NOSSAS CRENÇAS E VALORES
COMPROMISSO
CRIATIVIDADE
SERIEDADE
ÉTICA
HUMANIZAÇÃO
RESPEITO
INOVAÇÃO
COOPERAÇÃO
HARMONIA
DETERMINAÇÃO
INEGRAÇÃO
COMPETÊNCIA
UNIÃO
DEDICAÇÃO
DIGNIDADE
AFETO
APRENDIZAGEM
SOLIDARIEDADE
DISCIPLINA
MOTIVAÇÃO
A importância do conselho escolar na Creche Municipal Aparecida Azedo
Permitir que a sociedade exerça seu direito à informação e à participação faz parte dos objetivos de um governo que se comprometa com a solidificação da democracia. Para tanto, a gestão da educação desta U.E. Objetiva, fundamentalmente, promover a participação da sociedade no processo de formulação e avaliação da política de educação e na fiscalização de sua execução, por meio de mecanismos institucionais. Esta presença da sociedade materializa-se através da incorporação de categorias e grupos sociais envolvidos direta ou indiretamente no processo educativo, e que, normalmente, estão excluídos das decisões (pais, alunos, funcionários, professores). Ou seja, significa tirar dos governantes e dos técnicos da área o monopólio de determinar os rumos da educação no município.
Entendemos que a democratização da escola não se resume a “estar na escola”, representando apenas a extensão do atendimento escolar (aumento do número de vagas, por exemplo) ou mesmo a criação de condições materiais para a fixação de crianças dentro das instituições. Democratizar a escola implica manter estes alunos nas salas de aulas com uma educação de qualidade. No que se refere à gestão escolar, esta busca por qualidade de ensino revela o caminho de uma democratização das decisões, com aprimoramento nas relações internas e externas, na estrutura e no funcionamento da instituição escolar, que deve valorizar e estimular, em seu interior, a presença da comunidade. Para que a democratização do acesso à escola se torne uma oportunidade real de educação de qualidade, a nossa gestão escolar visa buscar transformações na escola, envolvendo toda a comunidade escolar.
Referências.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de
outubro de 1998. Disponível em: www.mec.gov.br/legis/default.shtm. Acesso em: 20 out. 2006.
. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei n. 9.394/96.
Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2006.
FARIA, Hamilton (Org), MOREIRA, Altair (Org), VERSOLATO, Fernanda (Org). Você
quer um bom conselho? Conselhos municipais de cultura e cidadania cultural. São
Paulo: Instituto Polis, 2005. 128p. (Publicações Polis, 48).
PROPOSTA PEDAGÓGICA
FINALIDADES EDUCATIVAS
As Creches Municipais de Itaguaí partem do princípio de que o indivíduo só age se experimentar de uma necessidade. Favorecer, então, um desenvolvimento harmonioso à criança é tudo, dar-lhe a possibilidade de existir, de tornar-se uma pessoa única, é oferecer-lhe condições favoráveis para comunicar-se, expressar-se, criar, pensar e descobrir.
A filosofia de nossa Unidade de Ensino é de que se faz necessário respeitar a criança e conhecê-la na sua originalidade: de expressão, de seu modo de comunicação, de descobrir a realidade e de pensar estabelecendo uma confiança recíproca, entre educador e criança.
Esta abertura ao outro não se obtém espontaneamente, ela é o resultado de todo um percurso educativo, iniciado há muito tempo entre os pais e filhos, à partir da riqueza de suas trocas tônico emocionais e verbais.
Comunicar-se é uma necessidade vital para existir como sujeito. O comunicar-se supõe o desenvolvimento da função simbólica e, sobretudo da dinâmica de prazer que abre a criança ao mundo exterior.
Se a criança vive o prazer da ação compartilhada com outras crianças, como saltar, equilibrar-se, chutar, construir, descobrir, criar, dividir emoções, trocar idéias com seus parceiros de jogo, ela aprende a participar de decisões e ter iniciativa e, também, acolher um ponto de vista. Assim progressivamente, graças ao prazer compartilhado, a criança torna-se mais atenta. Ela poderá dar e receber, seguir regras, respeitar o jogo, e aceitar um ponto de vista diferente do seu e de estar centrada sobre si mesma. É o acesso ao sentimento de soletude.
A Escola atende os alunos do curso de Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, funcionando como creche, para crianças de 4 meses até os três anos de idade, tendo como objetivos gerais:
· FUNDAMENTAR SEU TRABALHO NO ENFOQUE DO SUJEITO COMO PRINCIPAL ELABORADOR DO CONHECIMENTO HUMANO;
· DAR ÊNFASE AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS, A VIDA PSICOLÓGICA E EMOCIONAL;
· ÊNFASE NA CAPACIDADE DO ALUNO INTEGRAR INFORMAÇÕES E PROCESSÁ-LAS;
· CRIAR CONDIÇÕES PARA O PLENO DESENVOLVIMENTO DE SEU POTENCIAL INERENTE;
· OFERECER O MÁXIMO DE OPERACIONALIDADE NAS NOSSAS ATIVIDADES, DE MODO QUE ESTIMULE O PENSAMENTO HIPOTÉTICO DEDUTIVO;
· ESTIMULAR A CRIATIVIDADE E A LIVRE EXPRESSÃO;
· FORMAR HÁBITOS DE HIGIENE E NUTRIÇÃO;
· PROPORCIONAR UM ESPAÇO ADEQUADO PARA PROPOR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE AOS ALUNOS PORTADORES DE ALGUMAS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAS.
Temos como objetivos específicos desenvolver na criança o domínio das sete inteligências:
I- LINGUÍSTICA - Usa a linguagem oral e escrita;
II- LÓGICO-MATEMÁTICA – Explora as relações e raciocínio;
III- ESPACIAL – Manipula as percepções iniciais;
IV- MUSICAL – Discrimina sons, ritmos e timbres;
V- CORPORAL- CINESTÉSICO – Usa todo o corpo e parte dele;
VI- INTRAPESSOAL – Iniciar a autonomia para indivíduos independentes;
VII- INTERPESSOAL – Relaciona-se com amor e respeito junto a sociedade.
As Creches Municipais de Itaguaí propõe um currículo focado da Teoria das Múltiplas Inteligências, segundo a proposta de Howard Gardner ù, bem como a psicomotricidade, uma vez que sua característica é a de ter um espaço no qual os alunos possam experimentar, viver, sentir, enfim provar corporeidade, sua capacidade de movimentar-se, de fazer novo, diferente, fruir e usufruir de seu corpo. Nos gestos, nas expressões e nos movimentos em que reside o interesse pela psicomotricidade, a criança poderá interagir nas suas dimensões que afirmam o ser humano como ser histórico: a sua dimensão singular e a sua dimensão social.
ùGardner define inteligência como: capacidade de resolver problemas ou obter produtos que são valorizados em um ou mais ambientes culturais e que propõe todas as pessoas normais possuam, pelo menos, sete inteligências. Dessa forma utilizaremos esta teoria para compreender a criança, tanto de uma forma global, quanto parcial, onde suas áreas de maior e menor competência exploradas e trabalhadas.
CENTRO DE ESTUDO
Creche Municipal Aparecida Azedo
Estrada do Teixeira, esquina com as Ruas Fluminense e Direita. Vista Alegre
Cep: 23820-050
Diretora Geral. Profª. Joselma Tobias Paixão
Coordenadoras - SMEC
Profª.Tatiana Santos Pinto
Profª.Luciana Leoncio do N. da Mota