segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Reuniões de pais na escola podem ser requisito para Bolsa Família. Autor: Agência Câmara Em. Data: 19/2/2010 11:17:47

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 6747/10, já aprovado pelo Senado, que condiciona o pagamento dos benefícios do programa Bolsa Família à frequência dos pais a reuniões com professores. Essas reuniões deverão ocorrer fora do horário de trabalho dos pais.

De acordo com o autor, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), o dever de educar precisa ser compartilhado entre o Estado e a família. Ele argumenta que a ausência dos pais na escola prejudica o aprendizado e deixa a escola com uma sobrecarga indevida.

O projeto altera a Lei 10.836/04, que criou o Bolsa Família. A lei estabelece que a concessão de benefícios do programa depende do cumprimento de exigências relativas ao exame pré-natal, ao acompanhamento nutricional, ao acompanhamento de saúde e à frequência escolar de 85%.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo, em regime de prioridade, e será analisada pelas comissões de Educação e Cultura; de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Íntegra da proposta: PL-6747/2010

Prezados(as),
Encaminho notícia sobre proposta do Senador Cristovam Buarque sobre a frequência dos pais a reuniões na escola.

Aproveito para relembrar que tramitou na Câmara dos Deputados Projeto de Lei que propunha a garantia aos pais e responsáveis, de meia jornada de trabalho por bimestre para acompanhamento escolar dos filhos menores.
Acredito que temos muito o que trabalhar no caminho das garantias legais.
Abraços.
Roberto Junior

Por: Jose Roberto Ribeiro Junior - MEC

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA: Escola Estadual Municipalizada Pedro Antônio de Aguiar - Jubileu de Brilhante (1949 – 2009)

Como estava a Escola da Valinha...




...Como está a Escola Pedro Antônio de Aguiar

A Escola Estadual Valinha, nasceu há 60 anos em Piranema – Itaguaí, por um ato de amor do Sr. Pedro Antônio de Aguiar que doou uma parte de suas terras destinada a agricultura ao Governo do Estado, uma atitude de poucos, pois este homem já tinha uma visão de futuro que nos deixa muito orgulhosos de fazermos parte desta história. O Sr. Pedro Antônio, natural da cidade de Campos no Rio de Janeiro, parte de sua cidade natal com destino a Santa Cruz – RJ e em 1946 vai morar com toda a sua família em Piranema. Então começou a nossa história de sucesso com este homem iluminado que em relatos de seus filhos que num misto de ciúme e orgulho, contaram que seu pai, tinha um profundo carinho pela escola a ponto de tornar-se zelador da mesma, cuidando, preparando com suas próprias mãos alimento para os alunos “minguaus”, pois naquele período não havia merenda escolar. Além de cuidar da casa, das roupas da Diretora, que residia de segunda à sexta na unidade escolar e aos finais de semana retornava para a casa de seus familiares. Este homem não media esforços para que a “valinha”, fosse a melhor das escolas, não só para seus filhos, mais para toda aquela comunidade que necessitasse de uma ótima escola para seus filhos.
Em 19 de dezembro de 2009, decidimos registrar o momento especial que estamos vivendo neste sessenta anos de história da nossa Unidade Escolar. Nasceu em 12 de março de 1949, como Escola Estadual Valinha, os anos passaram e a nossa escola sofreu com a ação do tempo e como!!! Então em 1997, passa a ser administrada pelo município de Itaguaí. Mudanças significativas não ocorreram, somente em 2008 no governo do Prefeito Carlo Busatto Júnior – Charlinho e com o olhar carinhoso e o senso de justiça de nossa secretária de educação e cultura a Andréia Cristina Marcello Busatto, que entendem que todas as unidades escolares da rede municipal devem integrar as escolas de padrão de excelência deste governo. Que tudo mudou... E como se não bastasse esse belíssimo ato, também foi dado a oportunidade à comunidade de homenagear, com um prebiscito a uma pessoa que tenha feito a diferença na localidade e dar seu nome à unidade escolar. E por unanimidade a comunidade deu a vitória ao Sr. Pedro Antônio de Aguiar e tudo foi oficionalizado em 20 de fevereiro de 2008 na reinauguração da escola, que após cinquenta e nove anos deste grande feito é homenageado, para que a Escola Estadual Municipalizada Valinha, recebesse dignamente um nome a altura de sua importância. Mais uma realização do governo charlinho que democráticamente deu a oportunidade a esta comunidade de homenagear o Homem que começou tudo, sem pedir nada em troca!!!
Como amor é algo que contamina e acredito também que seja genético, surge o Sr. João Tavares de Aguiar, isso mesmo! Filho do Sr. Pedro Antônio que casa-se com a Sra. Araci Soma de Aguiar e passam a assumir a responsabilidade de “cuidar”. Entendam! São as pessoas que torcem e ajudam quando precisamos, pois são parceiros deste Governo que não mede esforços para dar o melhor a nossa comunidade.

Agradecimentos:

Ao Ilmo. Sr. Prefeito e a Secretária de Educação e Cultura;
Ao Departamento de Marketing, pela “brilhante” contribuição;
A minha “Equipe de Elite” da nossa escola que trabalhou duro para a realização deste nosso sonho;
Aos nossos alunos, pais, responsáveis, comunidade e membros do Conselho Escolar que compareceram ao evento.
E a todos que tornaram especial este dia!
O meu Muito Obrigada!!!

Jacqueline Silva dos Santos Ferreira
Dirigente Escolar

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - Parabeniza a Creche Municipal Aparecida Azedo e Comunidade pelo Trabalho Apresentado.

CRECHE MUNICIPAL APARECIDA AZEDO


Aparecida Azedo

HISTÓRICO DA CRECHE MUNICIPAL APARECIDA AZEDO

Visando atender o que prescreve o art.11, V da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Constituição Federal, o prefeito Carlo Busatto Junior se dedicou ao projeto de construção da creche para atender crianças dessa localidade de Itaguaí. A realização desse sonho só foi possível quando a Senhora Secretária de Educação e Cultura de Itaguaí, Andréia Cristina Marcello Busatto, observou que a demanda dessa localidade crescera muito e necessitava de uma creche.
O objetivo da criação desta Creche foi o de assegurar a criança o seu desenvolvimento pleno e garantir direitos fundamentais a todos cidadãos.

ORIGEM DO NOME DA CRECHE

A Creche Municipal Aparecida Azedo recebera esse nome para homenagear uma grande artista plástica, já falecida, ex.moradora de Coroa Grande e pessoa muito sensível. Suas obras ficaram conhecidas pelo fato de que a artista Aparecida Azedo possuía pouco mais de um metro e meio de altura, mas adorava pintar quadros bem grandes, uns com mais de 30 m de comprimento.

Aparecida Azedo dedicou grande parte de sua vida a arte, no trabalho de obras sociais e a preservação do Meio Ambiente, por isso se tornou uma figura altamente representativa para a Educação.

Algumas de suas obras estão em exposição permanente no Museu Internacional de Arte NAIF.

Diretora Geral. Profª. Joselma Tobias Paixão
NOSSA MISSÃO

A Creche Municipal Aparecida Azedo tem como missão educar crianças com uma pedagogia do amor e inovadora, na sua totalidade. Respeitando suas individualidades e ampliando seu potencial interpessoal, contribuindo na formação de cidadãos éticos e solidários, capazes de construir conhecimento e responder criativamente aos novos desafios do mundo.

NOSSA VISÃO

Ser um centro de referência em humanização, ensino e cultura que integre toda a comunidade escolar. Contribuir para a educação integral da criança através de um desenvolvimento harmonioso, oferecendo condições favoráveis para comunicar-se, expressar-se, criar, pensar e descobrir.
A Creche Municipal Aparecida Azedo propõe um currículo focado da Teoria das Múltiplas Inteligências, segundo a proposta de Howard Gardner , bem como a psicomotricidade, uma vez que sua característica é a de ter um espaço no qual os alunos possam experimentar, viver, sentir, enfim provar corporeidade, sua capacidade de movimentar-se, de fazer novo, diferente, fruir e usufruir de seu corpo.

NOSSAS CRENÇAS E VALORES

COMPROMISSO
CRIATIVIDADE
SERIEDADE
ÉTICA
HUMANIZAÇÃO
RESPEITO
INOVAÇÃO
COOPERAÇÃO
HARMONIA
DETERMINAÇÃO
INEGRAÇÃO
COMPETÊNCIA
UNIÃO
DEDICAÇÃO
DIGNIDADE
AFETO
APRENDIZAGEM
SOLIDARIEDADE
DISCIPLINA
MOTIVAÇÃO

A importância do conselho escolar na Creche Municipal Aparecida Azedo

Permitir que a sociedade exerça seu direito à informação e à participação faz parte dos objetivos de um governo que se comprometa com a solidificação da democracia. Para tanto, a gestão da educação desta U.E. Objetiva, fundamentalmente, promover a participação da sociedade no processo de formulação e avaliação da política de educação e na fiscalização de sua execução, por meio de mecanismos institucionais. Esta presença da sociedade materializa-se através da incorporação de categorias e grupos sociais envolvidos direta ou indiretamente no processo educativo, e que, normalmente, estão excluídos das decisões (pais, alunos, funcionários, professores). Ou seja, significa tirar dos governantes e dos técnicos da área o monopólio de determinar os rumos da educação no município.
Entendemos que a democratização da escola não se resume a “estar na escola”, representando apenas a extensão do atendimento escolar (aumento do número de vagas, por exemplo) ou mesmo a criação de condições materiais para a fixação de crianças dentro das instituições. Democratizar a escola implica manter estes alunos nas salas de aulas com uma educação de qualidade. No que se refere à gestão escolar, esta busca por qualidade de ensino revela o caminho de uma democratização das decisões, com aprimoramento nas relações internas e externas, na estrutura e no funcionamento da instituição escolar, que deve valorizar e estimular, em seu interior, a presença da comunidade. Para que a democratização do acesso à escola se torne uma oportunidade real de educação de qualidade, a nossa gestão escolar visa buscar transformações na escola, envolvendo toda a comunidade escolar.

Referências.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de
outubro de 1998. Disponível em: www.mec.gov.br/legis/default.shtm. Acesso em: 20 out. 2006.

. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei n. 9.394/96.
Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2006.

FARIA, Hamilton (Org), MOREIRA, Altair (Org), VERSOLATO, Fernanda (Org). Você
quer um bom conselho? Conselhos municipais de cultura e cidadania cultural. São
Paulo: Instituto Polis, 2005. 128p. (Publicações Polis, 48).
PROPOSTA PEDAGÓGICA
FINALIDADES EDUCATIVAS

As Creches Municipais de Itaguaí partem do princípio de que o indivíduo só age se experimentar de uma necessidade. Favorecer, então, um desenvolvimento harmonioso à criança é tudo, dar-lhe a possibilidade de existir, de tornar-se uma pessoa única, é oferecer-lhe condições favoráveis para comunicar-se, expressar-se, criar, pensar e descobrir.
A filosofia de nossa Unidade de Ensino é de que se faz necessário respeitar a criança e conhecê-la na sua originalidade: de expressão, de seu modo de comunicação, de descobrir a realidade e de pensar estabelecendo uma confiança recíproca, entre educador e criança.
Esta abertura ao outro não se obtém espontaneamente, ela é o resultado de todo um percurso educativo, iniciado há muito tempo entre os pais e filhos, à partir da riqueza de suas trocas tônico emocionais e verbais.
Comunicar-se é uma necessidade vital para existir como sujeito. O comunicar-se supõe o desenvolvimento da função simbólica e, sobretudo da dinâmica de prazer que abre a criança ao mundo exterior.
Se a criança vive o prazer da ação compartilhada com outras crianças, como saltar, equilibrar-se, chutar, construir, descobrir, criar, dividir emoções, trocar idéias com seus parceiros de jogo, ela aprende a participar de decisões e ter iniciativa e, também, acolher um ponto de vista. Assim progressivamente, graças ao prazer compartilhado, a criança torna-se mais atenta. Ela poderá dar e receber, seguir regras, respeitar o jogo, e aceitar um ponto de vista diferente do seu e de estar centrada sobre si mesma. É o acesso ao sentimento de soletude.
A Escola atende os alunos do curso de Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, funcionando como creche, para crianças de 4 meses até os três anos de idade, tendo como objetivos gerais:
· FUNDAMENTAR SEU TRABALHO NO ENFOQUE DO SUJEITO COMO PRINCIPAL ELABORADOR DO CONHECIMENTO HUMANO;
· DAR ÊNFASE AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS, A VIDA PSICOLÓGICA E EMOCIONAL;
· ÊNFASE NA CAPACIDADE DO ALUNO INTEGRAR INFORMAÇÕES E PROCESSÁ-LAS;
· CRIAR CONDIÇÕES PARA O PLENO DESENVOLVIMENTO DE SEU POTENCIAL INERENTE;
· OFERECER O MÁXIMO DE OPERACIONALIDADE NAS NOSSAS ATIVIDADES, DE MODO QUE ESTIMULE O PENSAMENTO HIPOTÉTICO DEDUTIVO;
· ESTIMULAR A CRIATIVIDADE E A LIVRE EXPRESSÃO;
· FORMAR HÁBITOS DE HIGIENE E NUTRIÇÃO;
· PROPORCIONAR UM ESPAÇO ADEQUADO PARA PROPOR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE AOS ALUNOS PORTADORES DE ALGUMAS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAS.

Temos como objetivos específicos desenvolver na criança o domínio das sete inteligências:

I- LINGUÍSTICA - Usa a linguagem oral e escrita;
II- LÓGICO-MATEMÁTICA – Explora as relações e raciocínio;
III- ESPACIAL – Manipula as percepções iniciais;
IV- MUSICAL – Discrimina sons, ritmos e timbres;
V- CORPORAL- CINESTÉSICO – Usa todo o corpo e parte dele;
VI- INTRAPESSOAL – Iniciar a autonomia para indivíduos independentes;
VII- INTERPESSOAL – Relaciona-se com amor e respeito junto a sociedade.


As Creches Municipais de Itaguaí propõe um currículo focado da Teoria das Múltiplas Inteligências, segundo a proposta de Howard Gardner ù, bem como a psicomotricidade, uma vez que sua característica é a de ter um espaço no qual os alunos possam experimentar, viver, sentir, enfim provar corporeidade, sua capacidade de movimentar-se, de fazer novo, diferente, fruir e usufruir de seu corpo. Nos gestos, nas expressões e nos movimentos em que reside o interesse pela psicomotricidade, a criança poderá interagir nas suas dimensões que afirmam o ser humano como ser histórico: a sua dimensão singular e a sua dimensão social.


ùGardner define inteligência como: capacidade de resolver problemas ou obter produtos que são valorizados em um ou mais ambientes culturais e que propõe todas as pessoas normais possuam, pelo menos, sete inteligências. Dessa forma utilizaremos esta teoria para compreender a criança, tanto de uma forma global, quanto parcial, onde suas áreas de maior e menor competência exploradas e trabalhadas.

CENTRO DE ESTUDO






HORA DA ALIMENTAÇÃO




PROJETO ALIMENTAÇÃO





PROJETO PÁSCOA





Creche Municipal Aparecida Azedo

Estrada do Teixeira, esquina com as Ruas Fluminense e Direita. Vista Alegre

Cep: 23820-050

Diretora Geral. Profª. Joselma Tobias Paixão
Coordenadoras - SMEC
Profª.Tatiana Santos Pinto
Profª.Luciana Leoncio do N. da Mota

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA: Creche Municipal Aparecida Azedo

INAUGURAÇÃO DA CRECHE: 29/05/2008.

ENDEREÇO: Estrada do Teixeira, nº 02, Bairro Vista Alegre, Itaguaí/RJ. CEP: 23.820-270.

Diretora Geral. Profª.Joselma Tobias Paixão

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: 8horas as 17horas.

NÚMERO DE VAGAS/ALUNOS: 168

FAIXA ETÁRIA: 4 meses a 3 anos 11 meses e 29 dias.

ESPAÇO FÍSICO
01 sala de direção
01 sala para Coordenação de Creches e Assistência Social
01 secretaria
04 salas de aula
03 berçários
04 banheiros para crianças dessa faixa etária
01 sala de estimulação
01 cozinha
01 lactário
01 refeitório
01 depósito de merenda
01 depósito de material de limpeza e higiene
01 depósito de materiais didáticos
03 banheiros para funcionários e visitantes (pais).
01 pátio interno coberto

E para subsidiar suas atividades pedagógicas a Creche possui como recursos também: parque infantil, televisores, aparelhos de som e DVD, computador com internet, impressoras, jogos didáticos, etc.
É um estabelecimento público pertencente à Prefeitura Municipal de Itaguaí e mantida com recursos municipais.


Diretora Geral. Profª.Joselma Tobias Paixão
APARECIDA AZEDO
Pintando conto de fadas, em vez de quadros, Aparecida Azedo há muito deixou os pincéis de lado e adotou, como único instrumento de trabalho, a boa e velha varinha de condão.

Extraído da apresentação do livro. A pintura como conto de fadas
De autoria de Ivan Alves Filho
Edições Astrogildo Pereira, 2003.









BIOGRAFIA DE APARECIDA AZEDO

Nascida em Brodowski (a mesma cidadezinha de Portinari), Aparecida Azedo (1929-2006) desde pequena manifestou interesse pela arte. Aos 17 anos, pintou a primeira tela com tinta de parede. Muito jovem, depois de ler um livro sobre a então URSS, filiou-se ao Partido Comunista, trabalhando em agitação e propaganda. Mesmo depois de passagens pela prisão, manteve acesa a vocação de pintora. Em 1950, veio para o Rio de Janeiro, freqüentando a casa de Graciliano Ramos. Casou-se com o jornalista Raul Azedo. Ex-aluna de Ivan Serpa, fez sua primeira exposição em 1973. Algumas das suas obras estão em exposição permanente no Museu Internacional de Arte Naïf: Rua Cosme Velho, 561 — Rio de Janeiro (museunaif.com.br).
A seguir, texto do historiador Ivan Alves Filho.
A história de vida da pintora Aparecida Azedo — inicialmente objeto de um livro (A pintura como conto de fadas. Brasília: Fundação Astrojildo Pereira, 2005) e agora levada às telas pelo cineasta Zelito Vianna (Uma vida em 24 quadros) — é, por si só, uma obra de arte. Com efeito, sua trajetória humana é das mais densas e singulares que conhecemos. Senão vejamos. Bóia-fria aos dez anos de idade, operária de fábrica aos 13, comunista desde os 16, Aparecida enfrentou clandestinidades e inúmeras prisões, criou seis filhos e foi artista plástica autodidata reconhecida internacionalmente.

Vale dizer, ela foi a soma de todas essas experiências, tendo sido uma mulher altamente representativa por tudo que logrou realizar no plano social. Sua arte — feita de cores vibrantes e linhas sensuais — é a materialização da sua própria vitalidade, da sua fertilidade. Ela prova que Aparecida atingiu o objetivo que, no fundo, deveria ser aquele de todos nós: a auto-expressão criadora. “Cada um está em sua obra”, sentenciou certa vez Montaigne. Nada mais justo. Comovente em sua candura, Aparecida Azedo criou beleza como quem respira: com naturalidade, simplesmente. Ela viria a ser, nos nossos dias, provavelmente a maior pintora naïf do Brasil, a sucessora de Djanira e Tarsila do Amaral. E isso decididamente não é pouco.

Pintando contos de fadas, ao invés de quadros, Aparecida Azedo há muito deixara os pincéis de lado e adotara, como único instrumento de trabalho, a boa e velha varinha de condão. Daí o título do livro, que Zelito Vianna, com sua sensibilidade e generosidade, transformou em documentário indispensável para todos os que queiram de fato conhecer melhor a alma brasileira.
Fonte: Especial para Gramsci e o Brasil.
Creche Municipal Aparecida Azedo

Estrada do Teixeira, esquina com as Ruas Fluminense e Direita. Vista Alegre

Cep: 23820-050

Diretora Geral. Profª. Joselma Tobias Paixão

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA: E.M.Vereador Américo Rodrigues Amorim - Conselho Escolar em ação!!!


Diretora Geral. Profª. Selma Ferreira Faria

A apresentação...
Os malabaristas:

No dia 28 de novembro de 2009 foi realizada uma peça teatral em nossa U.E.
Graças ao empenho de todos os funcionários, alunos, comunidade e o Conselho Escolar a Escola Municipal Vereador Américo Rodrigues de Amorim ganhou o concurso em 1º lugar, além de conquistar também o 1º lugar no quesito de melhor ator com o aluno Estevão Silva dos Santos, 1º lugar no quesito Unidade Grupal, 1º lugar no quesito Conjunto Cênico e o 2º lugar no quesito Maquiagem.
Contudo ficamos imensamente felizes em compartilhar as etapas que nos permitiu a tão sonhada premiação.












E. M. Vereador Américo Rodrigues de Amorim

Rua. Sebastião Bruno Oliveira s/nº - Itimirim

Cep: 23826-320

E-mail. escolaamericoamorim@itaguai.rj.gov.br

Diretora Geral. Profª. Selma Ferreira Faria

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA: CRECHE MUN. PROFª. MARIA CRISTINA PADELA CABRAL DA SILVA

CRECHE CONSTRUÍDA COM RECURSOS DO GOVERNO MUNICIPAL, INAUGURADA EM 02 DE ABRIL DE 2007, LOCALIZADA A RUA PREFEITO JOSÉ DE MORAES DIAS, S/N, LOTE 18.
BAIRRO PARQUE PARAISO, ITAGUAI – RJ, CEP.: 23810-211
Tel.: 3782-5391


E-mail:
crecheprofmariacristina@itaguai.rj.gov.br

HISTÓRICO

A Creche Municipal Professora Maria Cristina Padela Cabral da Silva é uma instituição pública que oferece educação gratuita, vinculada á Secretaria Municipal de Educação e Cultura / Prefeitura Municipal de Itaguaí. Inaugurada em 02 de abril de 2007 como instituição de Educação Infantil “Creche”, atende as crianças de 4 meses a 3 anos, 11 meses e 29 dias. O nome dado à instituição é uma justa e respeitosa homenagem a memória de uma educadora que muito contribuiu para a educação no Município.

A Creche está localizada no bairro Parque Paraíso, Município de Itaguaí, situada à Rua Prefeito José de Moraes Dias, Lote 18, Quadra C. É um bairro tipicamente residencial, com casas de alvenaria sendo algumas delas muito pequenas. O acesso a Creche é facilitado pelo transporte alternativo, mas a maioria dos alunos moram próximo a instituição.

A instituição oferece um ensino público gratuito e de qualidade.

O planejamento é baseado no Referencial Nacional de Educação Infantil, com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Os conteúdos mínimos são elaborados pela equipe de orientação e coordenação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e adaptados para a realidade de cada Unidade Escolar.



Diretora Geral. Profª. ELISÂNGELA RAMOS QUINTILIANO

“Educar é crescer. E crescer é viver.
Educação é assim, vida no sentido mais autêntico da palavra.”
Anísio Teixeira

MISSÃO

A Creche Municipal Professora Maria Cristina Padela Cabral da Silva existe para oferecer conhecimentos que ajudem e estimulem os envolvidos a participarem do processo de transformação.


VISÃO

A Creche Municipal Professora Maria Cristina Padela Cabral da Silva que ser reconhecida por ser a Unidade que melhor desenvolve suas práticas pedagógicas em conjunto, alunos, pais, equipe escolar e comunidade.

CRENÇAS E VALORES

A Creche Municipal Professora Maria Cristina Padela Cabral da Silva acredita que:
Ø Todos devem estar comprometidos com a educação;
Ø A integração da equipe é primordial para o bom andamento do trabalho;
Ø Com dedicação e responsabilidade todos os objetivos serão alcançados;
Ø A autoconfiança nos leva ao crescimento;
Ø A excelência que buscamos será construída a cada dia.

PROPOSTA PEDAGÓGICA

A Educação Infantil, segundo Referenciais Curriculares Nacionais Educação Infantil, tem por função criar condições para desenvolvimento integral de todas as crianças, considerando, também, as possibilidades de aprendizagem que apresentam nas diferentes faixas etárias:

De ordem física: que se relacionam ao conhecimento das potencialidades corporais, ao uso do corpo na expressão das emoções, ao deslocamento com segurança;

De ordem cognitiva: que estão associadas ao desenvolvimento dos recursos para pensar, uso e apropriação de formas de representação e comunicação, envolvendo resolução de problemas;

De ordem afetiva: que se referem à construção da auto-estima, às atitudes n o convívio, à compreensão de si mesmo e dos outros;
De ordem estética: que possibilitam a produção artística e apreciação desta produção oriunda de diferentes culturas;

De ordem ética: que permitam a construção de valores que permeiam a ação das crianças;

Da relação interpessoal: que estão associadas à possibilidade de estabelecimento de condição para o convívio social;

De inserção social: que favorecem a percepção de cada criança como membro participante de um grupo, de uma comunidade e de uma sociedade.

Engajando a faixa etária que acolhemos, a teoria educacional que melhor nos representa é o Construtivismo Seqüencial elaborado por Jean Piaget no qual a função do educador é colaborar com a construção da inteligência através de etapas sucessivas.
Segundo Piaget a inteligência é o mecanismo de adaptação do organismo a uma situação nova, sendo desenvolvida a partir de exercícios e estímulos oferecidos pelo meio que os cercam.
Considerando que o papel do educador ao educando é de mediador de conhecimentos com a introdução das práticas pedagógicas associadas a vivência, a especulação real dos educando no cotidiano, trabalhamos os conteúdos específicos de acordo com sua idade. Como exemplo:


· Utilizando materiais reciclados para a criação de brinquedos e jogos, trabalhando assim a educação ambiental;
· Teatro, pois desenvolve a percepção visual e estimula a criatividade;
A creche também tem como objetivo proporcionar um ambiente acolhedor, agradável e motivacional para o desenvolvimento da inteligência de nossas crianças.

CONSELHO ESCOLAR


I – DIRETOR(A):
Elisângela Ramos Quintiliano

II – REPRESENTANTES DO CORPO DOCENTE
Sulmaia Marinho de Assis
Tatiane Coutinho Farias dos Santos

III – REPRESENTANTES DA EQUIPE TÉCNICO-ADMINISTRATIVA
Roberta dos Santos Rodrigues
Andréa Batista Gomes

IV – REPRESENTANTES DA EQUIPE DE APOIO
Marilei Rodrigues dos Santos
Maria Grazieli Sarti da Cruz Padilha

V – REPRESENTANTES DE PAIS DE ALUNOS
Renata Lima Deodoro de Araújo
Fernanda Rodrigues de Jesus da Silva

VI – REPRESENTANTES DA COMUNIDADE LOCAL
Almir Cruz do Amaral
Luciana Lemos Gavino


Creche Municipal Prof.ª M.ª Cristina Padela Cabral da Silva

Rua Prof. José de Moraes Dias Lote 18 Cep: 23810-211
Parque Paraíso

Diretora Geral. Profª.Elisângela R. Quintiliano

E-mail.
crecheprofmariacristina@itaguai.rj.gov.br

Coordenadoras – SMEC

Profª. Luciana Leôncio do N. Da Mota
Profª. Tatiana Santos Pinto