poder público.

· Garantir a obrigatoriedade para a educação infantil e o ensino médio.

· Democratização do acesso de alunos de escolas públicas em universidades públicas.

· Efetivar as ações do Conselho Escolar na comunidade e na escola.

· Implementar a utilização das tecnologias, tornando a escola um ambiente de inclusão digital.

EIXO IV

Formação e Valorização dos Trabalhadores em Educação.

Estiveram presentes para debater sobre o Eixo IV: a coordenadora pedagógica Ednalva, a professora Marcia, a funcionária Nildete, a digitadora Carina e a representante da Unidade Executora Jacira.

· Profissionalização de todos aqueles que atuam na educação que não tem formação especifica (professor leigo).

· Além do aperfeiçoamento, realização de processos de formação inicial e continuada dos docentes e demais funcionários que atuam na escola.

· Garantir a qualidade da formação de professores em todas as instituições de ensino superior.

· Acompanhamento, fiscalização e avaliação permanente dos cursos de formação de professores, curso superior, licenciatura e bacharelado.

· Instituir programas de incentivo para professores e estudantes dos cursos de licenciatura e ampliar vagas nas instituições de ensino superior públicas para cursos de licenciatura, pós-graduação e formação permanente na forma presencial, com garantia de financiamento público.

· Articulada à formação inicial e continuada, faz-se necessária à criação de um plano de carreira específico para todos os profissionais de educação.

EIXO V
Financiamento da Educação e Controle Social.

Estiveram presentes para debater sobre o Eixo V: as professoras Cristiane Machado e Carla, as funcionárias Leila e Benedita e o digitador Alexandre.

· Ampliar incentivos fiscais para que empresas se vinculem com as escolas dando condições para que os alunos aprendam uma profissão;

· Criar um órgão fiscalizador para que através do CAQ todas as escolas sem distinção, tenham acesso a laboratório de Ciências e Informática e recursos necessários para melhorar a aprendizagem;

· Ampliar os programas sociais como bolsa família, porém com duração definida. Nesse período a família deverá ser qualificada para o mercado de trabalho para não ser constantemente dependente de programas sociais;

· Realizar com universidades públicas convênios afim de qualificar os profissionais da educação a nível superior, criando mecanismo de auxilio financeiro para a permanência na mesma (alimentação , material didático e transporte);

· Criar efetivamente sala de recursos para a atender os alunos com necessidades especiais, oferecendo acessibilidade para a permanência na escola.

EIXO VI

Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade.

Estiveram presentes para debater sobre o Eixo VI: a diretora Tereza, as professoras Cristiane Novellino e Josiane, a inspetora de alunos Lucineide e a funcionária Cecilia.

· Elaboração de objetivos específicos e estratégias de avaliação diferenciadas para alunos que apresentam laudo médico ou necessidades especiais, alem da constante promoção do respeito às diferenças e da boa convivência entre todos;

· Mais investimento na capacitação dos profissionais da educação para os conteúdos relacionados à inclusão digital, relações étnico raciais, inclusão de alunos portadores de necessidades especiais e orientação sexual.

· Praticar solidariedade social (campanhas de doações de alimento e agasalho, encaminhar os alunos para tratamento médico quando preciso,etc.);

· Viabilizar a formação de valores com ações que incluam sondagens sobre os valores construídos pelos jovens nas diferentes áreas (sexualidade, hábitos saudáveis, drogas lícitas e ilícitas, tolerância e convivência ambiental);

· Criar ambiente e estratégias favoráveis para que todas as crianças e adolescentes sejam respeitados em suas especificidades, características étnico raciais, posição religiosa e histórias de vida;

· Garantir o direito à educação para adolescentes que estão em medidas sócio educativas e para as pessoas privadas de liberdade.

· Oferecer e garantir ensino técnico de qualidade para formação de todos os jovens sem discriminação.

· Promover a educação de qualidade para pessoas com deficiências físicas e mentais, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/super dotação.

E. E. M. Gal. Hildebrando B. Melo
Estrada Joaquim Fernandes, n.º21
Ilha da Madeira - Cep: 23826-640

escolahilderbrando@itaguai.rj.gov.br

Diretora Geral. Profª. Tereza de Fátima Machado

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA: PROJETO:CONSTRUINDO RELAÇÕES SÓLIDAS

Comunidade & Conselho Escolar.
Fotos:Comunidade do Teixeira.
E. M. Severino Salustiano de Farias

Apresentação.

O Projeto político pedagógico do Município de Itaguaí tem como base o trabalho em conjunto com os Conselhos Escolares, a direção, professores, famílias, orientadores, coordenadores e funcionário em busca de sua finalização.
Deste modo, este documento será para direcionar o projeto pedagógico de modo aos estudantes sua integração no mundo atual, com necessidade de buscar uma melhor qualidade de vida e a cidadania. Educar resgatando a idéia prática de formar um cidadão inserido dentro das dimensões da atualidade, com os olhos no futuro e capaz de ser um multiplicador da prevenção, consciente das situações de risco presentes na vida das crianças, jovens e adultos, da valorização pessoal e da construção da identidade e de seu projeto de vida. Mundialmente o alto consumo de drogas psicoativas vem exigindo formulações de uma política preventiva e esclarecedora da realidade concernente as drogas e o estabelecimento de princípios sólidos para uma reflexão sobre as reais condições propiciatórias desses fenômenos sociais. Neste sentido a Secretaria Municipal de Educação delegou funções a Equipe Técnica para criar, executar e acompanhar o Projeto: Curso da Capacitação ao Uso/Abuso de Drogas que é o princípio norteador para a real aplicação da disciplina a que se objetiva este material.

Atos Oficiais da Implantação.

A um certo período o cenário educacional era eminentemente tradicional, os conceitos e fatos tinham grande peso no processo ensino-aprendizagem, enquanto o professor era franqueado o direito de ser autoritário, não permitindo aos alunos o questionamento ou a divergência de pensamento e até mesmo os castigos corporais eram autorizados e vistos como necessários ao trabalho educacional. Os educadores americanos foram os responsáveis pelas as inovações na educação das primeiras décadas do Brasil republicano, incluindo o anúncio de que, em suas escolas, o uso da palmatória, varadas e puxões de orelhas estavam abolidos e que o ensino obedeceria a métodos intuitivos e objetivos. Atualmente a pedagogia brasileira aponta caminhos em que a formação das novas gerações precisa contar com propostas que agilizem a capacidade do cidadão em aprender. Sabemos que, aprender não significa apenas desenvolver aspectos cognitivos, mas abrange uma gama de necessidades que estão agrupadas nos quatros pilares da educação: Aprender a conhecer, a fazer, a viver com os outros e a ser.

Assim os Poderes Executivos e Legislativos uniram-se e criaram a Lei Municipal nº2. 491, de 31 de Maio de 2005, que institui no Município de Itaguaí a Disciplina Escolar Prevenção ao uso/Abuso de Drogas (Tóxicos, Substâncias causadoras de dependência química ou física).Assim sendo, a equipe técnica, iniciará o trabalho de educação preventiva sendo instrutores do curso de capacitação para professores da rede municipal de ensino em todos os níveis e classes, os quais estarão aptos para lecionarem na disciplina de Prevenção ao Uso/Abuso de Drogas e, capacitarão os demais interessados para atuarem junto ás comunidades de bairros, conforme prevê a legislação pertinente.


Estrutura Pedagógica e Princípios norteadores para a aplicação da Disciplina.

A visão ampliada do que seja ensinar e aprender modifica a visão tradicional do que seja a escola, favorecendo transformações positivas nas relações entre alunos e entre estes e seus educadores. Sendo a autonomia moral e intelectual é o objetivo principal do trabalho educacional favorecendo o posicionamento crítico, dando-se oportunidade á troca de experiências, exposições de pontos de vista divergentes e divisão de tarefas coletivamente, apoiando-se na solução mútua de problemas, incentivando-se a iniciação á pesquisa, experimentação e o trabalho por meio de projetos. Novas idéias e criatividade serão bem-vindas e terão lugar de destaque na metodologia desenvolvida pela rede municipal de ensino, sendo dialético, flexível e participativo.

Trabalhar respeitando o limite de faixa etária, para a adequação da disciplina: PREVENÇÕA AO USO/ABUSO DE DROGAS.
A disciplina entrará na Matriz Curricular, na parte diversificada, a exemplo das disciplinas de Educação Cristã (Ensino Religioso), Língua Estrangeira. Devendo conforme previsto na Lei 2.491/05, contar com a carga horária de 8(oito) horas, aulas semestrais, em cada série do ensino fundamental.

A capacitação, orientação e supervisão dos professores, ficará a cargo da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Visão, Missão e Objetivos institucionais.

Qualificar o corpo docente e equipe através de cursos de aperfeiçoamento e intercâmbios culturais e instituições afins, objetivando parcerias que viabilizem nossa práxis educativa.
Promover o diálogo sempre aberto entre famílias e a instituição educativa, educando e educadores, visando à busca de parcerias para o encontro de soluções necessárias ao aprimoramento do ensino e alcance dos objetivos educacionais.
Proporcionar momentos criativos por meio de experiências, de maneira que a música, a arte, o teatro e outras formas de expressão interajam com os diferentes conteúdos, abrindo oportunidade para o desenvolvimento do ser humano total.
Desenvolver integralmente o educando em seus aspectos afetivos, intelectuais, físicos, morais e éticos sociais, para que possa desenvolver a verdadeira cidadania, sem discriminação baseada em diferenças culturais, classe social, crenças, sexo, cor, etnia ou outras características individuais e sociais.

Proposta Curricular

Os conteúdos abarcarão os procedimentos, valores, normas, conceitos, classificação, efeitos, consequências e outros que sejam necessários para a melhor aprendizagem. Tais como: o conhecimento de conceito, a construção ativa das capacidades, idéias, imagens e representações sentido á realidade, a valorização da vida, ética, da saúde física e mental. Seguindo sempre os Temas: Sensibilização; Drogas; Classificação; Efeitos e Consequências; A Adolescência e as Drogas; O papel da família no processo de Prevenção; DST/AIDS e Drogas; Aspectos Legais e Justiça Terapêutica. Sempre de forma lúdica e dinâmica.

Educação Continuada

A Assessoria de Divisão de Saúde Escolar e a Coordenação de Saúde Escolar, através da Secretaria Municipal de Educação, ficam responsáveis pela elaboração, planejamento, organização e desenvolvimento de eventos que possam propiciar aos educadores, um estudo contínuo, através de grupos estudos, seminários e outros que venham a ser facultados pela Secretaria Municipal de Educação e suas parcerias.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA.
DEPARTAMENTO GERAL DE ENSINO.
ASSESSORIA DA DIVISÃO DE SAÚDE ESCOLAR.
COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO PREVENTIVA.


Atualmente temos em ITAGUAÌ , mais de MIL MULTIPLICADORES capacitados pela Equipe responsável pela IMPLANTAÇÃO da DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO PREVENTIVA , iniciada no ano de 2005:

Por:Profissionais da Educação:
Edinel Medeiros e Nancy Lino .

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA: Escola Municipal Elmira Figueira - O Conselho que faz a diferença.


A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO EDUCACIONAL E SOCIAL.
Crenças e Valores.
A Escola acredita em um trabalho em equipe, uma liderança atuante e envolvente
que venha refletir junto à comunidade com desempenho inovador, integrado,
destacando o compromisso e o respeito pelo meio que estamos inseridos.















Escola Municipal Elmira Figueira
Rua: Tocantins - S/n.º - Estrela do céu. Itaguaí RJ

CEP: 23815-180
Tel: (21) 3782-4211



Diretora Geral: Profª. Zimar da Rocha Silva Vieira
Diretora Adjunta: Lucia Helena Pereira da Silva

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA: J. I. M. Monteiro Lobato - Círculo de Cultura - Conselho Escolar.

Estudo dinamizado por direção, Orientadora Educacional. Profª Silvana, Conselheiros Nei Junior e Lúcia.

Direção Geral: Profª. CLÉIA MACHADO FALEIRO - Tia Cléia

O trabalho fluiu de forma positiva onde aprendemos muito em equipe integrada, a energia do amor e dedicação pelo que todos fazem e da força de vontade em cada dia para melhorarmos mais, aprimorando os conhecimentos, nos comprometendo, envolvendo e participando de todas as propostas que realizamos cotidianamente com as crianças.

Foi destaque o livro Indicadores da qualidade na Educação. Realizamos todas as tarefas constantes no livro, onde a reflexão e avaliação contribuíram para o compromisso com a qualidade da Educação Infantil onde cada Educador pode obter os melhores resultados.

Esse é o compromisso desta Unidade Escolar, onde a equipe sempre busca respeitar, dialogar e questionar o valor de estar trabalhando com crianças pequenas. O estudo foi proveitoso, houve aperfeiçoamento, fazendo dos tropeços uma verdade em todos os momentos, para meditar e analisar o que já avançamos daquilo que não avançou.












Jardim de Infância Municipalizado Monteiro Lobato


RUA. São Domingos , n.º 122 - São José
Cep: 23811-000

jardimmonteirolobato@itaguai.rj.gov.br

Diretora Geral. Profª. Cleia Machado Faleiro

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA: Jardim de Infância Municipalizado Monteiro Lobato - EXECUÇÃO DO PROJETO “RESGATANDO AS BRINCADEIRAS, FOLCLORE”

Direção Geral: Profª Cléia Machado Faleiro - Tia Cléia


“A maior sabedoria resulta do auto-conhecimento”

A Direção, educandos, professores, inspetores, representantes de pais e membros do Conselho Escolar do Jardim de Infância Municipalizado Monteiro Lobato reuniram-se no dia 02/09/2009 na pracinha, local muito especial onde a escola utiliza sempre para suas atividades, tendo em vista, a escola não ter área livre para proporcionar as brincadeiras permitindo às crianças viver em coletividade, compartilhando saudavelmente. Dando continuidade na sala de aula, todas as brincadeiras enriquecidas atendendo aos eixos de experiências, de acordo com o referencial curricular nacional para a Educação Infantil. (formação pessoal e social e conhecimento do mundo) .
Inclui nesses eixos o processo de construção da identidade e da autonomia das crianças, e para as relações que estabelecem com os objetos de conhecimento.


A professora, de acordo com o planejamento semanal, organiza suas atividades com os conteúdos e projetos, criando situações de aprendizagens, oferecendo as crianças novas informações e experiências diversas, além de aproveitar a bagagem de conhecimentos que cada um traz para a escola.

Queremos ressaltar que o encontro foi muito bom, contamos com a pré-disposição e boa vontade de todos nós em caminhar juntos em benefício de nossas crianças. Os questionamentos apresentados sobre a leitura dos livros foram valiosos, pois ressaltaram que o professor deve sempre procurar se informar através da leitura, pois, cada dia vencemos um desafio!
Acreditamos na proposta do Conselho Escolar por oferecer subsídios para a qualidade na educação.

O projeto acima mencionado permitiu uma inserção entre conteúdos de diferentes eixos de trabalhos específicos como:



  • Linguagem oral e escrita;

  • leitura;

  • matemática;

  • artes visuais;

  • movimentos motores.

Foi gratificante e gostaríamos de passar algumas das experiências vivenciadas pelos alunos para os demais colegas envolvidos na Educação Infantil, pois refletimos, antes de tudo e conscientizamos os alunos da importância de ler e escrever, não apenas a exigência compulsória do cumprimento de uma tarefa mas, interagindo com diversos textos ampliando o acesso ao mundo letrado.


Nossas atividades e apresentações:


A linda rosa juvenil.








Apresentação da lenda do Saci Pererê





Brincadeiras: Quem Sou EU!!!!
De qual Lenda???









As caveiras - Dramatização.
Atividades com Parlendas




Cantigas de Ninar.




Brincadeira de Roda - Resgatando o tempo da vovó.









Boi Bumbá - Dramatização.




Boneca de Lata - Dramatização.

História da Dona Baratinha (dramatização)




A direção agradece a equipe do J.I.M Monteiro Lobato pelo belo trabalho realizado com os alunos e ao Conselho Escolar, que integra com facilidade todos os responsáveis pelos alunos e representantes de Entidades da comunidade envolvendo-os no processo educacional para compactar as atividades desenvolvidas pela escola.
Parabens!

JARDIM DE INFÂNCIA MUNICIPALIZADO MONTEIRO LOBATO.

Rua são Domingos, n° 922 - São José - Itaguaí
CEP: 23811-000

DIREÇÃO: PROFª - CLÉIA MACHADO FALEIRO