quarta-feira, 28 de julho de 2010

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA : E.M. Vereador Américo Rodrigues de Amorim - Comemoração pelo resultado do IDEB. PARABÉNS!!!!!!


Direção: Profª. Selma Ferreira Faria

“A boa educação é moeda de ouro. Em toda a parte tem valor”.
Autor: Vieira, Antônio


Comemoração pelo resultado do IDEB

A E.M. Vereador Américo Rodrigues de Amorim foi homenageada no dia 15 de julho de 2010 pelo excelente resultado do IDEB, que veio coroar o trabalho da Equipe com a nota de 6.7, meta essa, projetada somente para o ano de 2021. A satisfação de ver o árduo trabalho, que é educar, tornar-se realidade a ponto de ser reconhecido em âmbito Estadual, já que a Unidade de Ensino ficou em 29º lugar entre as 100 melhores escolas do Rio de Janeiro, é algo inexplicavelmente emocionante para todos nós, que fazemos parte dessa “Família”.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura fez uma linda festa, onde contamos com presenças ilustres como a do Prefeito Carlo Busatto Junior “O Charlinho”, do Vice-Prefeito Genildo, do Vereador Jorginho, da Secretária de Educação e Cultura, Laudinice Gualte Brito e da Diretora do Departamento de Ensino Cristiane Fiorotti.


Contamos também com a presença de vários Diretores e Coordenadores da SMEC, de personagens animados, de ex-alunos e da comunidade, afinal é ela que está ativamente em todas as etapas dessa caminhada, que já está marcada com aromas de uma Escola de Excelência.



A “Família Américo Amorim” agradece a todos, afinal, juntos somos educadores muito melhores e bem mais fortes.







E.M. Vereador Américo Rodrigues de Amorim

Rua Sebastião Bruno de Oliveira, s/nº, Coroa Grande – Itaguaí-RJ
– CEP 23826-320
Tel.: 37824261

Direção: Profª. Selma Ferreira Faria
Coordenador responsável pela postagem da U.E.: Andreza Carla Francisco

E-mail:
escolaamericoamorim@itaguai.rj.gov.br

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA : ESCOLA MUNICIPAL TEREZA DE ARAÚJO SAGÁRIO - PROJETO: Tema: “Educação e diversão caminham juntas”


Tema: “Educação e diversão caminham juntas”

Justificativa:
Nossa sociedade é formada por diferentes étnicas, com imigrantes de diferentes paises. Assim faz-se necessário buscar caminhos para uma convivência harmoniosa, para a construção de uma sociedade verdadeira democrática, na qual todos são iguais em direitos e deveres. O preconceito velado existente em nossa sociedade, a discriminação e a exclusão social precisa ser superado para a consolidação de um mundo viável. Precisamos fomentar em nossas escolas a valorização do homem, independentemente de cor, etnia, religião, sexo e idade.

Objetivo Geral:
Esse projeto tem como objetivo ser uma proposta de trabalho com reflexões, analise, discussões e ações sobre nossa sociedade visando suscitar atitudes de respeito entre os diferentes grupos e culturas que a constituem: familiar, religioso, comunitário e escolar.

Objetivos específicos:

ØPossibilitar um início de trabalho das dificuldades identificadas no diagnóstico preliminar;

ØDespertar a ajuda mútua entre colegas e entre escola-família;

ØEnvolver a comunidade para colocar e prática os assuntos discutidos e vivenciados no momento;

ØPossibilitar ao educando uma formação integral, resgatando valores e culturas;

ØDesenvolver uma atitude de respeito perante as diferenças buscando a igualdade para a formação de um mundo melhor e mais justo;

Ø Ressaltar a importância de frequentar instituições culturais, nas quais parte da nossa história esteja presente.


ESCOLA X COMUNIDADE

Quanto a relação escola x comunidade, procuramos trabalhar as famílias dos alunos, pais, comunidade, que são o nosso público-alvo. Tentamos oferecer aos nossos alunos ações de conscientização, pois acreditamos que o ser humano possui valores que ultrapassam a qualificação tecnológica e transcendem nas relações interpessoais através de demonstração de respeito, honestidade, solidariedade, cooperação, aceitação das diferenças, amor, liberdade de expressão, consciência ambiental e preocupação com o futuro da humanidade. Sendo assim, nossa Proposta pedagógica considera que o trabalho aqui desenvolvido é complementar à ação da família, e a interação entre as duas instâncias é essencial para um trabalho de qualidade.

ESCOLA MUNICIPAL TEREZA DE ARAÚJO SAGÁRIO

Avenida Tabajara, s/n, Bairro Ibirapitanga – Itaguaí.
CEP: 23.835-000
Tel. (0xx21)3782.2028

Diretora. Profª. Maria de Fátima G. Franco

Diretora Adjunta. Profª. Neyla Melgaço Pereira


E-mail.
escolaterezasagario@itaguai.rj.gov.br

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA : Creche Municipal do Engenho - Projeto: Dia do Índio.Tema: As Aventuras dos Curumins do Engenho na Aldeia do Saber.


Diretora. Profª. Leisiane Pires Machado
Creche Municipal do Engenho.

Missão:


A Creche Municipal do Engenho presta serviços educacionais à crianças na faixa etária de 4 meses a 3 anos e 11 meses com o objetivo de desenvolver seu cognitivo em práticas pedagógicas inovadoras, oferecendo um ambiente agradável e acolhedor, impulsionando uma educação de qualidade


Visão:

A Creche Municipal do Engenho deseja ser reconhecida como inovadora na qualidade da Educação, buscando o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas que integram o movimento, a ação, experiência, criatividade e a reflexão.


Crenças e Valores



A Creche Municipal do Engenho acredita:

q Na inovação das práticas pedagógicas;

q No esforço coletivo para o sucesso da Unidade;

q Na ética, dedicação e harmonia de toda equipe;

q No compromisso com a educação;

q Na seriedade e união para o crescimento profissional de todos;

q No diálogo em todas as relações interpessoais;

q Na humanização como norteadora do processo pedagógico.


Projeto: Dia do Índio.

Tema:
As Aventuras dos Curumins do Engenho na Aldeia do Saber.

Público – Alvo: Alunos Berçário e Nível.

Justificativa: Trabalhamos a importância da cultura indígena no ambiente escolar, pois o índio precisa ser tratado com respeito e dignidade.

Cronograma: Dias: 13/04/2010, 14/04/2010, 16/04/2010 e 19/04/2010.

Objetivos:

· Estimular a criatividade e o raciocínio;
· Desenvolver/Estimular a coordenação motora;
· Trabalhar percepção visual, auditiva e tátil;
· Conhecer hábitos e costumes indígenas;
· Explorar a importância da alimentação;
· Aprender a respeitar os índios.












Creche Municipal do Engenho

Rua Manoel Soares da Costa, s/n.º Engenho - ITAGUAÍ

Cep: 23820-600

Diretora. Profª. Leisiane Pires Machado

E-mail-
crechedoengenho@itaguai.rj.gov.br

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA : Escola Maria Guilhermina de Souza Freire - “A importância dos livros do Conselho Escolar em minha U.E.”




Tema: “A importância dos livros do Conselho Escolar em minha U.E.”

A consciência de direitos na sociedade, mas particularmente entre os setores populares, aumenta a clareza de que a escola deve ser espaço público, do encontro dos pais, alunos e trabalhadores em educação. A escola é o ambiente favorável para exercer a democracia, construir acordos, conquistar vitórias, realizar sonhos, etc.
Os livros do Conselho Escolar apresentam em sua coletânea, as diversas temáticas que abrangem nossa realidade enquanto Comunidade Escolar. É de grande importância para nossa U.E., conhecer cada temática e discutir em grupos, as ações propostas pelos materiais do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, afinal a Escola é um dos espaços de educação na sociedade, ao participar da vida dessa instituição, todos poderão fazer uma relação entre a educação que acontece aqui e na sociedade lá fora.


Não posso ser professor se não percebo cada vez melhor que, por não ser neutro, minha prática exige de mim uma definição. Uma tomada de posição. Decisão. Ruptura. Exige de mim que escolha entre isto e aquilo. Não posso ser professor a favor de quem quer que seja e a favor de não importa o quê...

"PAULO FREIRE"


A EDUCAÇÃO É UMA QUESTÃO QUE A TODOS DIZ RESPEITO.

E. M. Prof.ª M.ª Guilhermina de Souza Freire

Estrada do Mazomba S/N° - Bairro - Leandro
Cep: 23830-000
Tel. (21) 2688-1065

Diretora Geral: Profª. Sônia Maria dos Santos
Diretora Adjunta: Prof.ª Márcia Cavalcante

E-mail - escolamariaguilhermina@itaguai.rj.gov.br

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA : CIEP 497 MUNICIPALIZADO PROFESSORA SÍLVIA TUPINAMBÁ -NORMAS DISCIPLINARES - Gestão Participativa e Democrática




Diretora Geral – Profª. Adriana Maria Marins
Diretora Adjunta – Profª. Mônica de Lima Drumond

NORMAS DISCIPLINARES


DO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA ESCOLA


Matutino: das 7:30 as 12:15 horas
Vespertino: das 13:00’ as 17h30

CHEGADA TARDIA


É permitida a entrada tardia, com uma tolerância de 10 minutos, justificado o motivo do atraso junto ao inspetor. Após este período de tolerância,. Ao aluno que chegar atrasado três vezes, será enviado comunicado chamando os responsáveis. Caberá ao inspetor comunicar a situação ao diretor ou Equipe Pedagógica para as devidas providências.

SAÍDAS ANTECIPADAS


Os alunos poderão ser liberados com uma antecedência máxima de 15 minutos na sexta aula, com a autorização do professor, caso estejam realizando algum exercício avaliativo e concluído antes do término da aula.
A saída antecipada por solicitação do aluno, somente será autorizada mediante comunicado por escrito assinado pelo responsável, apresentado ao inspetor ou coordenador pedagógico que emitirá a autorização. De posse da autorização, o aluno deve retornar à sala de aula e apresentá-la ao professor que estiver com a turma.

ACESSO À ESCOLA NO PERÍODO OPOSTO


Será autorizado o acesso às instalações escolares para realização de pesquisas na biblioteca e/ou na sala informatizada e participação em atividades previamente agendadas com os profissionais responsáveis.

UNIFORME


O uso do uniforme é obrigatório e deve ser observado por todos. Porém não será dispensado aluno pelo não uso. Não será permitido o uso de vestuário inadequado á uma Instituição Pública

DESRESPEITO ÁS NORMAS INTERNAS


- O não cumprimento dos deveres, a ação ou omissão do aluno que de algum modo possa comprometer/ferir a disciplina, a hierarquia ou causar prejuízo de qualquer natureza e ao processo de aprendizagem, é considerado ato de indisciplina.
- Os atos de indisciplina que vierem a ocorrer durante as aulas deverão ser registrados no livro de ocorrência da Unidade Escolar.

- Caberá ao professor que estiver responsável pela turma onde ocorrer o ato de indisciplina, realizar o registro.
- Nos casos em que ocorrer a violação às Normas Internas da Escola e for caracterizado ato de indisciplina, as penalidades cabíveis aos alunos dependerão do número de ocorrências realizadas nos registros da Unidade Escolar, conforme segue abaixo:
- Primeiro momento: Após registrar o fato no livro de ocorrências, o professor deverá conversar com o aluno em particular sobre sua conduta;
- Segundo momento: No segundo momento além de registrar o fato no livro de ocorrências e conversar com o aluno em particular sobre sua conduta, o orientador deverá comunicar o fato ocorrido à família, através de um bilhete que deverá retornar assinado pelo responsável.
- Terceiro momento: Se após tomados os procedimentos acima citados, relativos a cada uma das ocorrências, e o aluno persistir no desrespeito às normas da Unidade Escolar, este deverá ser encaminhado à direção para os encaminhamentos específicos. Caberá ao diretor convocar os pais ou responsáveis, para apresentar-se na escola, no prazo de 48 horas, para conversa e encaminhamento em conjunto com o professor ou professores, conforme o caso, equipe pedagógica e direção.
- O não comparecimento do responsável conforme previsto no ítem anterior implicará na suspensão do aluno das atividades escolares até o comparecimento dos responsáveis, ficando o mesmo em biblioteca para fazer atividades extra-classes.
- Em situações em que ocorrer ato de indisciplina considerado grave (como por exemplo, danos físicos e materiais, ausência sem justificativa das aulas e porte de objetos perigosos), o aluno será encaminhado imediatamente à direção, para que sejam tomadas os encaminhamentos previstos para o “terceiro momento”, bem como encaminhamento do aluno para outras instituições, conforme a situação: Conselho Tutelar- -
- É vedado o uso de aparelho celular, por alunos ou professores, nos horários de aula, salvo, ou troca de aulas. Em caso de emergência (problemas de saúde, na família, dentre outros) sugere-se que seja ligado para o telefone da Escola, onde a secretária comunicará ou chamará a pessoa destinada. A Unidade Escolar não se responsabiliza por perdas e danos de tais materiais.
- Não será permitida a interrupção de aula ou reuniões, por qualquer membro da Comunidade Escolar, exceto quando previamente combinado com os professores.

NORMAS E ORIENTAÇÕES AOS PROFESSORES E EQUIPE PEDAGÓGICA/ADMINISTRATIVA


- Cabe a cada educador da Unidade Escolar, cumprir e fazer cumprir, no âmbito de sua competência as normas previstas neste regimento.
- Cabe aos professores o registro das ausências identificadas na chamada, na respectiva pasta de ocorrências da turma em que estiver atuando, bem como o registro dos atos indisciplinares ou outras comunicações importantes referentes à turma à equipe pedagógica.
- No início de cada turno, os professores das primeiras aulas deverão levar para as salas de aula as pastas de ocorrência, recolhendo-os de volta para a sala dos professores, ao término de cada turno.
- Caberá à equipe pedagógica, analisar semanalmente as pastas de ocorrências de cada uma das turmas e quando couber, tomar as providências necessárias.
- Todos os educadores deverão ter a mesma linha de conduta quanto à disciplina no ambiente escolar prezando pelo respeito e responsabilidade.
- Nenhum professor deverá permitir que os alunos se ausentem da aula sem motivo convincente.
- O professor deverá orientar aos alunos para que todos os bilhetes e agendas de avaliações sejam registrados.
- Sempre que os pais forem chamados pelo professor, a Equipe Pedagógica ou a direção deverá ser comunicada e o comunicado aos pais deverá ser registrado.
- Na falta do professor, os auxiliares de ensino serão responsáveis por realizar atividades propostas pelo professor ou de seu planejamento; A Orientação Educacional poderá entrar em sala com planejamento prévio.


ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DO PROFESSOR NA UNIDADE ESCOLAR


- Fazer uso da ética profissional;
- Ao planejar atividades fora da Escola, o professor deve comunicar a Equipe Pedagógica para que sejam providenciadas as autorizações;
- Comunicar à Equipe Pedagógica quando ocorrerem 05 faltas consecutivas ou 10 faltas alternadas por parte do aluno, para que sejam tomadas as providências necessárias (encaminhamento de relatório ao Conselho Tutelar, após as devidas averiguações);
- Ler todas as circulares, avisos e comunicados;
- Procurar informações sobre o motivo de faltas dos alunos;
- Planejar e agendar o uso do auditório com a coordenadora;
- Realizar as atividades planejadas e registrar as mesmas e as freqüências, no diário de classe;
- Utilizar e entregar o controle de freqüência dos alunos;
- Deixar o quadro limpo ao ausentar-se da sala de aula;
- Encaminhar os casos de alunos que precisam de atendimento e / ou acompanhamento, para a equipe Pedagógica;
- Participar ativamente na elaboração e execução do Projeto Político Pedagógico, conselhos de classe, reuniões de pais e encontros pedagógicos;
- Executar outras atividades planejadas no calendário e no Projeto Político Pedagógico da Escola.


RECOMENDAÇÕES AOS PAIS


- Contribuir com a educação de seu filho, conversando com este sobre a importância do espaço escolar como lugar de estudo e socialização, atuando conjuntamente com a Escola na formação do respeito do educando pela comunidade escolar;
- Acompanhar o processo de aprendizagem de seu filho (a), comparecendo e participando das reuniões, conselhos de classe e agendando atendimento com professores, Equipe Pedagógica e direção;
- Os pais, acompanhados de seus filhos ou não, terão oportunidade de vir ao atendimento semanal, no horário de cada professor;
- Notificar por escrito, bem como, providenciar atestado médico, à Escola sobre qualquer informação que se faça necessária (saídas antecipadas, faltas, não uso do uniforme, falta em dia de avaliação, entrega de trabalhos) como também estar atento a todas as comunicações enviadas pela Unidade Escolar, assinando-os como forma de acompanhamento e conhecimento;
- Providenciar atestado médico para dispensa de aulas práticas de Educação Física caso o educando necessite.
Responsabilizar-se sobre a conduta de seu filho no ambiente escolar, como nas atitudes que não são inerentes a estas normas.

CIEP 497 MUNICIPALIZADO PROFESSORA SÍLVIA TUPINAMBÁ
Rua Manoel Soares da Costa, s/n.º - Engenho
Cep: 23815-000 - 2688-9838 - 2687-2114(Sec)

Diretora Geral – Profª. Adriana Maria Marins
Diretora Adjunta – Profª. Mônica de Lima Drumond

E.mail.
ciep497@itaguai.rj.gov.br

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA: Escola Municipal Pref. Abeilard Goulart de Souza - Projeto Pedagógico - 2010



PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO 2010





IDENTIFICAÇÃO

A Escola Prefeito Abeilard Goulart de Souza, está localizada a Rua Jonas Costa Pereira, s/nº , Parque Paraíso em Itaguaí – RJ, mantida e administrada pela Prefeitura Municipal de Itaguaí através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura que norteará todo o seu trabalho por este Projeto Político Pedagógico, nos termos da legislação em vigor.


OBJETIVOS INSTITUCIONAIS:

· Melhorar a qualidade de ensino na Escola;
· Resgatar valores essenciais para uma melhor qualidade de vida no mundo;
· Elevar auto-estima;
· Implantar a coleta seletiva, conscientizando sobre a importância de coletar seletivamente o lixo;
· Sensibilizar a comunidade escolar da necessidade de cuidar da limpeza e conservação da escola.

“A função do intelectual consiste em distinguir criticamente aquilo que se considera uma aproximação satisfatória do próprio conceito de verdade”
Umberto Eco


Nossa Missão

· Desenvolver soluções personalizadas de Educação do Ensino Fundamental do 1º e 2º Segmento, buscando superação das expectativas de alunos, pais, responsáveis, parceiros e comunidade.

Nossa Visão de Futuro

Ser reconhecida em nosso município pela dedicação, compromisso e competência profissional de nossa equipe que realiza o trabalho de maneira eficaz e com respeito para um atendimento de qualidade

Nossas crenças e valores

· Qualidade contínua nos nossos serviços;
· Respeito às diferenças raciais, sexuais, religiosas e Econômicas;
· Valorização dos alunos e funcionários;
· União de todos para um objetivo comum: “Educação de Excelência”;
· Ética, o exercício contínuo dos valores, a transparência, a honestidade e a idoneidade em todas as relações da escola.


Escola Municipal Prefeito Abeilard Goulart de Souza

Endereço: Rua Jonas Costa Pereira S/Nº - Parque Paraíso – Itaguaí –RJ
CEP: 23815100
Tel.: 21 26885267

Direção: Profª. Marina Henrique Belo Corrêa
Adjunta. Profª. Catarina Goret de Lima Santiago
Coordenador responsável pela postagem da U.E.: Erica Vieira de A. Araripe Corrêa

E-mail:
escolaabeilardgoulart@itaguai.rj.gov.br
Blog-site: http://sites.google.com/site/escolaabeilardgoulart/

“A humildade exprime, uma das raras certezas de que estou certo: a de que ninguém é superior a ninguém”


"Paulo Freire"

terça-feira, 27 de julho de 2010

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA : CIEP 497 MUNICIPALIZADO PROFESSORA SÍLVIA TUPINAMBÁ - PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

OBJETIVOS E PRINCÍPIOS DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA UNIDADE ESCOLAR


Diretora Geral – Profª. Adriana Maria Marins
Diretora Adjunta – Profª. Mônica de Lima Drumond

O CIEP 497 Municipalizado Profª Sílvia Tupinambá objetiva sua ação educativa, fundamentada nos princípios da universalização de igualdade de acesso, permanência e sucesso, da obrigatoriedade da Educação Básica e da gratuidade escolar.


A proposta é uma Escola de qualidade, democrática, participativa e comunitária, como espaço cultural de socialização e desenvolvimento do/a educando/a visando também prepara-lo/a para o exercício da cidadania através da prática e cumprimento de direitos e deveres.


FINALIDADES


O CIEP 497 Municipalizado Profª Sílvia Tupinambá tem por finalidade: atender o disposto nas Constituições Federal e Estadual, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Estatuto da Criança e do Adolescente, ministrar a Educação Infantil, o Ensino Fundamental, o Plano Municipal de Educação e Educação de Jovens e Adultos observadas, em cada caso, a legislação e as normas especificamente aplicáveis.

Introdução


Desde 2007, o projeto político pedagógico vem sendo construído e propondo novos caminhos, para uma escola diferente. Todas as questões que envolvem o fazer pedagógico e as suas relações com o currículo, conhecimento e com a função social da escola, obriga a um pensar e uma reflexão contínua de todos que os envolvidos neste processo. Que Escola queremos construir?
Que conhecimentos nossos alunos/as precisarão ter para de fato, exercer a sua cidadania, nesta sociedade tão cheia de conflitos. Conflitos estes que estão presentes no espaço escolar, nas relações pessoais, no confronto das idéias, e também no surgimento de novas concepções, das dúvidas e da necessidade do diálogo entre os sujeitos aprendentes (comunidade escolar).
Tais situações serão apresentadas no decorrer deste documento, nas linhas e nas entrelinhas de cada parágrafo, resgatando o aspecto histórico de como cada momento foi sendo produzido e construído. Pois este documento é o resultado de um esforço conjunto dos profissionais da educação desta unidade escolar com o objetivo de respaldar as ações administrativas e pedagógicas no âmbito deste estabelecimento educativo.
Portanto, nossa reflexão continua baseada principalmente na prática pedagógica cotidiana e na discussão dos referenciais teóricos que nos encaminhem para uma “práxis” responsável e compromissada com uma escola pública de qualidade, em parceria com os projetos municipais, estaduais e federais, como a participação da comunidade através dos seus conselhos.


A Visão da U. E. é:

Ser reconhecida por ser uma escola inovadora pelos nossos clientes através das competências, habilidades e atitudes inerentes a SMEC.

A Missão da U. E. é:

Desenvolver em nossos clientes, competências e habilidades, que propiciem uma formação acadêmica que vise à ética sendo aptos a exercer a sua cidadania.

As Crenças e Valores são:

A Escola acredita no agir, no planejar e no executar, através: do compromisso, respeito mútuo e profissionalismo.

CIEP 497 MUNICIPALIZADO PROFESSORA SÍLVIA TUPINAMBÁ


Rua Manoel Soares da Costa, s/n.º - Engenho
Cep: 23815-000 - 2688-9838 - 2687-2114(Sec)

Diretora Geral – Profª. Adriana Maria Marins
Diretora Adjunta – Profª. Mônica de Lima Drumond

E.mail.
ciep497@itaguai.rj.gov.br

SMEC - ITAGUAÍ - RJ - APRESENTA : E. M. Prof.ª M.ª Guilhermina de Souza Freire - REUNIÃO DO CONSELHO ESCOLAR 2010

REUNIÃO DO CONSELHO ESCOLAR 2010.

Data: 02 de junho de 2010.
Local: Escola Maria Guilhermina de Souza Freire

“Tudo o que a gente puder fazer no sentido de convocar os que vivem no entorno da escola e dentro da escola, no sentido de participarem, de tomarem um pouco o destino da escola na mão, tudo o que a gente puder fazer nesse sentido é pouco ainda, considerando o trabalho imenso que se põe diante de nós que é o de assumir esse país democraticamente".




(Paulo Freire)

As famílias podem se envolver ativamente nas decisões tomadas pelas escolas dos seus filhos. Candidatar-se a uma vaga no conselho escolar é uma boa maneira de acompanhar e auxiliar o trabalho dos gestores escolares.

Os conselhos escolares são constituídos por pais, representantes de alunos, professores, funcionários, membros da comunidade e diretores de escola. Cada escola deve estabelecer regras transparentes e democráticas de eleição dos membros do conselho.

Os Conselhos Escolares são órgãos colegiados compostos por representantes da comunidade escolar e local, que têm como atribuição deliberar sobre questões político-pedagógicas, administrativas, financeiras, no âmbito da escola. Cabe ao Conselho, também, analisar as ações a empreender e os meios a utilizar para o cumprimento das finalidades da escola.

FUNÇÕES DO CONSELHO ESCOLAR

DELIBERATIVAS

Quando decidem sobre o projeto político- pedagógico e outros assuntos da escola, aprovam encaminhamento de problemas, garantem a elaboração de normas internas e o cumprimento das normas dos sistemas de ensino e decidem sobre a organização e o funcionamento geral da escola, propondo à direção as ações a serem desenvolvidas. Elaboram normas internas da escola sobre questões referente ao seu funcionamento nos aspectos pedagógico, administrativo ou financeiro.


CONSULTIVAS


Quando tem um caráter de assessoramento, analisando as questões encaminhadas pelos diversos segmentos da escolar apresentando sugestões ou soluções, que poderão ou não ser acatadas pela direção da unidade escolar.
· FISCAIS: (acompanhamento e avaliação)
Quando acompanham a execução das ações pedagógicas, administrativas e financeiras, avaliando e garantindo o cumprimento da norma da escola e a qualidade social do cotidiano escolar.


MOBILIZADORA:


Quando promove a participação, de forma integrada, dos segmentos representativos da escola e da comunidade local em diversas atividades, contribuindo assim para a efetivação da democracia participativa e para a melhoria da qualidade social da educação.


ALGUMAS ATRIBUIÇÕES DO CONSELHO ESCOLAR


Elaborar o Regimento Interno do conselho escolar;
Coordenar o processo de discussão, elaboração ou alteração do Regimento Escolar;
Convocar assembléias- gerais da comunidades escolar ou de seus segmentos;
· Garantir a participação da comunidade escolar e local na definição do projeto político- pedagógico da unidade escolar;
· Promover relações pedagógicas que favoreçam o respeito ao saber do estudante e valorize a cultura da comunidade local;
· Propor e coordenar discussões junto aos segmentos e votar as alterações metodológicas, didáticas e administrativas na escola, respeitada a legislação vigente;
· Acompanhar a evolução dos indicadores educacionais (abandono escolar, aprovação, aprendizagem, entre outros) propondo, quando se fizer necessário, intervenções pedagógicas e/ou medidas sócio-culturais visando à melhoria da qualidade social da educação escolar;
Fiscalizar a gestão escolar;
Promover relação de cooperação e intercambio com outros Conselhos Escolares.


É de suma importância que o Conselho Escolar exerça constantemente a tarefa de avaliar a escola como um todo e faça da auto-avaliação um dos momentos mais importantes em sua atuação, que deve ser transparente e mais próxima da comunidade.Deve haver o aprofundamento das questões aqui levantadas, bem como a mobilização da comunidade como um todo no tocante ao processo de envolvimento diário com o cotidiano da escola. Dessa forma, a democracia é fortalecida.

AÇÕES DO CONSELHO ESCOLAR

Faixa convite a comunidade escolar do Bairro Leandro mês julho


Ações do Conselho Escolar - Reunião de pais do 2º segmento mês julho












Ações do Conselho Escolar - Reunião de pais mês de março







Ações do Conselho Escolar - Reunião de pais do 1º segmento - Maio


A EDUCAÇÃO É UMA QUESTÃO QUE A TODOS DIZ RESPEITO

E. M. Prof.ª M.ª Guilhermina de Souza Freire

Estrada do Mazomba S/N° - Bairro - Leandro
Cep: 23830-000
Tel. (21) 2688-1065

Diretora Geral: Profª. Sônia Maria dos Santos
Diretora Adjunta: Profª. Márcia Cavalcante

E-mail - escolamariaguilhermina@itaguai.rj.gov.br