sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - Parabeniza a Creche Municipal Aparecida Azedo e Comunidade pelo Trabalho Apresentado.

CRECHE MUNICIPAL APARECIDA AZEDO


Aparecida Azedo

HISTÓRICO DA CRECHE MUNICIPAL APARECIDA AZEDO

Visando atender o que prescreve o art.11, V da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Constituição Federal, o prefeito Carlo Busatto Junior se dedicou ao projeto de construção da creche para atender crianças dessa localidade de Itaguaí. A realização desse sonho só foi possível quando a Senhora Secretária de Educação e Cultura de Itaguaí, Andréia Cristina Marcello Busatto, observou que a demanda dessa localidade crescera muito e necessitava de uma creche.
O objetivo da criação desta Creche foi o de assegurar a criança o seu desenvolvimento pleno e garantir direitos fundamentais a todos cidadãos.

ORIGEM DO NOME DA CRECHE

A Creche Municipal Aparecida Azedo recebera esse nome para homenagear uma grande artista plástica, já falecida, ex.moradora de Coroa Grande e pessoa muito sensível. Suas obras ficaram conhecidas pelo fato de que a artista Aparecida Azedo possuía pouco mais de um metro e meio de altura, mas adorava pintar quadros bem grandes, uns com mais de 30 m de comprimento.

Aparecida Azedo dedicou grande parte de sua vida a arte, no trabalho de obras sociais e a preservação do Meio Ambiente, por isso se tornou uma figura altamente representativa para a Educação.

Algumas de suas obras estão em exposição permanente no Museu Internacional de Arte NAIF.

Diretora Geral. Profª. Joselma Tobias Paixão
NOSSA MISSÃO

A Creche Municipal Aparecida Azedo tem como missão educar crianças com uma pedagogia do amor e inovadora, na sua totalidade. Respeitando suas individualidades e ampliando seu potencial interpessoal, contribuindo na formação de cidadãos éticos e solidários, capazes de construir conhecimento e responder criativamente aos novos desafios do mundo.

NOSSA VISÃO

Ser um centro de referência em humanização, ensino e cultura que integre toda a comunidade escolar. Contribuir para a educação integral da criança através de um desenvolvimento harmonioso, oferecendo condições favoráveis para comunicar-se, expressar-se, criar, pensar e descobrir.
A Creche Municipal Aparecida Azedo propõe um currículo focado da Teoria das Múltiplas Inteligências, segundo a proposta de Howard Gardner , bem como a psicomotricidade, uma vez que sua característica é a de ter um espaço no qual os alunos possam experimentar, viver, sentir, enfim provar corporeidade, sua capacidade de movimentar-se, de fazer novo, diferente, fruir e usufruir de seu corpo.

NOSSAS CRENÇAS E VALORES

COMPROMISSO
CRIATIVIDADE
SERIEDADE
ÉTICA
HUMANIZAÇÃO
RESPEITO
INOVAÇÃO
COOPERAÇÃO
HARMONIA
DETERMINAÇÃO
INEGRAÇÃO
COMPETÊNCIA
UNIÃO
DEDICAÇÃO
DIGNIDADE
AFETO
APRENDIZAGEM
SOLIDARIEDADE
DISCIPLINA
MOTIVAÇÃO

A importância do conselho escolar na Creche Municipal Aparecida Azedo

Permitir que a sociedade exerça seu direito à informação e à participação faz parte dos objetivos de um governo que se comprometa com a solidificação da democracia. Para tanto, a gestão da educação desta U.E. Objetiva, fundamentalmente, promover a participação da sociedade no processo de formulação e avaliação da política de educação e na fiscalização de sua execução, por meio de mecanismos institucionais. Esta presença da sociedade materializa-se através da incorporação de categorias e grupos sociais envolvidos direta ou indiretamente no processo educativo, e que, normalmente, estão excluídos das decisões (pais, alunos, funcionários, professores). Ou seja, significa tirar dos governantes e dos técnicos da área o monopólio de determinar os rumos da educação no município.
Entendemos que a democratização da escola não se resume a “estar na escola”, representando apenas a extensão do atendimento escolar (aumento do número de vagas, por exemplo) ou mesmo a criação de condições materiais para a fixação de crianças dentro das instituições. Democratizar a escola implica manter estes alunos nas salas de aulas com uma educação de qualidade. No que se refere à gestão escolar, esta busca por qualidade de ensino revela o caminho de uma democratização das decisões, com aprimoramento nas relações internas e externas, na estrutura e no funcionamento da instituição escolar, que deve valorizar e estimular, em seu interior, a presença da comunidade. Para que a democratização do acesso à escola se torne uma oportunidade real de educação de qualidade, a nossa gestão escolar visa buscar transformações na escola, envolvendo toda a comunidade escolar.

Referências.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de
outubro de 1998. Disponível em: www.mec.gov.br/legis/default.shtm. Acesso em: 20 out. 2006.

. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei n. 9.394/96.
Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2006.

FARIA, Hamilton (Org), MOREIRA, Altair (Org), VERSOLATO, Fernanda (Org). Você
quer um bom conselho? Conselhos municipais de cultura e cidadania cultural. São
Paulo: Instituto Polis, 2005. 128p. (Publicações Polis, 48).
PROPOSTA PEDAGÓGICA
FINALIDADES EDUCATIVAS

As Creches Municipais de Itaguaí partem do princípio de que o indivíduo só age se experimentar de uma necessidade. Favorecer, então, um desenvolvimento harmonioso à criança é tudo, dar-lhe a possibilidade de existir, de tornar-se uma pessoa única, é oferecer-lhe condições favoráveis para comunicar-se, expressar-se, criar, pensar e descobrir.
A filosofia de nossa Unidade de Ensino é de que se faz necessário respeitar a criança e conhecê-la na sua originalidade: de expressão, de seu modo de comunicação, de descobrir a realidade e de pensar estabelecendo uma confiança recíproca, entre educador e criança.
Esta abertura ao outro não se obtém espontaneamente, ela é o resultado de todo um percurso educativo, iniciado há muito tempo entre os pais e filhos, à partir da riqueza de suas trocas tônico emocionais e verbais.
Comunicar-se é uma necessidade vital para existir como sujeito. O comunicar-se supõe o desenvolvimento da função simbólica e, sobretudo da dinâmica de prazer que abre a criança ao mundo exterior.
Se a criança vive o prazer da ação compartilhada com outras crianças, como saltar, equilibrar-se, chutar, construir, descobrir, criar, dividir emoções, trocar idéias com seus parceiros de jogo, ela aprende a participar de decisões e ter iniciativa e, também, acolher um ponto de vista. Assim progressivamente, graças ao prazer compartilhado, a criança torna-se mais atenta. Ela poderá dar e receber, seguir regras, respeitar o jogo, e aceitar um ponto de vista diferente do seu e de estar centrada sobre si mesma. É o acesso ao sentimento de soletude.
A Escola atende os alunos do curso de Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, funcionando como creche, para crianças de 4 meses até os três anos de idade, tendo como objetivos gerais:
· FUNDAMENTAR SEU TRABALHO NO ENFOQUE DO SUJEITO COMO PRINCIPAL ELABORADOR DO CONHECIMENTO HUMANO;
· DAR ÊNFASE AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS, A VIDA PSICOLÓGICA E EMOCIONAL;
· ÊNFASE NA CAPACIDADE DO ALUNO INTEGRAR INFORMAÇÕES E PROCESSÁ-LAS;
· CRIAR CONDIÇÕES PARA O PLENO DESENVOLVIMENTO DE SEU POTENCIAL INERENTE;
· OFERECER O MÁXIMO DE OPERACIONALIDADE NAS NOSSAS ATIVIDADES, DE MODO QUE ESTIMULE O PENSAMENTO HIPOTÉTICO DEDUTIVO;
· ESTIMULAR A CRIATIVIDADE E A LIVRE EXPRESSÃO;
· FORMAR HÁBITOS DE HIGIENE E NUTRIÇÃO;
· PROPORCIONAR UM ESPAÇO ADEQUADO PARA PROPOR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE AOS ALUNOS PORTADORES DE ALGUMAS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAS.

Temos como objetivos específicos desenvolver na criança o domínio das sete inteligências:

I- LINGUÍSTICA - Usa a linguagem oral e escrita;
II- LÓGICO-MATEMÁTICA – Explora as relações e raciocínio;
III- ESPACIAL – Manipula as percepções iniciais;
IV- MUSICAL – Discrimina sons, ritmos e timbres;
V- CORPORAL- CINESTÉSICO – Usa todo o corpo e parte dele;
VI- INTRAPESSOAL – Iniciar a autonomia para indivíduos independentes;
VII- INTERPESSOAL – Relaciona-se com amor e respeito junto a sociedade.


As Creches Municipais de Itaguaí propõe um currículo focado da Teoria das Múltiplas Inteligências, segundo a proposta de Howard Gardner ù, bem como a psicomotricidade, uma vez que sua característica é a de ter um espaço no qual os alunos possam experimentar, viver, sentir, enfim provar corporeidade, sua capacidade de movimentar-se, de fazer novo, diferente, fruir e usufruir de seu corpo. Nos gestos, nas expressões e nos movimentos em que reside o interesse pela psicomotricidade, a criança poderá interagir nas suas dimensões que afirmam o ser humano como ser histórico: a sua dimensão singular e a sua dimensão social.


ùGardner define inteligência como: capacidade de resolver problemas ou obter produtos que são valorizados em um ou mais ambientes culturais e que propõe todas as pessoas normais possuam, pelo menos, sete inteligências. Dessa forma utilizaremos esta teoria para compreender a criança, tanto de uma forma global, quanto parcial, onde suas áreas de maior e menor competência exploradas e trabalhadas.

CENTRO DE ESTUDO






HORA DA ALIMENTAÇÃO




PROJETO ALIMENTAÇÃO





PROJETO PÁSCOA





Creche Municipal Aparecida Azedo

Estrada do Teixeira, esquina com as Ruas Fluminense e Direita. Vista Alegre

Cep: 23820-050

Diretora Geral. Profª. Joselma Tobias Paixão
Coordenadoras - SMEC
Profª.Tatiana Santos Pinto
Profª.Luciana Leoncio do N. da Mota

2 comentários:

Leonardo didini disse...

Realmente as creches de Itaguaí ta uma coisa de primeiro mundo ta ate melhores que sao particular.
Mas infelismente ta uma praga pra arrumar vaga eu ja estou nessa ja a 2 anos cassando vaga pra minha filha qua ja vai fazer 3 anos

angelica disse...

eu morava em anchieta,e meu filho está na creche desde os 7 meses,hoje ele tem 2 anos e agora vim morar em coroa grande e fiquei super feliz com essa nova creche,que é pertinho da minha casa.
adoro esse lugar.