terça-feira, 21 de junho de 2011

SMEC - DGE - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA : Escola Estadual Municipalizada Santa Rosa . Festa Junina com a participação do Conselho Escolar!!




DIRETORA

Profª. TÂNIA KÁTIA TAKAKI DE OLIVEIRA


Coordenadora responsável pela postagem.

Maria das Graças de S. Estrela.



Entrega do Kit beleza e higiene

Rafael foi o contemplado ganhador da rifa do kit de produtos de beleza e higiene. Sorteio feito durante a festa.

Parabéns Rafael!




Festa junina em Itaguaí

A nossa barraca de chocofruta e bolo de aipim foi o maior sucesso na festa junina de Itaguaí.

A equipe da Unidade Escolar com os membros do Conselho Escolar participaram animadamente do evento!



Escola Estadual Municipalizada Santa Rosa


Estrada Santa Rosa nº. 2587

Santa Rosa - Itaguaí - RJ

Cep: 23855-000.

DIRETORA. Profª. TÂNIA KÁTIA TAKAKI DE OLIVEIRA

Coordenadora responsável pela postagem.

Maria das Graças de S. Estrela.

SMEC - DGE - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA : E.M.Renato Gonçalves Martins. “Aprendendo, Inovando Realizando com aprendizagem”.




Direção

Profª. Ieda Maria B.da Silva

Coordenador Responsável pela postagem

Profª. Danielle Batista da Silva

Cultura Africana e Indígena

"A sociedade e a cultura brasileiras são conformadas como variantes da versão lusitana da tradição civilizatória européia ocidental, diferenciadas por coloridos herdados dos índios americanos e dos negros africanos. O Brasil emerge, assim, como um renovo mutante, remarcado de características próprias, mas atado genesicamente à matriz portuguesa, cujas potencialidades insuspeitadas de ser e de crescer só aqui se realizariam plenamente.”

O Povo Brasileiro, Darcy Ribeiro

Atualmente, há leis que asseguram a obrigatoriedade do ensino da cultura e história afro-brasileiras, africanas e indígenas nas escolas. A lei 10.639 foi sancionada em 2003 e institui o ensino da cultura e história afro-brasileiras e africanas e a lei 11.645 complementa a lei 10.639 ao acrescentar o ensino da cultura e história indígenas. Ambas alteram a lei 9.394, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

A cultura brasileira é um grande conjunto de culturas, que sintetizam as diversas etnias que formam o povo brasileiro. Por essa razão, não existe uma cultura brasileira homogênea, e sim um mosaico de diferentes vertentes culturais que formam, juntas, a cultura do Brasil. É notório que, após mais de três séculos de colonização portuguesa, a cultura do Brasil é, majoritariamente, de raiz lusitana. É justamente essa herança cultural lusa que compõe a unidade do Brasil: são diferentes etnias, porém, todos falam a mesma língua (o português) e, quase todos, são cristãos, com largo predomínio de católicos. Esta igualdade linguística e religiosa é um fato raro para um país imenso como o Brasil.

Embora seja um país de colonização portuguesa, outros grupos étnicos deixaram influências profundas na cultura nacional, destacando-se os povos indígenas, os africanos, os italianos e os alemães. As influências indígenas e africanas deixaram marcas no âmbito da música, da culinária, do folclore, do artesanato, dos caracteres emocionais e das festas populares do Brasil, assim como centenas de empréstimos à língua portuguesa. É evidente que algumas regiões receberam maior contribuição desses povos: os estados do Norte têm forte influência das culturas indígenas, enquanto algumas regiões do Nordeste têm uma cultura bastante africanizada, sendo que, em outras, principalmente no sertão, há uma intensa e antiga mescla de caracteres lusitanos e indígenas, com menor participação africana.











E.M.Renato Gonçalves Martins

Endereço: Reta dos Oitocentos s/nº Chaperó-Itaguaí-RJ

Cep: 23855-000

Tel. 3782-4839

Direção: Profª. Ieda Maria B.da Silva

Coordenador Responsável pela postagem

Profª. Danielle Batista da Silva

E-mail: renatogoncalves@itaguai.rj.gov.br


“Aprendendo, Inovando Realizando com aprendizagem”.

(Profª.Danielle Batista)

segunda-feira, 13 de junho de 2011

terça-feira, 7 de junho de 2011

SMEC - DGE - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA : E.M.Profª Mª Guilhermina de Souza Freire. Ações e Projetos



Diretora: Profª. Sônia Maria dos Santos
Diretora Adjunta: Prof.ª Márcia Cavalcante

Abraçando as grandes ideias e os sonhos, os projetos constituem os ingredientes fundamentais da idéia de Educação.

A palavra educação sempre teve seu significado associado à ação de conduzir as finalidades socialmente prefiguradas o que pressupõe a existência e a partilha de projetos e subprojetos coletivos e pessoais. Por outro lado o combustível essencial para o desenvolvimento da personalidade de cada ser humano não é senão o espectro de projetos e subprojetos que desenvolve sonhos, ao longo da vida, e que vai construir os conceitos e características de cada pessoa.

Modernamente a educação é a busca do equilíbrio entre a conservação do que se julgam valiosos e a transformação em DIREÇÃO AO NOVO. Neste sentido à educação sempre permaneceu e sempre permanecerá – tributário de idéias utópicas e motivadas pelo que é possível imaginar. Freqüentemente inspiradas por elas, os projetos e subprojetos educacionais buscam as condições de operacionalidade sucessivas para as fecundações e/ou transformações pré-figuradas.

Concluindo, anunciamos projetos e subprojetos que construam importantes valores para o ser humano, tornando-o como ponto de partida para as ações educativas; ao mesmo tempo em que se busca uma valorização da solidariedade, da tolerância, elementos constituintes da noção de plena cidadania, evidenciando, portanto, um equilíbrio na dupla preocupação de formação pessoal e social.

Centro de Estudo

Conselho de Classe
Reunião do Conselho Escolar
Reunião Pedagógica

A EDUCAÇÃO É UMA QUESTÃO QUE A TODOS DIZ RESPEITO.

E. M. Prof.ª M.ª Guilhermina de Souza Freire

Estrada do Mazomba S/N° - Bairro - Leandro

Cep: 23830-000 - Tel. (21) 2688-1065

Diretora: Profª. Sônia Maria dos Santos
Diretora Adjunta: Prof.ª Márcia Cavalcante

E-mail - escolamariaguilhermina@itaguai.rj.gov.br

SMEC - DGE - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA : Creche Municipal Jardim Mar.Parte do PROJETO. Eu, a creche e o meio ambiente


Direção. Profª. Paula L. Nascimento Pereira




Justificativa

O projeto: Eu, a creche e o meio ambiente; visa trabalhar a identidade da criança através de meios fornecidos pelo convívio do dia-a-dia, na interação com o outro. Conhecendo sua auto-imagem, percebendo e tocando partes do seu corpo; através dos profissionais da unidade que lidam diretamente com as crianças e que servem como referência para o futuro.

Objetivo

Trabalhar identidade despertando o interesse quanto o cuidado com o meio ambiente, vivenciando brincadeiras com materiais recicláveis, desenvolvendo desta forma a ideia de sustentabilidade.

Desenvolvimento

No primeiro dia da criança na instituição a atenção do profissional deve está voltada para ela de maneira muito especial. Este dia deve ser muito bem planejado para que a criança possa ser bem acolhida, pois para ela é tudo muito novo até mesmo assustador porque estará saindo de sua casa, do meio familiar para um totalmente novo, com muitas cores e objetos e pessoas diferentes.

É recomendável receber poucas crianças por vez para que se possa atendê-las de forma individualizada. Com os bebês muito pequenos em especial ter o cuidado de organizar os berços.


A Identidade (eu)

Mãe, pessoa fundamental para a formação da identidade. No segundo domingo de maio é comemorado o dia das mães, mãe pessoa fundamental, pois foi ela quem o trouxe ao mundo e que faz tudo para ver o bem de seu filho. A mãe derrota e enfrenta um gigante se preciso for para defender o seu filho. Reforçar os laços “mãe e filho” e vice e versa com apresentação especial para elas. As crianças se apresentaram com músicas e saíram com tulipa de EVA, com uma lixa de unha envolvida em um papel celofane.

Objetivo Específico

· Despertar o amor maternal;

· Trabalhar a linguagem oral;

· Trabalhar a visão;

· Noção de valores religiosos;

· Trabalhar o paladar;

· Trabalhar a linguagem oral;


Meio Ambiente

Devemos nos conscientizar e também aos outros que dependemos muito do meio ambiente para termos uma vida longa e saudável, mostrando a criatividade com o nosso próprio lixo, através da reciclagem.


Conclusão

Vimos que a planta começa desde seu semear precisando de certos cuidados para que possa brotar, começar a crescer, se tornar adulta e ainda sim precisa de cuidados e também de carinho para que ela possa produzir muitos frutos. Assim como a planta somos nós, somos semeados no ventre materno, começamos a nos tornar um embrião que já dentro da barriga da mãe necessita de nutrientes que é levado pelo cordão umbilical para o nosso sustento. E quando nascemos precisamos ser cuidados, regados de carinho, amor, atenção, educação para nos tornarmos cidadãos formosos assim como uma linda e robusta árvore que quando passamos por ela nos chama atenção. Vamos cuidar do futuro de nossos filhos, cuidando agora do meio ambiente para que no futuro eles possam ter uma vida saudável.

Se cada um fizer a sua parte seja plantar uma árvore, jogando o lixo no devido lugar ou até mesmo separando para a reciclagem o futuro será muito melhor.

Creche Municipal Jardim Mar

Rua dos Coqueiros. Q.39 .

Bairro Jardim Mar. Itaguaí

TEL. 37823559

Direção. Profª. Paula L. Nascimento Pereira

SMEC - DGE - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA : EMSSF - III Feira de Matemática - 24/05/2011 - SUCESSO!!!!!



ESCOLA MUNICIPAL SEVERINO SALUSTIANO DE FARIAS


Diretora Adjunta: Sônia Isabel Valentim Costa Moura

Coordenadora de Postagem: Ana Paula Xavier de Jesus


Coordenadora de Postagem: Ana Paula Xavier de Jesus



ESCOLA MUNICIPAL SEVERINO SALUSTIANO DE FARIAS

Endereço: estrada Raiz da Serra, s/nº, esq. com a rua 02, Teixeira, Itaguaí – RJ

Cep.: 23830-000 / Tel.: (21) 2687-6895 / Código do Inep: 33117365

Diretora Geral: Valéria Porto Cezario

Diretora Adjunta: Sônia Isabel Valentim Costa Moura

Coordenadora de Postagem: Ana Paula Xavier de Jesus

E-mail da U.E.: escolaseverinosalustiano@itaguai.rj.gov.br

quarta-feira, 1 de junho de 2011

SMEC - DGE - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA : ESCOLA MUNICIPAL SEVERINO SALUSTIANO DE FARIAS




Diretora Adjunta: Sônia Isabel Valentim Costa Moura

Coordenadora de Postagem: Ana Paula Xavier de Jesus

Coordenadora de Postagem: Ana Paula Xavier de Jesus



ESCOLA MUNICIPAL SEVERINO SALUSTIANO DE FARIAS

Endereço: estrada Raiz da Serra, s/nº, esq. com a rua 02, Teixeira, Itaguaí – RJ

Cep.: 23830-000 / Tel.: (21) 2687-6895 / Código do Inep: 33117365

E-mail da U.E.: escolaseverinosalustiano@itaguai.rj.gov.br

Diretora Geral: Valéria Porto Cezario

Diretora Adjunta: Sônia Isabel Valentim Costa Moura

Coordenadora de Postagem: Ana Paula Xavier de Jesus

III FEIRA DE MATEMÁTICA – 2011

-24/05/2011-

Durante anos a Matemática foi considerada uma disciplina de difícil aprendizagem. Para muitos, além de complexa a disciplina era também chata.

Com o objetivo de amenizar este tipo de problema, educadores de diversas escolas utilizam a criatividade para motivar seus alunos nos estudos de Matemática.

Foi também o que fizeram os professores da Escola Municipal Severino Salustiano de Farias, criaram o projeto que princípio denominou-se Olimpíadas de Matemática e hoje, Feira de Matemática, com o objetivo de incentivar os mesmos e propor-lhes novos desafios no estudo da disciplina. Com este projeto tentar-se transmitir um pouco de prazer no estudo da disciplina, propondo atividades e jogos desafiadores levando-os a descobrir diferentes caminhos para confirmar o que lhes é proposto pela disciplina.


JUSTIFICATIVA:


Quando os alunos brincam demonstram alegria e prazer em aprender. Eles têm a oportunidade de focar suas energias em busca de satisfação de seus sonhos. Deste modo é desejável uma satisfação de brincadeira com aprendizado escolar. A Matemática tem diversas relações com o lúdico (jogos e brincadeiras).

A Aprendizagem através de jogos e brincadeiras favorece a conscientização do trabalho em grupo, reforça as relações sociais, auxilia no desenvolvimento de criatividade e facilita também o aspecto afetivo que se encontra implícito no próprio ato de jogar.

O projeto busca desenvolver os alunos nas atividades, jogos e brincadeiras, que são utilizados como recursos para aprendizagem do conteúdo da disciplina.


OBJETIVOS:

0 Promover a aprendizagem dos conteúdos de Matemática através de jogos;

0 Motivar o interesse pela disciplina;

0 Estabelecer diferentes maneiras de jogos;

0 Desenvolver o raciocínio-lógico;

0 Ampliar a capacidade de calcular;

0 Desenvolver o gosto pela Matemática.


PÚBLICO ALVO:

Alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.


DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:

Todas, uma vez que no dia da culminância todos os professores auxuiliam e participam.


AVALIAÇÃO:

O processo de avaliação ocorrerá ao longo de todo o projeto. Levando em consideração o envolvimento e participação dos alunos nas atividades, nas apresentações que ocorreram na culminância do projeto.


PROFESSORES DE MATEMÁTICA:

0 Christiane Félix de Souza;

0 Andrea de Souza Pinto Silva;

0 José Carlos Rodrigues Alves.


REALIZAÇÃO:

0 Direção.

0 Corpo Docente e Discente.

0 Coordenadores Pedagógicos.

0 Servidores da U.E.

0 Comunidade Escolar

Colaboradores:

0 SMEC.

0 Coordenação de Matemática

0 Departamento Geral de Ensino.

0 Coordenação dos Anos Iniciais, Finais.

0 Coordenação da EJA

0 Coordenação da Ed. Infantil.

Toda ação educativa é marcada pela intencionalidade. O registro marca o delineamento dessa ação educativa e permite melhor organização da práxis docente.
No cotidiano o professor precisa estar inserido num amplo processo de
interação, onde o ensino e a aprendizagem de forma prazerosa e desafiadora requer a capacidade de planejar e decidir.

PARABÉNS ESCOLA MUNICIPAL SEVERINO SALUSTIANO DE FARIAS PELO EXCELENTE TRABALHO APRESENTADO!!

DGE